O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

VARIEDADES - Sertanejo Gospel é com Servos do Rei

Lançando o álbum “Inédito”, os irmãos criciumenses Carlos Miranda e Oséias, os Servos do Rei, divulgam um som “realmente sertanejo, com letras reconfortantes”, baseadas na Bíblia.

A dupla de irmãos, Carlos Miranda, 45 anos, e Oséias Miranda, 33 anos, mais conhecidos no meio evangélico como Servos do Rei, lançam esse ano seu novo álbum, intitulado “Inédito”.

O som, sertanejo gospel, traz a melodia tradicional da família associada a letras religiosas, que visam dar conforto aos ouvintes, com músicas baseadas na Bíblia, a escritura sagrada do Cristianismo.

“Com tantas músicas pesadas hoje em dia, é bom haver músicas como essas que são saudáveis, tanto para quem ouve quanto para quem canta”, comenta Carlos. O objetivo das letras, segundo Oséias, é propagar o evangelho de Jesus Cristo.

O álbum conta com 10 músicas, das quais sete são de composição própria da dupla. As outras três faixas são do compositor Nilton Basílio.

“Inédito”, que também é o nome de uma das músicas, possui participações especiais, como a do baterista da dupla Chitãozinho e Xororó, Albino Fantozzi, e a Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Esse é o terceiro álbum dos Servos do Rei. Os primeiros chamavam-se Explosão e Súplica de Mãe.

Cantando juntos há 18 anos e em outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, os irmãos Miranda sempre tiveram influência musical e religiosa do pai, que é cantor e pastor evangélico. As filhas adolescentes da dupla também já seguem a tendência, pois já cantam na Igreja e são fãs do ritmo sertanejo.

Para Carlos, o ritmo é re-almente sertanejo, o tradicional, de raiz. “É o tipo de música do trabalhador do campo, que põe a mão na terra para pôr o pão na mesa”, comenta ele.

O álbum ainda possui ritmos como Country Mexicano e a Polka Paraguaia, entre outros.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Culpados pela queda da Agência dos Correios tentam recursos

O engenheiro Márcio Peruchi e o construtor João Borges, considerados culpados pela queda da Agência dos Correio de Içara, em 2005, estão tentando recorrer da decisão em Florianópolis.

O julgamento em 1° grau, ocorrido em 20 de outubro de 2008, em Içara, considerou culpados o engenheiro civil Márcio Adelar Peruchi e o construtor João Nelson Borges, pelo desabamento do prédio da agência dos Correios de Içara, em agosto de 2005.

Agora, os dois tentam recorrer da decisão em 2° grau, no Tribunal de Justiça, na capital do estado catarinense, segundo uma analista jurídica do Fórum de Içara.

Um terceiro acusado, José Manoel Cardoso, proprietário do prédio que desabou, foi julgado inocente, como confirma o advogado de defesa, Idelfonso Leal de Souza.

A tragédia do desabamento em 2005 resultou em quatro pessoas mortas e duas gravemente feridas.

Conforme o juiz Marco Augusto Machado Ghisi, responsável pela sentença, o desabamento ocorreu devido ao excesso de peso e ao fato de que o cimento utilizado era fraco e não tinha a resistência adequada à obra. Assim, o último andar construído não poderia ser sustentado pelas vigas estruturais.

Morreram no desabamento quatro pessoas: Pedra Borges de Souza, 57 anos, Nivaldo Fernandes, 40, Nádia Borges, 39, além do gerente da agência Mário Avilla, 49. Outras 11 ficaram feridas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Aulas não estão suspensas na Rede Estadual em Içara

Após decreto da Administração Municipal, publicado na noite de ontem, os alunos de Içara da Rede Estadual continuarão tendo aulas, ao contrário da Rede Municipal, que está suspensa.

Por causa da epidemia de Gripe A, as aulas em diversos cidades da região sul-catarinense foram suspensas temporariamente.

Em Içara, a Rede Municipal de Ensino se associou à decisão, visando a proteção contra o vírus da Influenza H1N1. Entretanto, a Rede Estadual permanece com as aulas.

