O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de julho de 2011

CAPA: Edição2.145 - Içara, 12 de julnho de 2011

Família de guarda-noturnosofre ataque
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Vinte cães ganharam novo lar graças a feira de adoção
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Evangélicos do Rincão realizam caminhadapara Jesus Cristo
(Divulgação)

EDITORIAL - Içara uma cidade sem segurança

A falta de efetivos nas Polícias Militar e Civil de Içara tem deixado a população içarense preocupada.
A onda de vandalismo, roubos, arrombamentos com furtos, assassinatos, tráfico de drogas, tem aumentado e a insegurança também.
Içara, que era uma cidade pacata, já se torna violenta tanto ou quanto Crici-úma, cuja população é superior.
Cabe ao Estado e ao Mu-nicípio manter a ordem e a segurança, o que vem ocorrendo precariamente, deixando a comunidade iça-rense na mão, sem pai e sem mãe, como diz o ditado.

CHARGE

POLÍTICA - MIV volta à Câmara para pressionar indiciados

Integrantes do Movimento Içarense pela Vida lotaram novamente a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, a fim de pedir o afastamento dos envolvidos no escândalo das cédulas marcadas.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Representantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV) lotaram novamente a CâmaraMunicipal nesta segunda-feira, dia 11, a fim de pedir o afastamento dos vereadores envolvidos no escândalo das cédulas marcadas: Darlan Biten-court Carpes (PP), Acirton Costa (PMDB) e Itamar da Silva (PP).
Durante a sessão legisla-tiva, foi apreciado o Requerimento nº 121/11, de autoria do vereador Diego Vitorassi (PDT), convidando o MIV para usar por 20 minutos o Horário Político do dia 21. “Assim como tem espaço para o Hospital São Donato e outras entidades, peço que os vereadores a-provem o requerimento”, alfinetou Vitorassi.
Acirton Costa, entretanto, pediu que a sessão fosse suspensa por até 15 minutos para que o requerimento fosse discutido. A-pós os vereadores dirigirem-se ao Plenarinho, um dos integrantes do MIV, o advogado Walterney Réus, orientou o movimento a ficar em silêncio absoluto, pois o presidente da Câmara, Darlan Car-pes, já havia ameaçado suspender a sessão, devido a conversas paralelas entre os militantes.
No retorno dos vereadores, o requerimento foi a-provado por unanimidade.
Durante o Horário Político os vereadores Osmar Manoel dos Santos, o Mar-zinho (PP), e Diego Vitoras-si explicaram que os sete vereadores não indiciados estão analisando o inquérito e até sexta-feira, dia 15, chegarão a um consenso, se será ou não instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Içara.
De acordo com outro integrante do MIV, Gilmar Bonifácio, o grupo vai continuar presente nas sessões e aproveitar o espaço concedido no Horário Político. Paralelo a isto, alguns integrantes estão cuidando do agendamento de uma reunião com o Conselho Fiscal da Cooperaliança, a fim de pedir o afastamento do presidente Pedro Deoní-zio Gabriel (PP), e no Hospital São Donato, para, também, afastar o presidente Acirton Costa.
“Uma das nossas próximas ações também é dis-ponibilizar no site do MIV as páginas do inquérito on-de constam as conversas telefônicas entre os envolvidos, pois é de interesse público”, conta Bonifácio.

