O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1615 - quarta-feira, 6 de maio de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

TSE prepara julgamento de governadores.

Santa Caarina: Escolas farão coleta de óleo de cozinha.

Criciúma: Não há indício de crime no Lapagesse.

Jaguaruna: Polícia Militar prende suspeitos de sequestro.

São Ludgero:Funcionário da Cãmara de Vereadores é acusado de desvio.

Polícia Militar comemora 174 anos em Santa Catarina.

Suspeitos de assassinato são presos.

Proibído acesso de veículos pesados na SC-438.

Deap investiga negligência.

Anvisa irá monitorar fronteiras.

Gripe A (Sauína) já causuo 30 mortes pelo mundo.

Obama cria plano "dinheiro por verro-velho" nos EUA.

Palmeiras ganha do Sport por placar mínimo e joga por empate em Recife.

Flamengo inicia conversa com Adriano.

Guga treina para jogo de exibição na Capital.

Campeonato de Bocha tem mais uma rodada.

Atletas de Içara são contemplados pela FME com camisetas de projetos.

"FME nos Bairros" continua neste fim-de-semana.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, lojas e serviçoes e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

DISTRITO - Lagoa dos Freitas recebe o Prejeto Mesa do Prefeito

Depois de passar pela Barra Velha e Loteamento Jussara o prefeito Gentil Dory da Luz realizou atividades na Lagoa dos Freitas, juntamente com toda a equipe da Administração.

Aconteceu na noite desta segunda, abertura oficial do Projeto Mesa do Prefeito na comunidade Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão.

Na ocasião o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, apresentou o colegiado e toda a equipe, que estará realizando, durante a semana, as atividades itinerantes da localidade.

O vice-prefeito, José Zanolli, declarou que é fundamental que todos da comunidade conheçam os profissionais da Administração Municipal “e que na verdade são funcionários do povo. A oportunidade de fazer o melhor está em nossas mãos e peço a contribuição de todos para que o projeto obtenha êxito”, disse.

Gentil da Luz afirmou que assumiu, junto de Zé Zanolli, a Administração Municipal, para de fato fazer a diferença. “Precisamos estar bem perto de vocês (comunidade). Nosso projeto tem como objetivo avançar nas ações de inclusão social sustentável, melhorando a qualidade de vida e consequentemente atingindo uma de nossas metas que é elevar o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) de nosso municipio”.

As ruas do bairro foram patroladas. Na ocasião foram assinados pelo prefeito os convênios com a União dos Conselhos Locais de Saúde e com a Associação Beneficente Berço dos Anjos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Lesc prepara campeonato municipal de futebol sênior

Depois do sucesso do Campeonato de Futebol Suíço Feminino a Liga Esportiva do Sul Catarinense deverá organizar uma competição voltada para os jogadores veteranos do município.

A Liga Esportiva do Sul Catarinense (Lesc) começa a se preparar para mais uma competição, enquanto as disputas do Campeonato de Futebol Suíço Feminino seguem em ritmo forte onde as mulheres se destacam, tanto pela beleza como pela habilidade dentro de campo.

A entidade de futebol amador se prepra para organizar o Campeonato de Futebol Suíço Sênior que está previsto começar ainda neste mês de maio.

Conforme as regras elaboradas pela liga e as equipes participantes os confrontos acontecerão sempre na parte da noite. E o local dos jogos será fixo, no Campo do Toni, localizado no Bairro Aurora.

Os times interessados em participar da competição podem pentrar em contato com a Lesc pelos telefones (48) 8403-2504 e 9916-7541.

Dependendo do número de equipes inscritas a competição pode ter início ainda no mês de maio.

“Teremos grandes novidades na premiação. Além dos troféus e medalha, também serão ofertados prêmios em dinheiro para o campeão, vice, artilheiro e goleiro menos vazado”, explica o presidente da Lesc, Valdir Damiani Alves.

Segundo ele, cerca de 10 times podem compor o primeiro Sênior da entidade esportiva. A maioria ainda não confirmou a inscrição, a competição será aberta para todas as localidades de Içara e cidades vizinhas, com o único objetivo de se transformar numa grande confraternização entre os jogadores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Clube Recanto da Lagoa melhora a qualidade de vida dos idosos

O grupo de idosos da Lagoa dos Freitas trabalha a auto-estima com os membros e obtém resultados satisfatórios, além de aproximar os mais velhos da comunidade em geral e das famílias.

