O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

VARIEDADES - Anunciada nova diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Em comemoração ao 18° aniversário, foi empossada, nesta quinta-feira, em um coquetel de confraternização, a nova diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara.

Aconteceu nesta quinta-feira, nas dependências do Salão de Festa da Igreja São Donato, no Centro de Içara, um coquetel com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) para a posse da nova diretoria da entidade.

Mas antes da solenidade foi realizada uma missa especial para abençoar os trabalhos da RFCC.

A diretoria ficou composta na seguinte ordem:

Presidente: Inês Barrichello
Vice-presidente: Edite Lodetti
Primeira-secretária: Irani Floriano
Segunda secretária: Vandeci Ferrari
Primeira-tesoureira: Albertina Niehues
Segunda-tesoureira: Salete Pavei Piazza
Oradora:
Neuza dos Santos

A presidente Inês Barrichello afirmou que tem como principal meta primar pela união entre as voluntárias e, principalmente, procurar resgatar as que estão afastadas. “Para que a rede tenha um bom trabalho, precisamos de união, transparência e muito amor ao trabalho e à entidade a qual representamos”, declara Inês.

O coquetel foi, na verdade, uma festinha de aniversário, com direito à bolo, refrigerantes e salgadinhos, devido ao aniversário de 18 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A RFCC é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundada através do Lions Clube de Içara, com o objetivo de cuidar da saúde da mulher içarense, prestando o serviço de Exame Preventivo de Colo de Útero e Mama.

Desde a fundação da entidade içarense, Inês Barrichello é a quinta presidente escolhida para um mandato de dois anos. As dirigentes anteriores foram: Delcionir Maria de Freitas Lodetti (1ª); Nadir Casagrande, ( 2ª) Inez Rizzieri Pavei (3ª) e Eulália Borges Geremias (4ª).

Todas elas deram a sua contribuição à Rede Feminina de Combate ao Câncer, que funciona numa sala em anexo no Hospital São Donato.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Bombeiros gastam mais 4 mil litros de água para apagar incêndio

O Corpo de Bombeiros não sabe explicar o que causou o incêndio, que destruiu totalmente uma residência na Rua Luiz, Zilli, no Bairro Jaqueline, na noite desta quinta-feira.

Na noite de ontem, às 22h30min, a sirene do Corpo de Bombeiros fez com que moradores do Jaqueline fossem a rua para ver o que houve.

Foi então que perceberam que a residência de Marcolina da Silva, localizada na Rua Luiz Zilli, fora totalmente destruída pelo fogo.

Os bombeiros gastaram mais de 4 mil litros de água para controlar o fogo, que deixou a casa de alvenaria totalmente destruída. A família perdeu os documentos, móveis e roupas. O caminhão dos Bombeiros teve que fazer duas viagens para apagar o fogo.

Um grande número de curiososos se aglomeraram pela rua para ver o que estava acontecendo.

Marcolina perdeu tudo que tinha em casa, até uma quantia em dinheiro, que não soube precisar o valor.

Ela e a filha, Daiana, dormiram ontem na residência da vizinha Jovelina Dalmolin Bialeski.

A guarnição do Corpo de Bombeiros não soube precisar o que causou o incêndio e devem aguardar o laudo para se posicionar.

As pessoas interessadas em fazer doação a Marcolina da Silva podem entrar em contato nos fones (48) 3432-7764 e no (48) 9985-5068. Toda a ajuda será bem-vinda.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Academia de letras aprova estatuto

A legalização da Academia Içarense de Letras está na reta final. O próximo passo a ser concretizado é a aprovação de um estatuto. Estas serão as normas votadas em duas assembléias marcadas para hoje e sábado, dias 26 e 27 de junho, nas dependências da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

Conforme a presidente da academia, Sônia Batista, a divisão dos trabalhos foi necessária para garantir a participação dos associados. Isto porque, segundo ela, entre os convidados para ocupar as 30 cadeiras, poucos são atuantes. “Precisamos de mais assiduidade”, alertou a escritora.

