O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CAPA: Edição1.985 - Içara, 10 de outubro de 2010

Polícia Civil investiga assalto à loja de material de contrução
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Reiniciados serviços no acesso a Brra Velha
(Divulgação)


Hoje é o último dea para inscrição de cruso no Sine
(Daniala Soares/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Políticos devem dar exemplo de cidadania

Por mais de 120 dias os candidatos à deputados es-taduais e federais, à sena-dores, à governadores e á presidentes espalharam placas de propagandas por várias partes do muni-cípio, em locais públicos e particulares
Alguns cabos eleitorais, de candidatos vencedores e derrotados esqueceram de retirar o material de pro-paganda. Quem disputou somente o primeiro turno, foi o caso em Santa Catari-na, o prazo era até 3 de no-vembro, já, quem disputou o segundo turno, como o-correu para presidente, o prazo vence no fim do mês.
Quem não recolher o ma-terial poderá ser multado e estará dando um mau e-xemplo aos eleitores.

CHARGE

Jonas IGNÁCIO


Belezas da
Cidade Mel


A cidade onde vivo é um berço de culturas, costumes di-versos e belezas inigualáveis. Da nossa terra pura, doce e amendoada nascem os frutos valorosos, alimentados no seio caloroso de Içara. As pessoas vivem saciadas e ditosas aqui, na união da boa terra, no ventre quente de amor.
O lugar onde vivo é alegre e luminoso, cheio de pássaros admirados pelo belíssimo canto, árvores e flores de todos os tipos, tons e formas. Aqui conversas amigáveis desenrolam-se em lugares inusitados e cotidianos: nos bares de esquina agitados pelo forte aroma do álcool, nas lavouras imensas que sustentam muitas famílias, nos ban-quinhos das praças cimentados, no frenesi das filas de ônibus e também nos deliciosos e revigorantes passeios matinais.
A bola corre solta por aqui, seja menino ou seja menina, todos jogam com a mesma destreza sem nenhuma distinção. O futebol, seja em campinho de areia seja em gramado, é paixão das nossas crianças. Vê-las correndo, dando sangue e suor pela posse da bola de gomos é indescritível. A poeira cintilante levantada pela paixão a esse objetivo e pela ânsia de conquistas pulsa firme nos frágeis corações, e, de grão em grão, de sonho em sonho, decai lentamente no colo da irmã areia, que ninam seu suor e suas lágrimas em seus doces e carinhosos sulcos. No fim da partida as crianças estão com a pele em pasta pela combinação de terra e suor, seus cabelos sujos e emaranhados em contraste com o vento afeiçoam seus rostinhos, mas mesmo sujas é notável a alegria que não se abala. E assim elas retornam para seus lares, na tarde vermelha, ofegantes e decididas, olhos brilhantes e um sorriso no rosto, leve e delicado.
Quando amanhece e a brisa da noite se extingue o trem aparece e felicita os moradores com seu apito ensurdecedor e melodioso. As pessoas, já fora do aconchego da cama, observam-no e com ele brindam o nascer de mais um lindo sol. A fumaça brumosa deixada pelo trem flutua levemente até pender graciosa nos trilhos cor de mel. O café neste momento ferve e borbulha, quente e úmido c-mo nossos corações ávidos por amor.
O suor dos dias de trabalho nas lavouras de cereais, fu-mo e leguminosas escorrega da face cansada e penetra com suavidade no solo, metamorfoseando-se lentamente no mel puro que existe só aqui. Neste lugar de encantamentos, belezas e terna magia. Rotulada, a cidade mais doce do Brasil.
Um dia, quem sabe, lá no futuro, quando tudo estiver completamente mudado e o cheiro das terras de minha Içara já escaparem a mim, possa-se olhar para tudo isso e sentir grandes e vãs saudades.
Queira a Deus que lágrimas quentes desçam dos meus olhos e salguem minha face, para que eu me recorde que nada disso foi mera ilusão. As lágrimas serão as únicas lembranças do mel puro e da terra doce, nascidas no seio da mãe Içara que me acalentava e afagava meus medos e inseguranças da minha pobre e frágil inocência...

