O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CAPA: Edição2.158 - Içara, 29 de julnho de 2011

Entidades discutem sobre segurança pública
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Juiz determina afastamento de Pedro Gabriel e Carpes
(Arquivo/Jornal Içarense)


Drogas e armas são apreendidas no Balneário Rincão
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Pedido afastamento de Carpes e Gabriel

O Ministério Público da Co-marca de Içara divulgou quin-ta-feira, que o juiz da 2ª Vara, Sérgio Renato Domingos, determinou o afastamento do presidente da Câmara Mun-icipal de Içara, Darlan Carpes (PP), e do presidente da Coope-raliança, Pedro Deonízio Ga-briel (PP), dos respectivos cargos. Os dois são acusados dos crimes de alteração de documento público (prevalecendo-se do cargo), constrangimento ilegal e advocacia a-dministrativa, devido à fraude da marcação de cédulas da votação do veto do prefeito Gentil Dory da Luz ao projeto de lei que prevê a extinção da APA de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundai.
Já, Acirton Costa (PMDB) e Itamar da Silva (PP) devem assinar um Termo de Ajus-tamento de Conduta e não se-rão penalizados.

CHARGE

POLÍTICA - Juiz determina afastamento de Darlan Carpes e Pedro Gabriel

Acusados dos crimes de alteração de documento público, constrangimento ilegal e advocacia administrativa, os presidentes da Câmara e da Cooperaliança devem ser afastados dos cargos.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O Ministério Público da Comarca de Içara divulgou nesta quinta-feira, dia 28, que o juiz da 2ª Vara, Sérgio Renato Domingos, determinou o afastamento do presidente da Câmara Municipal de Içara, Darlan Carpes (PP), e do presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel (PP), dos respectivos cargos.
Os dois são acusados dos crimes de alteração de documento público (prevalecendo-se do cargo), constrangimento ilegal e advocacia administrativa, devido à fraude da marcação de cédulas da votação do veto do prefeito Gentil Dory da Luz ao projeto de lei que prevê a extinção da APA de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundai.
No dia 13 deste mês, os promotores de Justiça da Comarca de Içara ofereceram denúncia contra os presidentes e também contra os vereadores Itamar da Silva (PP) e Acirton Costa (PMDB), aos quais foi imputado o crime de advocacia administrativa.
O juiz recebeu a denúncia e determinou o afastamento apenas dos presidentes, acatando o pedido do Ministério Público.
Para a decisão, o magistrado levou em consideração o fato de que a “Câmara se recusou a investigar os vereadores envolvidos, o que poderia estar gerando influência indevida”, o que fez com que fosse necessária a medida, a fim de preservar o pleno funcionamento do Legislativo.
Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Ministério público, “o normal seria que a Câmara, diante de graves evidências, no mínimo abrisse processo administrativo, até porque os trabalhos da Justiça e do Legislativo são completamente independentes. Não há necessidade de um esperar o outro”.
Foi requerido ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Cri-ciúma, a edição de um CD de áudio, em duas cópias, somente com as conversas que interessam ao caso. Uma para ser usada em audiência e outra para a Câmara, para instrução do processo administrativo, caso haja.
Foi proposta também a transação penal a Itamar da Silva e Acirton Costa, uma vez que o crime a eles direcionado é tido como de menor potencial ofensivo, e admite este benefício, na forma da Lei 9.099/95.
“Em síntese, a transação penal é um acordo que as partes envolvidas fazem com o Ministério Público, na forma da lei, para que o processo não siga, e caso cumprido o acordo, o processo é extinto”, diz a nota.
A audiência preliminar com Silva e Costa foi mar-cada para o dia 15 de agosto. Todos serão notificados da decisão judicial.
A reportagem do Jornal Içarense tentou contato com Carpes e Gabriel.
O presidente do Legisla-tivo estava com o celular desligado e o presidente da cooperativa encontra-se hospitalizado, segundo familiares.