A primeira chamada da assembleia desta sexta-feira, será às 19h. E a última ocorrerá após 30 minutos. E a mesma discussão sobre o estatuto acontecerá no sábado. Porém com horário diferenciado. A reunião será iniciada às 14h, com possibilidade de ter a votação adiada por até 30min.

Além das normas, a diretoria da Academia de Letras de Içara também planeja expor os possíveis projetos para 2009.

De acordo com Sônia, a melhor ideia a ser aplicada é um concurso literário no município. Entretanto, a dificuldade para colocá-la em prática estaria na falta de recurso financeiro da entidade, devido alguns dos associados deixarem de pagar a mensalidade.

O objetivo da Academia Içarense de Letras é incentivar a publicação de livros que tenham o cunho literário e assim ajudar a divulgar e resgatar a cultura içarense, que está meio esquecida.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Mais um caso de Gripe A foi confirmado em Criciúma

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma informa que desde os primeiros casos de Gripe A (Suína) ocorridos no Brasil, já investigou seis suspeitos. Desses, dois confirmados por exame laboratorial para a Influenza A N1H1. Um deles foi de uma mulher de 40 anos e liberada na quarta-feira. Ela havia chegado da Argentina, local onde adquiriu a doença e estava sendo monitorada em casa pela Vigilância Sanitária.

O outro caso é de um jovem de 26 anos que havia ido para o Chile. O caso dele foi confirmado ontem. “O jovem e sua família estão sendo monitorados em casa pela equipe. Os trabalhos serão realizados até domingo”, ressaltou a gerente da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Joyce Savi.

Ela explica que nesse período, um caso foi descartado clinicamente (não se enquadrando nos critérios de definição de caso suspeito), um negativo por exame laboratorial e dois continuam em monitoramento domiciliar aguardando resultado do exame. “Todos os casos mencionados acima, foram de pessoas que estiveram em viagem ao exterior, sendo assim, os casos positivos são considerados importados”, disse.

A equipe da Vigilância Epidemiológica continua em alerta.

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), confirma mais quatro casos de Influenza A (H1N1) em Santa Catarina, que agora totaliza 44 pessoas contaminadas pelo vírus. Três deles se contaminaram na Argentina. Trata-se de um homem de 62 anos, residente em Florianópolis, de um rapaz de 12 anos, que vive em Joinville, e de uma mulher de 20 anos, moradora de Orleans. O quarto caso é um homem de 26 anos, residente em Criciúma, que viajou para a Argentina e o Chile. Nenhum deles necessita de internação hospitalar.

A DIVE também recebeu nesta quinta-feira o resultado da análise de um caso suspeito, que foi logo descartada a contaminação pelo vírus H1N1.

As entidades epidemiológicas de Santa Catarina continuam informando que as pessoas devem evitar as viagens para o estrangeiro quando não for obrigado.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Faixas e cartazes anunciam greve, mas INSS de Içara funciona normalmente

Dez dias de greve, apenas três funcionários do INSS da agência de Içara aderiram à greve, mas o posto funciona normalmente com substituição dos grevistas por funcionários de outras agências.

Em Santa Catarina, a greve dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já se segue há dez dias e é a nível nacional, ganhou força ontem, com adesão de mais grevistas. Ainda assim, nenhuma agência em Santa Catarina foi fechada, mas, muitas funcionam de forma parcial, segundo a assessoria de imprensa do INSS.

Em Içara, apena três funcionários do instituto aderiram a greve.

Segundo o gerente da agência do INSS de Içara, Antônio Fernandes, funcionários de agências de outros municípios, como Laguna e Urussanga, estão substituindo os grevistas e isso faz com que o atendimento permaneça normal.

Na agência, embora de portas abertas e funcionando em horário normal, há uma faixa que informa a “paralização” e cartazes na porta de vidro que explicam os motivos. Para quem precisa usar os serviços da agência, não faz muita diferença.

Os grevistas do INSS de todo o Brasil reivindicam a manutenção da jornada de trabalho de 30 horas semanais e a realização de concursos públicos para contratação de 20 mil trabalhadores no país, paridade entre ativos e aposentados, reestruturação das carreiras, incorporação das gratificações e melhores condições de trabalho.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Manifesto contra STF em Brasília, pedindo saída de Gilmar Mendes

Um grupo de pessoas fizeram nesta quarta-feira uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, pedindo a saída do ministro Gilmar Mendes, presidente da Casa.

