O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.946 - Içara, 10 de setembro de 2010

Setep garante aos vereadores que passará a fazer limpezas nas ruas
(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)


Atriz global dá show de sempatia em desfile de moda
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Coligações deixam eleitor confuso

As eleições deste ano mostra que a ideologia partidária é coisa do passado e isso está confundindo os eleitores devido as coligações no país.
Para presidente o PT está coligado com o PMDB e conta com o apoio do PDT numa disputa contra o PSDB, coligado ao DEM e PTB. Já em Santa Catarina, para o governo o PT é adversário do PMDB, que está coligado com DEM e PSDB, enquanto o PDT faz parte da majoritária do PP, que apóia o PT a nível de país.
Na hora de votar a sala-da de siglas está pronta.

CHARGE

De olhovivo na ilegalidade

OAB de Criciúma e MPF combatem captação ilegal
A Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Criciúma e o Ministério Público Federal assumiram o compromisso de combater a captação ilegal de clientela promovida por alguns advogados na região.
De acordo com o presidente da Comissão, Fábio Colonetti, há denúncias de que alguns profissionais passam na casa dos aposentados ou pensionistas oferecendo serviços, inclusive com máquina de xerox portátil, para pegar os documentos e ingressar com uma ação judicial em benefício do cidadão.
“As pessoas fornecem estes dados, pois são induzidas pela informação de ganho fácil no processo. Esta prática é condenada pelo código de ética e estatuto da OAB, pois o advogado não pode captar clientes e sim atender as pessoas em seu escritório profissional ou na entidade que presta serviços”, ressalta Colonetti.
A preocupação da Ordem é que algumas pessoas se passam por empregados de advogados e pegam os dados das pessoas para fazer o que bem entendem com os documentos. “Há casos de crédito ou empréstimo consignado em nome destas pessoas, que geralmente não possuem instrução ou são carentes do ponto de vista financeiro. Por isso levamos o caso ao procurador da república, Darlan Airton Dias, que se mostrou receptivo e pronto para nos ajudar”, comenta o presidente da comissão da OAB.
Durante este ano, membros da Comissão do Direito Previdenciário e o Ministério Público Federal vão conscientizar o cidadão para mostrar os riscos que eles sofrem ao fornecer seus dados. A recomendação para quem receber uma visita com este perfil é denunciar na secretaria da Ordem dos Advogados do Brasil de Criciúma pelo número (48) 3437-4122

POLÍTICA - Setep se compromete em agilizar recuperação das ruas

O vereador Marzinho convocou a reunião na Câmara devido às reclamações dos moradores dos bairros Jardim Elizabete e Jaqueline quanto à poeira causada pelas obras nas ruas.

(Jhonata Motta/Jornal Içarense)

A reunião solicitada pelo vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, em relação à obrigação das empresas prestadoras de serviços, em tempo determinado a realizarem os serviços de tapa-buracos, aconteceu ontem, com a presença dos engenheiros da empresa Setep Engenharia e Topografia, que esta executando os serviços de escavação para o sistema de tratamento de esgoto em Içara.
Conforme Marzinho uma das reclamações dos moradores é em relação às estradas depois que são realizados os serviços de escavação, “As estradas ficam completamente sujas de areia, tem vias que nem parecem serem calçadas, causando muita poeira”; comentou.
Os engenheiros da Setep, Gabriel Macarini e Marcelo Del Moro, explicaram os motivos dos transtornos das obras, e que a empresa tem a preocupação de não causar muito impacto pelas ruas assistidas pelos serviços. “As causas dos transtornos referentes às escavações são comuns, como no caso das ruas ficarem sujas de areia e terra, mas a partir de amanhã teremos duas equipes fazendo a limpeza das estradas atingidas pelas obras, que já foram finalizadas”; falou Macarini.
Já foram realizados 7 km de obras nos Bairros Elizabete e Jaqueline . Para o autor do requerimento algumas duvidas foram esclarecidas e que ficou confirmado que a Setep fará a limpeza das ruas, assim diminuindo a poeira, o que esta desagradando os moradores.
Segundo o presidente do Samae, Paulo Preis Neto, está havendo uma “falta de consenso”. “A Setep nos garantiu que vai passar um rolo compactador nas ruas após a realização do serviço. Mas, para isso, é necessário esperar um tempo para a areia compactar e, também, para que os serviços sejam finalizados em todas as ruas”, explica ele.

