O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.943 - Içara, 03 de setembro de 2010

Ex-servidores da Afasi devem recorrer junto ao TRT/SC

(Arquivo Jornal Içarense)





Larvas de camarões aparecem na beira-mar da Praia do Rincão

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)





Comunidade envolvida com horta medicinal

(Foto: Alex Cichella/ Jornal Içarense)

EDITORIAL - Violência tem que ser coibida

A comunidade içarense está apreensiva com o cres-cente número de furtos, roubos, crimes por tráfico de drogas. E também com o envolvimento de menores nas maioria das ocorrências policiais.
Sabe-se que as Polícias Civil e Militar estão se empenhando no combate ao crime, mas a falta de efetivos prejudica as diligênci-as e com isso, o crime sai ganhando. A ação que está sendo realizada em todo o Estado é válida desde que sejam presas os chefões e não os peões, que apenas cumprem ordens.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane Mendes


Direito do portador de necessidade especial

O principal direito dos portadores de necessidades especiais é o direito a integração social. Um grande avanço nesta luta foi a entrada em vigor no Brasil da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, que foram assinados em Nova Iorque, nos EUA, em 30 de março de 2007, e internalizada pelo Brasil por meio do Decreto 6.949, de 25 de agosto de 2009.
O Decreto é uma legislação que traz grande avanço para as normas de proteção ao portador de necessidades especiais.Em seu primeiro capítulo, o Decreto traz a definição de pessoas com deficiência, apontando que “são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”. Também deixa claro o seu propósito, que é “promover, proteger e assegurar o exercício pleno e eqüitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente”.
Os princípios que norteiam esta norma são: o respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas; a não-discriminação; a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade; o respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade; a igualdade de oportunidades; a acessibilidade; a igualdade entre o homem e a mulher; e o respeito pelo desenvolvimento das capacidades das crianças com deficiência e pelo direito das crianças com deficiência de preservar sua identidade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos já previa vários direitos, civis, políticos, econômicos e sociais, que se estendem também aos portadores de necessidades especiais, entretanto, estas pessoas possuem necessidades especiais a serem satisfeitas, entre elas o direito a inserção social. A Constituição Federal também estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente, na rede regular de ensino, em seu inciso III do art. 208, visando, justamente, a plena integração na sociedade.
Tudo isso porque as pessoas com necessidades especiais necessitam de tratamento diferenciado para que possam realmente ser inseridos na sociedade.

POLITICA - Ex-servidores da Afasi revoltados com decisão do TRT favorável a AMI

Ex-funcionários da Afasi ganharam na justiça o pagamento das rescisões de contrato, em função das demissões ocorridas em janeiro de 2009, porém, a Administração Municipal reverteu a ação.

