O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CAPA: Edição2.063 - Içara, 12 e 13 de março de 2011

Semifinal do Praião será disputada neste sábado
(Maso Nyetto/Jotnal Içarense)


FAI volta as atividades na segunda-feira
(Divulgação)


Vereadores pedem mais agilidade
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Içara está que nem queijo suíço

Quem circula pelo Centro de Içara, tanto a pé quanto de carro, percebem os serviços de saneamento básico que estão sendo realizados pela Setep, empr-esa contratada pelo Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto).
Mas as chuvas vem prejudicando a recuperação das ruas, que estão cheias de buracos que nem queijo suíço, deixando a comunidade preocupada. E por is-so, ocorreu mais uma reunião entre representantes do Samae e da Setep com os ve-readores. Ficou acertado que algumas ruas receberão a pavimentação asfáltica para fluir melhor o trânsito de veículos. Portanto, os motoristas devem ficar bem a-tentos e observar as placas de sinalizações para não ter nenhuma surpresa nos cru-zamentos.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Função sexual dos obesos

Resultados de estudo, re-centemente publicados no Jornal da Associação Americana de Medicina, demonstraram que em homens obesos que apresentavam disfunção e-rétil, a redução do peso e a mudança do estilo de vida melhoraram a função sexual.
Existe uma associação en-tre obesidade e função sexu-0al em homens, que é inde-pendente das doenças relaci-onadas à obesidade, como diabete, hiper-tensão ou hiper-lipidemia (au-mento de gordu-ra no sangue). Ou seja, a obesi-dade em si, pode interferir sobre o desempenho sexual.
Para testar se a redução do peso e a mudança do estilo de vi-da poderiam promover al-gum benefício sobre a fun-ção sexual, previamente comprometida, pesquisa-dores da Universidade de Nápolis, na Itália, acompa-nharam, durante três anos, homens obesos com disfun-ção erétil, sem diabete, hi-pertensão ou hiperlipide-mia, e com índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
Estes pacientes foram di-vididos em dois grupos: o primeiro, chamado de in-tervenção, recebeu instru-ções detalhadas de como reduzir 10% ou mais do peso total, a-través da diminuição da in-gestão alimentar e do au-mento da atividade física. O segundo grupo, chamado de controle, recebeu somente informações generalizadas sobre os benefícios para a saúde, produzidos pelo e-xercício e pela escolha de u-ma alimentação equilibra-da, informações essas sem nenhum deta-lhamento.
Após dois a-nos, o grupo in-tervenção apre-sentou uma re-dução do peso (avaliado pelo IMC) e um au-mento de ativi-dade física (me-dida por minu-tos de atividade física por semana). No grupo controle não houve modificação no peso e na atividade física. A função sexual, avaliada a-través de um índice interna-cional de função erétil, me-lhorou significativamente no grupo que reduziu o peso e aumentou a atividade fí-sica. No grupo controle (os que não haviam reduzido o peso e nem aumentado a atividade física), este índice ficou inalterado (ou seja, continuou baixo).
Até a próxima semana.

