O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.048 - Içara, 17 de fevereiro de 2011

Ponte do Torneiro em ritmo lento
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Pesquisa aponta favoritismo de Gabriel sobre Silva
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Homem de Vila Nova faz contato com a família
(Divulgação)

EDITORIAL - Segurança em Içara é precária

Os números de ocorrên-cias referentes a assaltos em postos de combustíveis, arrombamentos em resi-dências, tráfico de drogas tem sido crescentes em Iça-ra, deixando a sociedade a mercê dos bandidos.
As Polícia Civil e Militar, com um contigente peque-no, não está dando conta dde combater a violência que vem transformando Içara e cidades vizinhas em lugares inseguros.
Os Conselhos de Segu-rança de Içara deveriam se mobilizar junto a Secreta-ria de Segurança Pública de Santa Catarina e ir em busca de reforços e também das câmaras de seguran-ças, que já fazem parte do orçamento do Estado.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane MENDES



Gravação de conversa pode ser usada como prova

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a gravação de con-versa que é realizada sem o conhecimento do outro interlocutor, quando utili-zada para comprovar al-gum direito, pode ser usa-da como prova em ação ju-dicial, decidindo em um caso concreto que a grava-ção feita por um trabalha-dor em ambiente de traba-lho é prova válida.
A principal dificuldade enfrentada por trabalha-dores para comprovar chantagens, coações ou até mesmo assédio mo-ral ou sexu-al, era a prova, uma vez que tais situações o-correm, quase que na totali-dade, em salas fe-chadas, com poucas pes-soas, ou mesmo só com o trabalhador e o superior, sem testemunhas.
Até então, as decisões judiciais, quase na totali-dade, consideravam a gravação realizada pelo trabalhador como uma prova ilícita, ao argumen-to de que tais meios de prova ferem direitos cons-titucionais, como o res-peito à vida privada das pessoas, ao livre exercício do trabalho e à vedação da utilização de provas no processo obtidas por meio ilícito (ar-tigo 5º, X, XIII e LVI, da Constituição Federal).
A decisão da justiça do trabalho, no caso concre-to em que um trabalhador vinha sendo coagido a pedir demissão, conside-rou que como os diálogos gravados pelo empregado em ambiente de trabalho, não violou o direito à inti-midade e privacidade e es-tá em conformidade com o que prevê o artigo 225 do Código Civil de 2002, que admite grava-ção como meio de prova e, a-inda, que os diálogos tam-bém pertenci-am ao traba-lhador, que gravou a con-versa com in-tenção de comprovar um direito.
Portanto, a Justiça do Trabalho consi-derou que não se trata de prova ilícita a gravação ob-tida pelo empregado, em ambiente de trabalho, que comprova a coação sofrida.
A decisão abre um im-portante precedente para que mais julgados traba-lhistas possam ser emba-sados por gravações rea-lizadas por trabalhado-res, para que situações de difícil, ou até mesmo im-possível, comprovação, possam ser resolvidas res-peitando a mais pura jus-tiça!!!!

POLÍTICA - Cooperaliança: candidatos comentam última pesquisa

O atual presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, candidato à reeleição, teve 70,17% das intenções de voto; já o candidato de oposição, Cléber da Silva, recebeu 9,83%.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Uma nova pesquisa feita pelo Instituto Catarinense de Pesquisa (IPC), sobre a intenção de voto à presi-dência da Cooperaliança, foi divulgada nesta terça-feira, dia 15, pela Rádio Di-fusora, de Içara.
Os questionários foram aplicados nas cidades de abrangência da cooperati-va: Içara, Jaguaruna, San-gão e Araranguá, entre os dias 9 e 12 de fevereiro.
A margem de erro foi de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
O atual presidente da Cooperaliança, Pedro Deo-nízio Gabriel (PP), candi-dato à reeleição, apareceu com vantagem em relação ao candidato de oposição, o comerciante Cléber Luiz Oliveira da Silva.
O progressista, junto com o vice Jorge Rodrigues (PMDB), recebeu 70,17% das intenções de voto. En-quanto que Cléber da Silva e o vice Claudionor Rafael, obtiveram 9,83%.