Melhorar a auto-estima dos idosos do Distrito Balneário Rincão através da socialização é o objetivo do Grupo de Idosos Recanto da Lagoa, localizado na Lagoa dos Freitas.

Os 55 membros, homens e mulheres da terceira idade se reúnem na sede do clube uma vez por semana, durante a chamada Tarde Dançante, que coorre das 13h30min até as 17h.

As atividades praticadas são diversas. Há dinâmicas de grupo, com brincadeiras diversas, danças, distribuição de lanches, entre algumas outras atividades de interação, como as confraternizações entre outros grupos de terceira idade de Içara e de outros municípios da Amrec - Associação dos Municípios da Região Carbonífera.

No encontro desta terça-feira, a turma foi animada com a presença do grupo musical “Gê & Gil”, de acordo com a presidente do clube, Dilma Rocha Souza.

O Recanto da Lagoa é mantido desde 1979 pela Entidade Feminina Içarense de Assistencia Social (Efias), que, em Içara, ainda mantém outros sete grupos de idosos.

Segundo a presidente da Efias, Rosa Maria da Silva Santos, os recursos para os grupos não são muitos, mas cada um deles consegue se auto-administrar, isto é, os próprios membros realizam eventos locais, como bingos, bailes, tardes dançantes e almoços, para arrecadar fundos e manter o grupo, que contribue com uma mensalidade de R$ 10 mensal. Os não sócios pagam uma taxa de R$ 5 para participar da tarde dançante, realizada na sede.

“O bom disso é que eles, além da realização dos eventos, ainda envolvem a comunidade e os familiares. O resultado é muito positivo”, conta Rosa Maria, acrescentando que é visível a diferença de um idoso que entra no grupo e como fica depois de um certo tempo. “A auto-estima aumenta bastante e eles ficam mais felizes, dispostos”, completa.

Quem quiser ingressar em um dos oito grupos, pode ligar no telefone 3468-2062.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Contrato com empresa responsável pelos semáforos será cancelado

A Administração Municipal de Içara deve rescindir o contrato com a empresa Kopp & Cia Ltda, que é responsável pela sinalização eletrônica de semáforos e lombadas eletrônicas na cidade, de acordo com orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O TCE avaliou como irregular o contrato de licitação realizado em 2005 e que autorizava a empresa a explorar o serviço.

De acordo com o gestor de trânsito da prefeitura de Içara, o advogado Paulo Preis Neto, em entrevista ontem à Rádio Difusora, o contrato com a Kopp ainda está em vigor, mas vai ser encerrado.

Uma nova licitação será feita de acordo com orientações do TCE. Mas o gestor de trânsito antecipa que os percentuais dos valores em dinheiro arrecadados e divididos entre a empresa que explora o serviço e a administração vão ser revisados. O atual contrato com a prefeitura prevê a divisão dos valores arrecadados com as multas ficando 67% para a empresa e os outros 33% para a administração pública.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Sem policiamento, surge onda de assaltos no Rincão

Segundo o futuro presidente do Conselho Regional de Segurança do Balneário Rincão, João Piccolo, a falta de policiais fora da época de verão aumenta a criminalidade no Distrito.

Os assaltos de residências no Balneário Rincão, ocorridos ultimamente com frequência, causando revolta dos moradores, tem como causa a falta de policiamento no Distrito, quando acaba a temporada de verão, é o relato do futuro presidente do Conselho Regional de Segurança (Conseg) do Rincão, João Piccolo.

Para ele, quando as pessoas estão no Rincão na época de veraneio, o policiamento aumenta, naturalmente.

Entretanto, quando acaba a temporada, não só os veranistas vão embora, mas como também a segurança fica comprometida, pois o número de policiais fica bem reduzido.

Com isso, não só saem prejudicados os moradores fixos do Balneário Rincão, como também os cidadãos de outros municípios que possuem casas no distrito.