POLÍTICA - Vereadores cobram melhorias na instalação de rede de esgoto

As constantes reclamações da população, com relação aos estrados provocados nas ruas da cidade, devido à instalação da rede coletora de esgoto sanitário, foram tema de nova reunião.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Desde que começaram as obras de esgotamento sanitário no município, ve-readores e representantes do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) estão sendo “bombardeados” de reclamações da população.
Todos os dias os içaren-ses relatam as dificuldades encontradas ao transitar pelas vias da cidade.
Para cobrar mais uma vez do Samae e da empresa responsável pela obra, a Setep Engenharia, os vereadores André Mazzu-chello Jucoski, o Polakinho (PSDB); Dilnei Darcy Lima (PMDB); Joacir Domingos Pereira, o Boca (PP); Diego Vittorassi (PDT); Jurê Car-los Bortolon (PMDB) e Dar-lan Bitencourt Carpes (PP); estiveram na sede do Sa-mae na manhã desta sexta-feira, dia 11.
Durante o encontro, os legisladores relataram os problemas, que já vêm ocorrendo há quatro meses, ao presidente da autarquia, Paulo Preis Neto.
O presidente, por sua vez, chamou representantes da Setep para que os mesmos também pudessem ouvir as sugestões dos vereadores.
De acordo com Preis, a empresa prometeu asfaltar, nesta sexta-feira, as Ruas Sete de Setembro, Marcos Rovaris e Dom Joaquim Domingues Oliveira, todas no Centro.
O vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB) passou boa parte da reunião dando sugestões de como a Se-tep poderia melhorar o serviço. “Os buracos estão a-parecendo depois das chu-vas por que não está sendo feita a compactação do material corretamente. Além disso, estão colocando novamente no local o material retirado da vala, que não é bom. É preciso, para fazer o vigamento, colocar um metro de areia”, explicou Bortolon.
Para o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Po-lakinho (PSDB), a empresa está “enrolando”. “Nas reu-niões pedimos sempre as mesmas coisas, que não estão sendo feitas. Queremos uma solução rápida, pois as ruas estão intransitáve-is”, reclamou Polakinho.
Os engenheiros da Setep informaram que o maior problema no momento é o mau tempo. Com a chuva não é possível fazer asfalto. Por isso, a empresa deixou algumas ruas do centro inacabadas e foi trabalhar nos bairros, onde as vias são de lajota e a chuva não impede o serviço.
Além disso, a Setep relatou que em todas as cidades nas quais fizeram as o-bras da rede de esgoto, a-conteceram os mesmos pro-blemas e a população também ficou indignada com os buracos e sujeira. Porém, ao final da obra, a empresa foi elogiada.
Em conversa pelo telefone com o presidente do Sa-mae, durante a reunião, o engenheiro da Setep, Marcelo Del Moro, informou que o material retirado da vala só é reaproveitado quando a fiscalização autoriza. Quando não é possível reaproveitar, é colocado areão.
Para o vereador Polaki-nho, esta foi a melhor reunião que os legisladores já tiveram com a empresa e o Samae. “Dissemos, com firmeza, o que realmente es-tamos reivindicando. Acredito que as coisas vão melhorar”, observou.
No final de 2010, através de pedidos dos vereadores em reuniões, a empresa paralisou a obra nas ruas pavimentadas e focou na recuperação das vias não pa-vimentadas que ficaram danificadas após a execução do serviço.
Depois da limpeza e restauração das ruas, em novembro os legisladores relataram melhoria na situação. Porém, com a continuação da obra, novos transtornos voltaram a perturbar a população.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“É muito cedo para se falar em coligação, temos que trabalhar pela cidade. Não acredito em chapa de consenso, quando todo mundo pensa a mesma coisa, algo está errado. Onde fica a democracia?”. Vice-prefeito José Zanolli (DEM), sobre uma possível coligação entre PMDB e PP.

Darlan Bitencourt Carpes
percebeu que na entrada para a Câmara Municipal de Içara não tinha acesso ao prédio para cadeirantes e providenciou imediatamente a construção de um rampa. Aproveitou também para fazer a recepção na sala que era do presidente do Legislativo. A abertura da porta de entrada será automática.
Quem liberou o álvará para construção do prédio já deveria ter visto isso, como também o ex-presidente Acirton Costa e subordinados. Dormiram de toca.


Arnaldo Lodetti Jr
está quieto no seu canto e não deu mais nenhuma declaração sobre a pos-sível coligação entre PP e PMDB.
Pelo que parece o puxão de orelha dos históricos do partido deu resultado.

Os petistas de Içara
estão antenados e pre-ocupados com a “possí-vel” vinda de Murialdo Gastaldon para o partido.
Segundo Severiano Va-lentim, quem está costu-rando a aproximação é Quintino Pavei.

As ruas de Içara
estão um verdadeiro queijo suíço devido os serviços de esgotamento básico. Na semana passada circulei por Criciúma, que também está instalando a rede de saneamento e percebi que tem ruas onde os servi-ços já foram feitos cedendo os remendos do asfalto.
Espero que em Içara isso não ocorra, pois além de fazer o serviço duas vezes vai prejudicar por mais tempo o fluxo do trânsito, principalmente no Centro, onde a maioria das ruas são asfaltadas.

Diego Vitorassi (1)
comentou na sessão de quinta-feira que a im-prensa as vezes não en-tende o que os vereadores falam na Câmara.
A deixa foi por causa do meu comentário de que ele foi incoerente ao votar o projeto para contrata-ção de assistentes, agora pelos vereadores.

