O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CAPA: Edição1.891 - Içara, 23 de junho de 2010

Venda da Coopervectra será definida quinta-feira







Sérgio e Everaldo vencem Campeonato de Canastra dos 50







Luciano assume vaga de Silveira na Câmara Municipal

EDITORIAL - Tenha cuidado com os lobos

O egoismo está tomando conta das pessoas e isso faz com que esqueçam daqueles que lhes a-judaram em um momento de dificuldade. Isso acontece no ambiente de trabalho, familiar, social, político (principalmente), esportivo, enfim, em todos os setores da sociedade.
Tem lobo vestido de cordeiro em cargos públicos, que na maioria dura apenas quatro anos, fazendo caridade com o chapéu dos outros, como se fossem insubstituíveis. O troco vem, cedo ou tarde.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (50)

Não faz muito tempo, eu ía indo às salas de aula da escola aonde trabalho, observei duas meninas usando as pulseirinhas do sexo. Chameias para uma conversa em minha sala e perguntei se elas tinham conhecimento do que significava as tais pulseirinhas. Para minha surpresa uma delas falou que sabia sim e ela usava todas as cores, mas não deixava que os meninos as arrebentassem para não pagar a prenda. A outra adolescente não sabia o que significava as pulseirinhas e comprouas por achar interessante a combinação multicolorida. Então pedi para que não usassem mais as pulseirinhas. A primeira menina tentou questionar dizendo que a escola não tinha nada a ver com o que ela usava ou não. Já a segunda menina falou que iria jogá-las no lixo e não tornaria a usá-las. Continuei a observá-las ainda e pude constatar que elas não estavam mais usando as pulseirinhas. Vi que os meus argumentos foram frutuosos.
Alguns dias depois encontrei a mãe de uma delas, que também trabalha na mesma escola, e ela colocou-me que a menina falou sobre a conversa que tivemos na secretaria e agradeceu-me por alertá-la. Realmente elas não sabiam. Para elas era mais uma modinha que as adolescentes aderiram e não um apelo erótico divulgado pela mídia. E vocês pais e mães, conhecem o significado e a origem das tais pulseirinhas?
Baratas e fáceis de adquirir, essas pulseiras de silicone e em cores variadas fazem parte de uma brincadeira conhecida pelo nome de snap, que em inglês significa arrebentar. O jogo funciona assim: a menina coloca várias pulseirinhas no braço, em diversas cores, e qualquer rapaz pode-rá arrebentar uma delas. Se ele conseguir poderá exigir a prenda que é justamente o código das cores:
A cor amarela – quero um abraço. A cor rosa – mostre os seios para mim. A cor laranja – a dona da pulseira recebe uma mordiscada. A cor roxa – ganharei um beijo de língua e talvez sexo. A cor vermelha – você fará um strip tease para mim. A cor verde – sexo oral a ser praticado pelo rapaz. A cor branca – a menina escolhe o que lhe apetecer. A cor azul – sexo oral praticado pela menina. A cor preta - sexo com a menina. A cor dourada – tudo o que foi anteriormente citado. Realmente é uma suposta conexão sexual.
De qualquer maneira muitas meninas estão fazendo uso de um acessório que possui um código e, dessa forma estão correndo riscos ao emitirem sinais que podem ser interpretados por pessoas que se aproveitam de situações para estabelecer uma abordagem sexual e, até mesmo violenta como aconteceu em Manaus. As três jovens que portavam as pulseirinhas foram estupradas e duas delas vieram a óbito.
Mas seja lá o que as pessoas pensem sobre o assunto esta é uma oportunidade para uma conversa muito produtiva entre professores e alunos ou pais e filhos sobre os riscos do uso das tais pulseirinhas. Proteger a criança e ao adolescente é primeiramente compromisso dos pais, da escola e da sociedade. Só em último caso deve-se apelar para outros órgãos para que haja a execução das Leis. Educar é um ato de amor e só a educação promove os valores que dão suporte a uma sociedade justa e fraterna.
As primeiras leis devem ser sempre as regras que rege a família no contexto do lar, creio eu. Assim fomos educados em nossa geração e precisamos passar adiante os preceitos mais saudáveis para as novas gerações.
Até a próxima edição sobre assuntos de Nossa Terra Nossa Gente.

POLITICA - Silveira entra de licença e Luciano assume vaga

Participação de edil licenciado na votação sobre contas de ex-prefeito causa polêmica entre vereadores e três suplentes desistiram da função para que Arlindo Luciano assuma no Legislativo.

