O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Edição 1.788 : EDITORIAL - O psicológico provoca doença

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.



Depois que o vírus da Gripe Influenza A (H1N1) iniciou no México, em abril, e rapidamente se espalhou pelos quatro cantos do mundo, a pandemia tomou conta da vida das pessoas, que mudaram os hábitos rotineiros.Mesmo sem estar apresentando os sintomas, teve aqueles que se sentiram doentes psicologicamente, pelo fato do assunto estar na mídia diariamente. A cisma provocou doenças.
Escolas sem aulas, cartórios fechados, práticas esportivas e reuniões canceladas, entre outras atividades que causaram aglomerações, foram formas de tentar evitar que o vírus se espalhasse. Um grande número de pessoas ficaram doentes, quase levando o país ao caos. Principalmente as que tem imunidade mais baixa, como crianças, gestantes e idosos
Com a temperatura mais amena o vírus diminuiu o ritmo e as pessoas voltaram a normalidade no trabalho,como se nada tivesse acontecido. Tanto que hoje, ninguém fala da Gripe Influenza A (H1N1). O fato é que o vírus, na época, mudou a higieninização das pessoas, que haviam esquecido da prática de lavar as mãos antes das refeições.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Cerveja & Saúde

Segundo a mitologia romana, a palavra cerveja teria a origem em Ceres, Deusa da Agricultura. Portanto, podemos dizer que, em determinado contexto, a cerveja pode ser considerada um produto agrícola.
Mitologia à parte, os primeiros registros de bebidas fermentadas tipo cerveja datam de 6.000 anos, na civilização suméria, Mesopotâmia.
Em muitos livros médicos sobre a história da cerveja e as propriedades medicinais, encontram-se referências sobre a atuação do consumo de cerveja na melhoria da saúde e na longevidade de civilizações antigas, devido às vitaminas e calorias que continha, além de salientar as propriedade como bebida diurética, laxativa e sedativa. Em se falando de calorias, é bom lembrar que um litro de cerveja é menos calórico que a mesma quantidade de um refrigerante .
Mais recentemente, a exemplo das observações e estudos feitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente na França, onde os consumidores habituais de vinho desenvolvem menos doenças cardíacas e circulatórias, atingindo maior expectativa de vida, a cerveja também vem ganhando destaque crescente, como veremos a seguir.
Ação antioxidante
No 2º Simpósio de Saúde e Cerveja, realizado em Bruxelas (outubro, 2001) foram apresentadas aos membros do Parlamento Europeu, imprensa e público em geral as últimas pesquisas científicas sobre os benefícios do consumo moderado de cerveja.
E, de certa forma, não surpreendentemente, um dos importantes benefícios da cerveja, principalmente aquela produzida com malte de cevada, é a ação antioxidante, uma vez que cereais e grãos são uma ótima fonte de antioxidantes. Cervejas com alto teor de antioxidantes geralmente têm grande quantidade de polifenóis, cujas propriedades antioxidantes também já foram comprovadas.
Outros benefícios dignos de nota são fornecidos por outro ingrediente essencial na composição da cerveja - o lúpulo. Responsável pelo aroma e amargor, caracteristicos da cerveja, e tão apreciados por matar a sede, o lúpulo e os derivados também agiriam como antibiótico natural, além de outras propriedades medicinais, entre elas:
• A cerveja é livre de microorganismos patogênicos, que não sobrevivem nela.
• Possui compostos com ação antiinflamatória
• Possui compostos sedativos que combatem o estresse e induzem o sono;
• Possui flavonóides com potente ação antioxidante
• Possui compostos amargos (lúpulo) que estimulam o trato digestivo, pelo aumento da produção de ácidos, estímulo do fluxo de sangue, facilitando a digestão e estimulando o apetite, principalmente benéfico para pessoas com dificuldades nutricionais.
• Possui compostos com ação diurética e efeitos benéficos nos problemas de bexiga;
Entretanto, também foi ressaltada a importância do consumo moderado para que se possa alcançar esses benefícios. Consumo moderado que seria, no máximo, três copos diários, preferentemente, às refeições, ou acompanhada de algum alimento
Concluindo, a cerveja se apresenta como uma bebida equilibrada, de baixo teor alcoólico (3% a 4%) e níveis significativos de vitaminas (folatos, em particular), minerais e silício. O Consumo regular e moderado pode tornar-se um estilo saudável de vida, juntamente com uma alimentação equilibrada.
Portanto, a palavra de ordem é brindar à vida com bom senso e moderação!