GERAL - Entidades do comércio se reúnem com PM para tratar de segurança

A criminalidade em Içara, que atinge o comércio da cidade, tem preocupado os lojistas, que chamaram o tenente coronel da Polícia Militar de Içara para uma conversa sobre segurança.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O tenente coronel da Polícia Militar de Içara, Cos-me Manique Barreto, foi convidado por entidades ligadas ao comércio içaren-se para uma reunião a fim de discutir a segurança no município.
O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 28, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara.
Estiveram presentes, além do presidente da CDL, José Dionízio Cardoso, o Déio; representantes da Associação Empresarial de Içara (ACII), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Centro, Sindicato Patronal (Sind-lojas), entre outros.
O tenente coronel informou que a Polícia Militar está passando por um treinamento para ministrar palestras aos associados da CDL. “É uma parceria que a PM tem com a CDL, a nível estadual, para pales-trar aos lojistas, dando dicas de segurança, ou seja, quais detalhes as pessoas devem prestar atenção pa-ra potencializar a segurança de seus estabelecimentos, evitando furtos, roubos e até mesmo sequestros”, disse Barreto.
De acordo com o tenente coronel, a busca da segurança é uma obrigação de todos. “Se as pessoas tiveram ações de prevenção, teremos menos incidência de crimes. É preciso prestar atenção nos indivíduos que frequentam os ambientes e estar atento a qualquer suspeita, informando a polícia”, advertiu.
As câmeras de monitora-mento, que estão previstas para serem instaladas na cidade, a fim de inibir a a-yção de criminosos, também foram tema das discussões.
O ex-presidente da CDL, Agilmar Viana, pediu comprometimento das autoridades com relação às câ-meras. “Estamos desde o ano passado nos empenhando para conseguir estas câmeras. Políticos já prometeram que em janeiro elas seriam instaladas. É de fundamental importância para a segurança. Peço a atenção da Administração Municipal e Governo Estadual”, falou Viana.
Outros participantes defenderam também a circulação de policiais a pé pelo centro. “Em outras reuniões com representantes do comércio foi pedida a ação dos policiais nas ruas, a pé. Isto foi feito por um tempo e surtiu efeito. Hoje, eles fazem o patrulhamento, mas de carro ou moto”, explicou o presidente do Conseg, Maurino Perez.
O tenente coronel acredita que Içara está “excelente, comparando com o restante do Estado”. “A maioria dos crimes aqui está na ‘faixa verde’. Claro que es-tamos trabalhando para uma diminuição constante”, afirmou.

POLÍCIA - Drogas e armas são apreendidas no Rincão

As Polícias Civil e Militar apreenderam drogas e armas no bairro Chico do Poço, no Distrito Balneário Rincão, nesta quinta-feira, até um pé de maconha foi encontrado pelos investigadores.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Uma Operação realizada entre a Polícia Militar e a Civil de Içara durante as primeira horas desta quinta-feira, no Distrito Balnéa-rio, resultou na apreensão de drogas armas e até de um pé de maconha.
As ações começaram na última sexta-feira, estenderam-se no sábado e ontem foram cumpridos os últimos mandados de busca e apreensão. A operação já vinha sendo planejada há algum tempo. As equipes conseguiram apreender armas de grosso calibre além de um flagrante de tráfico de drogas.
A denúncia partiu da própria comunidade do Chico do Poço sobre as atividades ilícitas na região e a partir daí foram solicitados os mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Justiça.
Na ocasião foram presas em flagrante duas pessoa comercializando crack.
O delegado Rafael Marin Iasco, que está cuidando do caso, afirmou que a região do Chico do Poço, no Balneário Rincão sempre reclamou do auto índice de tráfico na região, “Há muito tempo investigávamos aquela região, acredita-se ainda que os principais envolvidos nos furtos dentro do Balneário Rincão tenham uma ligação direta com o ponto de tráfico”.
O alto número de crimes a residências dentro do Distrito está deixando preocupa a comunidade , acredita-se que com esta apreensão e com a realização de novas rondas na localidade este número venha a cair positivamente. “Sempre que existe uma apreensão de drogas outros crimes reduzem naquela região ,já que os usuários procuram outras comunidades para satisfazer seus vicios”, explica Iasco.
P.I., 20 anos, foi preso por tráfico de drogas na madrugada de quinta-feira, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara. Ele. contou aos policiais, que tinha adquirido duas pedras mé-dias de crack e um pequeno torrão de maconha, por R$ 90 no Bairro Renascer, em Criciúma. Dois jovens que estavam com o acusado foram liberados, pois I. afirmou ser o dono da droga. Depois do Flagrante ele foi levado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

