O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.931 - Içara, 18 de agosto de 2010

Projeto “Café com o Prefeito” vai além do Paço Municipal

(Foto: Divulgação)





Ressaca deixa a amostra ossada de baleia

(foto: Maso Nyetto)





Major Padilha fala sobre a segurança

(Foto: Daniela Soares)

EDITORIAL - PP e PDT no mesmo palanque

Quem participa da po-lítica sabe que tudo é possível em época de eleições.Até subir no mesmo palanque com o adversário se a “causa é nobre e pelo engrandecimento do partido’.
Isso deve ocorrer entre PP e PDT, que “se arranharam“nas eleições municipais com denúncias e mais denúncias. A ide-lologia partidária não é mais prioridade e o que reza é o interesse que une as partes. Até ontem o PDT estava coligado com a Triplice Aliança e hoje é adversário.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (57)

Desci a Rua Vitória e, próximo ao trilho da malha rodoviária, entre o anúncio da temperatura, li a frase: Içara rumo aos 50 anos. Meditei sobre a frase e calculei o contingente que soma uma idade secular, especialmente as localidades povoadas no percurso da distribuição dos imigrantes açorianos: Urussanga Velha, Terra Firme, Lombas Pedreiras, Faxinal, Lagoa dos Esteves.
Revi mentalmente toda a rota que movimentou o avanço dos lagunenses e luso-açorianos na conquista do Rio Grande do Sul. E quando o meu pensamento evocou a localidade de Lagoa dos Esteves, lembrei-me dos livros que li sobre os assentos de batismos da Freguesia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Arquivo Eclesiástico da Mitra Metropolitana. E, como um pensamento puxa o outro, revivi o impacto emocional que a pesquisa me causou com certas descobertas e outras confirmações da pouca certeza. Afinal sou içarense de certidão de nascimento e de imenso amor telúrico, o que me faz amável de minhas raízes e admiradora dos antepassados. Mas no que tange a escrita, sou incansável procuradora das comprovações fidedignas. Refuto qualquer afirmação baseada em achismos e que muitas vezes mexem com o emocional das famílias envolvidas.
Pois bem, meu devaneio foi freado e a leitura feita em um livro de assentos do batismo de escravos aflorou. Entre 1860 até 1888 houve assentos de escravos pertencentes as famílias que residiram em Içara, nas localidades litorâneas. Mas a surpresa maior foi encontrar na família de José Ignácio do Nascimento, a escrava Maria que deu à família três crias pardas e já amparada pela Lei do Ventre Livre: João, Miguel e Nicolau. Meu bisavô, Manuel Ignácio do Nascimento viveu e deixou os filhos na localidade de Ausentes e usando os sobrenomes I-nácio ou Nascimento, nunca mencionaram qualquer presença de escravos para o trabalho da família. Agricultores, pescadores, artesãos exímios, eram apegados à tradição dos ancestrais, especialmente nas manifestações de fé. Conheci o fandango de promessa em louvor a São Gonçalo na casa do tio-avô Ângelo, que havia prometido pela cura de uma das filhas que contraiu a poliomielite. A promessa, segundo tio Ângelo, foi tão bem aceita que a menina ficou completamente curada. Familiares e vizinhos acorreram à manifestação para que a promessa fosse paga.
Outra tradição sagrada para os Ignácios (abrasileirado para Inácio) ou Nascimento era o boi de mamão e a Cantiga dos Reis. Tão forte era a fé na Cantiga dos Reis que Manuel Ignácio do Nascimento pediu que levassem o corpo à sepultura ao som da rabeca. Ele queria que o cortejo participasse de uma Cantoria de Reis e que não houvesse choro e lamentos, somente a alegria de poder agradecer ao criador com uma bela louvação ao nascimento do filho de Deus humanizado na família de José e de Maria, a família de Nazaré. Todos participavam com muita fé e respeito.
Minha emoção foi ao ápice quando reconheci a procedência dos cuidados com as roupas e o sapatinho de cetim que Inocência Clara de Jesus falava de sua terra e do trabalho em que ela participou pela primeira vez. Depois, entre a selva e olhares dos selvagens, suas recordações foram sendo ignoradas e refutadas como fruto de caduquice. Precisou que uma neta de terceiro grau encontrasse entre os registros, a prova de uma origem de prosperidade adormecida na humildade em que meus ancestrais viveram. Se havia admiração pelo caráter íntegro dos Inácio Nascimento, houve muito mais reconhecimento de sua atuação na formação de nossa gente içarense com a contribuição de Juvêncio, Ortêncio, José, Ângelo e Otávio que seguiram a tradição do pai, Manuel Ignácio do Nascimento e nos legaram com uma vida de comprometimento com nossa terra e com nossa gente.
Até a próxima edição com mais um assunto de interesse cultural dos içarenses!!!

