O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.955 - Içara, 23 de setembro de 2010

Gentil da luz apoia LHS e p petista Vignatti ao Senado
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Melhor idades participa de festa que antecipav Dia Nacional do Idoso
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Equipes de vôlei e de basquete estão fora da OLESC
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Siglas e políticos são farinha do mesmo saco

Pela forma que está sendo feito a política a ideologia é coisa do passado, e que vale tudo para se manter ou chegar ao poder.
O que leva a concluir que são todos farinha do mesmo saco e o que diferencia um dos outros são apenas as cores partidárias ou as pessoas que estão mamando no poderio, que trocam de quatro em quatro anos.
O PT, que na década de 1980 era o inimigo nº 1 da direita, governou o país por 8 anos com os partidos adversários, tendo apenas na oposição o DEM e PSDB.
Com isso, o ícone Lula fica na história do Brasil

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Ninho de Cobras

Será que o mundo virou uma competição onde fortes e fracos se enfrentam em uma guerra sem causa e sem efeitos. Pessoas incomodadas com o sucesso alheio como se fossem adversários. Pessoas brigam, irritam-se, falam mal, desesperam-se. Constroem inimigos no mundo dos relacionamentos decadentes.
Será que estamos em condições de conviver uns com os outros? Enxergar os pontos positivos e aclamar os esforçados. Deixar o incentivo sobrepor a inveja e viver o excelente de forma plena, madura e não ameaçadora.
Crescemos na maturidade, no bom senso, na cultura do a-mor. Não tenhamos motivos para brigar a não ser com nós mesmos. Afastar conceitos arcaicos que impedem a visão do lado positivo. Vamos elogiar mais.
Você já foi elogiado hoje? Já deu o seu elogio? Apostemos nos valores do homem. Vamos sorrir, apertar a mão, incentivar! Vamos torcer pelo sucesso a-pesar de pessoas vibrem pelo fracasso dos outros. Sejamos diferentes. A montanha não pode remover nossa fé. É necessário acreditar no que é bom, sem utopias. Acreditar no que é possível. O que é justo, nobre e viável deve ocupar nossa mente. Os conceitos de infelicidade não devem fazer parte de nossa vida, pois nos levarão as derrotas que nos colocarão a cohabitar com as ruínas.
Sejamos seres humanos com coração, mente e intenção. Deixemos de nos incompartibilizar com os outros, assim não teremos tempo para cuidar de nós. O nosso sucesso depende da nossa aprovação e não vive as custas do insucesso dos outros. Vivamos o conceito do melhor.
Vamos entrar no mundo dos vencedores fugindo do universo dos miseráveis que fazem de pequenas ações, grandes terremotos de dor, sofrimento e lamúrias. O negativo é réu condenado do que é positivo. Entendamos que o processo da vida é amar e ser amado, errar e pedir perdão, perdoar e ser perdoado. Viver juntos, sorrir juntos. O túmulo só levará o arrependimento de quem não praticou o amor. Aproveite o presente, por isso o presente é dádiva. Viva, saiba viver, compartilhe, torça, colha os frutos. Mude seu dia, sua vida. Muitos estão a espera de um astral melhor. Prove que será sempre melhor não viver no meio dos desanimados que perderam as suas forças, mas impulsionar de forma brilhante o caminho do viver.

POLÍTICA - Gentil mantém campanha para Vignatti e Luiz Henrique

Apesar de não concordar com algumas atitudes de Luiz Henrique da Silveira (PMDB), como a de apoiar José Serra (PSDB) o prefeito de Içara confirmou apoio ao ex-governador e candidato ao Senado.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB) es-teve nesta segunda-feira, dia 20, em São José, participando do último comício do candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB), em Santa Catarina.
Da Luz é coordenador de campanha de Dilma no Sul e marcou presença nos eventos da candidata e do vice, Temer, que é o presidente nacional do PMDB.
Na ocasião, o prefeito içarense reafirmou o apoio ao petista Cláudio Vignatti (PT), candidato ao senado, e declarou que não mandou retirar placa do candidato em Içara, ao contrário do que diziam alguns boatos na cidade. Além disso, disse que vai trabalhar forte pelo candidato, pois acredita que ele vai ganhar com Dilma e Temer no primeiro turno.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, o prefeito fez críticas ao também candidato ao senado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), por “bater” em Vignatti e pelo fanatismo pelo candidato à presidência da República José Serra (PSDB).
“Da mesma forma que não concordo que o Lula bata no Luiz Henrique, não concordo que ele bata no Vignatti”, defendeu.
O prefeito ainda alertou que Silveira pode sair prejudicado por não apoiar Dilma Rousseff. “Se os eleitores da Dilma resolverem não votar no Luiz Henrique, quem vai se eleger é o Paulo Bauer (PSDB) e o Vignatti. Os fenômenos desta eleição são a Dilma, Colombo e Vignatti”, declarou o içarense.
“Nosso projeto maior é fazer Dilma ganhar em Santa Catarina com Michel Temer. Todos os que são favoráveis a eleição deles são bem vindos ao nosso palanque”, finalizou Da Luz.
No comício, Temer disse que o prefeito de Içara foi participativo na campanha e que, quando Da Luz for a Brasília, não vai abrir a porta para ele entrar, mas sim “tirar a porta para a entrada dele”.
Gentil declarou voto para Dilma (PT), Colombo (DEM), Vignatti (PT) e Luiz Henrique (PMDB).