Chapa 1: “Vem com a Gente”

O candidato de situa-ção, Pedro Deonízio Ga-briel comemora o resulta-do da pesquisa. “Fico muito contente com os 70,17% das intenções de voto, pois é fruto de um trabalho feito com bastan-te responsabilidade. A pesquisa não foi enco-mendada por mim. Foi u-ma coisa independente, solicitada pela rádio. En-tão, percebe-se a credibilidade do resultado, sem inter-ferência de ambas as partes”, observa Gabriel.
Ao contrário do opositor, o progressista fala sobre o envolvimento de diferentes partidos políticos na co-operativa de forma positiva. “Durante estes anos e a-gora não tenho usado política partidária na coope-rativa. Tanto que os cinco maiores partido de Içara es-tão envolvidos na nossa administração. Desta forma, fico livre de críticas, porque eles estão lá dentro dia-a-dia acompanhando meu trabalho. Caso eu estivesse fazendo alguma coisa errada, eles chamariam a aten-ção, o que nunca aconteceu”, relata o atual presidente.
Para Gabriel, o resultado positivo da pesquisa au-menta ainda mais a responsabilidade caso seja reelei-to. “Mexemos com uma coisa essencial, que é a energia elétrica. Hoje em dia nada funciona sem energia. Ela faz parte do desenvolvimento do município. A apro-vação dos associados à nossa administração só au-menta a nossa responsabilidade de fazer ainda me-lhor”, afirma o candidato da situação.
Gabriel diz que está visitando diretores de fábricas e grandes empresas da região. Além disso, têm con-versado com pessoas ligadas à Câmara de Dirigen-tes Lojistas (CDL) de Içara, que prometeram ajudar na campanha na época em que a cooperativa fez a ilu-minação de Natal no comércio.

Chapa 2: “Chegou a Hora”

Para o candidato de o-posição, Cléber Luiz de Oliveira da Silva, o re-sultado já era esperado. “A pesquisa foi feita entre os dias 9 e 12 de fevereiro, sendo que o lançamento da nossa campanha foi dia 11. Acredito que se a sondagem fosse feita do dia 11 até hoje, aumen-taria bastante a intenção de voto na nossa chapa. Pois, nas visitas que fizemos nos últimos dias, perce-bemos um descontentamento geral dos associados quanto à atual administração. Na época em que o San-dro Serafim estava como candidato, já percebíamos isto. Agora, vemos mais ainda, porque as pessoas fica-ram indignadas com as manipulações dos partidos políticos para a desistência do Sandro”, explica Silva.
Mesmo com o resultado desfavorável à oposição, o candidato está confiante. “Só vou acreditar em um re-sultado adverso no dia da eleição. Mas, estou bas-tante confiante devido à reação dos associados com os quais tenho conversado. Chego nos lugares e escuto mais do que falo. As pessoas estão reclamando mu-ito do preço da energia, entre outras coisas. Então, eu digo, para elas, que chegou a hora de mudar. A chance está aí. Convoco todos os associados que estão des-contentes com a situação para comparecer no ginásio da Escola Salete Scotti dos Santos, na noite de sábado, dia 19, para votar na chapa 2. É uma oportunidade única de votar em pessoas que não são ligadas a partidos políticos. Talvez não tenham esta chance nas próximas eleições”, enfatiza Silva.
O candidato diz ser “do partido do associado”. “Na cooperativa não se fala em partido político. Política é feita nos governos municipais, estaduais e federais. A cooperativa é de todos os associados”, ressalta Silva.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Estamos organizando o lançamento oficial para tarde de segunda-feira, dia 17 de janeiro, junto com o novo portal da prefeitura na internet”. Gilmar Bonifácio, coordenador do Comitê Gestor, sobre a Ouvidoria Municipal, que seráum canal de interação com os içarenses e desde então não está funcionando devido problemas no 156 da Oi.