Primeiro (2)
tenho certeza que nem mesmo os vereadores en-tendem o que falam na Câ-mara, por isso que a comu-nidade está desacreditada da classe. Segundo, o pro-jeto só passou com o voto dele, que sempre se mani-festou contrário. Se não vai contratar deu autonomia para os outros fazerem.

Vereadores de Içara
cobraram do secretário de Educação Antônio de Mel-lo o atraso na construção da creche Zilda Arns que já era para estar pronta. A empresa vai ser intimada.

Frase
“A política é a condução dos assuntos públicos para o proveito dos particulares”. (Ambroce Bierce - jornalista americano - 1842-1914).

GERAL - Código de Defesa do Consumidor faz 20 anos

O Código de Defesa do Consumidor é uma lei abrangente que trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, administrativa e penal; ele estabelece normas de proteção e defesa.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

O Código de Defesa do Consumidor completou 20 anos nesta sexta feira.
Criado pela Lei 8.078, sancionada em 11 de setembro de 1990, que passou a vigorar em 11 de março de 1991, o código deu origem ao Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), órgão responsável por fazer valer o direito dos consumidores.
“Consideramos a lei é muito eficiente. Um Procon devidamente estruturado torna a resposta ao consumidor muito mais ágil, dando resultados positivos para quem o procura", explica o coordenador executivo do Procon de Içara, Giovani Martins da Silva.
De acordo com o coordenador, a telefonia fixa e móvel lidera o ranking das reclamações no Procon de Içara. Em segundo lugar vêm os produtos com defeito/vício que ainda estão dentro do prazo de garantia. Em terceiro lugar as reclamações de transações bancárias e de crédito e, por último, a prestação de serviços diversos.
“A lei, como instrumento de cidadania, veio em boa hora, tendo em vista que os abusos eram constantes. O código trouxe proteção inigualável ao consumidor. De um lado, os consumidores passaram a ter ciência dos seus direitos e a exigi-los cada vez mais”, observa Silva.
Para o coordenador, os fornecedores de produtos e serviços estão mais conscientes da necessidade de equilíbrio e harmonia nas relações com os consumidores. “Eles passaram a te-mer a represália administrativa e judicial, do próprio consumidor. Em nosso entendimento, a vinda do código mudou a mentalidade, conscientizou os compradores, melhorou as relações de consumo, tornando-as mais transparentes e justas”, relata.
De acordo com Silva, ho-je é difícil encontrar um consumidor, por mais “i-letrado” que seja, que desconheça a existência do Código de Defesa do Consumidor.
A idéia da tutela do consumidor é tão presente que existem até aqueles que se dirigem aos órgãos de proteção, como os Procons, em busca da solução de problemas referentes a questões que não correspondem ao mercado de consumo.
Na próxima terça-feira, dia 15, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data foi escolhida em razão de uma mensagem remetida pelo presidente John F. Kennedy, ao Congresso americano, em 15 de março de 1962, reconhecendo direitos fundamentais dos consumidores, especialmente quanto à segurança; à informação; bem como à livre escolha dos produtos e serviços.
“O Procon de Içara, apesar da estrutura deficitária, sempre busca atender cada vez melhor ao consumidor, seja no a-tendimento pessoal prestado, na informação repassada, ou até mesmo com a distribuição de exemplares a todos os consumidores que procuram o estabelecimento”, reforça o coordenador.
O Procon de Içara atende de segunda-feira à sexta-feira, das 12h às 18h, na Rua São Donato, nº 498, sala 2, Centro.
Em caso de dúvidas ligar para (48) 3432-5299, ou en-viar a pergunta por e-mail: procon@icara.sc.gov.br.

POLÍCIA - Objetos estão a espera de devolução na PC do Rincão

Depois de uma operação realizada pela Polícia Civil (PC) do Balneário Rincão, onde foram presos os responsáveis pelos roubos na praia, muitos objetos estão à espera dos proprietários.