Piccolo diz que ainda não tomou posse da Diretoria do Conseg, que só será realizada a partir do dia 19 de maio, mas que já tem um projeto de segurança para o problema.

Um ofício será entregue diretamente ao secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina, deputado Ronaldo Benedet, explicando a situação e solicitando auxílio.

Piccolo diz que os policiais presentes até fazem um bom trabalho, mas “só dois ou três não podem fazer muito”, segundo ele, que considera a necessidade de se cadastrar quem é veranista e quem é morador do distrito, para que haja um controle mais rígido quanto à segurança.

“Deve-se também fazer um trabalho de prevenção junto à comunidade, às escolas e às entidades locais”, conclui Piccolo.

Na edição de amanhã o Jornal Içarense vai entrevistar os responsáveis pelas Polícias Militar e Civil de Içara para saber das estratégias para reduzir os números de furtos e roubos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Comércio abre na sexta até ás 20h

O comércio de Içara estende horário na sexta-feira, até às 20 horas e no sábado, véspera do Dia das Mães, até às 17 horas na promoção Sábado Total para facilitar a compra do presente para as mães. Na segunda melhor data para o comércio do ano, depois do Natal, para os lojistas, a estimativa é de incremento entre de 5 a 10% nas vendas, segundo Jader Ednei de Souza, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

No ano passado, o números de passagens no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) teve aumento de 17%.

Com a redução do Imposto sobre Produtos Industriais (IPI) pelo Governo Federal, o comércio comemora o aumento nas vendas dos eletrodomésticos, entre eles geladeira, fogão e máquina de lavar beneficiados com a queda nos preços para a data.

O Gerente Comercial de uma rede de lojas de eletrodomésticos de Içara, Paulo Roberto Brígido disse que imediatamente ao anúncio do Governo há cerca de duas semanas, a procura aumentou.

São em média 10 geladeiras comercializadas todos os dias sem contar os outros produtos e na maioria com pagamento a vista. “Essa redução veio em boa hora, pois desde o Natal as vendas estavam em baixa”, comenta.

Com um índice menor nos valor real dos eletrodomésticos entre 5% a 15%, Paulo avalia que até o Dia das Mães, o volume de vendas deverá dobrar. Outros presentes como jóias, roupas, calçados e celulares também estão sendo bem procurados.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Campanha de vacinação atingiu 58,52% dos idosos do município

Faltam dois dias para a Campanha de Vacinação do Idoso ser concluída e apenas 58,52% de pessoas com idade acima de 60 anos receberam a vacina contra ea gripe Influenza.

Segundo a coordenadora do PSF/Atenção Básica, Glicia Pagnan Silveira, se a meta não for alcançada até sexta-feira, a campanha será prorrogada.

Atualmente a população idosa do município é de 4.891 pessoas. Neste número, 2.640 já foram aos postos ou unidades receber a vacina. O número mínimo exigido pelo Ministério da Saúde é que se atinja, pelo menos, 75% dos idosos. Os dados foram apurados no dia 1º de maio.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Escaravaco continua protestando contra decisões tomada em Assembléia

As reclamações são relacionadas a administração da Cooperaliança, por falta de investimento na redução do custo da energia elétrica para o setor industrial, entre outras reivindicações.

Depois que a Cooperaliança anunciou publicamente resposta ao ofício emitido pelo associado Arnoldo Escaravaco, o cooperado entrou com petição no Ministério Público.

“Todos os assuntos citados por mim foram direcionados em favor da Cooperaliança. Em momento algum eu citei o nome de ninguém, defendo a empresa porque estou cumprindo com as minhas obrigações de sócio”, disparou Arnoldo, respondendo a algumas afirmações publicadas no Jornal Içarense em edições da semana passada.

Sobre as quatro solicitações de Escaravaco a Cooperaliança respondeu apenas duas: “Eles enviaram a cópia da ata e o tal dos votantes, mas não remeteram a quantidade de votos que aprovou o aumento do prolabore do presidente e os salários dos conselheiros, e nem a cópia do ofício encaminhada pelo Conselho de Administração com a proposta de aumento a ser analisada”.