A participação do vereador democrata Neuzi Berto Silveira na votação sobre as contas de 2006 do ex-prefeito, Heitor Valvassori (PP), causou polêmica na Câmara Legislativa de Içara. Já que o edil havia requerido licença da função antes da realização da votação, na segunda-feira.
Segundo Rosângela Vi-eira, da bancada do Democratas, o pedido de licença foi protocolado na segunda-feira, 21, pelo período de 90 dias, em função de motivos pessoais.
De acordo com presidente provisório do Democratas, Renato Réus, já está confirmado que Arlindo Luciano, o qual recebeu 424 votos nas eleições municipais de 2008, assumirá em lugar de Silveira.
Para que Luciano pudesse assumir no Legislativo, três suplentes da coligação desistiram da função, são eles Geraldo Baldissera (PDT), Renato Réus (DEM) e Ney Lino (PPS). “Eu abri mão de assumir. E acredito que é preciso valorizar o suplente”, disse Réus.
Até o fechamento da edição não foi possível entrar em contato com Neuzi Bento Silveira e nem com Ar-lindo Luciano, que deverá assumir na Câmara Municipal na próxima segunda.
Com relação a participação do Democratra na votação, o presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), se posicionou contrário, mas declarou que não entrará com pedido judicial de cancelamento da participação do vereador e consequentemente do resultado da votação, o que segundo ele, seria o correto a ser feito.
Já com relação ao resultado da votação, comentou: “Não adianta fazer política com o fígado. Amanhã ou depois podem vir as contas do Gentil da Luz”.
O vereador Antônio de Mello, enfatiza que o suplente do vereador deveria ter estado presente na ocasião. E acrescenta que o voto do vereador licenciado pode “ter influenciado diretamente no resultado da votação”. Sobre o resultado da votação, Mello afirma que fez o que estava ao seu alcance.
Na sessão de segunda-feira, 21, por sete votos contrários e três favoráveis os vereadores rejeitaram o parecer do Tribunal de Contas de Santa Catarina, que sugeria a rejeição das contas de Valvassori.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Mais uma vez o Hospital São Donato foi penalizado e tem que dar explicações a comunidade, que vai ficar com um pé atrás na hora de ajudar a insituição”. Vereador André Mazzuchello Jucoski , o Polakinho (PSDB), na reunião com o médico e ex-funcionários do Hospital São Donato de Içara, para tratar da suspeita de fraude na instituição, que pode terminar em pizza.

José Zanolli
prefeito em exercício de Içara, afirmou que vai pegar um parecer do jurídico da Administração Municipal, antes de enviar o projeto que isenta da taxa da coleta do lixo pessoas que tem apenas um imóvel e são isentos do IPTU.
O vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), cobrou uma posição de Zanolli na sessão de segunda-feira.
Zanolli, que tem se empenhado na função e foi elogiado pelo vereador Antônio de Mello (PMDB) , será o coordenador da campanha de José Nei Ascari, ex-assessor de Júlio Garcia.

Política
não é profissão e sim um cabide de emprego que se estende pelas Câmara de Vereadores, Prefeituras, Assembleias Legislativas, e aí vai.
Dura quatro anos, e caso o partido do lacaio vença ele terá prorrogado a pretação de serviço por mais um tempo.

Içarenses
passaram a terça-feira tentando descobrir quais os vereadores de situação que votaram favoráveis as contas de 2006 de Heitor Valvassori.
Acirton Costa (PMDB), Neuzi Silveira (DEM), Diego Vitorassi (PDT), Antônio de Mello (PMDB) e Jurê Bortolon (PMDB).

O PMDB de Santa Catarina
ameaçado de intervenção pela executiva nacional, recuou e decidiu desembarcar do palanque de Rai-mundo Colombo (DEM). Após um dia tenso e repleto de reuniões em Brasília, os dirigentes decidiram apresentar como alternativa os nomes do deputado Mauro Mariani e do ex-governador Paulo Afonso como pré-candidatos à disputa pelo governo estadual.
A solução foi costurada pelos líderes catarinenses em razão da pressão do presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP), para que o partido cumprisse com o acordo firmado, há duas semanas, com a ex-ministra Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, Eduardo Pinho Moreira se comprometeu com Temer a garantir um se-gundo palanque para a candidata petista em Santa Catarina. Pela manhã, Temer convocou o grupo político para intimidar a comitiva catarinense. Escudado por Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR), o candidato a vice-presidente na chapa de Dilma cobrou uma posição definitiva sobre o imbróglio no Estado.
A portas fechadas, em uma sala da residência oficial do presidente da Câmara, os catarinenses tentaram se justificar. Para desfazer a impressão de que te-ria traído Temer ao rasgar o compromisso de ceder o palanque peemedebista para Dilma, Pinho Moreira reclamou que a senadora Ideli Salvatti (PT) não havia garantido um eventual apoio a ele no segundo turno. Dizendo-se isolado, explicou que não teve outra saída a não ser abrir mão da candidatura.
A noite, os catarinenses voltaram a falar com Temer. Reunidos na sede do partido, sugeriram a manutenção da candidatura própria. Além de Mariani e Afonso, o deputado Edison Andrino, que já havia se lançado pré-candidato, também foi citado como alternativa para a disputa da eleição. Fonte Clicrbs.

