O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Esportes: Praia, JR e CPAI são as equipes de Içara que seguem no Praião

Oito equipes disputam a segunda fase do Praião neste fim de semana e três delas são de Içara (Praia, JR e CPAI), com grande chance de chegarem à final da competição regional de futebol de areia.

Mais um fim de semana que se aproxima e todas as direções levam ao Balneário Rincão, em Içara, ou para aproveitar o sol, ou para prestigiar as competições esportivas, entre elas o Praião 2008/2009, Taça Rádio Eldorado.

Oito equipes garantiram vaga na segunda fase, que será disputada no mata-mata (perdeu, está fora). O presidente do Esporte Clube Praia, Jurê Carlos Bortolon, afirmou que o time está motivado para a disputa. "Em um jogo, temos que ver que tudo é inevitável, até o vento pode nos ajudar ou atrapalhar, sabemos que o Espaço Alternativo é o favorito, mas não estamos intimidados com isso." finalizou Jurê.

Outra equipe que também mostrou todo o potencial durante a competição foi o CPAI (Clube de Pais e Amigos de Içara), com seus jovens atletas, que irão enfrentar um dos favoritos e campeã do ano passado, a Carbonífera Criciúma.

O diretor Marcos Duarte afirma que a equipe está completa para o jogo de domingo. "Será uma partida difícil, já o enfrentamos na primeira fase e perdemos, agora será diferente, mesmo que eles tenham a vantagem do empate, vamos jogar para vencer. É só o que os atletas querem", completa Duarte.

Já na avaliação do presidente do Clube JR, de Vila Nova, Humberto Mazzuchetti, o time tem condições de superar o Comerciário. "Não teremos desfalques para o fim de semana, os jogadores estão ansiosos para o confronto e vamos ver agora quem se sai melhor", finaliza. O outro jogo da segunda-fase do Praião será entre Palmeiras x Trilho.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Bloco Casa Verde se prepara para Carnaval de Rua do Rincão

Animando ainda mais a entrada do show de Ivete Sangalo, o bloco carnavalesco apresentou ontem o samba-enredo, com bateria e tudo, em frente ao Supermercado Angeloni, no centro do Rincão.

Amigos, fantasias, animação, dança e muito batuque fizeram parte do ensaio do bloco carnavalesco Casa Verde, do Balneário Rincão, que se apresentou em frente ao Supermercado Angeloni, ontem, pouco antes do show da baiana Ivete Sangalo.

Os animados foliões foram chegando aos poucos e acabaram se misturando com a grande quantidade de gente que esperava pela cantora da Bahia. Durante o ensaio pré-carnaval, o bloco munido de bateria e fantasias apresentou o samba enredo que levará para a rua neste ano, no Rincão.

A apresentação oficial do bloco será no domingo de carnaval, quando disputa o título de melhor bloco de rua, com os grupos Ilê Aiyê (campeão de 2008) e Mensalão. Eles serão avaliados por um júri formado por representantes de entidades e repartições públicas de Içara.

O Casa Verde foi formado por um grupo de amigos, há três carnavais e há cada apresentação soma mais participantes. Em 2006, o desfile se limitou à diretoria e em 2007, cerca de 50 foliões participaram da folia. No último carnaval, porém, o grupo surpreendeu até mesmo a comissão organizadora, com mais de 430 participantes.

Diante do sucesso, o grupo decidiu formar a 1ª Feijoverde, realizada na sede da Associação Palmeirinhas, no bairro Jardim Angélica, na cidade de Criciúma. Dois meses depois, promoveram a Festa de Máscaras com DJ Euzébio e a Bateria Consulado do Samba, de Florianópolis, na Vila Olímpica, também em Criciúma.

Os desfiles dos blocos de rua estão programados para acontecer no Calçadão da Rua Paraná, no Centro do Balneário Rincão, em Içara. Quem tiver interesse em se juntar ao grupo, pode entrar em contato com o dirigente carnavalesco Octacílio de Bem Filho, pelo telefone 9988 0783.

A intenção da subprefeitura do Distrito é fazer quatro noites de festa, com um show nacional no sábado, desfile de blocos no domingo e trio elétrico para segunda e terça-feira.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Discussão sobre redução da maioridade penal é reaberta em Içara

Constantes crimes cometidos por menores na região de Içara têm esquentado a discussão sobre a redução da maioridade penal, hoje fixada em 18 anos, para levar à prisão jovens como o sequestrador de Diego Jacinto.

