O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.956 - Içara, 24 de setembro de 2010

Petistas de Içara apostam Ideli no segundo turno
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


PMRv orienta estudantes sebre segurança no trânsito
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Direção do HSD empenhada na Feijoada Solidária

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Cada governo tem a Erenice que merece

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a ex-ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra ‘jogou fora uma chance extraordinária de ser uma grande funcionária pública do país’.
Mas isso não quer dizer que o governo tem somente pessoas mal intencionadas, como alega José Serra, visando subir nas pesquisas à Presidência.
Os governos federal, estaduais e municipais sempre tiveram e ainda tem uma Erenice, concursada ou e em cargo comissionado, visando levar vantagem. E muitas Erenices ainda estão por vir, trocando só de sigla.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane Mendes


A IMPORTÃNCIA
DO CONTRATO


O contrato tem por finalidade garantir que as condições acordadas entre as partes sejam integralmente cumpridas
Quase todos os dias celebramos contratos, mesmo sem perceber. Ao pegar um ônibus, celebramos um contrato de transporte; ao ir a um restaurante, celebramos um con-trato de prestação de serviços; ao adquirir mercadorias em um supermercado, celebramos um contrato de compra e venda; celebramos contrato também ao nos empregar ou ao abrir uma conta em um banco.
Muitos contratos dispensam maiores formalidades, como a compra da passagem de ônibus, entretanto, na grande maioria das vezes esse acordo de vontades tem a necessidade de um documento que formalize os direitos e responsabilidades das parte contratantes.
Há muito tempo não se pode mais contar apenas com o “fio de bigode”, que representou os negócios fechados sem nenhum documento assinado, somente com a palavra do homem.
Para elaborar um contrato é necessário que eista uma análise detalhada da situação, que estejam previstas cláusulas sobre a abrangência do contrato, os direitos e obrigações dos contratantes e prevista, inclusive, a forma de rescisão do contrato, para precaver os interessados de possíveis “desconfortos” futuros.
Não é raro ouvir de quem faz um contrato informal, apenas através da palavra, frases do tipo “Eu confio nesta pessoa, o contrato é mera formalidade”, mas com o tempo muitas coisas podem acontecer.
Depois de dada a palavra e apertado as mãos muitas coisas podem mudar, somente o que está sacramentado em um contrato, de preferência com firma reconhecida e registrado em cartório, é que o tempo não mudará.

Até a semana que vem com mais uma informação de interesse público.

Susiane Formentin Mendes de Oliveira é advogada e escreve semanalmente neste espaço.

POLÍTICA - PT içarense afirma que Ideli vai para o 2º turno

O presidente do PT de Içara e coordenador da campanha de Ideli Salvatti ao governo do Estado em Içara, Júlio Borges, afirma ter certeza de que a candidata vai para o segundo turno.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Contrariando o que mostram as pesquisas de intenções de votos, os petistas içarenses estão confiantes que a candidata ao governo de Santa Catarina, Ideli Salvatti (PT) vai disputar o segundo turno das eleições ou com Raimundo Colombo (DEM), ou com Ângela Amin (PP).
“A campanha da Ideli para o governo está se desenvolvendo junto com a dos candidatos à deputado estadual e deputado federal do partido. Na verdade, se desenvolve junto com a chapa por inteiro do PT”, explica o presidente do partido de Içara e coordenador da campanha da candidata petista ao governo, Júlio Borges, mais conhecido como Rubens.
De acordo com Borges, a popularidade do Presidente Lula tem beneficiado tanto a candidata à presidência, Dilma Rousseff, quanto a candidata ao governo, Ideli Salvatti.
“Nestas eleições estamos percebendo uma movimentação diferente por parte dos eleitores. Há ainda muito indecisos. Os catarinenses, acostumados com o PP e PMDB no governo, estão começando a pensar na possibilidade de escolher o PT, e são estes votos que estamos trabalhando”, conta o coordenador de campanha.
“Nas eleições passadas as pesquisas também mostravam o José Fritsch (PT) com 6% das intenções de voto e, depois, na boca-de-urna ele chegou a 26%. Acho que, hoje, alguma coisa fica escondida do povo”, ressalta.
Quanto à disputa presidencial, Borges garante a vitória de Dilma no primeiro turno. “A possibilidade de segundo turno para presidente é muito remota. A queda que houve foi superficial”, fala, sobre a última pesquisa Datafolha, que mostra uma queda de dois pontos percentuais em relação a pesquisa anterior.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Vou cobrar da Administração Municipal o que prometeram para o Balneário Rincão e que ainda não fizeram”. Vereador Fábio Della Bruna Vieira (PP), que substituirá Darlan Bi-tencourt Carpes (PP), por 90 dias na Câmara Municipal de Içara.