Foram espalharam velas e cartazes pela Praça dos Três Poderes, onde o Supremo divide o espaço com o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

O protesto, organizado pelo movimento, também está sendo realizado em São Paulo e Belo Horizonte.

Além de discursos dos participantes do movimento, a manifestação terá o clima das festas juninas, com direito a dança de quadrilha e casamento na roça.

Estudantes de Jornalismo aproveitaram a oportunidade para protestar contra a decisão do STF em relação ao fim da obrigatoriedade do diploma e do registro para o exercício da profissão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Colônia Z-33 vão prestigiar visita de Lula

Na madrugada desta quinta-feira os pescadores da Colônia Z-33, do Balneário Rincão em Içara, foram para Itajaí, prestigiar a vinda do presidente Lula da Silva, que vai sancionar a nova Lei que cria o Ministério de Pesca e Aquicultura. E na oportunidade será empossado Ministro o catarinense Altemir Gregolin, ex-secretário Especial da Pesca.

O encontro está marcado para as 10h desta sexta feira no Centro de Eventos de Itajai (Parque da Marejada). Além da criação do novo ministério, Lula sancionará a lei que irá reger as modalidades para o setor.

Os integrantes da Colônia Z-33 passaram, durante o dia de ontem, participando de reuniões e palestras sobre o novo ministério em Itajaí. Além disso, um plenário de mulheres foi montado para discutir sobre as 50 casas populares que serão construidas no município.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Representantes da Faepesul se reúnem com vereadores

Os vereadores solicitaram a presença da Faepesul para que explicasse onde será aplicado o recurso do convênio no valor de R$ 150 mil, entre a entidade e a Administração Municipal.

Representantes da Faepesul (Fundação de Apoio a Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul), membros do Poder Executivo e vereadores, se reuniram nesta quarta-feira, dia 24, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal de Içara.

A intenção do encontro foi o motivo de um projeto de convênio no valor de R$ 150 mil entre a Administração Municipal de Içara e a Faepesul, PDL/055/09 que esta em tramitação nas comissões da Casa e foi retirada de votação do plenário para um melhor estudo por parte dos vereadores.

Assim, os vereadores solicitaram algumas explicações sobre sobre onde será aplicado o convênio.

Conforme os representantes da Faepesul o objetivo é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas de informação, serviços e processos voltados ao cumprimento das atribuições e competências municipais estabelecidas no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, capacitação de docentes e funcionários da Secretária de Educação, Cultura e Esportes do município de Içara, para melhor adequação dos profissionais com o ambiente de trabalho e com os alunos da rede municipal de ensino.

“Será realizado um planejamento de como será a educação no município. Não pensando em apenas para quatro anos, mas sim pensando no futuro da educação. E também facilitará a criação de projetos para buscar recursos no Governo Federal”; explicou o secretário Executivo da Faepesul, Carlos Alberto Nogueira de Sá.

Foto: André Dal Pont (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Direito dos familiares de pessos desaparecidas junto à Previdência

A morte presumida está prevista em vários dispositivos da legislação brasileira. Desta forma os familiares de vítima de catástrofe ou de pessoa que simplesmente desapareceu sem deixar vestígio podem garantir judicialmente os direitos à herança, pensões, seguro de vida, indenizações e outros procedimentos legais.

A declaração da morte presumida é o procedimento legal para atestar o falecimento de vítimas de acidentes cujos corpos não foram encontrados após o encerramento das buscas e posterior declaração oficial das autoridades de que não foi possível o reconhecimento ou localização.

A Lei permite a justificação judicial da morte para o registro de óbito de pessoas desaparecidas em naufrágio, inundação, incêndio, terremoto ou qualquer outra catástrofe, quando estiver provada a presença no local do desastre e não for possível encontrar o cadáver para exame.

O artigo 6º do Código Civil dispõe que a existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta quanto aos ausentes nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.

Em tragédias aéreas, como a ocorrida recentemente com o avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico, a justiça tem declarado a morte presumida sem a decretação de ausência. Tal declaração substitui judicialmente o atestado de óbito.