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Tem todo o meu apoio, estou trabalhando para que ele seja o presidente da Câmara.” Presidente da Câmara Municipal de Içara, Acirton Costa (PMDB), se referindo ao vereador Darlan Bitencourt Car-pes (PP), candidato à presidência da Mesa Diretora do Legislativo içarense.

O deputado federal Jorge Boeira (PT)

e candidato à reeleição, esteve no Jornal Içarense na tarde desta quarta-feira para visitar a redação e entregar material de divulgação da campanha.
Boeira elegeuse em 2002, com 51.142 votos. Depois, conseguiu aumentar a votação em 16 mil votos, em relação a primeira eleição, totalizando 67,259 mil votos, ficando na primeira suplência do PT. Assumiu oficialmente no dia 6 de janeiro de 2009 a vaga deixada por Carlito Merss que venceu as eleições à prefeito de Joinville.
O petista esteve no JI com Severiano Valentim, Simone Costa, Marli de Fáveri.
O ex-vereador Valmor Rosso é um dos coordenadores de Boeira em Içara.

O tucano (1)
Adilor “Dóia” Guglielmi teve várias placas e cavaletes danificadas nestes dias em Içara, em Criciúma e em Siderópolis.
Registrou Boletim de Ocorrência, mas não tem a quem acusar.

Além dele (2)
os candidatos Ronaldo Benedet (PMDB), Ivo Carminatti (PMDB), Zé Milton (PP), Romanna Remmor (DEM), Altair Guidi, Acélio Casagrande (PMDB) e Celso Menezes (DEM) também sofreram prejuízos.

O empresário Aldo Wagner Fernandes

candidato à deputado estaual pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro), juntamente com Jerônimo Alves, candidato a federal, estará fazendo campanha no Centro e em outros bairro de Içara neste sábado, acompanhados de militantes e simpatizantes da sigla.

Gentil da Luz
segundo pessoas do PMDB terá que fazer mais de 4 mil votos para a deputada estadual Ada Faraco, candidada a reeleição. Olha é voto pra caramba, e o time de Gentil terá que trabalhar bastante para o feito.

A segunda suplente
Edna Benedet da Silva (PC do B), com 869 votos, aguarda a boa vontade política do PMDB, que tem três vereadores para assumir o Legislativo e tem o aval de Gentil da Luz.
O primeiro suplente é Dilnei Lima (881 votos).

José Serra (PSDB)
candidato à Presidência da República, intitulado do bem e levando a crer que os adversários são do mal, promete aumentar o salário mínimo de R$ 510 para R$ 600 (que é pouco) e dar um aumento de 10% aos aposentados, pois alega que a previdência tem dinheiro.
Achei que Serra fosse mais sensato, mas vejo que está desesperado e atirando para tudo que é lado.

Frase
“Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta”. (Anônimo).

GERAL - Grupo da Melhor Idade lota Salão Paroquial em evento

Idosos assistiram palestras voltadas à prevensão de problemas e cuidados específicos ao período e autoridades ressaltaram a importância da terceira idade na construção da sociedade.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

“Já fomos crianças e jovens. Hoje somos a terceira idade. E nossa vida continua cheia de felicidade. Alegria, amor e esperança mostram o jovem que existe em nós”, assim dezenas de idosos cantaram em evento na tarde de ontem.
Para celebrar antecipadamente o Dia Nacional do Idoso, lembrado em 27 de setembro, a terceira idade de Içara prestigiou uma programação voltada a prevenção e cuidados com a faixa etária no Salão de Festa da Igreja São Donato.
Entre as temáticas das palestras, estiveram o armazenamento adequado de remédios, exercícios físicos e de fisioterapia, além de atividades dinâmicas.
Em discurso, o prefeito Gentil Dory da Luz, destacou que é preciso haver mais investimentos nas áreas de saúde, educação e padrão de vida. “Içara está em último lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na Amrec. Temos que nos dedicar ao melhor das pessoas”, declarou.
“Temos uma dívida grande com a terceira idade, por tudo que já fizeram pelo município. Vocês têm muita experiência para passar aos nossos filhos”, comentou o vice-prefeito José Zanolli.
A gestora de Saúde, Mira Dagostim, apontou que a realização teve como objetivo proporcionar um encontro motivacional, “elevando a qualidade de vida da população”.
Representando a categoria, Rosa Maria Nazário, relatou em versos a alegria de viver na terceira idade.

