O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Edição 1.717: EDITORIAL - Uma mão lava a outra

É muito comum nos dias de hoje as pessoas esquecerem, rapidamente, quem estendeu a mão no momento das dificuldades, quando supera um problema.
O egoismo e falta de humildade tem sido sentimentos corriqueiros na vida dos seres humanos.
Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto, esse sábio ditado é velho, mas, infelizmente, são poucas as pessoas que seguem essa regra, o que é uma pena.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - FHC dá palestra em Criciúma e critica levemente o Governo Lula


Na vinda à Criciúma, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), opinou sobre a situação do Brasil na conjentura econômica, política e social e sobre o Governo Lula.

Em coletiva à imprensa, nesta quarta-feira, 30, no Colégio Energia, em Criciúma, o ex-presidente da República, Fernando Henri-que Cardoso (FHC-PSDB), opinou sobre a atual situação do país e fez uma análise do Governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT); sobre choque de gestão; descriminalização do consumo das drogas; da disputa eleitoral para presidência no próximo ano, sobre a Petrobrás e o modelo de operacionalização do pré-sal e a respeito do próprio caminho, confessou não querer mais se envolver na “política eleitoral”.
A noite, na Sociedade Recreativa Mampituba, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ministrou palestra à lideranças políticas e empresariais de todo o estado de Santa Ca-tarina. com o tema “Para onde caminha o Brasil”.
FHC aproveitou para, além de repassar sua visão econômica e política do cenário brasileiro, conhecer um pouco da região Sul de Santa Catarina.
“Poderíamos ter investido mais. O atual governo perdeu muito tempo escolhendo o modelo que adotaria com relação à privatização. No mundo de hoje todos devem investir e não se deve perder tempo com discussões ideológicas”, afirmou em tom de crítica à Administração de Lula da Silva. “Tem que se investir em infraestrutura e sustentabilidade. O Brasil tem muitos recursos é questão de mãos à obra”, enfatizou o ex-presidente.
Questionado sobre a defesa da legalização do uso de drogas na América Latina ele argumentou. “A repressão está perdendo a guerra. Colocar o usuário na cadeia não resolve o problema. Tem que se descriminalizar o consumo e adotar campanhas de conscientização e controle, semelhantes aos que tem o cigarro. O que não significa deixar de combater o tráfico de drogas”, explica o tucano.
Para FHC, do ponto de vista econômico a estabilidade da moeda (Real, criado por ele) o Brasil vai bem. A área social também a-vançou na opinião dele, no entanto o país está aquém do esperado com relação ao ponto de vista político. “Um país não precisa só da economia para crescer. As estruturas precisam crescer junto”, disparou.
Ele afirmou que o momento na história política-eleitoral dele passou. “Por que eu deveria voltar a ser candidato? Quando sai, já estava decidido a não querer mais disputar eleições. Faço parte de várias organizações no mundo inteiro e voltei a dar aulas. Participo da política de outras maneiras”, teorizou Fernando Henrique, que ainda revelou que se tornou presidente meio por acaso, visto que não tinha pretensão de chegar até a Presidência.
“Os dois tem qualidade, mas não posso decidir por um deles porque meu coração balança”, declarou se referindo à estreita ligação afetiva que tem com o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o Governador de São Paulo, José Serra, pré-candidatos a presidente do Brasil pelo PSDB.
Na quinta-feira, o ex-presidente visita empresas de vários setores instaladas na região.
Após a palestra de quarta-feira, FHC também participa de um jantar restrito a quase 200 pessoas, em um dos salões do clube Mampituba, onde trocará informações com empresários e políticos de uma forma mais próxima. Todos os convidados receberão de presente um livro de sua autoria autografado pelo autor.
Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro Presidente da República a cumprir dois mandatos seguidos (1995 a 2002).
No período de oito anos, FHC marcou o governo com a consolidação da estabilidade monetária, a modernização da economia e por reformas nas contas e na gestão do setor público. Nascido no Rio de Janeiro, em 18 de junho de 1931, Fernando Henri-que Cardoso é sociólogo.

geral - Bancários definem hoje se continuam a greve no país


Segundo a Conferência Nacional dos Bancários a greve continuará até a assembléia desta quinta-feira com a Federação Nacional dos Bancos, que definirá os rumos das paralisação.

A greve dos bancários foi mantida nesta quarta-feira, 30. Segundo a confederação nacional da categoria, mais de 5 mil agências continuaram fechadas e aguardam negociação com a Fenaban (entidade que representa os bancos) nesta quinta-feira, 1º de outubro, em São Paulo.
Rodada de conversas com o Comando Nacional dos Bancários e executivos da direção do Banco do Brasil, também fazem parte das ações que visam um acordo para que as agências bancárias dessa instituição retomem as atividades, de acordo com o Conselho dos Trabalhdores Financeiros (Contraf).
A paralisação teve início em 24 de setembro, com a reivindicação da categoria por aumento real de salário, maior participação nos lucros, valorização do piso salarial, garantia de emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho.
Os caixas eletrônicos e outros terminais de auto-atendimento estão funcionando normalmente, segundo o sindicato dos bancários em São Paulo.
Em Içara mantiveram-se fechadas as agências da Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil e Banco do Estado de Santa Catarina (Besc).
O Banco Itáu e Bradesco funcionam normalmente.
No entanto, a CEF está a-tendendo de quarta a sexta-feira apenas aos trabalhadores que tiveram as casas atingidas pelas chuvas e foram autorizados a sacarem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

POLÍCIA - Motorista atravessa pista e colide com outro veículo na SC-444


No inicio da tarde desta quarta-feira, 30, condutor de um Gol invadiu a pista na contramão da Rodovia SC-444 e colidiu com o Classe A que vinha da direção do Balneário Rincão.

