O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

CAPA: Edição2.144 - Içara, 9 e 10 de julnho de 2011

PM realiza blitz para prender assaltantes
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Gentil e Jairo prestam contas dos recursos
(Divulgação)


Iniciou nesta sexta-feira o 1º dia do Julifest
(Nicole Custódio/Divulgação)

EDITORIAL - Juiz não acata decisão do MP

O juiz da 2ª Vara da Co-marca de Içara, Sergio Re-nato Domingos, não acei-tou o pedido do Ministério Público Estadual para que fossem afastados das funções os vereadores Darlan Bitencourt Carpes (PP), Acirton Costa (PMDB) e Itamar da Silva (PP), além do presidente da Coopera-liança, Pedro Deonízio Ga-briel, devido ao envolvi-mento no caso da marca-ção de cédulas na Câmara Municipal de Içara.
Para o juiz não existem elementos que indiquem o afastamento dos citados, o que o MIV não concorda.

CHARGE

POLÍTICA - Juiz nega pedido de afastamento de envolvidos no caso das cédulas

O Ministério Público Estadual, através de solicitação do Movimento Içarense pela Vida (MIV), pediu o afastamento dos envolvidos na fraude da votação do veto na Câmara; o juiz negou.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O juiz da 2ª Vara da Co-marca de Içara, Sérgio Re-nato Domingos, não aceitou o pedido do Ministério Pú-blico Estadual para que fos-sem afastados das funções os vereadores Darlan Biten-court Carpes (PP), Acirton Costa (PMDB) e Itamar da Silva (PP), além do presi-dente da Cooperaliança, Pe-dro Deonízio Gabriel, de-vido ao envolvimento no ca-so da marcação de cédulas na Câmara Legislativa.
Para o juiz, apesar das provas encaminhadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organiza-ções Criminosas (Gaeco), de Criciúma, terem indicado que houve atos de improbi-dade administrativa por parte dos réus, não existem elementos que indiquem a urgência do afastamento.
“Neste momento, não há provas concretas de que a manutenção dos réus em seus cargos possa acarretar qualquer prejuízo à instru-ção processual ou a interes-se público (erário ou mora-lidade públicas)”, constou na decisão do juiz, publi-cada quinta-feira, dia 7.
O magistrado ainda jul-gou que, mesmo afastado, o presidente do Legislativo “poderia continuar a mini-mizar prova e influenciar em depoimentos de outros cole-gas e servidores públicos. Da mesma forma, os edis Ita-mar e Acirton poderiam in-fluenciar e prejudicar es-clarecimentos de outras pes-soas. Por fim, quanto ao pre-sidente da cooperativa, as-severa que este também po-deria influenciar na produ-ção de provas documentais e nas pessoas que serão cha-madas a depor”.
Os vereadores Darlan Bi-tencourt Carpes (PP) e Ita-mar da Silva (PP), e o presi-dente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel (PP), foram procurados pela re-portagem do Jornal Içarense, para falar sobre o assunto, mas estavam com os telefo-nes celulares desligados durante toda a asexta-feira. O vereador Acirton Costa (PMDB) não quis fazer ne-nhum comentário.
A promotoria da Comar-ca de Içara instaurou Ação Civil Pública a partir de re-clamação encaminhada pelo Movimento Içarense pela Vida (MIV), a qual in-formava que os vereadores autores do projeto de lei, em união com o presidente da Câmara de Vereadores e o presidente da Cooperalian-ça, conseguiram aprovar a Lei Municipal n.º 2.950/2011, para favorecer a Car-bonífera Rio Deserto.

GERAL - Samae e Ceal conferem estado das obras de saneamento básico

Durante reunião na Câmara Municipal, representantes da empresa fiscalizadora das obras de saneamento básico, em Içara, ouviram as reclamações de vereadores e do presidente do Samae.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Apesar de a empresa fis-calizadora Ceal Consulto-ria ter enviado uma lista de problemas nas ruas onde foi instalada a rede de esgoto, ainda existem reclamações de moradores sobre o mau estado em que fi-caram as vias.
A empresa executora do serviço, Setep Engenharia, paralisou as obras há três meses, a pedido da Administração Municipal.
As principais reclamações da população são quanto a não compactação da lajotas, que deixaram as ruas com buracos; e o areão, que continua nas vias, levantando poeira com a passagem dos carros e formando lodo, durante os di-as de chuva.
A fim de pedir explicações sobre a fiscalização, o vereador André Mazzu-chello Jucoski, o Polakinho (PSDB), chamou para uma reunião na Câmara Municipal, os responsáveis pela CEAL Consultoria e o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara, Paulo Preis Neto.
O encontro aconteceu na sede do Legislativo na noite de quinta-feira, dia 7.
Além de Polakinho, estiveram presentes também mais quatro vereadores. “As reclamações continuam. Gostaríamos de um relatório com os pontos fiscalizados”, pediu Polaki-nho para a Ceal.
Segundo a engenheira responsável pela fiscalização, Raquel Destro, a máquina para fazer a limpeza das ruas passou em algumas vias nesta quinta-feira. Porém, a limpeza total só poderá ser feita depois da obra concluída.
Raquel informou que a Setep estava tendo problemas com alguns funcionários terceirizados e que a e-quipe que estava fazendo a repavimentação foi dispensada, sendo contratadas novas pessoas.
O presidente do Samae sugeriu que os vereadores fossem mais específicos, indicando os locais que precisam de melhorias.
Após as falas, sobre as vias que precisavam ser revistas, o grupo decidiu convocar os responsáveis da Setep e da Caixa Econômica Federal (CEF) para u-ma nova reunião, a fim de esclarecer os impasses existentes para continuação da obra. Ficou pré-agendado para o dia 21, às 17h30min, no Plenário da Câmara Municipal, um novo encontro entre Samae, Setep, Ceal, CEF e vereadores.