“O custo da administração da empresa que era de aproximadamente R$ 15 mil, irá se aproximar a R$ 30 mil, devido o salários dos conselheiros ter subido de R$ 415 para R$ 965. É inadmissível”, protestou. “Outra questão é o setor industrial, que cresceu em 2008 18% e precisa de mais investimentos”, argumentou.

“O custo de energia elétrica para o setor industrial custa de 20 a 25%. Isto é, mais que os custos da Celesc, é um absurdo!”, completou ele.

O gerente administrativo da Cooperativa, Tarcisio Lima, afirma que não haverá uma nova assembléia, exceto esta seja de decisão da justiça. “O associado tem todo o direito de reivindicar, porém, nós não podemos anular uma proposta, por causa de apenas um dos integrantes”, disse Lima. “A assembléia foi aberta ao público e estiveram mais de 400 pessoas presentes, se existia alguma contradição, esta deveria ter sido questionada no dia”, ressaltou.

Lima ainda lembrou que atualmente a empresa não tem nenhuma reclamação por parte das indústrias e tudo está funcionando dentro da normalidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Parecer contra Gentil da Luz será emitido nos próximos dias

Os processos que o prefeito e o vice de Içara respondem na justiça eleitoral e que dizem respeito à abuso de poder econômico e a rejeição das contas devem ter a resposta do MP ainda nesta semana.

O impasse da cassação do atual prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), e do vice, José Zanolli, da coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, terá mais um capítulo durante a semana.

De acordo com o autor do processo, o advogado do Partido Progressista, Gabriel Schonfelder de Souza, os processos em que o prefeito responde por abuso de poder econômico e as rejeições das prestações das contas na época de campanha, serão emitidos dentro dos próximos dias pela Justiça Eleitoral.

“O processo está com vistas desde o dia 30 de abril ao Ministério Público para a elaboração de um parecer. O prazo em lei é de cinco dias para manifestação”, explicou Souza.

Em relação ao recurso contra a Expedição de Diploma, pela causa de Abuso do Poder econômico (caixa dois), o ofício “será encaminhado para a Procuradoria Pública para emissão de parecer e, logo após, será aberto prazo para alegações finais”, finaliza o advogado da Coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, que tinha como candidato Heitor Valvassori, prefeito de Içara na época das eleições.

Até o fechamento da edição não foi possível fazer contato com a advogada de defesa Katerine Schrainer de Gentil da Luz, que terá uma nova audiência no dia 19 de maio com o juiz eleitoral da Comarca de Içara.

Fotos: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: A Cultura em todos os tons (Parte 8)

Volto a falar em cultura, desatacando a cultura formal e a cultura informal. Ambas fazem parte da formação do ser humano, hoje aquilatada com a mesma importância. Não é possível negar os valores da cultura informal, desde os primeiros balbucios até a formação do caráter com valores lapidado desde o berço. E são os pais, estes primeiros mestres a trabalharem os aspectos que darão a estrutura de um ser social, participativo e construtor de novos conceitos culturais. Não é em vão o adágio de que quem é bom já vem de berço. Entretanto, também sabemos que as mãos que embala este berço, é a mesma que impulsiona o homem (ou a mulher) para a inclusão no seu meio. É na família que se encontra a fina oficina capaz de lapidar valores para a formação comunitária e social da nação.

Tomo aqui as palavras de Dalva Maria de Lucca Dias: (...) sem história não há como se constituir cidadão, sujeito de seu destino, emancipatório e participante. O “eu histórico” é parte de tantos eus humanos que sonham um país entre iguais. Solidário, democrático, mais justo e mais humano (Revista Comemorativa). E de praxe sabemos que, a primeira história de um ser humano é a história familiar. Só podemos explicar na sociedade o que se passa no seio da família dos cidadãos. Então a cultura informal é a base da formação de um cidadão e, também de uma nação.

Dalva Maria de Lucca Dias, ao se reportar sobre a EEB. Salete Scotti dos Santos, e a atuação como professora no Ginásio Normal Dom Jaime de Barros Câmara, criado pelo governo do Estado, Celso Ramos, cita a presença atuante do pai, o saudoso comerciante Jorge Elias de Luca, ao qual é carinhosamente denominado, (com muita justiça): “um homem adiante do seu tempo e uma liderança política incontestável.” Isto vem reforçar a importância da família na participação da educação dos filhos. Mostra também o valor de um líder em uma comunidade. E mostra, sobretudo, que a realização de nossos sonhos só será possível se nos empenharmos de corpo e de alma. Nada é impossível para quem deseja verdadeiramente, pois até o universo parece conspirar para a realização de um sonhador.

