O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 2 de junho de 2009

ESPORTES - Barão e Barracão vencem e lideram Içarense com 100% de aproveitamento

Neste fim de semana foram realizadas seis partidas da segunda rodada do Campeonato Içarense e os destaques foram as equipes do Vila Nova, Barão, Barracão e União do Sul que venceram.

Domingo o frio não impediu que torcedores içarenses fossem acompanhar a segunda rodada do Campeonato Içarense 2009.

No Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, Jaqueline e Praia empataram em 1 a 1. Depois de um primeiro tempo sem gols, Lucas Campos, no início da segunda etapa, subiu mais alto que a zaga adversária e marcou para o time da casa, mas, Luan empatou, aos 40min, para o Praia.

No outro jogo, o Vila Nova, em casa, de virada, derrotou o Presidente Vargas por 4 a 2. No primeiro tempo, o time visitante chegou a ter vantagem de 2 a 0. Mas, o Vila Nova começou a reagir com Jean Vitorassi, Marcelo Silva (2) e Cris.

Também pela segunda rodada do Campeonato Içarense, o Barão, jogando fora de casa, aplicou 4 a 0 no SER Liri e mantém uma campanha de 100%.
Já o Barracão não se intimidou com o vice-campeão do ano passado, o São José, e venceu por 2 a 0.

E o Barra Velha recebeu a visita do Atlético Içarense e repetiram o resultado do confronto preliminar dos aspirantes: 2 a 2.

Para completar a tabela, o União da Praia foi derrotado pelo União do Sul, por 2 a 1.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Programação da XV Festa da Tainha

Quarta-feira - Dia 10
22h - Baile com Concurso da Rainha (Animação: Banda Studium 7 no Centro Comunitário do Balneário Rincão)

Quinta-feira - Dia 11
16h - Procissão de Corpus Christ e Missa Açoriana
20h30min - Abertura de stands de artesanato

Sexta-feira - Dia 12
18h - Abertura das stands e Apresentações Folclóricas (boi-de-mamão, danças e cantorias)
19h - Jantar Típico

Sábado - Dia 13
9h - Abertura das stands
9h30min - Apresentações
12h - Almoço Típico
14h - Apresentações
19h - Jantar Típico

Domingo - Dia 14
9h - Abertura das stands
9h30min - Início das apresentações folclóricas
12h - Almoço Típico
14h - Apresentações
17h - Encerramento

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Tudo pronto para a 15ª Festa da Tainha e o 1º Encontro Açoriano Estadual

Durante quatro dias, o Balneário Rincõ vai festejar e sediar um dos mais tradicionais eventos anuais de sucesso de Içara, a 15ª Festa da Tainha e a estreia do 1º Encontro Açoriano Estadual.

A 15ª Festa da Tainha, tradicional festa anual de Içara, começará no próximo dia 10 e vai ate dia 14 de junho, inaugurando também o 1º Encontro Açoriano Estadual, com apresentações de entidades de diversos municípios de Santa Catarina, que complementam e reforçam o evento.

De acordo com a chefe do departamento de Cultura de Içara, Sanete Monteiro Dagostim, que é uma das responsáveis pela organização, já se inscreveram para o encontro 12 municípios, cada um realizará até três apresentações folclóricas.

Além disso, a escolha da “rainha da festa” será em conjunto com o Encontro, sendo que as cadidatas devem pertencer a um tronco genealógico açoriano, pré-requisito para a inscrição, além de ter entre 13 e 20 anos.

As roupas típicas para elas já estão providenciadas, segundo Sanete, bem como maquiagem, cabelo e brindes.

Mais informações na Casa da Cultura Padre Bernanrdo Junkes, em Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Casa é furtada em Pedreiras

Na sexta-feira, os ladrões aproveitaram a ausência dos proprietários e furtaram a residência de N.M.R., na localidade de Pedreiras, em Içara.

Um furto ocorreu na tarde do último dia 28, em uma casa do Bairro Pedreiras, quando a proprietário estava ausente do local. Eles arrombaram a porta dos fundos da casa.