Hoje é dia dos vereadores de Içara
voltarem ao trabalho. A novidade é posse do pri-meiro suplente peedemebista Dilnei Darcy Lima no lugar de Antônio de Mello (PMDB), que assumiu a Secretaria de Educação.
Se não for nesta quinta-feira será em breve. Os verea-dores Itamar da Silva e Osmar Mnaoel dos Santos, ambos do PP, devem entrar com um projeto para contratação de assistentes, mas desvinculados da Me-sa Diretora com acesso direto com os parlamentares. Esse projeto promete muitas e muitas discussões, afi-nal o presidente Darlan Carpes já demitiu quatro e pode exonerar os demais seis contratados.

Vereador
Jurê Bortolon (PMDB), desde sábado não conse-gue falar com o presidente do Hospital São Dona-to, Acirton Costa, para cobrar a falta de médicos no pronto-socorro. Será que ele vai questionar o ex-presidente do Legislativo içarense na noite de hoje?. É bem provável que sim.
Bortolon, que é líder da bancada, aprova o nome de Diego Vitorassi, como líder do governo.

Adilor Guglielmi
o Dóia (PSDB), no primeiro discurso na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, ontem, o tucano enalteceu a cidade de Içara. Ele vai ser um defensor dos projetos que venham ao encontro do desenvolvimento das cidades da Região Sul.
Outro dia, ele foi rotulado como deputado de Cri-ciúma, e na verdade ele é natural de Içara, onde teve uma maior votação.

A situação do Pronto Socorro
do Hospital São Donato já está regularizada, segundo a diretora administrativa da instituição, Cleide Ge-remias. Ela explicou que continuam os mesmos médicos da escala de fevereiro.
A torcida é grande, porque o que tinha que dar de negativo no pronto-socorro, já deu. Agora, é torcer que os médicos façam por merecer o repasse de mais de R$ 100 mil mensal que é feito pela Administração Municipal.

Marli de Fáveri
deverá, nos próximos dias, assumir a Secretaria Municipal de Articulação Estadual e Nacional, que foi criada e precisa ser efetivada através de lei.
Ela tem viajado bastante à Brasília com vários proje-tos embaixo dos braços.

Geraldo Baldissera
presidente da Fundai e suplente de vereador do PDT, é um dos padrinhos da Festa de São Valentim, que acontece neste domingo, dia 20, na localidade de Santa Cruz.
A missa será celebrada pelo padre Marcos Rech.

Frase
“Política é como nuvem, você olha e ela esta de um jeito, olha de novo e ela já mudou. (Magalhães Pinto - ex-deputado mineiro - 1909-1996)

GERAL - Ponte do Torneiro continua em obras e aguarda liberação de área

As obras da Ponte do Torneiro, paralisadas há um ano, prosseguem, porém, enfrentam dificuldades devido a uma área que deve ser desapropriada e Jaguaruna acionou setor jurídico.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Ponte do Torneiro, sob o Rio Urussanga, na divisa entre Balneário Rincão, em Içara, e Jaguaruna, estava prestes a ser concluída, não fosse a interferência do proprietário de uma casa na estrada onde deve ser colocado aterro.
“Já estávamos iniciando a cabeceira. Porém, nos deparamos com um problema. O proprietário de uma casa que se encontra na es-trada onde devemos aterrar, bem onde vai ficar a ca-beceira, não quer desapropriar a área. Já acionamos o setor jurídico para cuidar do caso”, relata o secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Jaguaruna, Mário Goulart Ferreira.
De acordo com o secretário, as obras não pararam. “Mesmo com o problema, continuamos a parte de ci-ma da ponte, onde falta colocar o concreto. Também estamos terminando a colocação das ferragens, que devem ser finalizadas até o final do mês”, esclarece Ferreira.
A Secretaria de Obras de Jaguaruna informa que vai revestir de saibro a estrada geral que liga as comunidades de Olho D’água, em Içara; e Carioca e Torneiro, em Jaguaruna; até à ponte.
O subprefeito do Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio, disse que a parte que cabe à Içara, construção da cabeceira, depende da colocação do concreto em cima da ponte. “Estamos apenas esperando a obra terminar, pois falta a parte de concreto e um corrimão para segurar. Desde sábado não estive mais lá para fiscalizar. A obra está sendo feita pela prefeitura de Jaguaruna e pelo governo do Estado. Içara apenas intermediou o acordo entre as prefeituras”, explica Custódio.
A obra custaria R$ 300 mil, inicialmente. Mas, devido à alteração no projeto, o custo subiu para R$ 600 mil, sendo 50% dos recursos proveniente do Governo do Estado e o restante dividido entre as duas prefeituras, que vão desembolsar R$ 150 mil ca-da. Içara já está com o dinheiro disponível.