GERAL - Governo anuncia volta às aulas e professores continuam greve

Após a assembleia estadual dos professores ter definido pela continuação da greve, o Governo Federal tem tentado o retorno das aulas; porém, muitos mestres ainda continuam o movimento.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Apesar de o Governo do Estado ter anunciado a volta às aulas nesta segunda-feira, dia 11, muitos professores ainda estão em greve, o que fez com que alunos desavisados fossem para a escola, tendo que re-tornar para a casa.
Em Içara, por exemplo, a Escola Profª Salete Scotti dos Santos, do Centro da cidade, chegou a receber alunos tanto no período da manhã, quanto da tarde. “Alguns professores foram até o colégio para receber estes estudantes e prestar esclarecimentos sobre a greve. Em seguida, eles foram dispensados”, explicou o diretor Max de Mello.
Ainda de acordo com o diretor, a escola só vai tratar do calendário para reposição das aulas quando os mesmos retornarem.
A maioria dos professores das escolas estaduais içarenses permanecem em greve. Mas, alguns retorna-ram às aulas. É o caso dos educadores das séries iniciais da Escola Augusta Scotti Bacis, do bairro Cristo Rei. “Os professores do 1º ao 5º retornaram nesta segunda-feira. Os alunos das demais séries não chegaram a procurar a escola, mas muitos pais têm ligado para saber”, informou a diretora Rejane de Lo-renzi Cancelier
De acordo com a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de Criciúma, Cíntia dos Santos, o sindicato não teve notícia sobre escolas que podem ter retomado as aulas. “Estivemos nesta segunda-feira em Lauro Müller, onde conversamos com estudantes e professores. Várias escolas se mantêm em greve. Com certeza vamos manter a luta”, enfatizou a coordenadora.
Reuniões entre os grevistas estarão acontecendo em todas as cidades da regional. Em Içara, o encontro ocorreu na noite desta segunda-feira, às 19h30 min, na Escola Profª Salete Scotti dos Santos.
“As reuniões estão servindo para organização do movimento. A luta continua”, observou Cíntia.
Durante reunião na última sexta-feira, dia 8, entre o governador Raimundo Colombo, a Secretaria de Educação e os gerentes regionais da área, ficou acordado que os gerentes atuarão no diálogo com os professores que ainda não voltaram às salas de aula.
"Agora vamos fazer a reposição das aulas. Visitar colégio por colégio, diretor por diretor, sala por sala e vamos normalizar a educação”, disse o governador. Colombo frisou que 80% dos professores, conforme números de quinta-feira, dia 7, já voltaram e que, se for preciso, serão contratados professores ACTs (Admitidos em Caráter temporário).
Ainda de acordo com o Governo do Estado, a reposição das aulas acontecerá ainda em julho, utilizando dez dias do recesso escolar, se estendendo até 30 de dezembro e sem aulas aos sábados, como foi cogitado.

POLÍCIA - Vândalos tentam invadir casa deixando família apavorada

Um grupo de meliantes tentou invadir a casa na Zona Sul do Balneário Rincão e só não conseguiu porque um vizinho deu tiros para cima para espantar os vândalos , que foram tirar satisfação com ele.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Família da zona sul do Balneário Rincão passou muito medo na madrugada de domingo, quando um grupo de jovens tentou invadir a residência. Zeferino Santos, 58, trabalha como guarda noturno há mais de 15 anos na Zona Sul.
De acordo com ele, na madrugada de domingo, exatamente às 4h11min, ele escutou um barulho nas re-dondezas e foi dar uma o-lhada, acompanhado do cão de guarda, quando estava chegando em frente a uma casa em construção, onde será instalado um asilo, localizada atrás da igreja, seis elementos vieram em sua direção, sendo que o cachorro pegou dois, e ele saiu correndo para casa pe-dindo socorro. Os homens o perseguiram até a residência, e na tentativa de entrar, quebraram a fechadura, uma janela e o vidro de uma basculante. “Foram 15 minutos de terror, pensei que nós iriamos morrer. Acionei a Polícia Militar por quatro vezes e até o momento a guarnição não veio (era 14h de domingo)”, comenta Santos, que também esteve na Delegacia de Polícia Civil de Içara e mandaram voltar na segunda-feira.
O guarda-noturno disse que estão cansados de chamar a Polícia Militar de Içara e nada da guarnição aparecer. A violência não foi maior graças a um vizinho que deu tiros para ci-ma, para afugentar os a-gressores, que depois foram tirar satisfação com ele.
De acordo com o Sargento Alexandre Fontoura, da Guarnição Especial Polícia Militar de Içara, todas as ligações feitas cai direto na central de emergência e depois é repassada para a região de abrangência. “Nossos registros do fim de semana não indicam nem um atendimento no Balneário Rincão durante o fim de semana, pode ter acontecido algum problema na central de emergências”, explicou. Ele complementou. “Todas as ocorrências que recebemos nós estamos verificando por isso acho esse fato estranho”, comentou.
Já, o delegado de Içara, Fernando de Faveri, afirmou que o único motivo pa-ra o pedido de retorno poderia estar ligado ao fato de o sistema estar fora do ar. “Durante toda a semana estavamos fazendo a troca no servidor para agilizar os serviços de ocorrência, lamentamos o constrangimento e pedimos para que ele volte e faça o BO”, explicou o delegado.
Santos registrou a ocorrência nesta segunda, na Delegacia Civil do Rincão.