POLITICA - “Café com o Prefeito” passa a ser itinerante

O prefeito Gentil da Luz retomou o projeto “Café com o Prefeito”, após tê-lo interrompido devido à licença para tratamento de saúde e agora, o encontro vai além do paço municipal.

(Foto: Alex Cichella)
O Prefeito Gentil Dory da Luz reiniciou o projeto “Café com o Prefeito” de forma itinerante, nesta segunda-feira, dia 17. O projeto era realizado no Paço Municipal antes do prefeito se licenciar para o tratamento de saúde. “Estamos retomando o projeto e intensificando nosso foco no desenvolvimento humano”, destacou Da Luz.
A Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda da prefeitura de Içara, foi a primeira a receber o encontro. De acordo com o prefeito, as visitas às Secretarias Municipais servem para colher sugestões e incentivar os colaboradores a fazer um planejamento de novas ações em prol da comunidade. “Depois de cada ‘Café com o Prefeito’ realizado, vamos organizar um encontro com a população para apresentar o que já foi desenvolvido e o que pretendemos desenvolver, tudo isso sem tirar o foco de governar para as pessoas”, concluiu o prefeito.
A Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda foi criada pela atual Administração no ano passado.
O vice-prefeito, José Zanolli, também destacou o trabalho com foco e pediu dedicação na realização das ações. “Temos que saber onde queremos chegar e executar nossos projetos sempre da melhor maneira. O que fizermos, temos que fazer bem feito”, reiterou Zanolli.
Durante o “Café com o Prefeito”, Gentil também anunciou a retomada do projeto “Mesa do Prefeito na Comunidade”. A partir de setembro, o projeto vai recomeçar com encontros mensais. Os três primeiros mutirões da cidadania devem ser feitos na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), na Praça da Juventude Fernando Pacheco.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“O telecentro é um programa do Governo Federal e a empresa Positivo já foi contactada e tem 15 dias para resolver os problemas nos computadores”. Gestora de Administração de Içara, Pedra Silvano, no dia 11 de agosto, sobre os computadores do Telecentro Comunitário Luiz Gustavo da Luz, em Pedreiras, que dos 11 monitores, apenas três funcionam e um tem acesso a Internet.

O prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB)
e o vice-prefeito, José Zanolli (DEM), estiveram no encontro dos prefeitos e vices que pertencem aos partidos que compõem a Poliança, realizado segunda-feira, em Florianópolis, para fortalecer a candidatura de Raimundo Colombo (DEM) e Eduardo Moreira (PMDB) para o governo do Estado.
Pertencentes aos mesmos partidos que disputam o Executivo Estadual, Gentil e Zanolli defenderam a aliança para a continuidade do desenvolvimento de Santa Catarina. Gentil também cobrou maior empenho de todos que acreditam nesse projeto. “É necessário o maior engajamento de todos nossos correligionários”, argumentou, acrescentando: "A campanha Colombo-Eduardo cresce a cada dia e se todos nós a-creditarmos nisso seremos vitoriosos, tenho certeza”.
No mesmo evento o presidente estadual do PMDB, João Matos e o ex governador, Paulo Afonso, aproveitaram o momento para convidar o prefeito de Içara para coordenar a campanha pró Dilma no Sul.
Uma coisa é certa, os partidos da Políança terão que trabalhar dobrado caso queiram vencer as eleições, principalmente com o PSDB em cima do muro. O PP, de Ângela Amin, vem com tudo e será uma candidata forte. Podem aguardar.