POLÍCIA - Imprudência causa mais um acidente no Centro

Na manhã de quarta-feira, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Içara, atendeu a ocorrência de um acidente na esquina da Rua Anita Garibaldi com a Donato Valvassori, que deixou uma pessoa ferida

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou uma pessoa ferida no Centro de Içara.
Na manhã de ontem, L.H., 33 anos, condutora do Gol placas LYE-7768 de Içara, vinha na preferencial da Rua Anita Garibaldi quando teve a frente cortada por C.S.M, 24, condutor da moto placas MEF-6433, também de Içara, que vinha trafegando pela Dona-to Valvassori.
No exato momento do acidente a guarnição do Corpo de Bombeiros passava pelo local e prestou atendimento ao motociclista que foi levado ao Hospital São Donato. Segundo informações dos socorristas a vítima teve apenas escoriações leves e foi liberado em seguida após receber tratamento médico.
Colisão transversal no viaduto da SC-444 sobre a BR-101, em Vila Nova, feriu a motociclista E.O.S., 32 anos.
Residente em Içara, ela dirigia a moto Honda placa MCX-7818 senti-doBalneário Rin-cão e bateu no Gol placas MHE-6010 que vinha no sentido contrário. O motorista manobrava para acessar a pista sul da 101 e não se feriu.
A feminina sofreu escoriações na perna esquerda e foi levada pelos bombeiros ao Hospital São Donato, onde ficou durante a manhã em observação.
Um Gol com placa de Iça-ra foi encontrado totalmente incendiado, na tarde desta quarta-feira, pelos policiais militares no Acesso Sul, na localidade de Poço Oito, próximo a uma mina desativada.
O veículo estava sem placas e através da numeração do chassi foi confirmado que havia registro de furto em 9 de fevereiro.

VARIEDADES - Nutricionista quer promover alimentação saudável em Içara

O cuidado com a saúde e o interesse pelos efeitos da alimentação no organismo humano moti-varam a escolha de Fernanda de Bittencourt da Silva pela profissão de nutricionista.


