O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Edição 1795: EDITORIAL - Adolescente de 15 anos morre afogado no Rincão

A dor e tristeza que toma conta da família de Pedro Henrique Anacleto, de 15 anos, que está desaparecido desde segunda-feira, quando foi dar um mergulho no mar, na Zona Sul do Balneário Rincão, em Içara, deve demorar para passar. A perda levará tempo para ser esquecida
O Corpo de Bombeiros de Içara não está medindo esforços na busca do corpo do adoles-cente, caso venha a ser comprovado o afogamento, será o primeiro em 2010 no Balneário Rincão. Até o fechamento da edição o corpo não havia sido encontrado.
Os médicos alertam que os pais devem ter cuidados especiais com os filhos, nesta época do ano, quanto ao sol, que está muito quente e pode sofrer queimaduras de até primeiro grau.
Outro cuidado que também deve ser salientado é sobre as pessoas manterem o corpo suado, através de uma caminhada ou da prática de esportes, e entrarem de repente no mar, com o rísco de provocar um choque térmico, é o que suspeitam os especialistas no caso do adolescente de 15 anos.

CHARGE

POLITICA - Silveira explica porque votou contrário a verba do CarnaRincão

Em nota, o vereador Neuzi Berto Silveira (DEM) esclarece os motivos que o levaram a votar contra a liberação do convênio de R$25 mil, destinados à festa de Carnaval no Balneário Rincão.



O vereador democrata Neuzi Berto Silveira, divulgou uma nota em que esclarece os motivos de ter rejeitado o convênio de R$25 mil, que seria destinado ao Carnaval. “Sou contra o convênio, que foi rejeitado pela Câmara de Vereadores, inclusive com o meu voto, por achar que o munícipio de Içara tem prioridades mais importantes, como a Rua Lauro Muller, no Balneário Rincão, que está intransitável, as estradas do interior da cidade que estão precisando de areião, e contudo, o prefeito diz que não tem recursos. Também há a diminuição das requisições nos postos de saúde, o sucateamento dos caminhões e máquinas da Prefeitura, e os acessos aos bairros Jaqueline e Jardim Elizabete, ques estão um caos, entre outras coisas”, rebate o vereador, que também desabafou, citando questões políticas.
“E tem mais, no campo político, o secretário Jairo Celoy Custódio diz que sou da base do Governo, e votar contra foi uma traição, queria dizer ao mesmo que eu , e nem o meu partido, nunca fomos tratado como aliados , inclusive estou há muito tempo para conseguir marcar uma reunião com o prefeito a pedido do presidente do meupartido e não consigo ser atendido. A chefe de gabinete, Vanusa Fer-nandes sabe muito bem disso”, argumenta.
Até o final da edição do JI, não conseguimos falar com a chefe de gabinete Vanusa Fernandes.

COLUNISTA - Maso Nietto


“Temos que tomar uma atitude diferenciada com essas pessoas que colocam entulho em frente as residências no BalneárioRincão.” Vereador Antônio de Mello(PMDB),criticando os moradores de Criciúma que colocam entulhos em frente as casas e ficam esperando que a prefeitura faça o recolhimento

Enquanto em Criciúma
os suplentes de vereadores estão assumindo por 30 dias na Câmara Municipal, em Içara, os partidos que tem representantes no Legislativo ainda não se posicionaram sobre o assunto.
No PP o primeiro suplente é Fábio Della Bruna, com 1.004 votos, seguido de Íara Amândio Martínez (foto), com 931 votos e de João de Bitencourt, com 913 votos.
Já no PMDB, o primeiro suplente é Dilnei Darcy Lima, que recebeu 881 votos, seguindo de Edna Benedet da Silva (PC do B), com 869 votos e Tomaz Manoel Cardoso, com 852 votos.
A bancada do PP possui quAtro vereadores, mais André Jucoski (PSDB), que foi eleito na coligação “Por Uma Içara Mais Forte. Enquanto a bancada do PMDB, conta com três vereadores, mais Neuzi Berto Silveira (Dem) e Geraldo Baldissera (PDT), eleitos na coligação “Por Uma Içara Mais Humana”.
Na coligação com o PP o ex-vereador e presidente da Câmara de Içara, Caetano Costa (PTB) é o quarto suplente com 863 votos, mas dificilmente assumirá, porque o PP tem motivos de sobra por não querer que isso aconteça.


Neuzi Silveira
entrou na política pelas mãos de Gentil da Luz, sendo eleito presidente da Uaci, e hoje é um rebelde e severo crítico da Administração Municipal, cujo vice-prefeito é do partido dele. E quero ver quem tem coragem de puxar a orelha de Neuzi.


Prefeito

Gentil Dory da Luz (PMDB) confirmou o comentário do aposentado Antônio Arceno de Souza, morador da Lagoa dos Esteves, editado na edição nº 1794, sobre a comparação com Getúlio Vargas.a filha do aposentado diz q Umue é mentira.Prefeito


“Parabéns ao JI

pela iniciativa em divulgar a morte dos peixes na Lagoa dos Esteve e Campo Mãe Luzia. Me preocupo bastante também com a agua do Rio Ararangua.Ela envevena e suja as aguas do Balneário Rincao, mata os peixes e contaminam os que estao vivos.
Vou senpre pescar no rio e na Praia do Rincao, no inverno e no verao, direto, mas fico revoltado com o desinteres-se dos òrgãos ambientais em verificar quem esta destruindo e poluindo o rio. Já mandei email para dúzias de orgaos e até o momento nenhum deles me respondeu. Tenho um blog com foto,denúncias e se não cuidarmos do Rio Ararangua nao havera mais praia limpa, porque a nojeirada vai parar tudo por lá. Os interessados podem acessar o meu blog e fazer denúncias. www.sonapescaria.blogspot.com.
Giovani Honorato, ”
Obrigado Giovani pela sua participação. Realmente o homem está destruindo o meio-ambiente e com isso antecipando a própria morte.

