O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EDITORIAL - Gentil pretende presidir Amrec

O Prefeito de Içara, Gentil da Luz, depois de campa-nhas vitoriosas nas elei-ções de Raimundo Colom-bo (DEM), governo de San-ta Catarina, de Dilma Ro-usseff (PT), Presidência da República, nos processos de cassações, e na vitória de Pedro Gabriel, na Coo-peraliança, pretende, ago-ra, presidir a Associação do Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
Mas para isso, terá que vencer no voto os prefeitos de de Treviso, João Réus Rossi, e de Lauro Müller, Hé-lio Bunn, todos do PMDB.
Gentil deve chegar em ci-ma da votação, pois viajou à Brasília, nesta quarta-feira, a pedido do senador Luiz Henrique da Silveira.

CHARGE

POLÍTICA - Gentil retorna à Brasília para protolocar projetos

O Prefeito de Içara protocolou nesta quarta-feira, na Capital Federal, novos projetos nos Ministérios da Integração Nacional e da Educação, e também reviu projetos anteriores.

(Simone Costa/Divulgação)

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), esteve durante toda a quarta-feira (23) em Brasília.
Novos projetos foram protocolados junto aos Ministérios da Integração Nacional e Educação e outros projetos aprovados pelo Governo Federal, também receberam atenção especial do prefeito.
Entre os projetos protoco-lados, destaque para solici-tação de creches e ônibus escolares, com liberação de recursos programada para os próximos dias. Já os projetos em andamento, como a construção de pontes de concreto e macrodrenagem para o bairro Nossa Senhora de Fátima, foram acompanhados pessoalmente pelo prefeito, que recebeu respostas positivas sobre a liberação financeira.
“A apresentação e acompanhamento pessoal dos projetos de Içara são uma garantia a mais para a liberação dos recursos financeiros. Temos muitas obras em parceria com o Governo Federal e queremos aumentar ainda mais esses investimentos”, destacou o prefeito Gentil, que entre uma passagem e outra pelo Congresso Nacional, encontrou vários prefeitos e deputados catarinenses, entre eles Clésio Salvaro, de Criciú-ma, que discutiam as reformas política e tributária.
Antes das visitas aos ministérios, o prefeito Gentil a-companhou o coordenador de Economia da Unesc, Mu-rialdo Gastaldon, ao Ministério do Trabalho. A decisão sobre a liberação de R$ 270 mil para a criação de um Instituto de Pesquisas Econômicas na Unesc foi adiada para 22 de março.
A reunião, mediada pelo secretário executivo do ministério, Paulo Roberto dos Santos Pinto, teve a participação do secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande e dos deputados Federais, Ronaldo Be-nedet (PNDB), Jorge Boeira (PT) e Edson Bez de Oliveira (PMDB).
Da Luz, aproveitou a via-gem à Capital Federal, pa-ra prestigiar a posse de E-vandro Jesus, amigo de ma-is de 20 anos, como assessor do senador Luiz Henri-que da Silveira (PMDB).

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“A nossa briga é por sonhos e não por discurso políticos”. Mário César Serafim, o Teda, sobre o motivo que levou a formar uma chapa de oposição à diretoria atual da Cooperaliança, que teve Pedro Deonízio Gabriel reeleito no último sábado, dia 19.

Só pra relembrar
no fim do ano de 2009 o secretário do Executiva do PMDB teve a petulância e arrogânciade usar a urna do Destaque Içarense para a eleição do diretório. O fa-to virou chacota na cidade e também no Estado, dando uma amostra de que o PMDB faz política com ama-dorismo e que precisa renovar seus conceitos. E de lá pra cá mudou muito pouco. Apenas Gentil Da Luz deu um rumo novo ao partido, que pode ainda melhorar.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é a maior sigla política brasileira, apesar de não ter até hoje elegido nenhum Presidente da Repúbli-ca através do voto direto, apenas o vice Michel Temer em 2010. Fundado em 1980, possui uma orientação política centrista. É sucessor do Movimento Democrá-tico Brasileiro, legenda de oposição ao Regime Militar de 1964. O PMDB possui o maior número de filiados, bem como de prefeitos, vereadores e governadores de estados, além de ter a maior representação no Congres-so Nacional. Seu código eleitoral é o 15.

