O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 15 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.212 - 15 de outubro/2011

BRUNA BORGES/JI
GERAL: Feira Cultural do CCR continua neste sábado




DIVULGAÇÃO
ESPORTES: Campeões do Interbairros
Equipe do Campo Mãe Luzia conquistou o título Interbairros de Bocha ao vencer o Gonçalves Esportes nesta quinta-feira na Segunda Linha


DIVULGAÇÃO
PÁGINA DOIS: Neste sábado adiante o relógio em uma hora





POLÍCIA: PC deve iniciar campanha por melhor salário


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

15 de outubro: Dia do Professor


Economiza de um lado gasta de outro
Neste domingo começa mais um horário de verão A previsão de economia de energia até fevereiro é de 4%, conforme estimativa do Ministério de Minas e Energia.
Até aí, tudo bem. Temos que economizar energia. Mas, por outro lado, temos que ficar atentos, pois não adianta o povo fazer economia enquanto o governo abre as comportas dos cofres públicos aos políticos, que, na sua maioria, são corruptos e mercenários, só visam o poder do dinheiro.
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Vivi Maragno

Candidíase e Vaginose

Também conhecida como monilíase vaginal. A cândida é um fungo geralmente presente no trato gastrointestinal e região perianal. Ele cresce bem no meio ácido da vagina, podendo colonizá-la. O controle do crescimento depende da presença de outros microorganismos na flora vaginal normal. Muitas vezes ele aparece quando ocorre um desequilíbrio entre os integrantes da flora vaginal normal.
A resistência do organismo cai pelo uso de antibióticos de amplo espectro, gravidez, diabetes, infecções, doenças que causam deficiência imunológica como AIDS, ingestão excessiva de carboidratos ou o uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais e corticóides.
A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), entretanto o parceiro sexual pode ou não apresentar sintomas como coceira ou irritação no pênis. Os sintomas mais frequentes nas mulheres são o corrimento espesso tipo nata de leite ou leite coalhado, geralmente acompanhado de coceira e irritação intensa da vagina e vulva que podem piorar na época da menstruação e com a relação sexual. O exame clínico e a realização de exame direto da secreção vaginal em solução salina ou usando hidróxido de potássio a 10% evidencia a presença do fungo. O tratamento inclui o uso de antifúngicos em óvulos ou cremes vaginais ou por via oral. A prevenção salienta a correta higiene e o uso de roupas íntimas de algodão, evitando calor e umidade na área genital.
A vaginite ou vaginose não é considerada DST (doença sexualmente transmissível), pois já foi relatada em mulheres jovens e freiras sem atividade sexual. É causada por uma alteração na flora vaginal normal, com diminuição na concentração de lactobacilos e predomínio de uma espécie de bactérias sobre outras, principalmente a Gardnerella vaginalis. A secreção vaginal branco-acinzentada, com odor de peixe é o sintoma característico. A irritação e o prurido (coceira) vulvar são raros. O diagnóstico é feito através do exame direto com a identificação das células e da liberação do odor típico no teste da amina. O tratamento é realizado através do uso de cremes vaginais específicos. Todas as mulheres devem fazer exame preventivo (papanicolau) anualmente ou quando for solicitado pelo profissional de saúde.
Mulheres, sejam bem vindas ao Outubro Rosa!!!!!

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Atendimento no Rincão registra 220 operações com título eleitoral

O novo município de Balneário Rincão ganhou pela segunda vez uma ação intensificada da Justiça Eleitoral para garantir a regularização dos eleitores para o primeiro pleito da cidade.

DIVULGAÇÃO
O Cartório da 79ª Zona Eleitoral, cuja sede fica em Içara, atendeu eleitores no Distrito Balneário Rincão na última quarta-feira, dia 12, no evento “Ação Comunitária”, realizado na Colônia de Pescadores Z-33, das 8h às 16h30min.
A equipe do cartório contabilizou 220 operações com títulos eleitorais, dentre as quais 75 transferências, 10 alistamentos e 135 revisões de dados.
O cartório solicitou o evento a Justiça Eleitoral devido à distância da sede, localizada a aproximadamente 15 quilômetros do Balneário Rincão.
O mutirão também foi feito com o objetivo de regularizar a situação dos eleitores que votam no novo município, preparando-os para a primeira eleição, que acontece em outubro do próximo ano.
A transferência de equipamentos necessários ao atendimento no Rincão deve ser aprovada pela Justiça Eleitoral, através de solicitação do Cartório Eleitoral de Içara.
Este foi o 2º atendimento volante ocorrido no Rincão.
No evento anterior, realizado no dia 3 de setembro, o cartório fez 230 operações com eleitores que compareceram na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Balneário Rincão.
De acordo com o responsável pela associação, Antônio Novelli, o atendimento superou as expectativas. Mas, seria necessário mais um mutirão. Pois, segundo Novelli, houve algumas interrupções no fluxo de informações com o sistema da Justiça Eleitoral, impossibilitando a realização dos serviços por um tempo.
A criação do cadastro eleitoral no novo município iniciou com os eleitores já registrados nos locais de votação, que se encontravam na circunscrição, através de uma transferência automática de seus domicílios eleitorais.
Conforme resolução do TRE/SC, a formulação de requerimento de alistamento e transferência para esses locais foi possível somente após o término do processamento da movimentação automática.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