O condutor do Gol placas LYR-8756, de Içara, A.P., atravessou a pista da Rodovia SC-444 na contramão, colidindo com o Classe A placas CPZ-1751, de Criciúma, dirigido pela feminina M.L, que vinha no sentido Balneário Rincão à Criciúma.
O acidente aconteceu por volta das 13h, próximo à entrada para o Fórum da Comarca de Içara.
O motorista do Gol bateu na roda dianteira do Classe A, provocando arranhões nos dois veículos.
Com o impacto a placa do carro, que invadiu a pista contrária, ficou presa na roda dianteira do Classe A. O Gol ficou com a frente comprometida.
No entanto os danos foram apenas materias, os condutores não sofreram ferimentos.
A Polícia Militar, da área do departamento de trânsito, foi chamada pa-ra registro de boletim de ocorrência.
Na segunda-feira, 28, ocorreu um outro acidente na esquina das Ruas Vitória e Ipiranga, motivado pelo desrespeito à preferencial no cruzamento.
O condutor do Astra placas MHX-3330, de Içara, W.L., não parou na esquina da Rua Ipiranga e colidiu na roda e paralama dianteiro do caminhão baú Mercedes, placas ABN-9631, de Criciúma, conduzido por A.R.R. O caroneiro S.F. sofreu arranhões no braço.
Com a colisão o Astra ficou sem parachoque, enquanto o caminhão sofreu pequenos danos.

VARIEDADES - Dia dedicado às secretárias remete à competência

O Dia Nacional da Secretária(o) comemorado em 30 de setembro, mostra que o papel da profissão é impresindível para a organização e andamento das ativadades de qualquer empresa.

Secretariado é uma área que tem uma data dedicada à comemoração. O Dia Nacional da Secretária (o),, demonstra a importância da profissão que tem origem na segunda fase da Revolução Industrial, quando o norte-americano Christopher Lathan Sholes inventou um tipo de máquina de escrever e a filha, Lilian Sholes, se tornou a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.
A comemoração do ofício acontece exatamente na data de aniversário de Lilian, no dia 30 de setembro.
Há também o “Dia Internacional da Secretária (o)”, que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril.
Espera-se que seja um dia de reflexão, de auto-análise pessoal e profissional para com os secretários no dia deles. A título de curiosidade, o dia 30 de setembro é o dia de São Jerônimo, que foi secretário do Papa Dâmaso, Santo protetor dos profissionais desta área.
A baiana de Ilhéus que mora há sete meses em Içara, Sueli Ferreira Lima, trabalha como secretária há quase um ano. Ela conta que atualmente está numa clínica dentária, mas que vai mudar de atividade devido uma outra oportunidade profissional.
Para ela é o secretariado lhe abriu portas. “É uma área que dá muitas oportunidades e que permite nos relacionar com as pessoas e estabelecer comunicação”, comenta.
O início nesta área foi na Escolinha de Futebol Aldair, cujo dono é o irmão de Suely, o ex-jogador da Seleção Brasileira, do Flamengo e do Roma, da Itália, Aldair Nascimento.
“Vale a pena investir, se qualificar, pois é uma profissão que possibilita crescimento profissional e amplia o leque de oportunidades”, defende Suely.
Ela realiza atividades como atendimento de telefone, preenchimento de fichas e marcação de horários. “Nenhuma dessas ações é chata para mim. Eu gosto muito. O meu maior prazer é atender aos clientes e conversar com eles”, comenta.
Já a secretária do Jornal Içarense, Dheinifer Silveira de Souza, trabalha na área há 4 anos. “Decidi ser secretária por ser uma boa atividade e que requer responsabilidade, me encaixo nesse perfil”, explica.
Segundo ela a convivência com pessoas diferentes é gratificante, embora a cobrança seja proporcional às ações desempenhadas. “Adoro o que faço, se chego desanimada no serviço logo recobro a disposição. Secretária tem que ter sempre um sorriso, estampado, no rosto”, finaliza.

ESPORTES - Muitos gols na rodada desta 4ª feira do Interfirmas de Futsal

Mais três jogos foram realizados ontem no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, sendo que os artilheiros balançaram as redes por 27 vezes.

Mas uma rodada deu continuação no Campeonato Interfirmas de Futebol de Salão nesta quarta-feira, a noite, no Ginásio Ergino Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, em Içara
Na primeirapartida a equipe do Smalticeram venceu por 9 a 7 a Cromocil.
Já o Abimar Supermercados não esteve bem em quadra e foi derrotado pelo Chromo por 4 a 2.
E encerrando a rodada, em uma partida disputada a Budny ganhou de 3 a 2 do Giassi Supermercados.
Segunda-feira ocorreram três jogos. Confira os resultados: Agrovida 3 x 1 Smal-ticeram, Cromocil 3 x 8 Plantar e Coposul 4 x 4 CPAI.
A tabela será retomada nesta sexta-feira, com mais as três jogos: Plantar x A-grovida, Kasburg/Vargas x Coposul e CPAI x Farben.
O artilheiros é Rogério, (Cromocil), que marcou 18 vezes, seguido de Fábio, (Coposul) e Maurício (Plantar), com 15 gols.