Em Içara
PMDB e PP sempre foram inimigos históricos, e de repente, da água para o vinho, viraram aliados.
Isso ocorreu na eleição da Câmara de Vereadores e da Cooperaliança, no último sábado.
Os tradicionais, não vê-em com bons olhos essa a-proximação iniciada por Gentil da Luz (PMDB) e Ar-naldo Lodetti Júnior (PP).


Gentil da Luz
foi convocado as pressas à Brasília, junto com mais sete prefeitos de SC, pelo senador Luiz Henri-que da Silveira, nesta terça-feira.
Hoje, ocorre a eleição da presidência da Amrec, e o Monge da Luz, ostenta o cargo, para isso deve fazer das “tripas o coração“ para chegar a tempo da votação.

Teve lideranças políticas
que fez média com as duas chapas na eleição da Cooperaliança, que teve Pedro Gabriel vencedor com 3.404 votos, contra 831 de Cléber da Silva.


Demorou
mas o PMDB percebeu que não podia deixar o ex-vereador Adelir Cabreira, um dos históricos do antigo MDB, fora do Governo Municipal.
Ele esperou, quieto no seu canto, e hoje assume a chefia de gabinete do Prefeito Gentil da Luz. Antes tarde do que nunca.

Um ex-petista
comentou que a política é dinâmica ao ver a capa do JI de ontem, quando aparece o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, junto com as lideranças que o apoiaram. Ele está se referindo ao PT e o PMDB, que estão mais próximos do que nunca do PP.

Frase
“Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer.” (Joseph Joubert- escritor ensaista francês - 1754-1824).

GERAL - Empresas fumageiras garantem compra de produção contratada

A Comissão Interestadual dos Produtores de Tabaco teve êxito nas negociações e as empresas fumageiras voltarão a comprar o produto; reunião no sindicado de Içara confirmou acordo.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Depois de mais uma rodada de negociações com empresas fumageiras, ocorrida terça-feira, dia 22, a Co-missão Interestadual dos Produtores de Tabaco conseguiu com que quatro delas concordassem com as reivindicações feitas pelos agricultores do Sul do País.
Em reunião, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, na manhã desta quarta-feira, dia 23, representantes de sindicatos das regiões de Tubarão, Criciúma e Araran-guá decidiram por unanimidade confirmar às empresas o retorno da venda do produto.
“As empresas vão retor-nar a comprar o produto e nós vamos avaliar se elas estão cumprindo o prometido, através de assemble-ias regulares com os agricultores”, explica o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Ca-tarina (FETAESC), Hilário Gottselig.
As fumageiras Philip Morris, JTI Kannenberg, Universal Leaf e Alliance One atenderam prontamente a convocação da comissão, representante le-gítima dos produtores da Região Sul do País.
As duas primeiras empresas assumiram o compromisso de melhorar a classificação do produto.
Já a Universal Leaf a e Al-liance One, além da classificação, prometeram, junto com as outras empresas que já participaram da negociação, cumprir os demais itens do protocolo firmado com a comissão: com-pra de toda a safra contratada; pagamento em quatro dias úteis; pagamento do frete e do seguro da carga; aval dos financiamentos; fornecimento de insu-mos e assistência técnica e fiscalização da classificação por órgãos oficiais e o acompanhamento da classificação das entidades que assinaram o acordo.
A maioria das empresas até agora assinou o protocolo que estabelece um reajuste de 10% a ser aplicado sobre a tabela safra 2008/2009, última resultante de acordo.
A Universal Leaf e Alli-ance One justificaram a não assinatura do protocolo por questão de sustenta-bilidade financeira. Elas a-legaram não poder seguir esse percentual de reajus-te. Mas, garantiram a manutenção da tabela de pre-ços praticada na safra 2009/2010.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair D’Es-tefani, a expectativa da FETAESC foi alcançada. O único problema é o impas-se gerado por um grupo de agricultores de alguns sindicatos.
“A posição deles é contrária a da comissão. Eles estão provocando estas mobilizações, não deixando que o fumo chegue às empresas. Nós somos a favor do diálogo e negociação, para que o produto, que está estragando, volte a ser comprado o mais rápido possível. Este é um an-seio dos agricultores. Não podemos impedir que eles trabalhem”, enfatiza Jair D’Es-tefani.
De acordo com o presidente, quatro dos sindicatos que estão provocando os protestos foram convidados para a reunião em Içara. Porém, nenhum re-presentante compareceu.
“Chamamos para estarem junto conosco, a fim de facilitar as negociações com as empresas. Porém, estes sindicatos, das cidades de Meleiro, Jacinto Ma-chado, Sombrio e Turvo; não quiseram participar da reunião. As empresas não os consideram representantes dos agricultores, e sim a FETAESC”, diz.
O presidente da FETA-ESC informou que, independente da continuação das mobilizações por parte dos sindicatos contrários à comissão, a decisão de voltar a vender o produto já está tomada.