POLÍTICA - Grupo de oposição à diretoria da Cooperaliança inicia campanha

Após as eleições em todo o país, o município de Içara se mobiliza para um novo pleito; agora é a vez de eleger a nova diretoria para a distribuidora de energia do município, a Cooperaliança.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A eleição da nova direto-ria da Cooperaliança, que acontecerá em março de 2011, já provoca reação de lideranças políticas do mu-nicípio, que começam a se articularem para a forma-ção de chapa opositora.
Com uma comissão elei-ta, o grupo de oposição, for-mado por empresários as-sociados, reuniu 25 presi-dentes de bairros nesta se-gunda-feira, dia 8, para o-pinar sobre as alterações do estatuto e discutir ideias para compor o programa da chapa de oposição.
“Deixamos claro que a chapa existe em razão da reforma estatutária, apro-vada na assembleia geral, em outubro. As alterações foram feitas sem uma am-pla discussão da socieda-de, na ‘calada da noite’, com o objetivo de legislar em causa própria. Como içarenses que somos, não aceitamos esta situação”, enfatiza um dos integran-tes da comissão, o conta-dor e advogado Mario Cé-sar Serafim, o Teda.
De acordo com Serafim, o número de lideranças de bairro e convidados pre-sentes na reunião foi acima das expectativas. Cerca de 60 pessoas compareceram.
“Há um anseio dos mu-nícipes de ter uma coopera-tiva voltada aos interesses dos cooperados. Entre ou-tros assuntos, discutimos a necessidade de baixar o custo da energia elétrica, conforme estabelecido pela Aneel”, frisa.
A chapa de oposição se comprometeu a, depois de seis meses de eleita, realizar uma mudança estatutária profunda. “Queremos cri-ar uma gestão transparen-te, que traga de volta a co-operativa às mãos dos as-sociados e cooperados.
“Lançamos um adesivo para chamar a atenção da população. Por enquanto, o material não faz referên-cia à campanha. Só depois que vamos complementar a frase, para que as pessoas entendam o nosso objeti-vo”, explica Serafim.
Fazem parte da comis-são do grupo de oposição, escolhida no dia 25 de ou-tubro: Cléber Luis de Oli-veira da Silva, Diogo Val-vassori, Edson Cardoso, Edson Valvassori, Edson Ricardo Toretti, Fabiano Manarin, João Batista Pa-vei, José Pizzetti, Laudir Brogni, Márcio Dalmolin, Mário César Serafim e José Valter Batista.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Peço até desculpas de público. Aqueles votos que votam nela. A gente sabe foi muita gente. Se faltasse mais mil votos para a Ada ela ainda seria deputada. Se faltassem 600 votos para o Dóia ele não se elegeria. Ela fez 1,6 mil na outra e-leição com todo o trabalho do Walmor de Luca e ele era deputado federal. E, agora, ela fez quase três mil votos. Acho que foi um resultado bom”. Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), sobre o comentário da deputada estadual reeleita Ada Faraco de Luca, que desdenhou os 2.8 mil votos recebidos de Içara, logo após a eleições de 3 de outubro. O comentário dela repercutiu muito mal no meio dos peemedebistas, principalmente aqueles que trabalharam pela reeleição dela.

Drenagem e colocação de drenos
no canal fluvial que passa pelo Loteamento Izabel, no bairro Vila Nova, em Içara, foi à solicitação dos vereadores e moradores ao secretário de Obras, Jairo Celoy Custódio. Na reunião realizada nesta terça-feira ficou definido que o encarregado de obras, Márcio Realdo Toretti, vai visitar o local para determinar quais as ações a serem executadas.
“Amanhã estaremos no local para analisar como será realizada a obra de drenagem, para depois serem colocados os tubos”; explicou Toretti.

Para André Jucoski
autor do requerimento da reunião, a obra vai tra-zer resultados para as famílias que residem às margens do canal. “É uma área que com as fortes chuvas causa alagamen-tos em boa parte das casas ribeirinhos. Espera-mos que a prefeitura exe-cute essa obra que vai proporcionar segurança nos dias de chuvas”; co-mentou vereador.

Hoje
às 19h, a reunião é para discutir sobre as obras de instalação da rede de es-goto nos bairros Jardim E-lizabete e Jaqueline.
Os vereadores preten-dem questionar os respon-sáveis pela obra, Samae, Setep e Caixa Econômica Federal, sobre a forma que é realizada as obras de repavimentação das ruas.
É o segundo encontro para tratar do assunto.

Gentil da Luz
enfatizou em Florianópolis que Içara tem uma das melhores Secretarias de Assistência Social do estado, sendo modelo para diversas cidades.
Em outras palavras, ele afirmou que o Adair Benjamin de Souza, o China, fez um bom trabalho na pasta.
Então porque a sua demissão? Será que foi uma questão política ou burocrática?

