O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Esportes: Inaugurado Ginásio de Esportes no PV

O prefeito em exercicio, Naeltti Vianna, acompanhado de secretários municipais, autoridades e comunidade em geral, inaugurou, na noite desta quinta- feira, dia 25 de setembro, no bairro Presidente Vargas, o Ginásio de Esportes, que leva o nome, em memória do saudoso Nicolau Becker, um do primeiro morador da localidade.
O ginásio de esportes conta com arquibancadas, com espaços para deficientes fisicos, dois vestiários com chuveiros e banheiros, depósito para materias e na área externa possui um amplo estacionamento.
O prefeito Naelti Vianna e o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Claúdio Blissari, juntamente com o representante da família do homenageado, descer-raram a placa de inauguração.
Logo após foi realizada a final do Campeonato de Futsal Regiona de Içara,vencido pela equipe do Guerreiros Cooperaliança, que ganhou de 2 x 1 do Riccieri CME- Morro da Fumaça.
Vianna falou que o novo ginásio irá proporcionar à comunidade a prática de várias modalidades esportivas, até então realizadas pelos moradores do Presidente Var-gas no Ginásio Esportivo Er-gino Januário Borges.

Polícia: PC pega o primeiro suspeito do atentado de bombas caseiras

Os culpados pelas bombas atiradas em residências na última terça-feira já começaram a aparecer. Diego Réus, 23 anos, foi detido na manhã de ontem em sua casa, no Bairro Aurora, com diversos artefatos que o incriminam: touca ninja, estilingue, rojões, correntes, fogos de artifício, além de uma bomba caseira já preparada para o uso.
Segundo Alfeu Orben, Delegado da Polícia Civil de Içara, as informações que a polícia tinha são de que Diego estaria produzindo as bombas caseiras e ajudando a atirar em alvos previamente escolhidos. "Em declarações informais, na hora em que chegamos a casa dele, o suspeito afirmou que as bombas eram usadas apenas para amedrontar os cabos eleitorais, e não os machucar. Além disso, confirmou que produzia os artefatos por mando de outras pessoas", confirma o delegado de Içara.
Contudo, em depoimento oficial, Reús negou participação nos crimes e disse que todos os objetos que tinha em casa eram apenas para defesa pessoal.
A investigação
De acordo com o delegado, estas provas irão agora para a perícia técnica, para que se verifique se são do mesmo tipo das encontradas nas residências onde ocorreram os atentados.
Durante as investigações, três nomes foram levantados, entre eles o de Diego. "Os outros ainda estão sendo investigados, por isso não quero divulgá-los", explica.
Segundo ele, assim que a Polícia Civil encaminhou o pedido de busca e apreensão para estas três casas, o juiz já os deferiu e a operação foi organizada. "Além da casa de Reús, nós fomos a outras três, mas apenas na dele e em outra encontramos objetos suspeitos", relata.
Em outra residência, no bairro Pedreiras, foram apreendidos uma arma antiga de calibre 765, outra de brinquedo e um canivete. Na terceira casa, no bairro Primeiro de Maio, nada foi encontrado. O delegado suspeita de que estes últimos tiveram informações de que estariam sendo investigados e retiraram as provas. Diego vai responder em liberdade. Ele já responde por homicídio e furto.
As bombas caseiras
A produção das bombas estava sendo realizada com fogos de artifício. "Eles tiram as varetas dos foguetes e incrementam com outros objetos, como chumbo, para dar força", explica o delegado.
Restos de bombas com estas características foram encontrados nos bairros Jardim Silvana e Vila Nova, onde ocorreram os atentados de terça-feira.
De acordo com o delegado, se forem jogadas perto de alguém, estas armas podem ferir gravemente e até matar.

Geral: Novo Portal de Entrada retrata pontos turísticos de Içara

O novo portal de entrada de Içara foi colocado na divisa com Criciúma na semana passada. Desde então, vêm chamando a atenção da comunidade. Ele traz estampados a Igreja Matriz, a Casa da Cultura, o Balneário Rincão e a Praça da Juventude.
O pórtico foi construído pela empresa Portal e Cia., mede 1,80m e tem 24,40m de largura.
Segundo o secretário de obras de Içara, Márcio Peruchi, o portal foi colocado na semana passada.

Política: PMDB coligados se reúnem no Rincão

Militantes, simpatizantes e candidados da Coligação "Por Uma Içara Mais Huma-na" (PMDB/DEM/PDT/PPS/PCdoB/PRP/PRB/PSC/PSDC/PSL/PTC/PTdoB/PR/PV) realizaram nesta sexta-feira mais comício, desta vez no Centro Comunitário, do Balneário Rincão .
Durante a fala dos candida-tos os representantes dos 14 partidos, que lotaram o centro comunitário, agitavam as bandeiras e gritavam os nomes dos candidatos, com a animação de Jairo Martins, que clamou: "Gentil Da Luz vai ser o prefeito que marcará a história do município".
O ex-prefeito Deobaldo Pacheco disse que é hora de tirar aquele pessoal da prefeitura que está enchendo o fórum de processo, a começar pela Cooperaliança , que foi condenada por agiotagem. " O candidato a reeleição desviou recursos da construção de duas escolas, uma na Três Ribeirões e outra no Rincão, e só não está preso porque o crime subscreveu. E também maqueiam bens que tem, colocando em nome de terceiros e da prefeitura para não pagar IPTU, enquanto o cida-dãos de bem pagam seus impostos", criticou Pacheco.
Por sua vez, Gentil, comentou que o evento é mais uma extraordinária mobilização popular de que a mudança está para acontecer. " Gentil: O Rincão é maior que mais de 92 municípios do Estado e está na hora de colocar ele no patamar que merece. Estamos na reta final, e peço aos militantes e candidatos dos 14 partidos coligados, que lutem até o dia da eleição, pois sairemos vitoriosos", finaliza.
Neste sábado, reuniões nos bairros Novo Caravágio e Cristo Rei, e no domingo, comício no bairro Pedreira, às 20h.

Edição 1.475 - Política: Coligação “Por Uma Içara Mais Forte” realiza encontro no Presidente Vargas

A coligação "Por Uma Içara Mias Forte", que conta com o PP, PT, PTB e PSDB realizou na noite de ontem um comício no Centro Comunitário do bairro Presidente Vargas
Heitor Valavassori está otimista e sentiu no comício do Presidente Vargas e em todos os que já aconteceram que a vitória é certa dia 5 de outubro.
O cordenador de campanha, Arnaldo Lodetti Júnior, disse que essa eleição é atípica de todas que o PP participou. Mas que a coligação tem tomado todas precauções para cumprir a Legislação Eleitoral, que é complicada. "Estamos lutando muito forte pois nossos adversários estão usando artificios fortes contra nós, com destruição de placas e de carros, com colocação de bombas nas casas do nosso pessoal. Somente o material do PP foi destruído. Mas vamos manter a calma e a serenidade e não aceitar provocações e ganhar as eleições, sem violência" disse.
Hoje, a coligação realiza, às 10h, um bandeiraço pelo centro e bairros, com a presença da senadora Ideli Salvatti e do Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, ambos do PT, com saida da Câmara de Vereadores.