GERAL - Assembleia analisará oferta de compra da antiga Vectra

Ex-servidores da antiga Vectra Revestimentos Cerâmicos avaliarão proposta realizada por empresários da região e advogado dos ex-funcionários adianta que oferta é bem rentável.

Proposta de compra da extinta Vectra Revestimentos Cerâmicos (Coopervectra) deve ser avaliada em assembleia, quinta-feira, 24, pelos ex-funcionários da empresa. A assembleia será realizada no Sindicato dos Trabalhadores em Cerâmica, em Criciúma.
O advogado dos servidores, Arlindo Rocha, considera que a oferta feita por empresários da região “condiz com a expectativa dos trabalhadores”. E acrescenta que não há nenhuma pendência no processo que interfira na realização da venda do terreno.
Rocha mencionou que a liberação da carta de arrematação, semelhante a uma escritura de propriedade, não foi necessária mediante o processo.
Após decreto de falência da empresa em 2005, alguns funcionários se uniram na formação da Cooperativa de Trabalhadores (Coopervectra) que manteve os trabalhos de preparação de massa para uma empresa do setor.
No início do ano, o sindicato arrematou em leilão bens da massa falida, os quais seriam permutados por pagamento de parte da dívida trabalhista, estipulada em R$ 5, 5 milhões. O número de ex-funcionários está estimado em 210.
Já no dia 6 de maio, em assembleia foram formadas duas comissões, cujas responsabilidades seriam cuidar da venda e da segurança do patrimônio. Na ocasião, foi decidido que os componentes das comissões seriam remunerados pelos próprios trabalhadores. Mas, não houve contratações já que a empresa não pertence aos ex-funcionários.

POLÍCIA - Condutores farão registro biométrico

Detran deve confirmar até outubro deste ano o uso das máquinas biométricas para o registro de novos condutores, e segundo as empresas o equipamento acaba com as fraudes nas CNHs.

A partir do dia 28 de junho todos os Centros de Formação de Condutores de Florianópolis deverão estar integrados ao iBio. Já para o restante do estado, a previsão é que a novidade seja implantada até outubro. A iniciativa trata da identificação dos alunos através da impressão biométrica em pelo menos dois momentos: no início e no final das aulas, dando mais segurança e credibilidade à empresa. Será o fim dos livros de registro.
Conforme o gerente do CFC Objetivo, de Içara, Rogério Scheffer, há mais de cinco anos o projeto é cogitado. Uma data até já havia sido divulgada e expectativa era que o sistema entrasse em funcionamento antes mesmo de março, o que não se confirmou. Em relação à implantação, ele considera benéfica. Isto porque a fiscalização mais efetiva deverá punir as empresas que trabalham irregularmente.
De início, a sistemática do iBios compreenderá o registro dos alunos no órgão de trânsito com a captura da imagem do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já nas aulas, a coleta da digital deverá ocorrer até cinco minutos após o início das atividades, sendo que o retardatário mudará a contagem da hora/aula. Os instrutores também precisarão registrar a presença, com a impressão digital.
O projeto também prevê o monitora-mento de câmeras conectadas ao Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran).
Conforme a coordenadora do setor de habilitações da Região Carbonífera, Mara Regina Meller Manosso, a implantação nos municípios atendidos por ela depende ainda da criação de uma portari-a. Sobre o projeto, destaca que já existe modelos implantados em outros estados e que funcionam de forma satisfatória. "Os condutores deveriam ser conscientes para não ser preciso impor uma ação como esta".
O principal objetivo, do Detran de Santa Catarina é acabar com condutores irresponsáveis no trânsito que acabaram adquirindo uma habilitação através de de escolas irregulares.

VARIEDADES - Donato da Silva é um exemplo de perseverança

Morador de Morro da Fumaça, Donato teve sarampo quando pequeno e sofreu um derrame há pouco mais de um ano, mesmo assim vende vassouras para ajudar nas despesas e afirma ser feliz.

