O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.055 - Içara, 26 E 27 de fevereiro de 2011

Caminhão com aparelhos do TV cai de viaduto
(Bruno Dal Ponte/Divulgação)


Com o canudo na mão
(Diego Dos Santos/Divulgação)


Agora quem perder está fora do Praião 2011
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Vencendo barreiras na educação

O Projovem Urbano é um programa do Governo Fe-deral em parceria com o município de Içara.
Ofere-ce a jovens de 18 a 29 anos a oportunidade para que concluam o ensi-no fundamental e obte-nham uma qualificação profissional.
Nesta quinta-feira, 37 formandos receberam os certificados da conclusão para alegria deles e tam-bém dos familiares.
Eles dão uma amostra de que nunca é tarde para se estudar e também para quebrar barreiras na edu-cação, que é um direito de todos os cidadãos.

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Ambliopia

O que é? É uma dimi-nuição da acuidade visu-al (visão) uni ou bilateral, onde não se encontra lesão ocular ao exame oftalmo-lógico, que aparece em decorrência de obstáculos ao desenvolvimento da visão.
Como se desenvolve? Acontece dentro dos seis primeiros anos de vida e é reversível quando trata-da em tempo hábil. As cau-sas mais freqüentes são: estrabismo (vesgo) e erro de refração (al-tos graus ou diferenças im-portantes de grau entre os olhos).
Os dois pri-meiros anos de vida são os de maior plasticidade senso-rial, isto é, dentro desse pe-ríodo a criança rapida-mente perde visão quando surge algum problema, bem como recupera pron-tamente com tratamento.
Também as chances de recidivas da queda de vi-são são menores quando o tratamento é feito.
Como se previne? Co-mo estrabismos de peque-no ângulo bem como dife-renças de grau podem pas-sar despercebidas aos pais e ao médico não especialista, a prevenção da ambliopia definitiva está no exame oftalmológi-co de todas as crianças an-tes dos dois anos de idade.
Como se trata? O tra-tamento clássico da am-bliopia é a oclusão do o-lho de melhor visão, sen-do que as ambliopias não tratadas até 8 anos de i-dade são consideradas irreversíveis.
O tempo de o-clusão depen-de da intensi-dade e da idade do paciente. Es-tudos recentes empregando le-vodopa e oclu-são mostraram que é possível melhorar significativa-mente a acuidade visual, independente-mente da idade, em determinados pacientes com ambliopias antes consideradas intra-táveis. Tendo em vista a literatura mostrar que as pessoas com pouca visão em um dos olhos têm maior chance de acidentar o olho de melhor visão, devemos tentar melhorar a acuidade visual do olho com ambliopia sempre que possível.

POLÍTICA - AMI empossa secretária e chefe de gabinete

No início do mês a Administração Municipal empossou os secretários de Educação, Administração, e presidente da FAI; agora é a vez da pasta de Assistência Social e a chefia de gabinete.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Dois novos integrantes da Administração Municipal de Içara foram empos-sados na noite desta sexta-feira, dia 25, em cerimônia no Paço Municipal.
A Secretaria de Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda, fica agora sob o comando de Rita de Cássia Vieira.
Filiada ao PDT, Rita tem como marca registrada o trabalho de muitos anos com qualificação profissional, área a qual pretende continuar lutando dentro da Secretaria.
A Pasta estava sendo conduzida interinamente pelo também secretário da Saúde, Laudo Calegari.
Outro cargo ocupado nesta sexta-feira é o de chefe de gabinete. A função será exercida pelo ex-vereador Adelir Cabreira (PMDB), mais conhecido como Lili.
“Vou assumir a chefia de gabinete, que é quase a mes-ma coisa que a secretaria de governo. Minha função é auxiliar o prefeito no planejamento político e nas áreas administrativas da prefeitura”, conta Lili.
O ex-vereador explica que estava afastado da política desde o final de 2008, cuidando da vida pessoal.
Foi, então, em setembro do ano passado, que o prefeito Gentil Dory da Luz fez o convite para a chefia de gabinete. “No começo não estava muito disposto, pois havia me afastado da política. Porém, o prefeito insistiu”, relata.
Depois de algumas conversas com o Chefe do Executivo, Lili resolveu aceitar o convite. “Na semana passada eu disse sim. Penso que nós, como içarenses, que temos amor à cidade, não podemos deixar de a-judar. É uma obrigação nossa. Pois, tudo depende da união das pessoas. Se não for assim, quem perde é a própria sociedade”, en-fatiza o novo chefe de gabinete do prefeito.
Na a Administração do ex-prefeito Deobaldo Pa-checo, o Bado (1997-2000), Lili foi suplente de vereador pelo PMDB, assumindo por 22 meses na Câ-mara Municipal. Também durante a mesma administração, chegou a ser chefe de gabinete por um pouco mais de um ano.
Nas últimas eleições mu-nicipais, em 2008, o ex-vereador ganhou 791 votos e ficou com a terceira suplência do PMDB.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Fui contrário ao parecer do TCE pois o Heitor gastou mais do que tinha no orçamento e investiu no município, e isso não é ilegal”. Frase do vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP), justificando porque ajudou a aprovar as contas de 2006 do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP).