Para requerer a pensão paga pela Previdência Social nos casos de desaparecimento do segurado em catástrofe, acidente ou desastre, os dependentes do desaparecido não precisam apresentar, de imediato, a declaração da morte presumida.

A Previdência Social aceita como prova do desaparecimento o boletim de ocorrência da Polícia – documento confirmando a presença do segurado no local do desastre –, noticiário dos meios de comunicação, entre outros, mas, enquanto não finalizar o processo que decretará a morte presumida, a cada seis meses os beneficiários terão de fornecer posição atualizada do processo à autoridade competente.

Para efeito de pensão previdenciária, o Superior Tribunal de Justiça já firmou o entendimento de que a concessão do benefício por morte presumida começa a contar desde a data do desaparecimento do segurado. A pensão por morte é paga aos dependentes do segurado: cônjuge, companheiro e filhos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos. Esses dependentes não precisam comprovar a dependência econômica, mas o companheiro(a) deve comprovar a união estável.

O instituto da morte presumida viabiliza o exercício de direitos dos familiares das pessoas desaparecidas não só junto a Previdência Social, como também o recebimento de seguro de vida, indenizações, abertura de inventário fundamental na proteção dos bens do familiar sumido ou ausente.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Todo mundo entende de polícia

Tenho observado através da mídia, que nos últimos tempos, diante do recrudecimento da violência no país, qualquer pessoa, sem conhecimento de causa, sem qualquer dado técnico ou cientifico, completamente leiga em planejamento de segurança pública, atrás somento dos holofotes que a imprensa proporciona, arvora-se em expert no assunto, emitindo opiniões divorciadas da realidade, sem qualquer suporte probatório, no simples afã de mostrar-se conhecedora do tema.

Em que pese a Segurança Pública ser um dever de todas, polícia e sociedade, a administração do emprego das polícias é feita por profissionais extremamente zelosos e conhecedores das necessidades locais.

Neste viés, por força da capacidade profissional, da competência legal e dos conhecimentos específicos dos índices de ocorreências e das necessidades locais, o deslocamento, o emprego, a logística e a utilização dos efeitos é uma faculdade das autoridades policias - delegados e oficias - tendo como norte, sempre, a tranquilidade, públcia e a segurança cidadã.

Desta forma, causa estranheza que pessoas que não militam o dia-a-dia da rotina polícial, que desconhecem as matizes que formam o intricado sistema de segurança pública e que ignoram o sagrado mister de dedicar integralmente sua vida em prol da socidade, se utilizem de mídia para comentar fatos e dados que nao sabem, falando como se possuíssem conhecimento de causa e dados científicos para dar sustentação aos argumentos.

Sobre dados estatísticos, emprego de policiais e viaturas, necessidade global da comunidade entre outros assuntos nao seria melhor perguntar a quem detém o conhecimento?

As informações postadas por pessaos sem conhecimento de causa denotam uma rivalidade política, interesses partidários, utilizando a segurança pública, anseio da população, como pano de fundo, o que é lamentável e prejudicial a comunidade, já que espalha um temor infundado e aumenta apenas o descrédito das instituições.

José Augusto Rodrigues
Pós Graduado em Segurança Pública PUC/RS e cabo da Polícia Militar de Içara

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1650: EDITORIAL - Todo cuidado com a gripe é pouco

A infestação do vírus da gripe suína A (H1N1) em todo o Planeta é uma pequena amostra da fragilidade na área da saúde.

Uma gripe que iniciou no México e se espalhou rapidamente pelo mundo já infectou mais de 55 mil pessoas e causou a morte de 238, por isso deve ser tratada com maior responsabilidade pelo órgãos de saúde, antes que mate mais pessoas.

Os aeroportos e rodoviárias do país devem ter um controle maior na entrada e saida de pessoas para evitar a contaminação em série. A gripe, por si só, é uma epidemia que se alastra rapidamente, mas nunca chegou a matar, como está ocorrendo agora.

Portanto, se você está gripado, evite aglomerações e procura fazer uma alimentação balanceada e beba bastante líquido. O seguro morreu de velho.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.