(Arquivo Jornal Içarense)
A Administração Municipal de Içara (AMI) reverteu e festejou a decisão de ação coletiva ganha no ano passado, em primeira instância, pelos ex-funcionários da Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi).
O Poder Executivo recorreu ao processo, julgado no dia 25 de agosto, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Florianópolis.
A decisão, em segundo grau, afastou a responsabilidade da Administração Municipal no que diz respeito às verbas trabalhistas dos ex-funcionários da extinta Afasi.
Segundo o procurador do município, Walterney Ângelo Réus, o juiz entendeu que “a relação trabalhista dos demitidos da Afasi é com a entidade e não com a administração municipal”.
Ainda cabe recurso ao processo. Mas, para o procurador “a matéria é favorável à Administração”.
Para a ex-servidora Jane Regina da Silva, a decisão “é um absurdo”. “Eu trabalhava dentro da Secretaria de Saúde, para o Govenro Municipal. Quem mandava em mim era o secretário de Saúde e o prefeito, não a Afasi. Por isso, vou lutar por meus direitos. Trabalhei por oito anos na saúde, tinha crachá, além de outras provas de como trabalhei dentro da prefeitura”, reclama.
Jane ainda esclarece que, na época, era coordenadora das agentes de saúde e que todos os servidores contratados pela Afasi, inclusive ela, foram indicados por vereadores e pelo prefeito. “Os servidores contratados pela Afasi eram todos indicados por políticos. A única coisa que a Afasi fazia era receber o dinheiro da Administração, recurso vindo do Ministério da Saúde, e pagar os funcionários”.
A ex-servidora explica que, na época em que foi aprovado o projeto, o atual prefeito, Gentil Dory da Luz, era um dos vereadores que aprovaram a contratação da Afasi e encaminharam o pedido ao então prefeito da épica, Deobaldo Pacheco.
Para Jane, o fato da atual administração ter chamado os ex-servidores para fazer acordo, já mostra uma contradição. “Não entendo como a prefeitura (Administração) diz não ter responsabilidade para com os servidores e nos chamou para fazer acordo para pagar parcelado o que devia”, insinua.
O Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado de Santa Catarina (Senalba) está lutando na justiça junto com os ex-servidores. Mas, a maioria dos ex-trabalhadores já possui advogado individual, que cuidam do caso.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“A reativação da fanfarra foi um compromisso que assumimos para valorizar nossos estudantes, que participaram com alegria das apresentações, contagiando a todos”. Secretaria de Educação de Içara, Geovana dos Santos, nesta quinta-feira, após a fanfarra se apresentar no ato cívico na Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco.

Pedro Marques
ex-gerente operacional do Sistema Autônomo Municipal de água e Esgoto (Samae) pede ao vereador Jurê Bortolon (PMDB) que dê os nomes do “Ali Babá e os Sete Safados” (será que ele não quiz dizer Branca de Neve e os Sete Anões) do Samae, conforme declarou na sessão de segunda-feira, na Câmara Municipal.
Marques pede que o vereador faça uma retrospectiva de mais de três anos atrás, quando pediu que o Legislativo fizesse uma CPI no Samae para averiguar as suspeitas de irregularidades e que até hoje nada foi feito. Apenas o presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), fez um ameaço e ficou somente nisso.

Vereador
André Mazzuchello Jucoski (PSDB) entrou com o Requerimento 165/10, para que a Mesa Diretora convide o secretário de Obras do Município, José Eloir do Nascimento, para uma reunião na Câmara Municipal no dia 6, às 16h-30min, com moradores dos bairros Espigão Primeiro, Vila Alvorada e Urussanga Velha, para tratar sobre a poeira e a manutenção das estradas.
Nascimento não compareceu na reunião de quarta-feira, no Espigão.
Os moradores ficaram chateados com o descaso do multisecretário.

O progressista
Osmar Manoel dos Santos solicitou a presença do presidente do Samae, Paulo Preis Neto, e do diretor da Setep, para uma reunião no dia 9, às 18h, na Câmara Municipal, para discutir sobre os tapa-buracos em Içara.
Marzinho prometeu que levaria o documento, provando que o recurso de R$ 100 mil para a construção do Posto de Saúde de Nossa Senhora de Fátima veio da deputada Ângela Amin e não de Edson Bez, mas não o fez.
Agora é a vez de Acirton Costa levar o documento, na segunda-feira.

Candidatos
marcaram presença no comício da Políaliança realizado quarta-feira no Clube Ipiranga. Um deles foi o Adilor “Dóia” Guglielmi, que vem trabalhando para ser um dos eleitos em 3 de outubro. Alguns dos cabos eleitorais do tucano são o ex-vereador e secretário de Agricultura de Içara, Silvio Viana, e o ex-vice-prefeito de Içara, Henrique Guglielmi, primo de Dóia.

GERAL - Iniciativa desenvolve primeira horta medicinal do município

Parceria entre Associação de Moradores, Clube de Mães e ESF do Nossa Senhora de Fátima foi criada a horta medicinal comunitária com cerca de 30 ervas, com aprovação da Secretaria de Saúde.