Márcio Toretti
está realizando um ótimo trabalho na Secretaria de Obras de Içara, além de conhecer os problemas da cidade ele não foge do trabalho.
Sobre a forte chuva que caiu ontem em Içara, Toretti, que é coordenador da Defesa Civil em Içara, afirmou que ocorreram alguns alagamentos no Centro e no Ja-queline, devido entupimento das bocas de lobos. “Esse é o preço do pro-gresso, toda esse a-reão solto nas ruas devido o esgota-mento sanitário vai parar nas drena-gens das ruas”, co-mentou.
Toretti é candida-to a vereador em 2012, somente não sabe por qual partido, mas tem todas as chances de se eleger.


Vereador
Diego da Silva Vitorassi (PDT) aceitou o convite do prefeito Gentil da Luz e será o líder de governo na Câmara Legislativa de Içara, em substituição a Antônio de Mello (PM-DB), que assumiu a Secre-taria de Educação.

Márcio Dalmolin
passou um apuro com os membros da Chapa 2 ao ser confundido com Everaldo Réus, da Chapa 1, que saiu na capa do JI na edição de quarta-feira, na festa de confraterni-zação de Pedro Dionízio Gabriel.

Ação pública
julgada procedente contra o ex-prefeito de Içara, Heitor Valvassori (PP), deverá repercutir na devolução de R$ 23,2 mil aos cofres do município. A penalidade é devido a irregularidades constatadas nas contas de 2007. Segundo apurado nos autos, a rejeição do exercício fiscal foi recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado. Isto motivou a Câmara de Vereadores de Içara a seguir o parecer, além do ajuizamento de uma ação por parte da Promotoria.
Segundo a divulgaçãoo no blog do Ministério Público (mpscicara.blogspot.com) nesta sexta-feira, dia 25, uma das restrições que levou ao processo foi o au-mento irregular da remuneração do prefeito em desacordo com a Constituição Federal e também Constituição Estadual. A sentença foi deferida pelo juiz da 2ª Vara, Sérgio Renato Domingos no último dia 21. A ação é de primeiro grau e cabe recurso.

Frase
“A política é a condução dos assuntos públicos para o proveito dos particulares”. (Ambroce Bierce - jornalista americano - 1842-1914).

GERAL - Construção da sede da PM continua e finaliza em abril

O prazo inicial para a construção do quartel de Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara venceria neste mês; mas, devido a imprevistos, a obra deve ser finalizada em abril.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Após ter sido interrompida temporariamente devido a um serviço não previsto em contrato, a construção do quartel de Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, próximo ao Km 8 da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), continua.
O imprevisto havia sido provocado pela necessidade da colocação de estacas, pois o terreno se mostrou instável.
Para isso, foi preciso fazer um aditivo de contrato, que, segundo Ademir Melo da Silva, o responsável pe-la obra, da USS Engenha-ria Civil (Braço do Norte), já foi providenciado.
“Já assinamos o contrato. A obra continua normalmente”, informa Silva.
Recentemente a obra sofreu atrasos, devido às chuvas. “Atrasamos um pouco o cronograma por causa das chuvas. Mas, vamos entregar a obra no final de abril”, diz o responsável.
O prazo pa-ra execução da obra, de 240 dias, iniciou em de junho de 2010. Ou seja, devido aos imprevistos, a construção teve o atraso de dois meses.
Após a conclusão dos trabalhos do aterro, foi iniciada a implantação das estacas.
O convênio no valor de R$ 557 mil foi assinado com o Governo do Estado no dia 7 de junho, na Câmara Municipal de Içara, onde estiveram presentes autoridades regionais e locais.
Na época, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Mendes da Silveira, mencionou que a obra possui grande importância pa-ra a comunidade, já que está situada em um ponto estratégico, evitando que possíveis fugitivos se refugiem no Balneário Rincão após o verão, durante a baixa temporada.
A 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar de Içara foi elevada para Guarnição Especial em março de 2010, sob o comando do tenente coronel Adilton Maciel.

POLÍCIA - Na madrugada desta sexta-feira, dia 25, o condutor de um caminhão de Guarulhos (SP) perdeu o controle e acabou caindo do viaduto na BR-101 S

Na madrugada desta sexta-feira, dia 25, o condutor de um caminhão de Guarulhos (SP) perdeu o controle e acabou caindo do viaduto na BR-101 Sul, entre Vila Nova e Esplanada, em Içara.