POLÍCIA - Assaltantes abordam ônibus e são presos

Dois assaltantes tentaram cometer um crime inusitada no Balneário Rincão, eles abordaram um ônibus com estudantes universitários e anunciaram o assalto, mas foram embora sem levar nada.

(Maso Nyetto/Jprnal Içarense)

Na noite de terça-feira, por volta das 23h30min, dois homens abordaram um ônibus escolar para realizar um assalto, porém, como não se tratava de coletivo comercial, não lograram êxito e se evadiram do local. O motorista do ônibus conseguiu observar que um deles estava armado com revólver e que se evadiram em uma motocicleta com iniciais da placa “MEG” em direção a Lagoa dos Freitas.
Na manhã de ontem, por volta das 10h, uma guarnição da Polícia Militar de Içara se deparou com dois cidadãos em uma moto, sendo, que, um deles estava sem capacete, o que chamou atenção dos militares.
Ao se aproximarem, eles empreenderam em fuga, contudo, foi observada que a placa da moto seria a mesma do assalto da noite passada, o que fez com que a guarnição pedisse apoio e começasse uma varredura pela localidade.
Na Rua Geral da Lagoa dos Freitas, uma das guarnições avistou a moto em frente a um bar e realizou a abordagem. O condutor JLM, 23 anos, foi abordado, enquanto o caroneiro fugiu e adentrou em um mercado no bairro. Foi perseguido e abordado. Foi identificado como L.J.M.G., 18, e, na busca pessoal, foi encontrado no bolso da bermuda, onze pedras de substância semelhante a crack.
Após a detenção, L. confessou o assalto e informou que arma usada estava no pátio de um bar onde ele reside. Com apoio de mais viaturas, foi realizado busca no bar, na presença da mãe dele, onde o revólver foi achado com duas muniçõ-es intactas.
Os dois foram conduzidos à Delegacia Civil para lavratura do Auto Prisão em Flagrante e a motocicleta, por estar com documentos atrasados, foi recolhida.