VARIEDADES - Içara marca presença no 29º Festival de Dança de Joinville

A dança aparece como conteúdo da disciplina de Artes; pensando no aperfeiçoamento dos profissionais da área, a Administração Municipal promoveu a ida deles para o festival de dança.

(Divulgação)

Educadores da disciplina de Artes, professores de Educação Física e das oficinas culturais da rede mu-nicipal de ensino de Içara foram ao 29º Festival de Dança de Joinville e ao 6° Encontro das Ruas, onde aconteceram competições de danças urbanas, com nomes renomados do hip hop.
“O arte educador trabalha a dança como atividade e linguagem artística, forma de expressão, conceito e linguagem estética de arte corporal”, assinala a coordenadora pedagógica de Artes do município, Lilian Rosane Philippi.
O conteúdo também é desenvolvido na disciplina de Educação Física onde o profissional se utiliza da dança de “forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lu-tas, visando o bem estar e saúde que é a área de atuação” emenda Edenilson José Prudêncio, coordenador pedagógico de Educação Física.
Vinte alunos da oficina de hip hop da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de conhecer o evento, trocar experiências e vi-venciar a dança em to-da a sua extensão.
“Estamos preparando duas coreografias de grupo, um solo, um trio e um duo para tentarmos participar das a-presentações do próximo ano, pois o grupo está cada vez mais forte e já tem capacidade e maturidade pa-ra esse novo desafio”, afirma a professora Lidiane de Souza, acrescentando que foram momentos de rara beleza, aprendizado e des-contração que, com certeza, enriquecerão ainda mais as aulas.
Já o integrante do grupo Soul dance de Içara, B. Boy André Tavares, junto com um B. Boy de São Paulo participaram da seletiva no encontro das ruas na categoria break em Joinville. “Apesar de não passarmos na seletiva a experiência foi marcante”, declarou o dançarino içarense.

ESPORTE - Doze equipes disputarão o Regional de Futsal Feminino

A Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara finaliza os preparativos para dar início dos jogos do Campeonato Feminino,que terá 12 equipes e está previsto para começar em agosto.

(Divulgação)

A convocação para o Campeonato Regional de Futsal Feminino continua movimentando as jovens atletas de Içara.
O Regional deve contar com 12 equipes. As inscri-ções foram encerradas nesta quinta-feira, quando foi realizado o primeiro congresso técnico, na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Garantiram participação na competição às seguin-tes equipes: Nova Gera-ção, FME/Criciúma, Cocal do Sul, Quarta Linha, Ce-dup, Barracão, Vila Nova, Sky Board´s, FME Içara, Plaszon, além de dois ti-mes do Bonsucesso.
Cada time deverá inves-tir R$ 400. No caso do plantel campeão, a equipe abaterá este valor e ainda sobrará uns trocados. O prêmio está projetado em R$ 700 mais troféu e meda-lhas. Já as segundas colo-cadas ganharão R$ 350.
De acordo com os orga-nizadores, a competição feminina deverá ocorrer dois dias por semana, no Ginásio Ergínio Januário Borges, no Complexo Es-portivo João Ramos Rous-seng, no Bairro Primeiro de Maio, em Içara.
A tabela dos jogos deverá ser elaborada pela equipe da Fundação Municipal de Esportes nesta sexta-feira e deverá ser enviada para a imprensa para divulgação de mais um campeonato de futsal feminino.