(Foto: Alex Cichella/ Jornal Içarense)
Com uma ideia e várias raízes, a comunidade do Nossa Senhora de Fátima, em Içara, desenvolve a primeira horta medicinal comunitária do município.
A iniciativa da Associação de Moradores local integrada ao Clube de Mães, surgiu em decorrência do espaço vago nos fundos da Unidade de Saúde que será inaugurada no dia 18.
“Ficamos muito satisfeitos com a prontificação da comunidade. Acredito que os outros clubes de mães poderão aplicar a ação em suas unidades”, considerou o secretário municipal de Saúde, Laudo Calegari.
Camila Martins, enfermeira chefe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, considera que “os chás proporcionarão um conforto extra a quem realiza tratamento médico, o cultivo permitirá ainda uma aproximação entre equipe de saúde e moradores”, ressalta.
O presidente da Associação de Moradores do bairro, Edson Cardoso, aponta que a iniciativa é de extrema importância ao bairro.
Munida de enxada e boa vontade, Neli de Oliveira, assim como as outras mulheres da localidade, levou as ervas que dispunha em casa para o plantio. “Acredito que o nosso trabalho ajudará muitos moradores. Sempre que puder vou ajudar na manutenção”, comentou.
Cerca de 50 tipos de ervas e de árvoresforam plantadas, entre arruda, cidreira, boldo, cebolinha, hortelã, guiné, babosa, camomila e malva. A horta, que será mantida pelas participantes do clube de mães, ficará a disposição dos residentes locais como alternativa medicinal.
“A idéia é muito boa e vamos cuidar de tudo com muito carinho porque sabemos que muitas pessoas utilizarão o que foi plantado”, explica a presidente do clube de mães, Maria Cardoso Patrício.

GERAL - Larvas de camarões cobrem praia

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)

Pescadores e locais foram suspreendidos nesta quinta-feira, ao ver que a orla do Balneário Rincão estava coberta por milhares de pequenos camarões.
Os crustáceos ainda em período de desenvolvimento, teriam sido abandonados na praia em função do tamanho.
O presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Picollo, denunciou o caso à Polícia Ambiental e ao APA da Baleia Franca.

POLÍCIA - Operação integra Polícias Civil e Militar para tirar acusados das ruas

Ação de cumprimento de mandado de prisão é realizada em 51 municípios do estado; até o momento em Içara não houve prisões e a operação deverá acontecer até o próximo sábado, dia 4.

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)
Na busca por indivíduos com mandado em aberto, policiais civis e militares estão integrados em 51 municípios de Santa Catarina, em operação promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Em Içara, segundo o delegado da Polícia Civil, Rafael Marin Iasco, há dezenas de mandados de prisões em aberto.
“Na última quarta-feira tentamos cumprir seis mandados, mas infelizmente não tivemos êxito”, declarou. Iasco explica que muitos os acusados não residem por muito tempo no mesmo local e que em vários registros constam endereços falsos, o que tem interferido nos resultados da ação.
Os policiais realizaram ontem um levantamento para retomar a operação nas ruas até o próximo sábado, 4.
A operação totalizou até o momento 243 prisões no estado. Somente em Criciúma, em Araranguá, em Arroio do Silva e em Capivari de Baixo, seis pessoas foram detidas.
A ação prioriza o cumprimento de ordens judiciais referentes a crimes mais graves, como homicídios, estupros e assaltos e tráfico de drogas.
De acordo com Iasco, a atual gestão da Segurança tem coordenado operação semelhante todos os meses.
“Estamos trabalhando para aumentar a segurança no município”, finalizou.

VARIEDADES - Projeto Luz do Saber oferece alfabetização digital no Rincão

Pescadores e crianças do Distrito Balneário Rincão são alfabetizados com o auxílio de computadores, através do projeto Luz do Saber, parceria entre a Colônia de Pesca Z-33 e a Unesc.