O forte vento
de ontem assustou al-gumas comunidades de Içara, mas sem problemas maiores, ao contrário de Criciúma, que teve muitos estragos.

Representando SC
e a Colônia de Pesca Z-33, do Balneário Rincão, Maria Aparecida Lucia-no, participa de quinta a-té sábado, em Brasília, de Seminário sobre a pesca.

Frase
“Político honesto é aquele que, depois de comprado, permanece comprado”. (Simon Cameron - ex-secretário de guerra norte americano)

GERAL - Sine convida jovens para curso do Projovem Trabalhador

Curso de Auxiliar de Escritório tem duração de seis meses, com bolsa auxílio de R$ 100 mensais; até o momento houve pouca procura; e o Sine dispõe de 35 oportunidades de empregos.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Hoje é a última oportuni-dade para jovens de 18 a 29 anos se inscreverem pa-ra o curso de Auxiliar de Escritório, no Sine de Içara.
As aulas serão realiza-das durante seis meses, com bolsa auxílio de R$ 100 mensais, mais lanche.
A iniciativa integra o projeto Projovem Traba-lhador, em parceria com o Ministério do Trabalho e A-dministração Municipal.
A coordenadora do Sine, Helen Marangoni, aponta que existe a possibilidade de prorrogação do período de inscrições em razão da baixa procura. “No merca-do de trabalho a qualifica-ção é essencial. Esta seria uma ótima oportunidade para quem almeja uma o-portunidade”, ressalta.
O curso dispõe de 35 vagas.
Helen comenta que o Sine tem registrado grande demanda nos serviços. Somente no último mês, foram re-alizados 664 atendi-mentos, com 221 soli-citações de Seguro De-semprego.
Neste período, 133 pessoas foram cadas-tradas, sendo que 51 delas garantiram as vagas no mercado de trabalho. Atualmente o Sine dispõe de 175 vagas diretas de em-prego.
A coordenadora res-salta que os eventos de fim de ano deverão impulsio-nar a disponibilização de vagas no mercado de trabalho em Içara.
O atendimento é das 13h às 19h. Para a inscrição do curso ou realização de ca-dastro de emprego é preci-so apresentar documento de identidade, Carteira de Trabalho e CPF.

POLÍCIA - Carro usado em assalto pode indicar autores do crime

Na noite da última segunda-feira, dia 8, uma loja de materiais de construção foi alvo de assalto na Rodovia SC-444, quando três homens fizeram funcionários reféns e os prenderam com algemas.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

A investigação do assalto que surpreendeu funcionários da Loja de Materiais de Construção João Zanette, na noite de segunda-feira, 8, já está direcio-nada. O carro utilizado no crime, um Ford Ka prata, com placas de Itajaí, indicou o nome do dono e possível envolvido na ação. “Estamos em um bom começo de investigação”, avalia o delegado Fernan-do de Faveri.
O veículo foi encontrado na rua Antônio Guglielmi Sobrinho, próximo ao estabelecimento assaltado, na Rodovia SC-444, no trecho do Centro.
Conforme o delegado, no automóvel estavam um pé de cabra, uma algema e um capus, conhecido como ba-la clava, que teriam sido utilizados no assalto. O veículo não possui nenhum registro de furto.
O assalto
Três homens armados e encapu-zados teriam rendido os proprietários, inclusive os algemando. A a-ção ocorreu por volta das 20h30-min quando não havia mais expediente e a loja estava sendo fechada.
Os assaltantes obrigaram as vítimas a os levarem ao cofre da loja, que continha R$ 5 mil em dinheiro e mais cheques. O conteúdo foi levado e o trio fugiu em seguida.
Após o assalto o dono, acionou as Polícias Militar e Civil, que fizeram rondas e apenas acharam o carro.

VARIEDADES - Tranqüillo Pissetti faz 25 anos e comemora com atividades

A escola, que completou 25 anos de fundação em 2010, realiza neste mês de novembro dois eventos especiais, em comemoração ao Dia da Consciência Negra e Projeto Intercâmbio Estudantil.