N. registrou boletim de ocorrência no sábado, após conferir os, após conferir os itens desaparecidos.

Segundo a secretária da Delegacia de Polícia Civil de Içara, Adriana Frederico, os assaltantes levaram uma máquina fotográfica digital da marca Sony, seis calças sociais femininas, três ternos masculinos, oito blusas femininas, dez jaquetas entre outras peças de vestuários masculino.

Ainda não há suspeitos.

O último caso de furto no bairro Pedreiras ocorreu no dia 30 de dezembro de 2008, quando vândalos invadiram, furtaram e depredaram o Centro de Educação Infantil (CEI), além de outros casos de vandalismo na localidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Adiada inauguração do novo posto da PM em Vila Nova

“Problema com a documentação” foi o principal motivo para o adiamento da inauguração da nova base militar da PM, no bairro Vila Nova, em Içara, segundo cabo Deloir Ilíbio.

A inauguração do novo posto da Polícia Militar, no Bairro Vila Nova, foi adiada, devido a problemas burocráticos, segundo o responsável pela base militar, cabo Deloir Ilíbio.

Pré-programada para o dia 4 de junho, quinta-feira, a inauguração agora não tem data definida, mas provavelmente será na semana que vem, entre os dias 8 e 12 de junho.

O novo posto irá manter um policial que atenderá à comunidade em horário de expediente das 8h às 18h, se segunda à sexta-feira, além de abrigar também o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), que disponibilizará um integrante para o plantão na madrugada.

A construção foi iniciada no dia 16 de fevereiro, quando a construtora deu um prazo de 90 dias para o término da obra, realizado a tempo. O recurso para a construção foi liberado em janeiro pela Secretaria de Segurança Pública. Foram cerca de R$ 70 mil, para a sede de 93 metros quadrados.

De acordo com Ilíbio, um telefone próprio será disponibilizado para o atendimento direto com o posto militar, além do 190.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Educador resgata história do município

O içarense Jairto Vitto Junior, graduando de Formação Humana e Cristã, atualmente esá fazendo estágio de história no Colégio Cristo Rei, com as turmas do 6° Ano, na disciplina de História, que faz parte do projeto de conclusão do curso acadêmico.

Ele explica que o o objetivo do trabalho é fazer com que os alunos conheçam uma “nova história”, a partir de outras fontes históricas de Içara, como o caso de Pedro Dal Pont, 88 anos, morador do município desde 1936, e um dos primeiros vereadores do município (naquela época eram só 7).

O aposentado contou algumas histórias engraçados do município de Içara, como por exemplo, a briga pelo disputa do santo (São Donato), e também fatos interessantes como por exemplo, como se deu a primeira prisão em Içara. Ele destacou também a importância que a Congregação Filhas do Divino Zelo, teve na evolução política e cultural do município.

Na avaliação do acadêmico a atividade foi muito produtiva, que fez despertar nos alunos o interesse de estudar sobre a história do município, e também a valorização que o idoso deve ter na sociedade. Após a aula, os alunos entrevistaram Dal Pont, questionando como era Içara na época dos avôs e bisavôs.

“Eu também levei algumas fotos antigas e atuais do município e mostrei o que mudou, como por exemplo, as placas de sinalização, estradas, automóveis”, finaliza Júnior.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Café com Prefeito discute parceria com a Cooperaliança

A parceria da Cooperaliança para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Içara foi o assunto principal do projeto Café com o Prefeito de segunda-feira.

O prefeito Gentil da Luz, reunido com a diretoria da cooperativa, solicitou apoio nas ações desenvolvidas pela administração, principalmente no Projeto Mesa do Prefeito, que aproxima o Poder público dos moradores nos bairros.

“Nossa administração está focada nas pessoas e como a cooperativa também se preocupa com o lado social, a união de forças é fundamental para o desenvolvimento humano dos içarenses”, destacou o prefeito. Já os diretores da Cooperaliança parabenizaram a iniciativa do prefeito e aplaudiram os projetos que estão sendo desenvolvidos. Além disso, se colocaram à disposição para firmar a parceria e aguardam um projeto da Prefeitura para que as ações conjuntas sejam colocadas em prática.

“Encaminhem o projeto e nós seremos parceiros” completou Severiano Valentin, membro do Conselho Administrativo da Cooperativa Aliança.