A nossa prefeitura tem saúde e está equilibrada financeiramente, este é um presente que queremos darà cidade e à vocês.” Prefeito Gentil da Luz, em uma reunião com comerciantes, empresários e presidentes de entidades, ao assinar convênio de R$ 250 mil para aquisição de câmeras de segurança.

Ao mestre com carinho“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.” (Piaget).
Os professores da E.M.E.F. Quintino Rizzieri foram homenageados com apresentações de poesias e dança, em seguida foi oferecido um delicioso coquetel.
“Parabéns a todos os professores que transformam pedras preciosas em pérolas”, é a mensagem da direção da Escola Quintino Rizzieri.
Aproveito a deixa e lembro que os professores são instrumentos que devem ser bem explorados pelos alunos na área do saber, mas, infelizmente, muitos professores, não acreditam nisso, mas, pelo outro lado, tem outros muitos que dão um banho na educação.
Recebi de graça e repasso uma mensagem de Jô Soares aos professores.

“O material escolar mais barato que existe
na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores,
está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se
conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Frase
“A educação do homem começa no momento do seu nascimento, antes de falar, antes de entender, já se instrui”. (Jean Jacques Rousseau - Filósofo e político suíço - 1712-1778).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Colégio Cristo Rei realiza mais uma Feira Cultural

A 9a Feira Cultural do Colégio Cristo Rei começou ontem e continua neste sábado, dia 15, pela manhã; em todas as partes da escola, alunos explicam projetos feitos durante todo o ano.

BRUNA BORGES/JI
Greice Kelly e Priscila explicaram sobre os tipos de alimentos saudáveis
Com o tema “Uma Leitura do Mundo”, o Colégio Cristo Rei, de Içara, está promovendo a 9a Feira Cultural. O evento aconteceu nesta sexta-feira, dia 14, durante todo o dia, e continua neste sábado, dia 15, das 8h30min às 11h.
A feira tem como objetivo estabelecer o inter-relacionamento entre escola e comunidade, oportunizando aos alunos demonstrarem, através dos projetos, criatividade, raciocínio lógico, capacidade de pesquisa e investigação.
“A feira acontece de dois em dois anos. Durante o ano letivo, os alunos trabalham determinados temas em projetos feitos dentro das disciplinas obrigatórias. Os projetos são apresentados na Feira Cultural. Com isso, eles mostram para a sociedade o quanto é importante desenvolver temas científicos, paralelos à atualidade. O trabalho envolve desde as turmas do Maternal até o 3º ano do Ensino Médio”, conta a diretora, Amélia Castagnetti.
As alunas do Terceirão, Greice Kelly Ferreira e Priscila dos Santos, que falaram sobre saúde, estética e prevenção, relataram a importância da feira.
“É bom poder transmitir conhecimento. É ensinando que se aprende”, disse Priscila, sendo complementada por Greice Kelly: “Explicamos um tema muito importante, que é a alimentação. Devemos comer determinados alimentos, mas não fazemos isto”, comentou a estudante.
As atividades aconteceram em todos os locais do Colégio. No pátio, os visitantes de outras escolas e entidades de Içara conferiram o tema Esportes Radicais; na Sala de Dança, Saúde, Estética e Prevenção; no térreo, Dos Livros Para a Telona, Cores, Sustentabilidade, e O Mundo Encantado de Monteiro Lobato.
No segundo piso, os alunos falaram sobre Música; Mitologia Grega; Egito: Cultura dos Deuses; Cultura Japonesa; Guerras Antigas; A Evolução dos Números; Transformação de Energia; e O Mundos dos Brinquedos. A Garagem foi Tomada Pelo Tapete Mágico; e a nova ala, pelo Mundo dos quadrinhos; Vulcões; Olimpíadas, Literatura Infantil; Química no Cotidiano; e Bullying.
No recreio coberto foi falado sobre a África: Histórias, Costumes e Tradições e Exposição de Artes. Já na ala da Educação Infantil, o autor Fernando Carraro fez uma sessão de autógrafos. Além disso, foi falado sobre Natureza; Água; Diferenças; Família e Escola; e Catadores de Papel.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Após 13 anos sem reajuste Polícia Civil inicia protesto

Policiais Civis deram início a um protesto para um reajuste salaria, após treze anos sem modificações nem benefícios adicionais, e a camiseta será usada por todos que integram a classe.