O PP do Balneário Rincão
está bem unido e se preparando para as disputas das eleições municipais que devem ocorrer em 2012 no Distrito. Vários nomes tem sido cogitados, entre eles o de Naelti Vianna, que foi vice-prefeito de Içara, e já tem a experiência de ter passado pelo Paço Municipal.
O Grupo de Vianna está trabalhando pela reeleição do deputado estadual Joares Ponticelli (PP).
Já o PP do lado de cá do Rincão está dividido, basta ver os apoios para as candidaturas de Valmir Comin (Heitor Valvassori - Itamar da Silva Osmar dos Santos), de José Milton (Júlio Cechinel- Tuca Fabris), Joares Ponticelli (Arnaldo Lodetti Júnior- Darlan Carpes).
Pelo que estou vendo, a garimpagem de votos será dentro do mesmo partido, isso vai ocorrer no PP e também no PMDB.

Espero
que os candidatos deputados estaduais e federais que consigam se eleger com votos dos Içarenses sejam mais atuantes no município, e não como alguns e outros que depois de eleitos só voltam de quatro em quatro anos.
Hoje não vou citar os nomes, mas depois das eleições direi quem mereceu se reeleger e porque.
Está na hora de Içara ter um representante nato e dar um chega pra lá nos “estrangeiros”

O peemedebista
Antônio Tramontim, tio do presidente do PMDB de Içara, Adilton Tramontim ( o se acha), cansado de pedir esmola para o partido, deu uma reviravolta e está apoiando Ângela Amin, candidata ao Governo do Estado.
Ele reside no Distrito Balneário Rincão e colocou placa da candidata progressista em sua casa.
Igual a ele tem muitos descontentes que vão abandonar o barco. Aguardem as eleições de 2012.

Os candidatos
estão usando e abusando das diversas ferramentas da internet e enchendo as caixas eletrônicas dos eleitores com e-mails de santinhos e mais santinhos.
Só que não são todos que dispõem desta ferramentea e os votos devem catados no corpo a corpo na última semana. Aí o bicho vai pegar.

Quem esteve
na redação do Jornal Içarense, quarta-feira, acompanhando o deputado federal Jorge Boeira, foi Simone Serafim, presidente da Uaci, e não Simone Costa, assessora da AMI, como citei ontem.

GERAL - Conselho Municipal de Cultura comemora um ano

Para comemorar o primeiro aniversário do conselho será organizado um grande evento cultural em dezembro visando as comemorações do cinquentenário da cidade que ocorre em 2011

(Divulgação)

Reunião realizada na noite de quarta-feira na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, em Içara, marcou o aniversário de uma ano do Conselho Municipal de Cultura.
Na ocasião, e na presença da Gestora de Educação e Cultura da idade, Giova-na dos Santos, foi apresentado material sobre as ações desenvolvidas em 2009 e 2010; e as propostas a serem desenvolvidas até o final do ano durante a comemoração de aniversário de Içara, que ocorre em dezembro.
Na programação o tradicional Festival de Dança que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro; Festival de Teatro (com data a ser marcada) e o Prêmio Pedro Cequeti, que homenageará os artistas do município, no mês de dezembro, em diversas áreas.
Também participaram do encontro a presidente do Conselho Tereza Feltrin Borges, Eliane Jucoski Monteiro. Renato Brito, Mari Rosane, Lílian Philippi, Tamíres Darolt, Caio Silva, Sanete Dagostin Monteiro e Ederaldo da Silveira.
Entre as ações comemorativas dos 50 anos de Içara, em 2011, está a publicação de um livro que vai contar com a autoria, a convite do prefeito Gentil Dory da Luz, da escritora içarense e membro da Academia Içarense de Letras, Fátima Silveira Pavei.
Para efetivação do projeto foi realizado terça-feira mais um encontro para discutir detalhes sobre a obra. Para a escritora não há palavras que possam expressar a grandiosidade da obra. “Resgatar a história do município é um trabalho melindroso, pois trabalhar com dados reais é estabelecer um comparativo do ontem com o hoje, e oferecer com clareza um conhecimento útil às gerações futuras”, enfatizou.