POLPICIA - Venda de bebidas alcoólicas não será proibida no dia das eleições

Pela quarta vez, Santa Catarina não proibirá venda de bebidas alcoólicas, chamada ‘Lei Seca’, no dia das eleições e forças de segurança pública trabalharão na data para manter a ordem.

(Arquivo/Jornal Içarense)


Diferente de alguns estados brasileiros, Santa Catarina não realizará Lei Seca em 3 de outubro, dia das eleições. Conforme ofício do secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Luis Mendes da Silveira, encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não será expedida portaria para proibição da venda de bebidas alcoólicas na data.
A decisão foi tomada em razão de não haver lei es-pecífica para a coibição.
O secretário considerou também a característica de tranquilidade na histórica das eleições no estado. Outro item relevante foi um possível prejuízo econômico ao segmento comercial e dos trabalhadores.
Mendes ressaltou, porém, que qualquer desvio de conduta poderá ser enquadrado estritamente dentro dos aspectos legais vigentes, não havendo razão para as restrições impostas pela chamada "Lei Seca", uma norma de segurança já aplicada no país pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
As Polícias Civil e Militar, a exemplo das outras campanhas, estarão com os efetivos atuando no dia do pleito para garantir a ordem pública em solo catarinense.
Esta é quarta vez que a portaria não será reeditada em Santa Catarina. A primeira foi no segundo turno das eleições para prefeito de Florianópolis, em outubro de 2004. As outras duas foram nos dois turnos das eleições de 2006.

VARIEDADES - Prismi Contabilidade comemora 20 anos de serviços prestados

Em 1990, o contador e advogado Mário César Serafim abriu o primeiro escritório de contabilidade no próprio apartamento e atualmente atende em uma sala comercial no centro.

(Bruna Soares/Jornal Içarense)

Formado como Contador em 1977, pela Escola Técnica de Comércio de Criciúma e, como advogado, em 1993, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Mário César Serafim começou a trabalhar na área de contabilidade na Cooperaliança, em Içara, sendo o primeiro contador empregado da cooperativa. Antes dele o serviço era terceirizado.
Serafim foi contador da Cooperaliança por oito a-nos e, em seguida, trabalhou por um ano no escritório de Heitor Valvassori.
Em 1990, resolveu abrir o próprio escritório, que inicialmente chamava-se Base Serviços Contábeis e funcionada no próprio apartamento.
Depois de algum tempo, Serafim rebatizou o escritório, que passou a chamar-se Primi Contabilidade, em homenagem às duas filhas, Priscila e Mirela.
Para o contador, o ramo de trabalho é promissor no município. “Içara está em franco crescimento e isso reflete no número de empresas que nos procuram”, explica Serafim.
Trabalham no escritório mais seis funcionários, que são responsáveis pelo lançamento de notas, emissão de guias e registros de empresas, na área de contabilidade.
Serafim conta que, através da experiência adquirida na área, criou um armário específico para arquivar documentos de empresas. Ele explica que o método não existia e facilita na hora de procurar dados. “No armário, divido os documentos por empresa e cada tipo de documento por cor. As pastas amarelas, por exemplo, são de documentos constitutivos”, ressalta.
Atualmente, Serafim possui cerca de 80 clientes, na área contábil, além de outros que o procuram para defender causas trabalhistas e cíveis, na área de advocacia.
Depois de sair do apartamento, o contador passou a atender em uma sala comercial no prédio da Casa do Colono. Há dez anos atende na Praça da Matriz São Donato, nº 281, Sala 03, Centro, em Içara.

EAPORTE - Basquete e vôlei de Içara são eliminado

As equipes içarenses estão desclassificadas da Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC) que acontece em Urussanga até domingo, com a participação de 900 atletas de 29 cidades.

(Divulgação)

A chuva que vem castigando a Região Sul nos últimos dias não impediu o prosseguimento da 10ª Olimpíada Estudantíl Catarinense (OLESC), que acontece em Urussanga, até dia 25 de setembro.
Conforme a Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) o evento conta com mais de 900 estudantes com idades entre 13 a 17 anos que estão inseridos nos confrontos de várias modalidades.
São atletas de 29 municípios na briga pelo acesso à etapa estadual, que será realizada em Tubarão, de 15 a 23 de outubro. A Olimpíada já deveria ter ocorrido em 2009 mas foi cancelada devido a Gripe Influenza A (H1N1).
A competição classifica as melhores equipes para a etapa regional.
A equipe de basquete de Içara perdeu para Araran-guá e para Criciúma e devido as combinações de resultados o município foi eliminada da competição.
O mesmo ocorreu com o vôlei, que perdeu na estreia para a Palhoça por 2 sets a 1, e ontem, depois de algumas horas de atraso, a equipe içarense voltou a perder, desta vez por 3 sets a 0, contra Santo Amaro da Imperatriz.
Para a Olímpiada Estudantíl Catarinense Regional, em Tubarão, Içara participará em duas categorias: karatê e tênis de mesa, que conseguiram a classificação antecipada por não ter equipe para enfrentar.