POLÍCIA - Técnica Aikido irá auxiliar na segurança

O Projeto de Aikido está sendo realizado junto a Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara e consiste em treinar a força policial da cidade com defesa pessoal para melhor segurança.

(Divulgação)

Métodos de defesa pessoal sempre foram de extrema importância as corpo-rações policiais, além de trazer melhor segurança aos soldados deixa a comunidade mais segura.
Um projeto pioneiro será iniciado em Içara, em parceria do Poder Público do município. O Aikido pode ser incorporado ao treinamento da comunidade, está sendo negociado para realização de aulas na cidade. A parceria foi tratada com a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara nesta quinta, dia 7.
A ideia é realizar as aulas nas terças e nas quintas à noite. Esta forma de combate será bem empregada nas diligências das Policias Militar e Civil em Içara. É uma forma de se defender e de agir sem causar lesões.
O professor Luciano Pereira, agente da Polícia Civil, graduado com o primeiro de 10 dans possíveis, se-rá um dos coordenadores do treinamento. O local pa-ra os treinos será o mesmo usado pelo atletas que participam dos projetos de artes marcias da FME.
A equipe da fundação a-firmou que serão parceiros em colaboração aos policiais de Içara. Acredita-se que este curso ajudará no aprimoramento de quem trabalha com a segurança pública da cidade. Logo, to-da a cidade sairá ganhando com isso.
O projeto será direciona-do aos soldados da Polícia Militar que estão na linha de frente com os criminosos. O objetivo é criar uma forma de mobilização eficaz e não letal.
O Aikido
É uma arte moderna que foi criada na década de 1940. A sua história está intrinsecamente ligada a biografia do fundador Mo-rihei Ueshiba, também conhecido por O'Sensei. Ela foi divida em sete estilos e durante anos é usada como forma de defesa de várias organizações policias pelo mundo, por ser uma técnica eficaz no combate a violência.

VARIEDADES - AIPA-Amigo Bicho realiza arraial “bom para cachorro”

Cachorros e gatos encontrados nas ruas de Içara, ou que sofreram maus tratos pelos antigos donos, foram tratados e estarão para doação na Praça Matriz São Donato durante o dia.

(Divulgação)

Com tema típico de festa julina, a feira para doação de cães e gatos, realizada pela Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Amigo Bicho), vai ter uma nova edição neste sábado, dia 9.
A feira acontece das 9h às 17h, na Praça Matriz São Donato, Centro.
Estarão disponíveis para adoção cachorros e gatos, devidamente vermifuga-dos, ou seja, tendo tomado remédio para vermes, e alguns foram castrados.
Para adotar é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência. A associação pede os documentos para que possam fazer o controle de quem es-tá adotando os animais e, depois, conferir se estão sendo bem tratados.
Também é necessário que as crianças que desejam adotar um bichinho es-tejam acompanhadas de um responsável mais velho, pois os animais só serão entregues na presença de um maior de 18 anos.
A associação pede a contribuição da comunidade com ração e dinheiro.
“Estamos aceitando doações em dinheiro e ração. Mas, a ração é o que esta-mos pedindo mais”, enfati-za o secretário da AIPA-Amigo Bicho, Max Amaral.
A AIPA-Amigo Bicho foi fundada no início deste a-no e é formada por içaren-ses preocupados com os a-nimais abandonados na ci-dade. O grupo conta com a ajuda da Fundação de Me-io Ambiente de Içara (Fun-dai), que disponibiliza um fiscal para conferir denúncias de maus tratos.

ESPORTE - Cuidados especiais do Tigre com Zé Carlos

O departamento médico do Criciúma está dando atenção especial ao atacante Zé Carlos, a-pós o atleta sentir dores em um dos treinos desta semana, passou por exames mas passa bem.

(Divulgação)

O atacante Zé Carlos não participou do treino com bola orientado pelo técnico Guto Ferreira no CT Toca do Tigre. Ainda no aquecimento o jogador sentiu dores na coxa direita e acabou afastado da atividade.
De imediato, Zé Carlos foi deslocado até o Estádio He-riberto Hülse onde recebeu aplicação de bolsa de gelo no músculo posterior da coxa. Segundo os médicos do Criciúma o atacante precisa de descanso e não será problema para os próximos treinos muito menos para o compromisso do dia 16, diante do Salgueiro.
É possível que Zé Carlos seja poupado dos treinos até a partida da próxima semana. O elenco trabalhou em dois turnos, durante o dia de ontem.
Nesta sexta-feira, o Vitória-BA venceu o Braganti-no por 3 a 1 e tirou a quinta posição do Tigre.