COLUNISTA - Maso Nyetto



“É invasão de propriedade, a empresa nunca se negou a receber a fiscalização, a Fundai sempre fez as vistorias necessárias”. Simone Guidi, advogada das Empresas Rio Deserto, após registrar Boletim de Ocorrência contra a Fundai, que segundo ela, invadiu a Mina 101, em Esperança, com suporte da Polícia Militar para tirar algumas fotos.

Silvio João Viana
ex-vereador e atual Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do município de Içara, reuniu quareta-feira cerca de 100 pessoas em sua residência para um encontro com o candidato Adilor “Dóia” Guglielmi. O secretário que é amigo do candidato vem ajudando na campanha há muito tempo, mas ontem reuniu amigos e lideranças para pedir o apoio e contar com o empenho para a eleição do candidato do município.
Entre os presentes estavam o presidente da CDL de Içara, Agilmar Viana, os vereadores André Mazzuchello Jucoski (Polaquinho) do PSDB e Neuzi Bento Silveira do DEM.
“O Dóia é o candidato do município e sempre fez muito por Içara, então chegou a hora de o ajudar,” declarou o secretário.“Tenho muito orgulho em saber que posso confiar no meu município e quero fazer muito mais pelos meus amigos,” afirmou Dóia.

Após criticar (1)
duramente Gilmar Axé Bonifácio numa das sessões da Câmara e com a ameaça de sofrer uma ação por danos morais o presidente do Legislativo de Içara, Acirton Costa (PMDB), fez um acordo com o fotógrafo e membro do comitê gestor de Içara, e se retratou na sessão de quarta.
Na época Costa disse que Bonifácio mal e porcamente sabia bater fotos e que não havia ajudado a eleger o prefeito, e que não tinha competência para o cargo.“Não estava pretendendo denegrir a imagem do mesmo, como fotógrafo, nem atingir a sua empresa. Respeito o senhor Gilmar Axé como profissional. Critiquei apenas a sua conduta política quanto a movimentação que entendi ter sido contrária ao interesse do público ao dificultar a atividade da mineradora em Içara”, comentou Costa.

Bonifácio (2)
confirmou que houve um acordo de retratação na semana passada, após ter entrada com uma ação na justiça, pois Acirton Costa não foi feliz nas colocações, partindo para o lado pessoal. “Vou continuar criticando ele, e ele me criticando, mas na posição ideológica e não pessoal”, comentou o representante do comitê gestor de Içara.

Vereador
Itamar da Silva soltou o verbo contra a Secretaria de Obras. “Estão pensando que aqui tem criança, aqui não tem criança não, que o secretário de Obras (José Eloir do Nascimento) crie vergonha na cara e mande patrolar as ruas do município que tem buracos de metros”, alfinetou o pepebista na sessão de quarta-feira.
Agora é esperar pelos resultados nas estradas.