POLITICA - PT comemora 30 anos com uma festa no Balneário Rincão

O diretório municipal de Içara completa 30 anos de luta e para comemorar a data realizará uma peixada, no centro comunitário, aproveitando o evento vai empossar o novo presidente.



O Partido dos Trabalhadores (PT) de Içara, está completando 30 anos. Para comemorar o fato, e também empossar o novo diretório do partido, que foi eleito em novembro, será realizada a 1ª Peixada do PT, sábado, no Centro Co-munitário do Distrito Bal-neário Rincão, em Içara.
Os ingressos estão sendo vendidos à R$ 10,00.
Estarão presentes o candidato ao senado Claúdio Vignatti, os deputados Jorge Boeira (federal) e Décio Góes (estadual) e o ex-vereador José Paulo Serafim, entre outras lideranças. A senadora Ideli Salvatti não poderá participar, pois estará em São Paulo, gravando um dos programas políticos para a sua campanha.
Conforme o novo presidente, José “Rubens” Borges, o público esperado é de 350 pessoas. “Os ingressos estão sendo vendidos, e estamos com uma boa aceitação”, declara.
Em relação ao mandato, afirma que pretende au-mentar o número de filiados. “Darei continuidade ao trabalho que Maria Canever fez na presidência, abrindo as portas às no-vas filiações, para solidificar ainda mais o partido em Içara”, enfatiza.
Também planeja a criação da Secretaria da Juventude, para organizar o núcleo jovem do partido e ensinar noções de política.
Outro projeto da gestão, é a implantação da política de fiscalização, onde uma equipe será designada para fiscalizar os gastos do munícipio.
O presidente comentou so-bre as eleições, que vão ocorrer em outubro. “Vamos trabalhar para que Dilma Rousseff seja eleita presidente, Ideli Salvatti governadora e Claúdio Vignatti senador”, comenta o petista.

COLUNISTA - Maso Nietto


“Espelho meu governo ao Dunga, que é um lutador e no final é um campeão, sempre aberto a novos desafios, ao contrário de Romário, que é um craque, mas está sempre envolvido com a polícia, desta vez por não pagar a pensão dos filhos”. Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, fazendo uma análise da sua administração, que completou 10 meses.

Monge da Luz
ou Gentil Dory da Luz, Prefeito de Içara, se diz um homem religioso, que acredita na sua absolvição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo de cassação, impetrada pela coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, encabeçada pelo PP, através do advogado Gabriel de Souza.
E ainda ele prevê que será o primeiro prefeito reeleito em Içara.
Pelo que conheço a oposição, ao ler esse comentário, vai se ouriçar toda.


Cada vez

que as máquinas das prefeituras chegam em alguns bairros os mora-dores comemoram com um bolo de aniversário, pois isso acontece de ano em ano.
Já com os vereadores e deputados a comemoração ocorre de quatro em quatro anos, bem perto das eleições.
Se ligam políticos.


Errata

Não houve encontro entre o prefeito Gentil Dory da Luz e o deputado estadual Manoel Mota, para discutir a nomeação do ex-vereador Wagner Pizzetti, como secretário de Obras.
O que aconteceu foi uma reunião em Florianópolis, mas, entre Mota e Pizzetti, mais o assessor Fábio Freitas, para discutir sobre esse assunto.