O Projeto Café com o Prefeito é uma espécie de prestação de contas das ações da atual administração pa-ra entidades e lideranças de Içara. O objetivo é colher parcerias para facilitar o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara é marcada, mais uma vez, por protestos de demitidos

A manifestação ocorreu na tarde de ontem, onde um grupo de demitidos da Afasi se reuniram munidos de cartazes e por meio de carros de som reclamando da falta de pagamento das rescisões.

“Estamos nos sentindo palhaços, afinal fizemos um acordo com a prefeitura que não cumpriu com o que prometeu”. Com esse protesto alguns dos ex-funcionários da entidade falida de Içara, Afasi (Associação Feminina de Assistência Social de Içara), explicaram o porquê de estarem usando nariz de palhaço na movimentação que ocorreu ontem na Praça Matriz São Donato.

E as ações não pararam por ai: no local da caminhada um carro de som circulava com o locutor lançando frases contra o prefeito municipal. “Se quando dizia que era monge doava os salários. Agora que é prefeito não paga os funcionários”, disparava por meio de áudio e cartazes.

Os vereadores progressistas Osmar dos Santos, o Marzinho, e Joaci Domingos Pereira, o Boca, participaram da movimentação distribuindo panfletos para quem circulava na rua. “Eu não pretendo mais trancar as pautas, mas vamos dificultar o que for mandado por eles e pretendemos votar só naquilo que for de bastante importância para a população”, informou Boca.

Marzinho está radical neste assunto. “Não pretendo aprovar nada que vier do Executivo, vamos fazer quantos movimentos forem preciso até que eles paguem os funcionários”.

Em contrapartida, o secretário de governo, Jairo Celoy Custódio, afirma que a administração municipal não vai mudar a decisão, independente de manifestações. “Não entendo o que eles estão querendo, já chamamos duas vezes para conversar sobre o assunto, os vereadores concordaram com a decisão e agora voltaram atrás”, questionou Custódio. “Nós não vamos mudar o que foi determinado! Este assunto já está definido”, concluiu o secretário.

Os ex-funcionários iniciaram os protestos na Praça Matriz São Donato, na parte da tarde. Horas depois comparceram na Sessão da Câmara de Vereadores, munidos de faixas e cartazes. Há possibilidade do movimento ir até Balneário Rincão, onde o prefeito estaria envolvido no projeto Mesa do Prefeito.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Deputado estadual Décio Góes visita redação do JI

Em visita à Içara, o deputado petista esteve no Jornal Içarense e falou sobre projetos e reivindicações viabilizados pelo Partido dos Trabalhadores tanto no município quanto em SC.

Deputado Estadual Décio Góes (PT) participará da audiência pública que irá esclarecer assuntos da emancipação do Balneário Rincão. O encontro será na próxima segunda-feira, dia 8, às 19h30min no salão da Igreja Nossa Senhora do Navegante. Vale ressaltar ainda, sobre o orçamento regionalizado de toda região que, em Criciúma, será discutido no dia 22, às 9h, no auditório da Unesc (Bloco F). Em visita ao município, o deputado falou sobre os principais assuntos que movimentam a região.

Audiência Pública
A ideia da Audiência Pública é uniformizar as informações sobre a emancipação. Trazendo procurador geral do estado, Sadi Cabral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a procuradoria jurídica da Assembléia Legislativa, todos os deputados do sul, e lideranças da região. Além desses, já convidei o prefeito Gentil da Luz, e irei convidar o presidente da Câmara, a comissão de emancipação e lideranças da região e da comunidade. A população deve se preparar para o processo eleitoral que deve ser marcado até o final do ano, eu acredito.

Participação do PT nas eleições
O núcleo da Praia do Rincão do PT já esta se reunindo com certa frequência buscando filiar mais lideranças. A ideia inicial é discutir um projeto. O que as pessoas querem com essa nova cidade? No que ela deve ser deferente das outras? Como vamos qualificar e melhorar a vida das pessoas? Queremos ter um projeto diferente, que realmente justifique o novo município. No decorrer deste projeto o PT discutirá os possíveis candidatos, mas isso vai aparecendo à medida que vamos desenvolvendo a idéia, que é a meta principal. Queremos fazer uma política de desenvolvimento social econômico e ambiental que vá melhorar, de fato, a vida das pessoas.