POLÍCIA - Alunos recebem orientações sobre cuidados no trânsito

Em ação da Semana Nacional do Trânsito, agentes da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara realizam palestras na região e eventos enfocam a aplicação das normas de segurança.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Prevenir acidentes de trânsito por intermédio do respeito às normas de segurança. Essa temática foi repassada em palestra proferida nesta quinta-feira pela Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), aos estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Antônio Colonetti, do bairro Jaqueline.
A ação integrou as atividades da Semana Nacional do Trânsito, que tem sido trabalhada em escolas de todo o país.
“Esse trabalho tem como meta conscientizar as crianças e adolescentes fazendo com que transmitam o conhecimento aos pais”, considerou a assistente técnica pedagógica, Maria Helena Machado. Ela destaca, que os alunos demonstraram grande interesse pelas orientações, já que presenciam no cotidiano a ocorrência de acidentes de trânsito.
A conscientização motivou a criatividade dos estudantes, que produziram encenações teatrais, poemas, músicas e cartazes, os quais serão apresentados hoje durante u-ma parada temática realizada na escola.
Amanhã, data em que é lembrado o Dia Nacional do Trânsito, as orientações serão repassadas na segunda edição da Festa da Família, na Escola Estadual Quintino Folhiarini Dajori, no bairro Presidente Vargas, em Içara.
Também estarão presentes, representantes do Corpo de Bombeiros, da Pastoral da Saúde, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, entre outras entidades da cidade.
A Semana Nacional do Trânsito teve este ano, enfoque na utilização do cinto de segurança e a regulamentação do transporte infantil.
Para o sargento Adilson de Oliveira, a necessidade da utilização do dispositivo de segurança é de conhecimento comum, mas é preciso dar mais enfoque ao uso correto das cadeirinhas pelos motoristas.

VARIEDADES - Hospital São Donato promove Feijoada Solidária

Com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição, que passa por dificuldades financeiras, a equipe do Hospital São Donato, de Içara, promove neste sábado a 1ª Feijoada Solidária.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O Hospital São Donato, de Içara, realiza neste sá-bado, dia 25, a 1ª Feijoada Solidária.
O evento, que inicia às 10h, na Lagoa do Giassi, na Lagoa dos Esteves, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, tem como objetivo angariar fundos para a instituição, que passa por dificuldades financeiras.
O chefe Nazareno Marcelino é o responsável pelo preparo da comida e o som ficará por conta do DJ Darlan Rocha.
Mais de 500 pessoas já adquiriram a camiseta, que é o ingresso para o evento.
Para a realização da feijoada, a direção do Hospital São Donato está contando com o apoio de entida-des organizadas do muni-cípio. O Lions Clube Balneário Rincão e o Lions Clube Içara entraram junto na campanha e ficaram responsáveis pela venda de camisetas e, ainda, por ajudar na organização.
Os leoninos estão empenhados, contribuindo com o Hospital São Donato para que a população içarense e da região tenha um atendimento de qualidade.
Os vereadores do município também estão engajados na causa da instituição. Cada vereador ficou com dez camisetas para vender e levantar recursos.
“Não podemos deixar o hospital passar dificuldades. Por isso, vamos nos empenhar para ajudar de qualquer forma, pois o São Donato é referência em toda a região”, ressaltou o vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca.
O convite para a participação dos vereadores foi feito pela Diretora Administrativa da instituição hospitalar, Cleide Geremias.
O preço de cada camiseta/ingresso é de apenas R$ 20.
Os interessados em saborear a feijoada podem entrar em contato com a direção do hospital no telefone (48) 3467-1200.

Eventos promovidos:
O hospital realizou um jantar dançante para arrecadar recursos financeiros em agosto, no Clube Ipiranga. O dinheiro foi destinado à compra de berços aquecidos e equipamentos para o Centro Cirúrgico.
Em julho, também deste ano, o hospital realizou uma Festa Julina, na Praça da Matriz São Donato. O evento contou com apresentações escolares e da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, brincadeiras e comidas típicas, telão para transmissão do jogo da Copa e atrativos para crianças. A festa foi realizada com doações de médicos, da comunidade e de empresários. A prioridade era a aquisição de um fogão industrial que custava cerca de R$ 3,5 mil.

ESPORTE - Sábado começa às quartas de-finais do futsal feminino

Serão realizados sábado no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, as quartas-de-finais do Campeonato Feminino de Futsal, Taça Magia Cosméticos, que classificarão as equipes finalistas.

(Divulgação)

Acontece neste sábado, a partir das 18h, às quartas-de-final do Campeonato Feminino de Futsal, Taça Magia Cosméticos.
O evento esportivo está sendo organizado pelo núcleo esportivo de Paulo da Rosa, o Pepa.
As equipes classificadas para a próxima fase foram divididas em duas chaves. No Grupo A ficou Cocal do Sul, Sky Board´s A, Cantinho do Lanche e Vila Nova. Enquanto no Grupo B ficaram Índia Produtos Naturais, Plaszom, Bonsucesso e Nova Geração.
Os cruzamentos ficaram por conta de Cocal do Sul x Índia Produtos Naturais, Plaszon x Sky Board´s A, Vila Nova x Bonsucesso e Cantinho Lanche x Nova Geração.
Em cinco rodadas já foram contabilizados 148 gols. uma média de sete gols por partida.
A maior goleada registrada na competição ocorreu na quarta rodada quando a equipe de Cocal do Sul venceu a Budny pelo placar de 16 a 0.
Um bom público tem comparecido aos jogos, que ocorrem aos sábados, para acompanhar os desempenhos das atletas que deixam muitos marmanjos para trás. As mulheres deixam de lado o seu lado meigo quando entram dentro da quadra, visando a vitória e com isso o título de campeão içarense de futsal feminino.