GERAL - Falta de água no Liri gera convergência de informações

Moradores da Rua Paulo Brunel afirmam que abastecimento de água apresenta falhas quase diárias; enquanto presidente do Samae diz que problema já foi solucinado há cerca de 45 dias.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Mais uma vez as falhas no abastecimento de água, motivam reclamações dos içarenses. Agora a reivindicação é dos moradores da Rua Paulo Brunel, no bairro Liri, em Içara.
Conforme o presidente da Associação de Moradores da localidade, Charles Cargnin, a falta do recurso líquido é quase diária na região próxima ao posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv).
Segundo ele, técnicos informaram que a canalização ultrapassa os bairros Raichaski e Nossa Senhora de Fátima, antes de chegar ao bairro, que seria fim de rede. “Aqui é o pior local para abastecimento de água”, enfatizou Cargnin.
A última reunião entre o Samae e a comunidade local foi realizada ainda na gestão em que atuava como presidente o vice-prefeito José Zanolli.
A dona de casa, Elizandra Bittencurt, relata que a situação é recorrente há vários meses. “Às vezes tenho que lavar roupa à noite, porque falta água durante o dia. Já precisei ir para a casa da minha sogra porque não tínhamos água”, disse.
O presidente do Serviço Autônomo de Municipal de Água e Esgoto (Samae), Paulo Preis Neto, diz que possui informações de que a situação já foi solucionada. Ele aponta ainda que se há algum problema precisa ser estudado, para haver uma definição.
Preis acrescenta ainda que as falhas no abastecimento poderão ser sanadas com a ativação da caixa d’água do Marili, prevista para dezembro.
De acordo com o engenheiro sanitarista do Samae, Gilberto Benedet Junior, já foram realizadas duas etapas para a ativação dos reservatórios do bairro. “Levamos a água da ICR-252 até o reservatório baixo no bairro Liri, depois levamos a água do reservatório até a Unisul”, explicou. Já a terceira etapa da obra, que está em fase orçamentária, abrange a implantação de bombas no reservatório baixo que possa ser ativado e possibilitar o serviço à comunidade do Liri.
Benedet disse ainda, que há cerca de 45 dias, foi realizado um monitoramento nas residências da Rua Paulo Brunel, no qual não foi constatado falta de água. Para o engenheiro, uma possível razão para as falhas no abastecimento seriam problemas no fornecimento proveniente da Casan, de Criciúma.

POLÍCIA - Comércio comemora venda de cadeirinhas para transporte infantil

Lista de espera para aquisição do produto chega a 100 pessoas; cadeirinhas representam aumento de até 90% nas vendas; sargento diz que motoristas estão se adequando a norma do Contran.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Na maioria dos estabelecimentos comerciais de Içara, para se ver uma cadeirinha de transporte infantil somente através do catálogo digital. Nas últimas semanas, com a vigoração da lei de regulamentação de deslocamento de crianças, as vendas chegaram a aumentar em 90%.
Na loja em que Alexandre Francisco atua como subgerente, a lista de espera pelo produto estava em torno de 100 pessoas na última semana. Ele destaca ainda que em duas semanas, as vendas aumentaram em 90%. “Antes a demanda era de duas cadeirinhas por mês. Hoje está em torno de 15 interessados no equipamento por dia”, relatou.
Já o vendedor Antônio Martins exibe em sua loja as últimas cadeirinhas que ainda estão disponíveis. Conforme ele, há 40 dias a fábrica não realiza entrega do produto em função da grande demanda no país. Ele diz ainda, que um novo carregamento deverá chegar nos próximos dias.
“Antes havia procura, mas não havia demanda. Somente na última semana a venda aumentou em 60%”, considerou o vendedor de cadeirinhas.
O consumidor encontrará a poltrona com o valor aproxi mado a R$ 430, o assento está na faixa de R$ 90, já a cadeirinha com capacidade superior a cinco quilos custa em média R$ 220.
Segundo o sargento Costa, da Polícia Militar Rodoviária de Içara (PMRv), os motoristas da região têm se adequado a nova norma, sem representar grande relutância. “Estamos realizando a fiscalização, mas ainda não é possível contabilizar se houve autuações”, acrescentou o policial rodoviário.
Todas as cadeirinhas tem que ter a aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

VARIEDADES - Sheron Menezes é a grande atração do Della Fashion

A atriz Sheron Menezes, que ganhou uma legião de fãs na última edição da Dança dos Famosos, se destacou entre as modelos no Della Fashion, evento ocorrido nesta quinta-feira em Criciúma.

(Francis Leny/Rodrigo Medeiros/Click a Tribuna)