O escritório

político de Adilor “Dóia” Guglielmi, instalado no bairro Michel em Criciúma, estará aberto a partir desta semana de segunda a sexta das 8h às 20h, e aos sábados das 9h as 17h, já nos domingos das 10h às 20h.
Durante os finais de semana, a equipe fica em função de reuniões e adesivagem de carros, que já são em torno de 200 veículos somente em criciúma com adesivo do candidato no carro.
E em Içara, quando vai abrir o escritório?

O lixo e entulhos
que estão sendo depositados no Rio dos Anjos e a necessidade de abertura de uma Rua na Linha Candiotto, são os assuntos da reunião desta quarta-feira no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal de Içara, as 18 h.
O vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, autor do requerimento da reunião solicitou a presença do secretário de Obras do município, José Eloir do Nascimento, e do presidente da Fundai, Geraldo Baldissera.

A Administração Municipal de Içara
e o 28º GAC convidam para cerimônia de entrega dos Certificados de Dispensa e Incorporação, nessa quinta-feira, às10h, na Praça Matriz São Donato, no Centro de Içara.

GERAL - Atraso de distribuidora causa falta de remédios em unidade de saúde

Moradores do bairro Jardim Silvana reclamam de falta de medicamentos; novo lote de medicamentos deve chegar nos próximos dias e ser distribuido posteriormente às unidades de saúde.

(Foto: Daniela Soares)
Na manhã de ontem, a aposentada Ieda Maria de Freitas, ouviu novamente que o medicamento Omeprazol, inibidor de secreção gástrica, não está disponível no posto de saúde. E ela não é a única, vários moradores do bairro Jardim Silvana reclamam da falta de remédios na unidade local.
“O atendimento sempre é muito bom. Mas, há uns três dias não consigo mais a medicação”, relatou Ieda. Em outra ocasião, a aposentada não recebeu o antibiótico Amoxicilina e um medicamento para dor nos ossos decorrentes da artrose.
Conforme a técnica em enfermagem, Dayane Réus, o Omeprazol é o único remédio em falta. “Todas as pessoas que vem se consultar saem com a medicação”, ressaltou Dayane.
De acordo com a gerente administrativa da Secretaria de Saúde, Lizi Barcellos, “a falta dos medicamentos não é uma carência, mas um atraso na entrega da empresa”.
Segundo Lisi, a empresa responsável pelos remédios realiza a distribuição em pequenos lotes, e que nos próximos dias uma nova carga deverá chegar a cidade.
Ela aponta ainda que devido ao inverno a demanda de ambos medicamentos é dobrada, terminando em pouco tempo com a quantidade disponível nas unidades.
“Quando os remédios terminam em um posto, as enfermeiras podem solicitar de outra unidade”, explicou a gerente de Saúde.

POLÍCIA - Major fala sobre atuação da Polícia Militar no município

Major Padilha afirma que Polícia Militar tem trabalho incessantemente pela segurança do município; para ele, o Distrito Balneário Rincão carece de medidas para diminuição da criminalidade.