(Divulgação Unesc)
O projeto Luz do Saber, promovido pela Colônia de Pescadores Z-33, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), está auxiliando o processo de alfabetização de jovens e adultos por meio do uso do computador e promovendo a inclusão digital entre pescadores do Distrito Balneário Rincão, em Içara.
Segundo a pedagoga e voluntária, Maria Aparecida Luciano, a Colônia possui dois computadores, com os quais 32 adultos têm aulas, ministradas por estagiários da Unesc.
As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30min às 17 horas. As crianças da comunidade também são beneficiadas com aulas de reforço escolar. Cerca de 72 crianças, encaminhadas pela Escola Estadua Melchíades Bonifácio Espíndola, estão matriculadas nas aulas que acontecem nas terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O projeto Luz do Saber é uma continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Colônia de Pescadores Z-33 com o programa do Governo Federal, Pescando Letras.
De acordo com a voluntária Maria Aparecida Luciano, o programa já alfabetizou quase 200 pessoas no Distrito Balneário Rincão.
Agora, os pescadores estão sendo alfabetizados com o Luz do Saber, que é um projeto novo.

Pescando Letras é um programa do Governo Federal

Visando promover a inclusão social dos pescadores e pescadoras profissionais e aqüicultores e aqüicultoras familiares, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (hoje o Ministério de Pesca) inscreveu no Projeto Político o Programa Pescando Letras, um compromisso que se integra ao esforço nacional de ampliação do direito de acesso à alfabetização promovida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Brasil Alfabetizado.

Objetivo geral:
Atender à necessidade urgente de alfabetização dos pescadores e pescadoras profissionais e aqüicultores e aqüicultoras familiares, jovens e adultos, numa perspectiva de educação continuada, tomando em consideração o contexto sócio-político dessa população e o desafio de fortalecer a sua participação na construção de espaços democráticos.

ESPORTES - Meninas com bom desempenho no Campeonato de Futsal da LAI

A quarta rodada da competição feminina será realizada neste sábado, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, em Içara, e os destaque são as equipes do Cantinho Lanches e do Bonsucesso.

(Foto: Divulgação)
Os marmanjos que se cuidem pois as mulheres estão dando um show de bola no Campeonato Feminino de Futebol de Salão (Futsal), 3ª Taça Magia Cosméticos, que vai para a disputa da quarta rodada neste fim de semana, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, em Içara.
Neste sábado serão realizadas mais três partidas, com início às 18h, entre Plaszom x Sky Board’s B, depois jogam Sky Board’s A x Vila Nova, seguido de Budny x Cocal do Sul e a rodada será encerrada, às 20h30min, entre Bonsucesso x Índia Produtos Naturais.
Nas rodadas já realizadas foram contabilizados 88 gols, com uma média de sete gols por partida.
Faltando apenas duas rodadas para o término da competição algumas equipes já estão com o passaporte para a próxima fase, garantido, como é o caso do Cantinho do Lanche e do Bonsucesso.
As quartas de final tem previsão de inicio no dia 18 de setembro, sábado.
O destaque até o momento foram as duas goleadas, por 15 a 0, que a equipe da Budny sofreu na segunda rodada para Cantinho do Lanche, líder do Grupo A, e na rodada seguinte foi a vez das atletas do Sky Board’s B balançarem a rede da Budny por 15 vezes. A equipe vem fazendo o pior desempenho da competição, já foram três derrotas em três jogos.
O sucesso dos jogos femininos está se estabelecendo a cada ano que passa, de acordo com a entidade organizadora, a Liga Atlética Içarense (LAI), pois os jogos tem um público significativo, pois além das beleza das meninas em quadra, o bom futebol jogado por elas está chamando a atenção de muitos profissionais do esporte.
Dando uma amostra de que o esporte está em alta, na semana passada a equipe da Unesc sediou uma das fases do Campeonato Nacional de Futebol Feminino, em Criciúma.