O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 22 de junho de 2010

CAPA: Edição1.890 - Içara, 22 de junho de 2010

Contas de 2006 de Heitor Valvassori são aprovadas





Penúltima rodada do Bocha será nessa terça-feira






Agentes comunitárias de Içara participam de curso de capacitação

EDITORIAL - Pesos e medidas diferenciadas

Ao aprovarem as contas de 2006 do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP) os vereadores mostraram que usam pesos e medida diferentes, dependendo da ocasião.
Isso porque o Tribunal de Contas do Estado deu mesmo parecer pedindo pela reprovação das contas de 2007 como fez com de 2006. Se antes os vereadores votaram contra, o deixando Valvassori inelegível por 3 anos porque aprovaram a de 2006 nesta segunda-feira.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Vereadores aprovam as contas de 2006 de Valvassori

Legisladores de Içara votaram contra o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que sugeria a rejeiçãos das contas de 2006 do ex-prefeito de Içara, que teve um déficit orçamentário.

Parece que a estratégia da oposição em retirar da votação as contas do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP), referentes ao ano de 2006, da sessão da Câmara de Vereadores na sessão do segunda-feira, dia 14, deu resultado.
Ontem, por por sete votos contrários e três favoráveis os vereadores rejeitaram o parecer do Tribunal de Contas de Santa Catarina, que sugeria a rejeição das contas do exercício de 2006 da Prefeitura Municipal de Içara, assim aprovando as contas do respectivo ano.
Na sessão desta segunda-feira, pela mesma quantidade de votos, também foi derrubado o veto do Prefeito Gentil Dory da Luz do Projeto de Lei Complementar PLC PL 001/2010 que altera a atual Zona Mista Diversificada (ZMD), constante no mapa de zoneamento e adequação de uso as Zonas, que trata a lei nº. 842, de 02 de janeiro de 2001, para Zona Mista de Serviços (ZMS).
Antes da sessão o presidente do Legislativo, Acirton Costa (PMDB), afirmou que iria se reunir com a legenda para saber a decisão que seria tomada. “Possivelmente será aprovada”, finaliza sobre as contas.
Já André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PS-DB), declarou que conversou com a oposição, ala a qual pertence. “Votarei pela aprovação, pois há coisas que não justificam a reprovação”, comenta o tucano içarense.
Antônio de Mello, o Toninho (PMDB), ressalta que a votação deveria ser de acordo com o parecer do Tribunal de Contas que é pela rejeição das contas.
O voto de Darlan Carpes (PP), será o de derrubar o parecer do Tribunal, pois “as contas foram reprovadas por déficit no orçamento, e não por irregularidades”.
Diego Vitorassi (PDT), afirmou não ter conhecimento sobre o parecer do Tribunal, e acrescentou que “as contas serão retiradas da pauta”.
Na opinião de Itamar da Silva (PP), “quando um prefeito gasta a mais, é porque ele fez obras, o que justifica o orçamento”. O voto do vereador será contra o parecer, assim como o do colega de bancada, Joaci Domingos, o Boca.
Precavido, Jurê Bortollon (PMDB), relata que antes de emitir a opinião precisará saber o que está na pauta da sessão, opinião que também é compartilhada por Neuzi Berto da Silveira (DEM). “Provavelmente seremos contra o parecer e de acordo com a aprovação das contas”, disse o Democrata.
O presidente da Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas, Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), declara que as contas já passaram pela comissão, e que ele e os demais integrantes, Polakinho, Jurê, Itamar e Neuzi já tomaram a decisão. “A maioria irá votar pela aprovação, pois o processo é o mesmo do anterior, e ele gastou mais do que o previsto no orçamento, e deve ser aprovado”.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“O José Zanolli em menos de um mês já fez mais do que o Gentil Dory da Luz em um ano e meio”. Vereador Antônio de Mello (PMDB), dando uma espetada no prefeito que é do seu partido, ao elogiar o vice-prefeito dos Democratas, que está no cargo provisoriamente.

Um novo encontro
para discutir sobre as obras das alças de acesso da Rodovia SC-444 na entrada dos bairros Jardim Elizabete e Centro de Içara, foi realizado nesta segunda-feira a reunião que contou com a presença do Prefeito em Exercício, José Zanolli, Secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, responsável pelo sistema de trânsito da cidade, Paulo Preis Neto, comerciantes da localidade e vereadores
As melhorias apresentadas pela Administração Pública foram aceitas pelos comerciantes, que serão a colocação de camada asfáltica do trecho onde está inacabado, estacionamento vertical e colocação de placas de sinalização de trânsito.
Zanolli pretende, em aproximadamente 15 dias, pavimentar o trecho solicitado, caso não ocorra períodos de chuvas. “Conforme o prefeito será realizado as obras de melhorias, haja visto que era uma reivindicação antiga dos comerciantes locais e moradores do bairro Elizabete. As alças de acesso facilitarão o trânsito no local”; comentou Diego Vittorassi (PDT), autor do requerimento da reunião.
É importante que os comerciantes fiquem antenados no calendário porque 15 dias passam rápido.