(Bruno Dal Ponte/Divulgação)

Não dá nem tempo de o fim de semana se aproximar e as ocorrência de acidente de trânsito começam a aparecer.
Na madrugada desta sexta-feira a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um acidente na BR-101 Sul, entre Vila Nova e Esplanada, em Içara.
R.C.B, 40 anos, conduzia o caminhão Ford Cargo placas DPZ 1542, de Gua-rulhos (SP), carregado de aparelhos de TV, quando perdeu o controle e saiu da pista no Km 374 da BR-101 Sul, nas proximidades da fazenda da Família Gugli-elmi, entre Morro da Fumaça e Içara. A ocorrência foi registrada por volta das 3h45min da madrugada.
O motorista viajava sozinho e foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros de Içara ao Hospital São Donato, apresentando ferimentos na cabeça e no queixo.
De acordo com informações do plantonista do São Donato na manhã de ontem, Liliane de Medeiros, o paciente ainda estava em observação. “Ele recebeu tratamento imediato, e passou por vários exames já que tinha ferimentos na cabeça, foi medicado e pode ser liberado até o final do dia”, complemen-tou Liliane.
Um outro acidente foi registrado no início da manhã de ontem na Rodovia SC-483, entre Meleiro e Morro Grande, provocando a morte de Luiz Dalmo-lin Biff, 43 anos. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária de Içara, ele era condutor da motocicleta placa MFT-2118, de Morro Grande, que foi atingida pelo Gol de placa LZM-6861.

VARIEDADES - Projovem Urbano forma 37 estudantes em Içara

O Programa Projovem Urbano dá oportunidade para que jovens de 18 a 29 anos concluam o Ensino Fundamental; e o programa tem como diferencial preparar para o mercado de trabalho.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

(Divulgação)

Mais uma turma de estu-dantes do Projovem Urba-no formou-se em Içara.
A cerimônia de entrega dos certificados de conclu-são de curso aos 37 for-mandos aconteceu na noi-te desta quinta-feira, dia 24.
A formatura foi realiza-da no centro de eventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI), contando com a presença de autoridades e familiares dos alunos.
“Percebemos que um município está bem quan-do a educação também es-tá. Não medimos esforços para garantir educação e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos iça-renses”, destacou o prefeito Gentil da Luz, logo após auxiliar na entrega dos cer-tificados ao lado da coor-denadora do Projovem, Maria Terezinha Nasci-mento, e do secretário Mu-nicipal de Educação, Antô-nio de Mello.
O Projovem Urbano é um programa do Governo Fe-deral em parceria com o município de Içara. Ofere-ce a jovens de 18 a 29 anos a oportunidade para que concluam o ensino funda-mental e obtenham uma qualificação profissional.
O Programa possui uma proposta diferenciada do ensino regular. Em suas di-versas disciplinas pelo pe-ríodo de 18 meses, busca preparar os alunos para o mercado de trabalho e de-senvolver junto com os jo-vens brasileiros uma visão mais ampla sobre o mundo atual.

ESPORTE - Quatro equipes içarenses no mata-mata do Praião 2011

Neste sábado, pelas quartas-de-final, se enfrentam Vila Nova x AJAX e Carbonífera Criciúma x São José, e no domingo, os cruzamentos ficam por conta de Praia x Siderópolis e CPAI x Palmeiras.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Começa neste sábado as quartas-de-final do Praião 2011, Taça Jorge Zanatta, com dois jogos no esquema de mata-mata, realizados na Arena do Balneário Rin-cão. Quem perder está fora da competição.
Nesta fase quatro equipes de Içara estão classificadas, sendo que uma delas estará na final, caso consiga passar para a semifinal do Praião.
Na primeira disputa da tardeàs 15h, se enfrentam São José x Carbonífera Cri-ciúma, e na sequência se cruzam Vila Nova x Ajax.
Na manhã de domingo, a partir das 9h, é a vez do Praia encarar o time de Siderópolis. E finalizando a rodada, às 19h30min, o CPAI vai com tudo para cima do Palmeiras.
As duas equipes invictas neste Praião 2011 são o Vi-la Nova, com 16 pontos, em seis rodadas, com cinco vitórias e apenas um empate. Na segunda colocação vem a Carbonífera Criciú-ma, que terminou a primeira fase com 14 pontos, tota-lizando quatro vitórias e dois empates.
A previsão do tempo é de sol durante dia com chuva a qualquer hora, mas isso não vai ser problema para os apaixonados por futebol que vão lotar a Arena.