VARIEDADES - Assembleia de Deus do Rincão realiza Caminhada para Cristo

A mensagem da palavra de Deus foi levada aos rinconenses neste domingo pelos membros da Assembleia de Deus do Balneário Rincão, através da Caminhada para Cristo e culto público.

(Divulgação)

A Igreja Assembleia de Deus do Balneário Rincão realizou neste domingo, dia 10, uma Caminhada para Cristo.
Saindo da frente do tem-plo, a caminhada evangé-lica percorreu as ruas do balneário, sendo encerrada no Mirante da Caixa D’Á-gua, com a realização de culto público, que contou com diversas pessoas.
Crianças, adolescentes, jovens, círculos de oração masculino e feminino, o-breiros, desfilaram levan-do faixas que menciona-vam passagens bíblicas e descrições de cada depar-tamento da igreja.
Os 30 anos de emancipa-ção eclesiástica da igreja em Içara, completados em 2011, também foram desta-cados no evento.
Durante a marcha, pau-sas foram realizadas para a leitura da Bíblia Sagrada e cânticos de hinos.
Conforme a caminhada seguia, os moradores das ruas percorridas foram e-vangelizados com a entre-ga de panfletos e convite para participação dos cul-tos na igreja.
O vice-presidente da As-sembleia de Deus de Içara e líder da AD Balneário Rincão, Pastor Rubens da Silva enfatizou a importân-cia da caminhada. “A igre-ja precisa sair das quatro paredes, as pessoas preci-sam conhecer o evangelho de Salvação através de Je-sus Cristo”, frisou.
A Polícia Militar garan-tiu a segurança com duas viaturas abrindo e fechan-do a multidão em curso.

ESPORTE - Com os resultados do fim de semana Tigre é o sétimo

Criciúma se prepara para enfrentar o Salgueiro, sábado, fora de casa, depois de duas semanas de folga, e os últimos resultados fizeram o Tricolor cair posições na tabela de classificação

(Divulgação)

O Criciúma desceu duas posições na tabela de classificação devido aos jogos de fim de semana que completaram a décima rodada da Série B. No entanto, o Tigre segue no bolo e próximo do G-4 da competição.
No sábado, os jogos foram realizados às 21h, devido à partida da seleção brasileira na Copa América ter sido a tarde.
A equipe do Criciúma só volta a campo no próximo sábado contra o Salgueiro, fora de casa, então o técnico Guto Ferreira vem treinando para encontrar a e-quipe ideal para entrar em campo e conquistar mais três pontos.
Com os três reforços a-nunciados no sábado, o Criciúma alcançou a marca de 37 jogadores no elenco. Com a meta previamente anunciada de contar com 30 ou no máximo 32 profissionais a direção do clube deverá promover dispensas. O assunto é tratado com reservas, mas especula-se que até cinco atletas possam ser afastados.
Os três que chegaram por último já treinam com os colegas. Ontem, o meia Do-riva e os atacantes Adeíl-son e Eder finalizaram os exames médicos e deverão ser formalmente apresentados hoje ao treinador.
Com essas contratações o Criciúma passa a ter oito meio campistas e sete atacantes, um número elevado nas duas posições.