(Foto: Alex Cichella)
Em meio aos crimes e prisões em evidência nas últimas semanas, o Major Cléder Paulo Padilha Droppa, da Polícia Militar de Içara, afirma à população que o comando tem trabalhado constantemente para manter a segurança na cidade.
“Içara tem um índice de ocorrências dentro da normalidade. É um município em que as pessoas podem sair sem medo nas ruas. Mas, o ponto mais crítico é o Rincão”, avaliou.
Para o major, medidas deveriam ser implantadas na região do Distrito Balneário Rincão, para que a criminalidade diminuisse. Entre elas, estão a instalação de uma base policial na parte sul do Distrito ou que houvesse segurança particular nas propriedades de veraneio.
“Nós trabalhamos 24 horas, mas a segurança pública não é uma questão só da Polícia Militar. Envolve Judiciário, Executivo e Educação”, ressaltou.
De quinta-feira a domingo, desde o início do ano, a Polícia Militar (PM) realiza operações, através de barreiras para coibir o tráfico de drogas, porte de armas, entre outros delitos. Também são realizadas o-perações a nível de estado e região, abrangendo os municípios de Morro da Fumaça, Urussanga, Cocal do Sul, Orleans, Lauro Müller, além de Içara.
O Major aponta que a criminalidade não tem aumentado no município, mas que o Poder Público tem trabalhado mais. Com relação ao tráfico de entorpecentes, Padilha destaca que há dificuldades no combate, já que se trata de crime disperso, além de não poder configurar os usuários na aplicação da lei.
A PM do município conta com o contigente de 66 oficiais, sendo que sete atuam no Distrito Balneário Rincão. O comando possui também nove veículos para efetuar as rondas.

VARIEDADES - Escola Salete Scotti dos Santos promove concurso entre alunos

No quinto ano de concurso, o Garoto e Garota Salete Scott dos Santos é uma homenagem da escola aos alunos, em comemoração ao Dia do Estudante, que ocorreu em 11 de agosto.

(Fotos: Jhonatan Motta)

A Escola Estadual Salete Scotti dos Santos promoveu na noite desta terça-feira, dia 17, na Casa do Rock, o concurso Garoto e Garota Salete Scotti dos Santos, evento realizado em comemoração ao Dia do Estudante, ocorrido em 11 de agosto. Depois do desfile dos finalistas, sete bandas formadas por alunos do colégio animaram a festa. Cada aluno recebeu três indispensáveis e os finalistas, dez, para que parentes e amigos pudessem prestigiar a festa.
Na primeira etapa, as 32 turmas da escola elegeram, cada uma, a garota e o garoto mais bonitos da classe. Na Festa Julina, que aconteceu no dia 16 de julho, foram escolhidos os finalistas: 12 rapazes e 12 moças, do Ensino Médio, e três meninos e três meninas, do Ensino Fundamental do Salete Scotti dos Santos.
Os alunos Lidiane Ferreira e Maxiel Bitencourt, do Ensino Fundamental, e Suelen Candiotto e Yago Pedro Rodrigues , do En-sino Médio, foram eleitos, na noite passada, através de um júri formado por Bruna Esteves, Garota Lagoa dos Freitas; Cristina Frasson da Silva, nutricionista; Virgínia Rosso, ex-miss Criciúma; Adalto Dimas, estilista; e Elizete Dal Ponte, ex-orientadora da escola. Além das notas dos cinco jurados, os concorrentes receberam ainda uma sexta nota, resultado da votação pela internet. “Fazemos esta festa para que todos participem. Mas, o objetivo principal é homenagear os alunos”, explica a orientadora educacional, Adriana Frasson da Silva.
Em 2009, cerca de três mil pessoas prestigiaram a festa na Casa do Rock. “Começamos com um evento para apresentação de bandas formadas pelos alunos, para divulgá-las. Com o passar do tempo, surgiu a ideia de incrementar com o Concurso Garoto e Garota Salete Scotti dos Santos. O evento já é marca registrada da escola”, explica a professora de artes e organizadora da festa, Jadna Medeiros Coelho.
A aluna Ana Cláudia Bardini, de 16 anos, diz ter ficado surpresa por ter estar entre as finalistas. “Não queria participar. Pensei em desistir. Mas, com o apoio dos professores, continuei”, conta a estudante, que já trabalhou em agência de modelo há dois anos, mas não teve interesse em seguir carreira, pois deseja ser médica veterinária. Já Lucas Matiola Fernandes, de 17 anos, se dispôs a participar. “Me sinto bem participando de um evento promovido pelo colégio no qual estudo há dois anos. Aqui aprendi muita coisa e também a ser uma pessoa melhor”, declara o jovem que pretende seguir carreira, a exemplo do pai, que foi modelo por um tempo.