O Della Fashion, desfile primavera/verão 2011 do Shopping Della, de Criciúma, aconteceu na noite desta quinta-feira e contou com a presença da atriz Sheron Menezes, que ganhou destaque pelo segundo lugar na última edição do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, na Rede Globo de Televisão.
Na passarela, 13 lojas instaladas no shopping apresentaram as coleções: Hering, Propé, Lilica e Tigor, Thayse, Dedal de Ouro, Latitude, Obsessão, Manhattan, Tokaia, Planeta Kids, Dedal de Ouro Sol e Lua, Colcci e Makenji, com 14 looks cada.
Sheron desfilou para as lojas Hering, Thaize, Pla-neta Kids, Propé e Dedal de Ouro e Sol e Lua.
Antes do desfile, a atriz falou com jornalistas em coletiva de imprensa.
O desfile começou às 20h20min no Siso´s Hall, com um público estimado de 1.500 pessoas.
Depois do evento, Sheron permaneceu por mais meia hora no local para fotos com fãs, que fizeram fila para posar com a atriz.
A renomada Vilma Zanette foi encarregada pela coordenação de buffet e o evento contou ainda com lounge da clínica de cirurgia plástica do médico Luciano Shultz.
Os visitantes conferiram calçados e acessórios que são tendência nos centros de moda e que podem ser adquiridos no shopping.

ESPORTE - Nos 50 anos do JASC Içara terá o maior número de atletas

A delegação içarense, composta de 30 atletas, está preparada para disputar uma semana de atividades esportivas nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (JASC), na cidade de Brusque.


(Divulgação/Jornal Içarense)

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) foram criados em Brusque pelo desportista e brusquense Arthur Schlösser e teve a primeira edição realizada em Brusque, no período de 7 a 12 de agosto de 1960.
Sendo assim, este ano, o JASC completa 50 anos de história esportiva, e para a edição, que tem data prevista já neste fim de semana, em Busque, terá a participação de 85 municípios, e Içara é um deles.
Com trabalho de excelência realizado no esporte e também como inclusão social a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara viaja à Brusque para a 50ª edição do JASC, que realizou na noite de ontem a abertura, e Içara estará presente com 30 atletas.
A delegação vai contar com atletas de tênis de mesa no naipe masculino; karatê em todos os pesos e em ambos os sexos e vôlei de dupla masculino.
Pela primeira vez o município leva ao JASC um número de atletas tão expressivo. “São 30 participantes, preparados e dispostos a mudar a história esportiva de Içara, conquistando medalhas e subindo ao pódio. É um trabalho feito com empenho e dedicação, leva tempo, mas que já tem alcançado resultados excelentes”, comenta Flávio Felisberto, presidente da FME de Içara.
Na edição dos Joguinhos Abertos realizada em Criciúma, o município conquistou a segunda medalha da história da cidade na competição. Foi bronze no karatê. E ainda em fase classificatória, e sem data definida, está a 10ª OLESC para o qual Içara já se classificou no atletismo e no tênis de mesa e busca garantir vagas em outras modalidades na etapa regional que será disputada em Tubarão.

DISTRITO - Vereadores de Içara querem discutir situação dos quiosques

O encontro deve ocorrer segunda-feira, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Cãmara de Vereadores, entre donos de quiosques, representantes do Poder Executivo de Içara e MPF.


(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Vereadores de Içara aprovaram na sessão ordinária de quarta-feira o requerimento para uma reunião a fim de tratar de assunto relacionado à demolição dos quiosques da orla marítima no Balneário Rincão. A proposição é de autoria de Jurê Carlos Bortolon e Antônio de Mello, ambos do PMDB.
O encontro, que acontecerá na próxima segunda-feira (13), após a sessão ordinária, será no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, pretende reunir para debater o assunto além dos vereadores, o Presidente da Fundai , Geraldo Baldissera, o Procurador do Município, Valterney Réus, o Sub-Prefeito do Balneário Rincão, José Eloir do Nascimento, o Superintendente Regional da Fatma, do Ministério Público Federal e donos dos quiosques da orla marítima.
De acordo com Mello os quiosques são de extrema utilidade aos veranistas, especialmente as pessoas que chegam ao Rincão para passar apenas um dia. “As pessoas vão para a praia e tem um lugar para se abrigar, já que o município não oferece a infraestrutura necessária para que as pessoas usem o espaço público, em função até da falta de banheiros públicos, temos que buscar um acordo para que não ocorra a retirada dos quiosques da beira-mar”; comentou de Mello.
Caso a retirada seja obrigatória a Colônia de Pesca Z-33 vai sugerir ao MPF que um galpão seja liberado para uso de equipamentos dos pescadores.