(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Nascida em Içara, Fer-nanda de Bittencourt da Silva decidiu começar a carreira de nutricionista no próprio município, onde há três meses atende em consultório no centro.
“Pensei que deveria ten-tar primeiro na minha ci-dade. Pois, aqui já conheço as pessoas e é mais fácil me locomover”, observa a jo-vem de 22 anos, que apesar da idade, já acumula expe-riência profissional sólida, o que facilitou a parceria com médicos da região.
“A maioria dos pacientes vêm até mim através de in-dicação do Dr. Rogério da Silva, clínico geral; Dr. Sa-mir Machado Veran, ci-rurgião dentista especia-lista em cirurgia bucal; e o Dr. Sérgio Peruchi, especi-alista em doenças cardio-vasculares. Conheci o Dr. Rogério e me ofereci para trabalhar no consultório. Ele precisava encaminhar pacientes com patologias que necessitavam de trata-mento e avaliação nutricio-nal. Então, firmamos parce-ria”, conta Fernanda. Os profissionais atendem em Içara no mesmo consultó-rio, localizado no Edifício Dona Nena, sala 209.
“O Dr. Rogério colocou à disposição o consultório. Isto foi muito bom, pois te-nho toda a estrutura ne-cessária para receber bem os pacientes. Quero me es-pecializar para atender ca-da vez melhor”, ressalta.
De acordo com a nutrici-onista, o índice de pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes e doenças cardio-vasculares têm aumentado consideravelmente e a ali-mentação adequada é a me-lhor forma de prevenção.
“A boa alimentação não deve ser feita apenas depo-is que a pessoa adquiriu a doença, como tratamento, mas como prevenção. Atra-vés de uma alimentação a-dequada é possível evitar muitos problemas de saú-de. E nem por isso a dieta tem que ser restrita. Ela po-de ser ao mesmo tempo sa-udável e gostosa”, diz.
A rotulagem de alimen-tos é outra atividade de-senvolvida pela profissio-nal. “Os fabricantes de ali-mentos, principalmente os caseiros, me procuram pa-ra fazer a rotulagem nutri-cional dos produtos, para saber o valor energético, de carboidratos, proteínas, etc”, conta a nutricionista.
Fernanda formou-se em Nutrição pela Universida-de do Extremo Sul Catari-nense (UNESC), de Crici-úma, em julho de 2010. En-tre as atividades desenvol-vidas durante o curso, foi voluntária por dois anos no projeto Acompanhamento Nutricional a Portadores de DST/AIDS, em Içara.
“No projeto, dava aulas de culinária para portado-res de HIV. Foi uma expe-riência muito boa”, relata a nutricionista.
Fernanda fez ainda está-gios curriculares em Nutri-ção Clínica, no Hospital São José; e na Unidade re-ferencial 24h da Próspera, ambos em Criciúma. Além de monitoria no SESC de Criciúma, com realização de ações comunitárias com o objetivo de instruir a co-munidade a cerca da ali-mentação balanceada.
“Agradeço a todos que estão apoiando e divul-gando meu trabalho. Que-ro promover a alimentação saudável entre os içaren-ses”, completa Fernanda.

ESPORTE - Campeonato Suíço do Barracão inicia em março com 12 equipes

O Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão terá a presença de 12 equipes neste ano, com previsão de começar no dia 11 de março e a realização será de dois jogos, três vezes por semana.

(Divulgação)

Um dos tradicionais campeonatos de futebol suíço noturno de Içara, o do Barracão, já está com a tabela confirmada para iniciar no mês de março.
Serão 12 equipes da região jogando em chave única, classificando-se os quatro melhores times. Todos os jogos serão realizados no campo de futebol suíço do bairro Barracão.
Márcio Silva (Chero), or-ganizador do evento des-de a criação, afirma que a competição está sendo a-guardada pelo competidores e também pelos moradores do bairro. “Já sabemos a tradição que é um campeonato como esse tem dentro da cidade, o público que comparece em peso todos os anos promete uma festa a parte este ano”, com-plementou Chero.
Os jogos serão realizados três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras) sempre com du-as partidas por noite.
A premiação ficou defi-nida.O primeiro lugar irá receber R$ 1,2 mil mais troféu e medalhas, o segundo colocado ganha R$ 600, troféu e medalhas, e para o terceiro lugar vai um engradado de cerveja.
A primeira rodada, que está marcada para acontecer no dia 11 de março (sexta-feira) ficou com os seguintes cruzamentos: Mar-lan Embalagens x Tereza Cristina e Brasil Pedreiras x Jubaa. No dia 14 (segunda) se enfrentam Primos x Quarta Linha e Barracão x Poço Oito. E para encerrar a rodada, no dia 16 (quarta-feira) jogam Presidente Vargas x CPAI e Farben x União da Praia.
“Por contar com atletas que jogam em campeonatos de grande importância na região é esperado que as disputas sejam de qualidade, como ocorreu nos anos anteriores”, comentou.