ESPORTES - LAI garante aos clubes continuação do Içarense

Em reunião realizada com dirigentes dos clubes, na noite desta terça-feira, os representantes da Liga Atlética Içarense garantiram que a competição municipal vai continuar já no próximo domingo.

(foto: Jhonatan Motta)
Em reunião realizada nesta terça-feira, na sede da Liga Atlética Içarense (LAI) ops representantes dos clubes tiveram a garantia que o Campeonato Içarense terá continuidade no próximo domingo, após a paralisação no fim de semana devido a falta de recursos para pagar a arbitragem.
O presidente da LAI, Paulo César Crescêncio, afirmou que os R$ 4,8 mil pendentes com a arbitragem serão pagos nesta semana com recursos levantados junto aos patrocinadores. Sendo, que somente as Empresas Rio Deserto devem liberar R$ 3 mil. E que o valor de R$ 5 mil são esperados do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) .
O Jornal Içarense tentou contato com o presidente do Samae, Paulo Preis Neto, para checar a informação, mas não foi possível localizá-lo. O repasse para a entidade esportivapara ser aprovado tem que passar pela sanção da Câmara de Vereadores de Içara em duas votações. Só assim o pagamento será liberado.
Antes da reunião Crescêncio afirmou ao JI que o encontro seria para tratar, principalmente, da continuidade da competição. “A equipe da LAI já está com uma divida com os árbitros, então não queremos aumentar esses números, caso seja necessário, iremos cancelar a competição”, afirmou.
As equipes classificadas na categoria titular são: União da Praia x Jaqueline, Barão x São José, Presidente Vargas x Cristo Rei e Vila Nova x Barracão.
Já nos aspirantes os cruzamentos dos jogos de ida noo próximo domingo serão os seguintes: Presidente Vargas x Cristo Rei, Vila Nova x Barracão, União da Praia x União do Sul e Atlético Içarense x São José.

DISTRITO - Ventos enchem as redes e revelam esqueleto de baleia na beira-mar

Incidência do Vento Sul trouxe na última semana anchovas aos pescadores da região, já a ressaca deixou a vista o esqueleto de uma baleia-de-bryde que deve ser enterrada novamente.

(Fotos: Maso Nyetto)
Após dias de alegria regados a redes cheias, o Distrito Balneário Rincão foi invadido pela ressaca no último fim de semana.
A ação das fortes ondas lavaram a orla da praia durante o sábado, dia 14. Residências localizadas no primeiro quarteirão foram atingidas pela água, que com a força destruiu parte do meio-fio da Avenida Waldemar Petrine..
A ressaca foi ocasionada por um ciclone que se deslocou pela costa sul do país nos últimos dias.
Já o sopro dos ventos e a maré alta revelou parte do esqueleto de uma Baleia-de-Bryde nas areias do Rincão. Nos últimos dias, partes da ossada tem se espalhado pela orla marítima.
Conforme o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, o esqueleto começou a se desintegrar há pouco tempo. Ele já solicitou intervenção de especialistas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que ainda não apareceram no local.
De acordo com o biólogo do setor de Zoologia da Unesc, Rodrigo Ribeiro, medidas para que o esqueleto seja enterrado novamente já estão sendo providenciadas. “É preciso que o esqueleto fique enterrado por pelo menos mais um ano, para que a carne do animal se degrade e o osso esteja pronto para estudo”, explicou o biólogo.
Ribeiro acrescentou que por diversas vezes foi solicitado a Secretaria de Obras de Içara a contribuição de máquinas para auxiliar na escavação de um buraco para suportar o artefato, mas segundo ele não houve resposta. Ele acrescentou que na noite de ontem representantes da Unesc se reuniriam com a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai)..