VARIEDADES - Eliana Jucoski Monteiro é elo entre prefeitura e entidades

Eliana Jucoski Monteiro foi nomeada Gerente de Relações Institucionais pelo prefeito; ela tem o dever de acompanhar o trabalho das entidades que têm convênio com a Administração Municipal.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Devido à necessidade de acompanhar mais de perto a aplicação dos recursos das entidades que recebem convênio da Prefeitura Mu-nicipal de Içara, foi criado, pela primeira vez na cida-de, o cargo de Gerente de Relações Institucionais.
Para ocupar o posto, o prefeito Gentil Dory da Luz convidou a empresária Eliana Jucoski Monteiro.
“A ideia da criação do cargo partiu do prefeito a-pós ele perceber que esta-va com pouco tempo dispo-nível para cuidar destas instituições”, conta Eliana.
O convite foi feito de sur-presa, no dia 30 de dezem-bro, durante o 3º Abraço ao Hospital São Donato.
“Trabalhei 24 anos como empresária. Neste tempo, sempre estive envolvida com associações e causas filantrópicas. Durante o evento do hospital, o prefe-ito fez o convite de surpre-sa. Mas, foi uma surpresa boa”, ressalta a gerente.
É a primeira vez que Eli-ana ocupa cargo público. Em 2008, foi candidata à vereadora. Atualmente é vice-presidente do PMDB Mulher e membro da Câ-mara da Mulher Empresá-ria, ambos de Içara.
Eliana diz que chamou a atenção do prefeito após liderar a equipe vencedora da gincana realizada no 1º Abraço ao Hospital São Donato, em 2003, quando foram arrecadados os re-cursos para a construção do Pronto Socorro.
“A partir daí, como ele percebeu que eu sempre es-tava envolvida na ajuda às entidades, pensou no meu nome para intermediar o contato entre elas e a pre-feitura”, relata.
Eliana conta, que, no mo-mento, o Hospital São Do-nato é a instituição foco do trabalho. “Não podemos deixar o HSD perder a identidade. Ele tem um grande valor, pois nos dá muitas alegrias. Aproxi-madamente 90 crianças nascem na instituição por mês. O HSD faz parte da vida dos içarenses. Por is-so, as entidades precisam se unir em prol”, enfatiza a gerente que, após a posse no cargo, passou a estudar a situação do hospital.
Eliana informa que todos os eventos em comemora-ção aos 50 anos de Içara te-rão, de alguma forma, a-ções voltadas a arrecadar recursos para o HSD. “Já foram feitos pedágios e pa-ella. Temos ainda outros projetos durante o ano pa-ra ajudar o hospital. Estou em contato direto com a instituição e vejo o quanto está necessitada”, diz.
Todas as inaugurações de postos de saúde previs-tas para este ano terão e-ventos para ajuda ao HSD.
“Contamos com 19 Es-tratégias da Saúde da Fa-mília. São 120 agentes de saúde e enfermeiras que nos tem dado total apoio para a realização dos e-ventos”, elogia a gerente.
Eliana declara que quer cobrar das entidades uma aplicação eficiente dos re-cursos para promover o au-mento do Índice de Desen-volvimento Humano (IDH) da cidade, que é o mais bai-xo da região carbonífera.
“Mesmo não sabendo de nenhuma irregularidade, a Administração Municipal deve observar. Pois precisa apresentar à sociedade on-de e como está sendo apli-cado o dinheiro”, afirma.

ESPORTE - Unicinco e Brasília decidem o VerãoBol Multicópias Sênior

Foram conhecidos na noite de ontem os dois finalistas do VerãoBol2011, e a decisão do título da Taça Fátima Esportes será entre Unicinco e Brasília, na próxima sexta-feira, na Arena do Coroa

(Nei Costa/Divulgação)

As equipes do Unicinco e Brasília vão decidir o títu-lo do Verãobol Multicópias Sênior – Taça Fátima Es-portes.
A final será realizada na sexta-feira, a partir das 20h, na arena do Coroa Bom de Bola, no Balneário Rincão, em Içara.
As vagas foram conquis-tadas na rodada desta quarta-feira. Marcelo Em-balagens e Mathesch, que tinham a melhor campa-nha na competição e joga-vam pela vantagem do em-pate, mas, dentro da arena de areia, foram surpreen-didos pelos adversários e ficaram de fora.
Em uma partida bem disputada a Unicinco des-bancou o Marcelo Emba-lagens ao vencer por 4 a 2, com gols de Adailton (3) e Juciomar, descontando Vânio e Murilo.
No jogo de fundo, o Brasí-lia também reverteu a van-tagem do Mathesch ao ga-nhar por 2 a 0. Betinho e Vamilson garantiram a classificação.
O Unicinco contabiliza quatro vitórias, dois empa-tes e duas derrotas. En-quanto o Brasília conquis-tou seis vitórias, um empa-te e uma derrota.
Para valorizar a competi-ção, na sexta-feira, na preli-minar será disputada uma partida entre atletas com mais de 50 anos.
Logo após a decisão en-tre Unicinco e Brasília, os organizadores farão um jantar com as equipes e convidados no salão de fes-ta da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, Centro do Balneário Rincão.
A competição teve início no dia 3 de janeiro e até o momento foram realizados 54 jogos, com um total de 160 gols marcados, média de três gols por partida.
O artilheiro da competi-ção é Murilo (Marcelo Em-balagens), com 8 gols.