Depois de um entrave
os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Içara começaram a ser entregues, nesta sexta-feira. O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única recebe desconto entre 20% e 30%, com vencimento em 9 de abril. Quem optar pelo parcelamento o pagamento inicia em 12 de abril. Os carnês do IPTU vão estar disponíveis no final de semana na sub-prefeitura do Balneário Rincão.
Em tempo de informatização e globalização os carnês deveriam estar disponíveis na Internet, como ocorre na Prefeitura de Criciúma. É uma ideia.


Neste sábado

acontece mais um mutirão de limpeza da orla do Balneário Rincão, em Içara. Os participantes vão recolher o lixo da praia e orientar moradores, veranistas e turistas.
O mutirão começa às 9h, ao lado da Plataforma de Pesca Norte.
A iniciativa de manter o Rincão limpo é do Tablóide Alternativo.

Confira enquete
do site Sul Noticias pa-ra deputado estadual.
José Paulo Serafim -PT (35,97%); Décio Góes -PT (15,51%); Acélio Casa-grande - PMDB (10,74%); Tati Teixeira - PSDB (9,94%); Adilor Guglielmi - PSDB (8,35%); Ada de Luca - PMDB (7,16%); Val-mir Comin - PP (5,96%) e Altair Guidi - PPS (4,37%).
Vão a luta cambada!!

GERAL - Rua Nereu Ramos está intransitável no Rincão

Moradores alegam que já fizeram duas reclamações junta a subprefeitura, mas que até agora nada foi resolvido, e após melhorar o tempo, eles ameaçam fechar a rua, como protesto.



Para os moradores da Avenida Nereu Ramos, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, chuvas são sinônimo de caos.
Há quase duas semanas a rua está intransitável, o que obriga os motoristas a trafegarem pela parte do passeio das casas. É o que relata o morador Alex Sandro Manoel. “Há uns 15 dias, fizemos uma reclamação verbal, onde pegaram nosso nome, CPF, telefone e endereço, mas não fizeram nada”, garante.
Na semana passada, eles encontraram o vice-prefeito José Zanolli, que os aconselhou a irem à Sub-Prefeitura, para reinvindicarem a melhoria. “Fomos até lá e falamos com o Dido, o encarregado de obras. Contudo, ele nos disse que deveríamos ter paciência, pois há ruas piores que a nossa”, conta. Caso o problema da rua não seja resolvido nos próximos dias, os moradores pretendem fechar a rua, como forma de protesto. “Só estamos esperando o tempo melhorar para que isso ocorra”, argumenta.
Conforme o encarregado da Secretaria Obras de Içara, Dilnei Lima, após o término de melhorias na Barra Velha a Nereu Ramos será arrumada. “Essa será nossa prioridade”, afirma.

POlÍCIA - Com pagamento de taxa mensal valor em Lan House sofrerá reajuste

Depois das novas regras implantadas nas Lan Houses de SC é hora dos proprietários reverem as tabelas de preços e começarem a se adequar as novas regras que valem até o final de janeiro.