As contas
de Heitor Valvassori (PP) de 2006, que tinham o mesmo parecer das 2007 pelo Tribunal de Contas, pela rejeição, foram aprovadas nesta segunda por sete votos favoráveis. A de 2007 foi rejeitada.
Agora, o cidadão içarense fica matutando para saber quem dos cinco vereadores da coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, que mijou fora do pinico. E agora?

O vereador
Jurê Bortolon (PMDB) não poupou críticas aos vereadores da coligação: “Por Uma Içara Mais Humana”, que tem cinco vereadores, divididas em três bancadas: PMDB, PDT e DEM. “As vezes acho melhor confiar nos vereadores de oposição do que os de situação. A moral que nõs tinhamos na Câmara, foi enterrada hoje”, no horário político da sessão de ontem.

Vereadores de Içara
são que nem birutas de aeroporto, conforme o vento mudam de posição. Uma prova foi a votação de ontem.
Isso que tem vereadores afirmando que não tinham ciência do parecer do Tribunal de Contas. Querem enganar quem, se a documentação está desde 28 de outubro de 2009 na Casa, segundo a assessoria de impresa da Câmara de Vereadores de Içara.

Frase do dia
“Todo o político fica uma fera quando o chamam de irracional”. (Stanislaw Ponte Preta - escritor brasileiro).

GERAL - Curso capacita mulheres para função de agente comunitária

Curso ensina 120 mulheres a trabalharem em função do bem-estar e saúde das comunidades; e no último fim de semana a capacitação reuniu mais de 40 odontólogos de Içara e região.

Um grupo de 120 mulheres se prepara para atuar como agentes comunitárias de Saúde (ACS), os quais percorrem as residências de diversas localidades para fornecer orientação de prevenção de doenças e enviar quando necessário ao encaminhamento médico.
Os agentes também podem avaliar as condições de higiene das casas, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros. Eles trabalham em conjunto com profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).
O curso teve início em março, com término estipulado para agosto. As alunas estão divididas em quatro turmas, com realização das aulas no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (SINDSERPI), no bairro Primeiro de Maio, duas vezes por semana.
A capacitação tem carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 teóricas e 280 de ensino em serviço, recebendo orientação de profissionais da saúde e educação.
Dentre os assuntos abordados no curso estão: a Saúde Bucal, Saúde mental, Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança, Prevenção as Violências, Tuberculose, entre outros temas importantes para o desempenho da função de agentes comunitárias
O curso é promovido pela Escola de Formação de Saúde (EFOS), em parceria com as gerências de saúde das Secretarias de Desenvolvimento Regional, com apoio do município e Ministério da Saúde.
Já no último fim de semana, mais de 40 odontólogos de Içara e região receberam capacitação sobre atendimento emergencial, promovido pela Secretaria de Saúde do município, por intermédio do departamento de odontologia. Da rede municipal de saúde, que conta atualmente com 18 odontólogos, participaram mais 85% do efetivo, pois alguns profissionais participam de outros cursos de especialização.

POLÍCIA - Motoboy fica ferido ao cortar frente de carro na Rua Vitória

Segundo registro da Polícia Militar o entregador do Meck’s Lanches, que cortou a frente do Corolla e acabou sofrendo ferimentos leves, foi levado pelos Bombeitos ao Hsopital São Donato.

Três acidentes movimentaram a Polícia Militar de Içara no fim de semana.
Conforme informações da Polícia Militar de Içara, o motoboy D.V., 25 nos, conduzia a motocicleta placa LZD-5697, de Içara, quando cortou a frente do Corolla placas DKC-6569, de Içara, dando um susto no motorista F.S.N., 24, na noite de domingo, dia 20, em frente ao local de trabalho, na Rua Viória, Centro. A ação foi presenciada por populares.
Com dores na perna esquerda e no ombro direito V. foi levado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital São Donato, onde realizou exames e foi liberado pouco tempo depois. Já o motorista do carro, nada sofreu, apenas danos materiais.
Na mesma noite, os bombeiros ainda atenderam D.V.C., 35, que perdeu o controle da CG150 placa VTA-1453, de Içara, na Rodovia SC-444, em Vila Nova. A queda provocou escoriações no queixo . Ele também foi levada ao HSD e foi liberado pouco tempo depois.
A.O.L., 18 anos, vai responder inquérito por crime de trânsito, por atropelar uma criança de cinco anos, que sofreu várias escoriações pelo corpo, na noite de domingo.
De acordo com as informações preliminares, ele estava pilotando uma motocicleta no bairro São José, quando atingiu a vítima. Depois de se envolver no acidente, o jovem fugiu sem prestar socorro, mas teve a placa da motocicleta identificada e acabou localizado momentos depois pela Polícia Militar.
Pelo menos seis pessoas morreram no trânsito em Santa Catarina neste final de semana. Três das mortes aconteceram em acidentes registrados na Grande Florianópolis, e as outras em ocorrências no Vale do Itajaí.