Furtos, depredações, tráfico, sequestros e homicídios. Há cada semana, uma nova manchete envolvendo menores criminosos estampa a capa da imprensa local.

Somente no Balneário Rincão, desde o início da temporada, mais de dez casos envolvendo drogas e adolescentes foram registrados. O último foi F.S. F., de 17 anos, autuado por tráfico nesta terça-feira. Ele carregava cerca de 15 buchas de maconha, prontas para serem vendidas.

No entanto, o que trouxe mesmo a questão à tona foi o caso de Diego Jacinto, 23 anos, que passou três dias amarrado à uma árvore em meio a um matagal em Içara, após ter sido sequestrado por dois adolescentes de Criciúma.

Um deles, de 16 anos, foi capturado. Além do sequestro, ele confessou ter participado do homicídio de Ailson Faria da Silva, de 21 anos, assassinado com quatro tiros, e em dois assaltos praticados em Criciúma e Forquilhinha.

"Um adolescente desse deve apodrecer na cadeia", afirmou um homem aposentado, que não quis ser identificado, falando sobre o assunto na praça da Igreja Matriz, no Centro de Içara. Uma mulher, que participava da discussão, disse que é preciso rever a educação e não punir os jovens por não a terem recebido dos pais.

No Brasil, ninguém com menos de 12 anos pode ser punido pelo Estado. Dos 12 aos 18, as condenações vão desde a prestação de serviços comunitários à internação em estabelecimentos educacionais (como foi o caso do sequestrador de Diego). Nesses casos, os menores devem passar por reavaliações semestrais e podem ficar detidos por até 3 anos.

Na pesquisa mais recente sobre o assunto, divulgada em agosto do ano passado, 84% dos entrevistados disseram ser favoráveis a reduzir para 16 anos a maioridade. No entanto, o presidente Lula já disse ser contra.

A questão é polêmica e já foi muito discutida no país. Quem é contra a redução argumenta que colocar adolescentes em contato com presidiários adultos só aumentará a periculosidade deles e os crimes no país. Apesar de ter muitos adeptos, a redução da maioridade penal para 16 anos tem poucas chances de virar realidade. Isso porque existe uma controvérsia jurídica a respeito do assunto: a maioridade está estabelecida em um artigo da Constituição Federal. Cabe ao povo esperar para ver.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Reajuste não cobre custo de produção e entidades de produtores de fumo cancelam parcerias com empresas

Depois de uma difícil reunião entre produtores de fumo e empresas fumageiras, uma parceria de longa data foi rompida. A intenção do encontro era renegociar o aumento do preço fumo. Contudo, após as entidades receberem as ofertas de cerca de quatro empresas, notaram que não haveria acréscimo, já que todas estavam oferecendo o mesmo reajuste: 12,6 %.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair D ‘Estefani (foto), este índice não é lucrativo para os produtores, já que o aumento no custo de produção desta safra foi de 13,6%. "Eles podem pensar que estão sendo bem pagos, mas não entendem que gastaram muito mais com insumos e mão-de-obra. A diferença não compensa", explica.

A preocupação do presidente não é com este ano, mas com o futuro da fumicultura em Içara. "As empresas estão com o agricultor na mão. Se as entidades que nos representam não têm força contra elas, o que fazer quando a safra for normal e estiver sobrando fumo?", argumenta.

Depois do encontro, as entidades se negam a negociar com as empresas, apenas se sentarão com o Sindfumo. "Quando elas precisarem de nós, não mais ajudaremos", rebate Jair.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: “Lagoa do Jacaré está totalmente abandonada”, reclamam moradores

De acordo com depoimentos da população que frequenta o local, neste ano a manutenção da lagoa não foi realizada nenhuma vez. O serviço feito foi pago pelo proprietário dos pedalinhos.

"A Lagoa do Jacaré vai virar Lagoa da Jibóia". Com esta suposição, o aposentado Donato da Rosa manifestou o desgosto pelo o que vem acontecendo no parque da Lagoa do Jacaré, no Balneário Rincão.