(Arquivo)

Dois eventos preparados pela E.M.E.F Tranqüillo Pissetti, localizada no ba-irro Nossa Senhora de Fáti-ma, em Içara, acontecem no final deste mês.
O primeiro, no dia 22, tem como objetivo comemo-rar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Neste dia, a escola rece-berá a professora Kelly Cristina, ganhadora de um prêmio nacional, pelo Edi-tal de Ideias Criativas para o 20 de Novembro - Dia Nacio-nal da Consciência Negra 2010, da Fundação Cultu-ral Palmares, do Ministé-rio da Cultura.
A educadora trará ofici-nas de dança; contação de história, com personagens afro e penteados afro para os alunos. Haverá também apresentações artístico-culturais, através de uma banda, organizada pela professora Ana Lúcia dos Santos Maciel. O grupo é formado por adolescentes de escolas públicas.
“A banda foi criada com o intuito de valorizar o po-tencial dos jovens, evitan-do a evasão escolar e o ris-co social por ociosidade. Uma belíssima apresenta-ção num ritmo parecido ao da Banda Olodum”, expli-ca a coordenadora pedagó-gica da escola, Luciana de Cássia Geremias.
O evento escolar faz par-te da implementação da Lei 10.639/03, que visa a in-clusão, no currículo oficial da rede de ensino, a disci-plina História e Cultura Afro-brasileira.
Já no dia 29, a escola es-tará concluindo o Projeto Intercâmbio Estudantil com a Escola Especial So-nho Dourado, a Apae de Içara. “O projeto vem sendo feito desde o início do ano letivo e visa promo-ver uma interação social entre os nossos alunos e os alunos portadores de defi-ciência”, conta Luciana.
Os estudantes das duas escolas trocaram cartas. Os alunos da E.M.E.F. Tran-quillo Pissetti estiveram na escola especial em agosto, onde puderam conhecer os colegas, assistiram a apre-sentações artísticas, co-nheceram as oficinas e lan-charam juntos.
Agora, no dia 29, será a vez da E.M.E.F. Tranqüillo Pissetti receber a visita dos alunos e professores da es-cola especial.
“Eles conhecerão a nos-sa escola. Haverá apresen-tações artísticas, um amis-toso de futebol, além de um lanche gostoso e entrega de pequenos mimos, para que os alunos guardem de re-cordação, deste momento tão especial para todos os envolvidos”, ressalta a co-ordenadora pedagógica.
Ainda de acordo com Luciana, as ações pedagó-gicas visam à educação in-clusiva e atendem a uma necessidade atual da socie-dade: aprender a respeitar e conviver com as diferen-ças. “Afinal, todos somos diferentes, todos temos nossos potenciais, assim como nossas limitações. A ideia é conhecer, conviver, respeitar promovendo a i-gualdade de direitos e de espaços sociais”, finaliza a coordenadora pedagógica.

DISTRITO - Trecho da rodovia ICR-353 já está sendo pavimentado

Obra passa por segunda etapa, que compreende serviço de terraplanagem; e Prefeito Gentil Dory da Luz afirma que é meta pavimentar 50 quilômetros de estradas até o mês de dezembro.

(Divulgação)

As obras de pavimentação da ICR-353, que liga a Lagoa dos Esteves à Barra Velha, no Distrito Balneário Rincão, seguem em andamento. O primeiro trecho da rodovia já foi asfaltado e a segunda etapa continua com os trabalhos de terra-planagem. Durante esta semana, o local recebeu a vistoria do prefeito, Gentil Dory da Luz, juntamente com o membro da Associação de Morados de Barra Velha, Mauri Viana.
“Nossa programação é deixar 50% da estrada preparada com base até o final de dezembro”, garan-tiu o engenheiro Léo Char-les da Luz, da Construtora Fernandes (Confer).
Já o prefeito afirmou que vai acompanhar de perto os trabalhos. “Esta obra é funda-mental para a comunidade. A Administração Municipal tem como meta pavimentar mais de 50 quilômetros de estradas no município e pa-ra atingir este objetivo todos os esforços estão sendo empenhados, pois muitas das vias já em andamento, as pavimentações entregues e as que estão em projeto para o próximo ano são reivindicações antigas da comunidade”, enfatizou.
A obra orçada em R$ 3,2 milhõesé uma parceria com o Governo do Estado, orçada e possui seis quilômetros de extensão.
As principais ruas e Ave-nida Leoberto Leal do Balne-ário Rincão estão sendo revi-talizadas pela Subprefeitu-ra, que também está fazendo limpeza, patrolamento e colocação de saibro nas ruas do Distrito. Em forma de cronograma, os trabalhos estão sendo executados em diversos pontos da praia.