VARIEDADES - FAI distribui agasalhos arrecadados em campanha

A Campanha do Agasalho 2010 “Mãos que Aquecem”, lançada no dia 8 de junho,realizou a doação dos agasalhos e cobertores recolhidos às famílias moradoras do Loteamento Jussara.

A Campanha do Agasalho 2010 “Mãos que Aquecem”, que foi lançada no dia 8 de junho, foi promovida pela Fundação Assistencial de Içara (FAI) com o apoio da Administração Municipal, e Secretarias Municipais tem recebido apoio da comunidade. As doações que ainda podem ser feitas na sede da FAI estão sendo distribuídas às famílias cadastradas pela Secretaria de Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda.
Nesta segunda-feira os moradores do Loteamento Jussara receberam roupas de cama, mesa e banho.
Acompanhada da presidente do clube de mães do bairro, Yolanda Lili Leandro, a representante da FAI, Lúcia Zanolli Pizzetti, visitou famílias para a entrega das peças que “vão com certeza aquecer muita gente”, declarou.
De acordo com a vice-presidente da Fundação Assistencial de Içara, Marielza Inácio da Luz, as doações tem chegado e são fundamentais para que as famílias mais necessitadas do município sejam aquecidas. “Este trabalho social e outros que realizamos na Fundação ganham força com a participação efetiva da população que tem atendido aos chamados e tem feito sua doação”, salientou ela.
Para Fernanda Ribeiro de Souza, beneficiada com as doações, cada peça recebida tem uma importância ‘muito grande. Precisamos desta ajuda e fico feliz porque as pessoas continuam doando para ajudar outras famílias também”.
Este ano, simultaneamente às doações, uma programação de entrega dos agasalhos recebidos foi montada em alguns clubes de mães e da terceira idade do município. Os próximos bairros a receberem as doações são Vila Nova e Esplanada. Marielza ainda ressalta que os agasalhos também podem ser retirados na sede da FAI (Praça da Juventude Fernando Pacheco) nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min.

ESPORTES - Criciúma vence Avaí e encara Chapecoense

Criciúma se comportou bem neste sábado contra o Avaí, venceu pelo placar de 3 a 1, com o resultado o Tigre terminou em primeiro na tabela e segue no mata mata enfrentando a Chapecoense.

Criciúma terminou a participação no Returno da Copa Santa Catarina com uma vitória por 3 a 1 sobre o Avaí. Com este resultado o Tigre termina em primeiro do grupo e segue para o mata-mata contra a Chapecoense. Primeiro jogo está marcado para o meio de semana na Arena Condá, Oeste do Estado.
Tigre começou melhor e abriu o placar com Lincoml aos 32 da primeira etapa, em um chute forte de média distância. Aos 43 falta para o Tigre. Brida cobrou e Nino de cabeça marcou o segundo. O terceiro gol vio dos pés de Fernando Gaúcho, ao 27 em cobrança de penalidade. O jogador aproveitou para comemorar com uma máscara do Tigre. O gol do avaí foi anotado por Rafael Costa aos 34 minutos.
Termina hoje o prazo para inscrição de jogadores na Copa Santa Catarina. E o Criciúma terá novidades. O clube confirmou o reforço para a disputa do restante da temporada. O novo contratado também vem do futebol do Rio Grande do Sul. Trata-se de Carlos Alberto Rodrigues Gavião.
O volante de 30 anos foi um dos destaques do Pelotas na disputa do estadual deste ano. Formado pelas categorias de base do Grêmio, o jogador também tem passagens pelo Santos. Em abril o jogador chegou a ser anunciado, mas a negociação não foi confirmada.
Enquanto isso, o Tigre inicia a semana projetando a semifinal do returno para quarta-feira. A intenção era transferir o jogo no Indio Condá, diante da Chapecoense, para quinta-feira, mas as dificuldades de contato estão inviabizando a alteração do jogo do Returno.

ESPORTES - Aberta penúltima rodada do Municipal de Bocha


Nesta terça-feira, as canchas de bocha da cidade estarão movimentadas, pois será aberta a 13ª rodada do Returno do Campeonato Municipal, com a disputa de sete partidas.
Confira: Sanga Funda x Transporte Raichaski, Vidraçaria Santa Luzia x Bar do Nado, Cancha do Nanico B x Cancha da Figueira (eliminado), Cancha do Salmi x Campo Mãe Luzia, Cancha do Ronaldo B (eliminado) x Barracão B, Carretruck Liri x Terceira Linha e Bar da Cancha B x Cancha do Argeu B.
Os jogos são retomados na quinta-feira, dia 24. Faltam apenas uma rodada para encerrar a primeira fase, onde se classificam 16 equipes, para as oitavas.