O comando da Polícia Civil de Santa Catarina, após tentativa frustrada de marcar audiência com o Governador do Estado, Raimundo Colombo, que ainda não demostrou devida atenção necessária, iniciou nesta quinta-feira 13, uma campanha em todo estado, para que seja reformulada a folha de pagamento de todos policiais Civis com as correções exigidas pela categoria, que está ha 13 anos sem reajuste.
O uso das camisetas com a frase “ Salário da Polícia Civil, VERGONHA, um dos piores do Brasil” é a única manifestação até o momento da categoria, mas outras ações devem ser realizadas pela classe policial.
A Polícia Civil pede o apoio da população em geral e não descarta a possibilidade de ocorrer uma greve nos próximos dias.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Exposição ‘Arte Provoca Arte’ terá abertura oficial na terça-feira

Com o objetivo de incentivar o talento artístico das crianças do Ensino Fundamental de Içara, a Secretaria de Educação e Cultura realiza na próxima semana uma exposição na FAI.

Agenda da exposição

Dia 18, terça-feira: 14h - Abertura oficial com apresentações artísticas das oficinas culturais de Içara.

Visitação: - 14h às 16h30min
- 18h às 21h30min

Dia 19, quarta-feira: Visitação: 8h30min às 11h 30min, e das 13h30min às 16h30min.
Dia 20, quinta-feira: Visitação: 8h30min às 11h 30min, 13h30min/16h30min e das 18h/21h30min.
Dia 21, sexta-feira: Visitação: 8h às 11h30min / 13h30min às 16h30min.
A 4ª Exposição ‘Arte Provoca Arte’, que vai levar ao público peças feitas por alunos do Ensino Fundamental, terá abertura oficial na próxima terça-feira, dia 18, às 14h, na Fundação Assistencial de Içara (FAI), Praça da Juventude.
O evento, promovido pela Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, acontecerá até sexta-feira, dia 21.
A ideia de reunir os trabalhos artísticos das escolas da rede municipal de ensino tem como objetivo, de acordo com a coordenadora de Artes, Lílian Phillipi, mostrar as releituras feitas nas aulas durante o ano letivo.
A arte se apresenta em forma de pinturas, colagens, instalações artísticas, esculturas e vídeos.
“Os trabalhos são bastante diversificados, criativos, belos e inspiradores. O que nos faz acreditar que com incentivo todos podem descobrir seus talentos” salientou o secretário de Educação, Antônio de Mello.
Já o prefeito Gentil da Luz destacou que a exposição é também uma maneira de incentivar os alunos à criatividade. “Acompanhamos as edições anteriores, que trouxeram trabalhos de beleza impressionante. A imaginação e criatividade dos alunos com certeza estará presente em cada obra que será exposta na próxima semana”.
Nos dias 20 e 21 de outubro haverá contação de histórias durante o evento. O agendamento pode ser feito com a coordenadora de Artes, Lilian Phillipi, através do email artes@icara.sc.gov.br.

DIVULGAÇÃO

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Final do Interbairros

DIVULGAÇÃO
O Campeonato Interbairros de Bocha, de Canastra e de Sinuca, promovido pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, encerrou em clima de festa nesta quinta-feira, dia 13.
As disputas e a comemoração aconteceram no Bar e Cancha Darolt, reunindo cerca de 250 pessoas,
Ao todo, 66 equipes de comunidades içarenses (sendo 25 equipes de bocha, 20 de canastra e 21 de sinuca) participaram deste terceiro ano de competição.
A equipe vencedora na bocha foi Campo Mãe Luzia; em segundo lugar ficou Gonçalves Esportes, do Cristo Rei; em terceiro, Terra Nostra, de Terceira Linha e em quarto lugar a Cancha do Paulista, do Distrito Balneário Rincão.
Os campeões da canastra foram: Vila São José, em primeiro lugar; vice Bar Darolt, da Segunda Linha; e Clube dos 50, da comunidade de Jaqueline em terceiro.
Na sinuca, a equipe do Bar do Marcelo, do Balneário Rincão, levou o primeiro lugar; Bar do Figueira, ficou em segundo e o Chef Lazo, foi o terceiro, ambos do Cristo Rei.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Júnior do Caiçara busca classificação

ARQUIVO/JI
Neste sábado, o Caiçara entra em campo mais uma vez para disputar a nona rodada do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), Taça Empresas Rio Deserto, contra o Rui Barbosa, no Estádio Diomício Freitas, em Içara.
A equipe titular, com um ponto, apenas cumpre tabela, já a categoria júnior, com 11 pontos, busca a classificação a próxima fase da competição.
Cinco equipes lutam por quatro vagas. Já estão classificados Caravággio, Metropolitano, Meleiro e Cocal do Sul. Essa rodada define os classificados.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.