(Divulgaçã)

As operações da Polícia Civil do Balneário Rincão estão trazendo resultados positivo a população, depois de uma forte reivindicação feita pelo moradores e veranistas da praia, pedindo mais segurança, já que a onda de crimes estava significamente alta.
Roupas, sapatos, bijou-terias, além de dois televisores de 40 polegadas e cinco bicicletas continuam na Polícia Civil do Distrito Balneário Rincão, em Içara. Os objetos foram apreendidos em uma operação conjunta estre as Polícia Militar e Civil que ocasionou na prisão de um casal de arrombadores.
Desde então, vítimas de furtos estão sendo chamadas para o possível reconhecimento e a devolução dos materiais furtados.
Conforme o delegado Regional, Jorge Koch, a quantidade de bens recolhidos possivelmente resultou de quase 40 crimes na região litorânea. Cerca de 20 miolos de fechaduras chegaram a ser observados no estouro do depósito em que ficavam os materiais, no Balneário Arroio do Silva.
O delegado confirmou que qualquer pessoa que tenha sido lesada e tenha feito um Boletim de Ocorrência (BO) pode se encaminhar a Delegacia de Polícia Civil do Balneário Rincão para a entrega de seus produtos.
De acordo com o delgado as operações irão continuar, com o único objetivo de coibir a criminalidade na Praia do Rincão é a principal meta dos órgãos de segurança de Içara.

VARIEDADES - Abertas inscrições para exposições artísticas

Entre os dias 14 e 25 de março estão abertas, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, inscrições para exposições artísticas; basta enviar um e-mail com fotos da obra e dados.

(Divulgação)

Começa nesta segunda-feira, dia 14, o período de inscrições para exposições artísticas na Galeria de Ar-tes da Casa da Cultua Pa-dre Bernardo Junkes.
Pinturas, fotografias, es-culturas entre outras obras ganham espaço no local para serem apreciadas pelos içarenses.
De acordo com a coorde-nadora de artes do municí-pio, Lilian Rosane Philip-pi, as inscrições para expo-sição acontecem até o dia 25 de março.
“Para inscrever-se é ne-cessário que o interessado envie um e-mail para ar-tes@icara.sc.gov.br com fotos do material a ser ex-posto e o currículo do ar-tista, que receberá, até o dia 31 de março, um retorno sobre a data para expor o trabalho”, explicou.
A exposição é uma inici-ativa da Administração Municipal de Içara por me-io da Secretaria de Educa-ção e Cultura.
A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes promove regularmente exposições e concursos.
Em dezembro do ano passado, a secretaria de E-ducação e Cultura, atra-vés do departamento de cultura, premiou os vence-dores do 19º Salão de Artes Pedro Cechet, na categoria pintura em tela.
A exposição teve por ob-jetivo estimular, documen-tar, interagir, revelar novos talentos e disseminar as mais diversificadas mani-festações plásticas.

ESPORTE - Içarenses brigam por vaga na final do Praião 2011

Depois de uma semana de folga devido aos feriados de Carnaval, será retomado neste
sábado a semifinal do Praião 2011, e três times içarenses brigam por duas vaga na final.


(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Depois das equipes terem ficado uma semana de molho, devido ao feriado de Carnaval, tudo será retomado neste sábado, com as partidas que ainda restam das competições de verão. O campeonato mais importante realizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, o Praião 2011, Taça Jorge Za-natta, será disputado a semifinal hoje.
Este ano, as chances de um time içarense levantar a taça é grande já que das quatro equipes nesta fase, três são de Içara.
O primeiro confronto começa às 15h entre a Carbo-nífera Criciúma e CPAI. A equipe da Carbonífera chegou até esta fase com um total de 15 pontos ostentando o segundo lugar na tabela classificatória, foram quatro vitorias e três empates em sete jogos,. Já, o adversário terminou a semifinal em nono lugar com um total de 10 pontos, foram três vitorias três derrotas e apenas um empate. As duas equipes se enfrentaram uma única vez, quando a Carbonífera Cri-ciúma venceu pelo placar 4 a 1.
O jogo de fundo, marcado para às 16h30min, será 100% içarense, entre Vila Nova e Praia. O atual campeão Vila Nova em sete jogos já contabilizou seis vitórias e apenas um empate, enquanto o time rinco-nense venceu três vezes e empatou quatro jogo. As equipes se enfrentaram na primeira rodada e a partida terminou empatada em 2 a 2. Agora, quem perder está fora da competição e da decisão do título.