Duplicação da BR-101
Ela está num ritmo que gostaríamos que fosse mais rápido. Estamos acompanhando, fazendo o papel de fiscalizadores, junto ao Governo Federal e ao Dnit. Estamos em cima das empreiteiras e a expectativa é que até o final do ano pelo menos 70 a 80% da parte contratada esteja pronta, sobrando uns 20% até meados do ano que vem. E até o fim do ano a expectativa é que estejam concluídos os projetos e as licenças ambientais do Morro dos Cavalos, da ponte de Laguna e do túnel do Morro do Formigão para que até o fim do ano possa ser feita a licitação dessas três obras.

Absolvição do Governador de Santa Catarina
A forma como foi estrategicamente conduzido pela defesa do governador esse processo, ela teve um resultado esperado, embora o TSE tenha mudado completamente o entendimento em relação a potencialidade. Até porque o entendimento era que havia sido cometida uma conduta vedada não importando o tamanho dela, haveria condenação. No entanto o TSE admitiu que houvesse problema, mas que não havia potencialidade para desequilibrar o pleito eleitoral. Foi a interpretação do TSE e temos que aceitar, respeitar e tocar o estado para frente. Este é um assunto retido.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Copa do Mundo 2014

Santa Catarina está triste. Florianópolis não foi escolhida para sediar os jogos da Copa do Mundo em 2014, organizado pela FIFA.

O trabalho que desenvolvemos ao longo dos dois últimos anos, quando foram apresentados os nossos fortes atributos nas mais diferentes áreas sob análise, tidos como tecnicamente imbatíveis pelos avaliadores, não foram possivelmente considerados, os que nos leva a supor que a indicação das cidades tenha sido norteada por outras questões.

Perde o Brasil.

Sem a participação de Santa Catarina, a Copa de 2014 não terá o mesmo brilho, não será a mesma, sem a beleza de nossa terra, sem a cordialidade de nossa gente, sem a qualidade de nossos serviços.

O nosso agradecimento especial ao governador Luiz Henrique da Silveira, ao vice Leonel Pavan, ao prefeito de Florianópolis, Dário Berger, as nossas bancadas de parlamentares (federal, estadual e municipal), ao Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, à direção do Figueirense Futebol Clube, que nos deram apoio e condições de desenvolver o nosso trabalho. Aos membros do Comitê Executivo da Copa e aos demais colaboradores, o nosso reconhecimento público pela dedicação e colaboração emprestados: vocês fizeram a diferença.

À imprensa, que acompanhou o nosso trabalho desde a primeira hora, com elevado nível de profissionalismo. Graças a todos vocês apresentamos nossos relatórios rigorosamente segundo os critérios fixados e nos prazos previstos.

O povo catarinense espera que as verdadeiras razões de não sermos sede venham a ser esclarecidas.

Florianópolis (SC), 31 de maio de 2009.

Joceli de Souza
Coordenador Executivo do Comitê da Copa em SC e Consultor de Relações com o Mercado

Deputado Gilmar Knaesel
Coordenador Geral do Comitê da Copa em SC e Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1634: EDITORIAL - Demitidos da Afasi a espera da Justiça

Desde janeiro a demissão dos 187 ex-servidores da Afasi é uma notícia que vem sendo anunciada na imprensa local e regiona quase que diariamente e que parece não data para terminar.

É assunto que já deveria ter sido resolvido e não ter tomado o patamar que está, se por trás de todo o processo não esteja o interesse político, tanto do PP, que contratou os ex-servidores na administração passada, quanto o PMDB, que, após ter proposto o pagamento em 10 parcelas exigiu que houvesse um redutor de 30%, não quer perder essa queda de braço.

A sociedade, os vereadores, a imprensa não virou as costas aos demitidos, que tem por direito justo de receberem a rescisão, mas, parece que o caminho deve ser judicial, pois todas as tentativas de um acordo já se esgotaram. É importante, neste momento de muito blá blá blá e pouca ação, que a Justiça de Trabalho intermedie entre as partes, para que esse caso seja uma página virada no município de Içara.

Os demitidos da Afasi, independente do prefeito que está no poder, foram contratados para prestar serviço aos municípes e tem que receber pelo trabalho, mas, devem ter todo cuidado para não serem usados para interesse políticos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.