Nos últimos dias, quando Criciúma decretou a situação de emergência, a Rede Estadual em Içara revisou a necessidade de paralização.

Em uma web-conferência, o governador de Santa Catarina, Luis Henrique da Silveira, falou à todo o Estado na manhã de ontem, que não aconselharia a suspensão das aulas, mas deixava a decisão para cada município.

No início da noite desta terça-feira, a Administração Municipal de Içara publicou o Decreto n° 092/2009, que suspende apenas as aulas da Rede Municipal de Ensino.

A supervisora de educação básica e profissional da Gêrencia Regional de Educação (Gered), concernente à Rede Estadual de Ensino, Carla Nuremberg, informa que, devido ao decreto e à recomendação do governador, as aulas em Içara continuarão.

A rede particular de ensino do município também suspende as aulas por tempo tempo indeterminado.

Segundo a diretora da Escola Estadual Salete Scotti dos Santos, de Içara, Lilian Inácio da Silva, somente na segunda-feira faltaram 250 alunos. “Os pais estão preocupados com a epidemia e não deixam os filhos virem para a escola”, informa ela.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Centro de Triagem começa a funcionar atrás do HSD

A unidade de campo da Secretaria de Saúde atendeu mais de 100 casos com suspeitas da Gripe A Influenza (H1N1) desafogando os serviços médicos no pronto-socorro do Hospital São Donato.

A Secretaria de Saúde de Içara iniciou o atendimento no Centro de Triagem, na manhã desta terça-feira, dia 11 de agosto. A unidade funciona nos fundos do Hospital São Donato e vai receber os pacientes com sintomas de gripe.

O Centro de Triagem vai atender a população das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. A equipe é formada por um médico, enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e um profissional responsável em cuidar da farmácia.

De acordo com a gestora da Saúde em Içara, a enfermeira Mira Dagostin, a previsão é que o Centro de Triagem atenda de 100 a 150 pessoas por dia.

O paciente que chega é recebido pelo enfermeiro, que checa os sinais vitais e fornece uma máscara de proteção para boca e nariz. Depois, ele é encaminhado ao médico que faz a avaliação mais detalhada. Os pacientes com algum quadro mais preocupante são encaminhados ao hospital para mais exames.

Os vereadores de Içara já se prontificaram em aprovar o projeto que requer a contratação de médicos e enfermeiros em caso emergencial.

Mobilização contrária à proliferação do vírus da nova gripe levou nesta terça-feira o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, a determinar o recesso escolar. A iniciativa teve o apoio também da Unisul, que suspendeu provisoriamente as atividades letivas no município.

Desde o dia 4 de agosto o Hospital São Donato de Içara reduziu o número de visitantes aos pacientes internados, em função do controle e dos cuidados necessários para evitar a Gripe A. Apenas uma pessoa pode entrar no quarto.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Gripe A e o Futsal

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: Nuances de vidas em crônicas (Parte 8)

Em nossa caminhada pela vida, nosso caminho se cruza com caminhos de diferentes pessoas. Na maioria das vezes são pessoas de nossas relações familiares, de nosso convívio, de nossa profissão. Mas há também o encontro com pessoas especiais. São pessoas que nos envolvem, nos inebriam de bons sentimentos... nos plenificam. Esses são, com certeza, seres especiais, pois parecem que foram colocados em nosso convívio, nos ambientes que frequentamos para nos oportunizar as tomadas de atitudes. Assim passamos a partilhar conhecimentos, experiências, análise de fatos.

Esta é a impressão que tenho quando estamos reunidos na AILA, Academia Içarense de Letras e Artes. E as decisões que tomamos passam a ter um envolvimento tão familiar que os sonhos passam a ter a mesma tonalidade, o mesmo rabisco na delineação da trajetória desenhada.

Bem, para elucidar o fato, preciso falar do convite que a amiga e acadêmica, Sônia Therezinha nos propôs: a filha alugou um espaço e montou a Lanchonete D’AVÓ, na Rua Marcos Rovaris. Como a casa é uma das mais antigas (ainda de pé), ela ocupou o espaço rés-do-chão, como diríamos em bom português. A parte superior está vazia e ela nos propôs usarmos para a Casa do Escritor Içarense.