Donato Pedro da Silva, 41 anos, residente em Morro da Fumaça, pode ser considerado um exemplo de perseverança, porque não dizer de vida.
Com 9 meses ele teve sarampo e ficou com sequelas. Estudou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), por sete anos, onde aprendeu a ler e escrever. Há mais de um ano sofreu um derrame cerebral que deixou a maioria do corpo paralisado, tendo dificuldades para falar e obrigado a se locomover em uma cadeira de rodas. E devido a idade avançada dos pais, Pedro Sebastião, 74, e Luiza Anacleto, 76, ele foi morar com o irmão José, que é casado e tem dois filhos.
Hoje ele vende vassouras de palha, adquiridas em Sombrio, junto com o irmão para ajudar nas despesas da casa.
Em Içara, fazem dois meses que estão vendendo o produto ao preço de R$ 10, obtendo um lucro de 40%. Dependendo do dia eles conseguem vender em média 10 vassouras.
Ele recebe um aposento de meio salário mínimo e toda ajuda vem do irmão, que deixou de trabalhar de pedreiro para vender vassouras e ficar mais perto do parente .
“Sempre trabalhei, não sei ficar parado, fico nervoso, tenho que estar fazendo alguma coisa, gosto da vida e me considero uma pessoa feliz”, comenta Donato da Silva.
O que é confirmado pelo irmão José. “Ele está sempre com um astral bom, é muito criativo, e o único remédio que toma é para pressão alta. Ele construía casinhas com pauzinhos de picolés, usando os pés, mas depois do derrame a mobilidade ficou prejudicada”, comenta o anjo da guarda de Donato da Silva.
O ponto de vendas é em frente ao Meck’s Lanches, na Rua Vitória.

ESPORTES - Içara conquista 3º lugar no Estadual de Karatê

Os atletas içarenses participaram da competição estadual em Itajaí, no fim de semana, trazendo 14 medalhas de ouro, 17 de prata e 29 de bronze, ficando entre os grande de Santa Catarina.

A A equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara faturou a terceira posição na classificação geral da segunda etapa estadual de Karatê Interestilos, realizada em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Com a participação de 78 atletas, o município ficou atrás apenas de Blumenau e da cidade sede, Itajaí, que foi a grande campeã da etapa.
“É muito gratificante ver Içara no pódio por tantas vezes, foi realmente uma grande conquista”, lembrou o professor Everaldo Pereira, que junto ao professor Gustavo Santiago, comanda os treinos e as equipes de karatê do município.
Ainda conforme os professores, atualmente o Karatê de Içara está entre as grandes potências do estado e com o treinamento intensificado, a tendência é que os índices melhorem cada vez mais.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara realiza neste sábado (26) o primeiro Festival de Karatê.
A partir das 13h30, no Ginásio Esportivo, estarão reunidas atletas dos cinco núcleos do Projeto Karatê de Inclusão. “As conquistas provocam mais esforço e dedicação, por isso vamos realizar este festival para manter nosso destaque em nível estadual e descobrir novos talentos”, destacou o superintendente da FME de Içara, Flávio Felisberto.

ESPORTES - Sérgio e Everaldo vencem final de Canastra dos 50


A noite fria desta terça-feira não impediu que ocorresse a decisão do Campeonato de Canastra em dupla do Clube dos 50, no bairro Jaqueline, em Içara.
A dupla Sérgio/Everaldo conquistaram o título ao vencer por 2 a 1 Elói/Lavino.
Na terceira colocação ficaram Alexandre e Tito, seguido de Marcílio e Jucemar, em quarto, e Berto e Tuca, garantiram a quinta posição.
Os organizadores do campeonato e a direção do Clube dos 50 agradecem a participação de todos os jogadores.

DISTRITO - Casa do Pescador Z-33 abrigará instalações culturais e educativas

No local serão realizadas aulas de capacitação, instalados um restaurante-escola, uma oficina de artesanato e a Colônia está com as inscrições abertas para os cursos de informática, entre outros.

A comunidade do Balneário Rincão, a qual sempre abraçou a pesca como carro-chefe econômico, tem adquirido conquistas em diversos setores. No princípio, os trabalhadores do mar lutaram pela defesa da profissão e reconhecimento dos seus direitos.
Já na atualidade as vitórias continuam, dentre elas estão: a instalação da Escola de Informática, construção de 71 residências para pescadores e assemelhados, implantação da Biblioteca Arca das Letras e a realização do KIT Feira.
Mas, a mais recente aquisição da comunidade local é a Casa do Pescador do Balneário Rincão, a qual abrigará espaço de capacitação, o restaurante-escola, a oficina de artesanato e as escolas da Colônia de Pescadores Z-33 .
Interessados em participar dos cursos de informática, alfabetização digital e pintura em vidro devem procurar a sede da Colônia, na Rua Laguna, Centro do Rincão. As aulas de pintura em vidro serão ministradas nos dias 1º, 2 e 5 de julho, e estão com inscrições em aberto.
Associação dos Pescadores da Colônia Z-33, convida os associados que nunca receberam o defeso e possuem carteira de aprendiz; que ainda não ad-quiriram o cartão cidadão e pescadores que utilizam veículos para o trabalho a comparecerem na sede da Colônia.
Já a excursão à Florianópolis, pelo Dia do Pescador, foi suspensa, e a Federação Catarinense dos Pescadores deverá marcar uma nova data para a realização do evento a nível estadual.