Ultimamente, as queixas têm sido de abandono por parte da atual Administração. "A lagoa foi esquecida, ninguém mais limpa as águas e o local. O mato está alto e ninguém está fazendo nada por isso", exclamou o aposentado, que é morador das proximidades da área de lazer.

De acordo com o proprietário dos pedalinhos dispostos na área de lazer, o aposentado José do Nascimento, a última vez que a prefeitura cortou a grama do local foi no dia 19 de dezembro e a coleta de lixo mais recente foi em 31 de dezembro.

A estudante Ketlim Colombo manifestou insatisfação em relação ao local criado para satisfazer a comunidade. "Achei até uma cobra d'água ali no meio do mato. Se isso continuar assim, nós não frequentaremos mais o local", reclama.

De acordo com o subprefeito, José Eloir do Nascimento, a obrigação dessa manutenção é do proprietário dos pedalinhos, que atua no local. "A concessão de autorização do comércio da lagoa diz que a obrigação de toda a manutenção do local é dele", explicou o subprefeito. "O que acontece é que, na administração anterior, a prefeitura fazia esse trabalho, contrariando o contrato. Faremos a fiscalização e, se o proprietário não estiver cumprindo com a obrigação dele, corre o risco de perder a concessão do estabelecimento", finaliza o subprefeito.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Projeto que cria cargos na Câmara sem previsão para ser discutido

Desde a última sessão ocorrida no Legislativo Municipal, no dia 30 de janeiro, o presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), afirmou que não mais realizará encontro até o encerramento do recesso Parlamentar (dia 16 de fevereiro). Até lá, o projeto do Executivo, que cria a substituição da Afasi no município, atráves da Fundação Assistencial de Içara (FAI), e o projeto do Legislativo, que cria dez assessores parlamentares, serão melhor discutidos.

De acordo com Costa, a prioridade será os projetos encaminhados pelo Executivo. Posteriormente, a equipe dará seguimento às petições dos vereadores. "Não colocaremos o projeto dos assessores parlamentares em pauta, porque ele ainda tem tempo para ser discutido e pensado. O da FAI ainda será decidido se entrará na sessão do dia 6 de fevereiro ou não. A prioridade agora é os projetos do Executivo", expôs o presidente da Câmara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1558 - Política: PP se reúne para avaliações e para discutir criticas sobre dívidas

O Partido Progressista se reuniu ontem na Cooperaliança, onde discutiu a renovação que será desempenhada no diretório. Contudo, o foco foram as críticas do PMDB sobre dívidas.

O ex-prefeito Heitor Valvassori (PP), que já tomou conhecimento das legítimas dívidas deixadas por sua administração, esteve reunido com o diretório do Partido Progressista, ontem à noite, no auditório da Cooperaliança de Içara.

A intenção foi dispor a todos os integrantes da executiva do partido o conhecimento do balancete. O próximo passo será uma reunião coletiva com toda a imprensa da região, onde Valvassori divulgará os valores reais da dívida.

De acordo com o presidente do partido, Arnaldo Lodetti Júnior, o ex-prefeito recebeu o balanço das dívidas na terça-feira, dia 3, e pela primeira vez irá se posicionar sobre o assunto aos filiados do PP. "Estão fazendo terrorismo na cidade em relação às dívidas. Chegou a hora da população conhecer a verdade", disparou Lodetti, que ocupou a Secretaria de Obras na gestão anterior.

Todo o diretório foi convocado para a reunião, que foi interna. Um deles foi o ex-vereador do município, Francisco Hortêncio Motta (PP), que igualmente demonstrou anseio de despejar a defesa do partido à população. "Eu espero que a população se atualize e que cada um possa fazer uma avaliação pessoal dos reais balancetes", prevê. "Até aqui só se conhecia um lado da moeda", completou o ex-vereador.

Lodetti adiantou aos progressistas presentes que estão aguardando a documentação do Relatório de Gestão Fiscal para depois se posicionar na imprensa sobre o valor real das dívidas deixada pelo ex-prefeito Heitor Valvassori. "No dia 11, estaremos apresentando à imprensa o que ficou de dívida e temos certeza de que não é esse valor que a atual administração vem divulgando, criando uma situação de terrorismo na população", finalizou o presidente do Partido Progressista.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.