Achei maravilhoso, pois, termos um espaço para os nossos fazeres e encontros é um sonho de todos. Ela ainda afirmou que a sala é pequena, mas se incrementarmos ela poderá nos servir como referencial, e nos dará um espaço para poder tê-las guardadas, e em mãos, a literatura atual e as que futuramente produzirmos.

Assim, fui conhecer o lugar que a amiga nos acena num ato de carinho maior que as suas posses, é uma cortesia que ela nos passa com total gratuidade.

Desci a rua observando a diferença de algumas décadas atrás. O sobradinho de Amaro Cardoso continua intacto, parecendo espiar as mudanças ocorridas nas duas últimas décadas. O mais parece que as mudanças engoliram. O traçado de uma nova galeria trouxe a demolição da Padaria Ipiranga e planeja também outras demolições na rua Marcos Rovaris. É o reverso do progresso, é verdade. Mas isto me traz a preocupação com o registro do que tivemos, porque tivemos e porque não a teremos mais.

Outros saudosistas sei que me entendem, pois convivemos com as preocupações dos registros nos afazeres acadêmicos.

Pois bem, encontrei a identificação que a amiga me passou. Lá estava D’AVÓ em todas as letras necessárias, e com o designer de uma xícara fumegante. Muito acolhedor! Entrei e a Rian, acompanhada pelo marido, creio eu, me recebeu com um sorriso largo e acolhedor. É uma casa familiar, queremos que seja a extensão de nossa casa, falara a minha amiga. Mas, ao entrar, as lembranças me vieram em turbilhão. Estava na casa do Seu Lila (Melquíades Bonifácio Espíndola), a casa em que o Seu Bona cresceu, entre outros irmãos?

E então passou por mim a imagem de um tempo em que a rua Marcos Rovaris, a única com calçamento, era o cenário dos desfiles do Sete de Setembro e outros eventos.

Bem, o restante continuo na próxima edição. Até lá!

Nuances de vidas em crônicas (Parte 1)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 2)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 3)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 4)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 5)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 6)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 7)
Nuances de vidas em crônicas (Parte 8)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Gestantes e a Gripe A

O Governo de Santa Catarina, seguindo argumentação da Secretaria de Estado da Saúde, de que as gestantes representam importante grupo de risco para a Gripe A, com maior probabilidade de evoluírem para casos de doença respiratória aguda grave (Drag) com complicações, recomenda que o mesmo procedimento seja adotado na iniciativa privada.

Em função do aumento no número de acometimentos de gestantes por doença respiratória em relação aos anos anteriores, a Secretaria de Estado da Saúde sugere que as grávidas previnam-se através de medidas simples no dia-a-dia, como:

  • Evitar aglomerações
  • Lavar as mãos repetidas vezes
  • Evitar cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.
  • Tentar manter distância de pessoas com gripe.
  • No ambiente de trabalho, evitar o contato direto com o público externo.
  • Ao apresentar sintomas de gripe, buscar imediatamente o serviço de saúde.

Até o momento, em Santa Catarina, existem 567 casos suspeitos, sendo que 108 foram confirmados (incluídos cinco óbitos) e 248 casos descartados.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1682: EDITORIAL - O problema é sério (2)

Como já havia comentado na edição anterior, o vírus da Gripe Influenza A (H1N1) não é brincadeira e o problema deve ser visto com maior seriedade por parte dos órgãos competentes.

Se existe rísco, porque cancelar somente as aulas da rede de ensino municipal e não, também, os alunos das escolas estaduais?

Já houve omissão por parte do Poder Público quando não adiou a Festa de São Donato, mas, graças a conscietização das pessoas, o volume foi pequeno pela grandeza do evento. E não pode se omitir mais uma vez.

O vírus está no ar, e vai atingir uma grande parcela da população içarense, catarinense, brasileira e mundial. O que deve se evitar é aglomerações, e isso está sendo feito com grande responsabilidade por parte das Administrações de Criciúma e de Tubarão, que cancelaram diversos eventos sociais e religiosoas. Em Içara não deve ser diferente, porque todo cuidado é pouco no combate da Gripe Suína.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.