No dia 22 de outubro de 2009, o governador em exercício do Estado de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB), sancionou a lei 14.890, proposta pela Assembléia Legislativa, que disciplina o controle de usuários em estabelecimentos voltados à comercialização do acesso a internet, popularmente conhecidos como Lan Houses. O objetivo é dificultar a ação de pedófilos que usam as casas para propagar conteúdo de crimes sem ser identificado.
O prazo para adequação seria até a data de ontem, mas depois de uma reunião com o delegado Regional Jorge Koch, os proprietários dos estabelecimento conseguiram mais alguns dias de prazo para regulamentação até o fim do mês de janeiro, e caso não se encaixe nos padrões podem levar uma multa de R$ 2 mil ou até o fechamento do local.
Entre as exigências estão monitoramento por câmera de vigilância, cadastro dos usuários contendo número de documento de identidade, endereço, telefone, equipamento usado, horário do início e do término da utilização e protocolo IP. Além disso, para garantir o funcionamento legal da Lan House, o proprietário deverá providenciar: contrato social, CNPJ, autorização no juizado da infância e da adolescência (determinando o horário para este público), alvará da prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil (custo mensal de R$ 17,20 por computador instalado) e certidão negativa de antecedentes criminais.
O gerente da Lan House Sun Shine, Júlio Cesar Lemos, confirmou o valor de R$ 17,20, que é um valor estipulado em âmbito nacional, e que as primeiras exigências já estão sendo providenciadas, a compra das câmeras de segurança já foram feitas, enquanto o processo para o cadastramento do usuários está sendo organizado.
“O que irá prejudicar os donos de Lan House é o valor da taxa, já que a soma mensal irá deixar salgado o investimento que foi feito. Os usuários dos devem esperar um reajuste no valor hora”, finaliza.
Adolescentes até 12 anos podem ficar até as 18h, já os que tem 16 anos, o horário final é às 22h.

VARIEDADES - Novidade na web: site abre espaço para novos artistas

O site Vitremax, criado a partir de um projeto de conclusão de curso, abre espaço para o ce-nário de música independente e mostra também fotos das festas de Criciúma e da Região Sul.



A Internet é o veículo de comunicação mais utilizada pelos jovens. Blogs (diários virtuais), Orkut, Twitter (microblogs) e sites, estão sendo cada mais mais utilizados para expressar opiniões pessoais e troca de idéias, bem como divulgação de material de novos artistas, aliando assim informação e diversão on line.
Essa é a proposta do site Vitrinemax, criado por Ananias Almeida, mais conhecido como Nani, em a-gosto de 2009, que reúne fotos das festas, dicas e sinopse dos filmes, indicações de leitura, e uma parte toda voltada para música, principalmente para o cenário de música independente na Região Sul. “Criei o site para a conclusão do curso de Webdesign”, conta Nani.
A coluna Karas Novas, apresenta entrevistas e fotos de bandas ou cantores inicantes, contando também a sua trajetória e disponibilizando as músicas para serem acessadas. “Sempre gostei e mexi com música, então achei que ali poderia unir as duas coisas”, explica.
Dentre os artistas que participaram da coluna, há Yasmin Mariá, de Siderópolis e a içarense Júlia Dias. A equipe é formada por quatro pessoas, além de Nani: Bruna Lacome, no social, Mariane Martins, na literatura, Eduardo Milioli, com a multi, e Nara de Bem, com a geral.
“Minha idéia inicial era fazer o site em parceria com a Bruna, mas não deu certo. Então, fiz sozinho e a chamei para ser colunista”, define.
Acesse e confira as novidades que ocorrem nas festas de criciúma e região no site: www.vitrinemax.net.

ESPORTES - Jogos do Praião agitam fim fim de semana no Rincão

Seis jogos completam a 5a rodada do Campeonato de Areia Praião 2009/2010, e o Praia, líder invicto do campeonato, com 12 pontos, enfrenta o Alô Você, buscando mais uma vitória



Neste fim de semana será realizada mais um confronto do Praião 2009/2010, Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções, que entra na penúltima rodada da primeira fase.
Até o momento foram realizados 24 partidas e as redes já foram balançadas 74 vezes, dando uma média de 3,3 gols por partida, sendo que o artilheiro é Filipe, da equipe do Esporte Clube Praia com 4 gols.
O líder da competição regional é o Praia, que tem 12 pontos, com 100% de aproveitamento e enfrenta sábado o Alô Você, que está na oitava colocação, e vem de uma derrota de 2 a 0 para o time do Siderópolis.
Já o CPAI, que tem um jogo menos, pretende marcar mais três pontos, desta vez encima do Ajax.
No domingo o São José tem compromisso difícil, mas não impossível, contra a Carbonífera Criciúma.