Em nossas localidades, a escola sempre foi um centro cultural em todos os sentidos: festas, cursos, reuniões, catequese, até mesmo a biblioteca. Foi o Grupo Escolar Antônio João que me possibilitou as leituras que a condição econômica de minha família não permitia. E como eu, muitas pessoas tiveram acesso ao recurso cultural mais completo das décadas anteriores.

Eram as festas juninas que aproximava as famílias de todos os níveis sociais e econômicos, e todas as faixas de idade. O folclore junino era o ponto alto da festa, e o evento cultural fazia a integração familiar.

Todavia, se a história é um registro dos feitos de um tempo para as novas gerações, a prática pedagógica de quem está à frente da educação é uma marca fidedigna de historicidade. São os educadores que recebem crianças com a mais autêntica bagagem familiar; ou os jovens com os sonhos mais autênticos. Educadores e pais são formadores de conceitos capazes de conduzir pela vida escolar, sonhos de formação que enobrecem uma nação.

Sonhos e conceitos de uma vida escolar deixam marcas na direção tomada na caminhada da vida. Não é difícil vermos personalidades nacionais mencionando educadores que marcaram suas vidas, e iluminaram as decisões que fizeram a sua projeção social.

Isto é fruto da educação nos dois níveis: informal e formal, pois há também os que tiveram a projeção social e se acham os únicos donos da bola. Na verdade não houve uma lapidação dos valores humanos, pois somos uma soma dos que passaram pela nossa vida.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Trabalhadores

Depois que um trabalhador foi eleito Presidente da República o salário mínimo bate recordes de aumento, tendo reajuste todos os anos. A estabilidade econômica alcançada permite enfrentar a crise com redução de juros, ampliações de crédito, redução de impostos e mais investimentos que incentivam a geração de empregos, tanto que em meio a crise o presidente Lula lança um programa habitacional de 1 milhão de casas.

Temos o Prouni ampliando o acesso às universidades e o programa Bolsa Família que hoje atende cerca de 45,8 milhões de pessoas. O número de desemprego cai enquanto os trabalhadores de carteira assinada já ultrapassam os 27 milhões. Sabemos que ainda falta muito para conquistarmos uma sociedade igualitária. É preciso assegurar direitos sociais, trabalhistas e previdenciários; ampliar as políticas públicas afirmativas para as mulheres, negros, indígenas e quilombolas; acelerar a reforma agrária, potencializando a agricultura familiar; ratificar a Convenção 158 da OIT, garantindo ainda mais a geração de empregos de qualidade. É necessário estabelecer uma política de valorização do conjunto dos benefícios, de segurança e dignidade a aposentados e pensionistas.

Enfim, nossa luta ainda é longa, porém já encontramos o caminho para chegar à vitória, basta avançar ainda mais.

Décio Góes, deputado estadual (PT)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1615: EDITORIAL - Gentil da Luz busca apoio dos içarenses

Desde 1º de janeiro o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) vem buscando administrar Içara mas os problemas ainda estão longe de terminarem. Paralelo a isso, ele tem se defendido junto ao cartório eleitoral, que reprovou as contas da campanha e também dos ataques da oposição, que está usando todas as armas para que o peemedebista seja cassado. O caso está tramitando no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) e não tem data para terminar.

Tirando os pontos negativo, Da Luz começa a buscar apoio dos içarenses no Projeto Içara 50 anos e tem conseguido respaldo com a Mesa do Prefeito, que chegou a terceira comunidade, a Lagoa dos Freitas, depois de passar pela Barra Velha e Loteamento Jussara.

Mobilizar entidades não governamentais, lideranças comunitárias órgãos de serviços da Administração Municipal é uma amostra de que o prefeito Gentil da Luz está primando por um governo popular, que é uma proposta criada pelo Partido dos Trabalhadores do Presidente Lula.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.