GERAL - Construção de motel gera polêmica no PV

Moradores do bairro Presidente Vargas já entregaram um abaixo assinado a Administração Municipal para impedir que as obras continuem e já marcaram reunião com o promotor público de Içara.



Os moradores da Rua Antônio Manoel Sotero, no bairro Presidente Vargas, estão tomando as medidas legais para impedir que as obras referentes à construção de um motel continuem na localidade.
Segundo a moradora Chaiene Alves, todo o bairro está mobilizado. “Eu acho uma coisa feia, bem em frente a nossa casa”, argumenta.
Já o residente Valdecir Machado conta que uma comissão de moradores já foi duas vezes até a prefeitura de Içara. “Na primeira vez fomos conferir a documentação e na segunda, levar o abaixo-assinado, que em dois dias obteve 400 assinaturas e já está nas mãos do prefeito”, conta.
A documentação do empreendimento está toda em ordem e a alegação que a Secretaria de obras deu para a construção do motel é de que o bairro é misto.
Até quinta-feira, será feita uma reunião com a comunidade e a promotoria.
O dono do empreendimento não dar declaração

POLÍCIA - Encontrado corpo de menor desaparecido no Rincão

Um adolescente de 15 anos, que havia desaparecido na tarde de segunda-feira, no BalneárioRincão, teve o corpo encontrando na barra do Morro dos Conventos, em Araranguá, no final do de ontem.



O corpo de Pedro Henrique Anacleto, 15 anos, foi localizado no mar por volta das 20h desta terça-feira na Barra do Morro dos Conventos, em Araranguá.
O adolescente havia de-saparecido na segunda-feira no mar do Distrito Balneário Rincão, em Içara.
Conforme informações da guarnição dos bombeiros de Içara, o corpo estava do outro lado da barra, prsso a galhos, e foi avistado por uma banhista.
Ele foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma, sendo que o corpo foi liberado tempo depois aos familiares, para a realização do velório.
Segundo populares o adolescente estava jogando futebol na beira da praia, próximo ao Campo do Suíço da Zona Sul, quando resolveu dar um mergulho no mar, não retornando mais.
Há duas hipóteses sobre a causa da morte: que Anacleto tenha sofrido um refluxo por estar com o corpo quente ou foi arrastado por uma corrente de repuxo.

VARIEDADES - Igreja defende autonomia

Pastor João Paulo Pereira afirma que a igreja evangélica segue o que está no evangelho, pro-curando conforme o significado do nome, visando manifestar a glória de Deus no mundo de hoje.



A Igreja Evangélica Shekinah, designação hebraíca para a expressão “a glória de Deus presente”, está doutrinando em Içara há 17 anos.
Segundo o pastor João Paulo Paulo Pereira, a igreja começou com 18 participantes, que haviam parado de frequentar a Igreja Assembleia de Deus Independente. “Resolvemos batizá-la com esse nome, porque havia um conhecido que frequentava essa igreja em São Paulo”, relata o pastor.
Atualmente, conta com aproximadamente 200 pessoas que frequentam os cultos do Shikiná. E além de Içara, também há sedes em Criciúma e Tubarão, e em várias partes do mundo. “Cada igreja Shekinah é autômona, nada é imposto perante o funcionamento de outras. Claro que temos nosso estatuto e a inscrição jurídica como um estabelecimento sem fins lucrativos”, explica o pastor.
Os dogmas seguidos pe-la igreja são todos os presentes no livro sagrado, a Bíblia. “Por isso que somos evangélicos: seguimos o que está no evangelho, procurando sempre manifestar a glória de Deus no mundo, através de um trabalho sério” argumenta.
Além dos cultos, são realizadas reuniões de jovens e adolescentes, projetos so-ciais com a arrecadação e distribuição de cestas básicas à famílias carentes e um programa na Rádio Comunitária 104.9, de segunda à sexta-feira, das 22h às 23h, destinado às músicas gospel.
Também há um projeto desenvolvido em Moçambique, na África do Sul, com arredação de doações para a impressão de bíblias no dialeto local. “Apesar de a língua oficial ser o português, há muitas comunidades que só usam dialetos, e não tem acesso a livro sagrado, pois não havia traduções”, explica o pastor, que pretender retornar ao país africano nesse ano.
A igreja fica localizada na rua Egílio Carlos Colonetti, número 116, no Centro. Os cultos são realizados nas quintas-feira, às 19h30min, e aos domingos, às 19h .
O telefone é 3432 3907.

ESPORTES -Skatistas invadem Balneário Rincão

As práticas esportivas são bem visíveis no Distrito Balneário Rincão, além das competições tradicionais de futebol, a prática do skate começa a invadir as ruas e calçadas do Distrito.



Depois da criação das pistas de skate na Praça da Juventude Fernando Pacheco, no Centro de Içara, os adeptos do esporte radical começaram a crescer ainda mais.
O skate é um esporte inventado na Califórnia, nos Estados Unidos, que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos. Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante de skate recebe o nome de skatista.
O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
No último fim de semana, um grupo de jovens se reuniu no Centro do Balneário Rincão, para praticar a modalidade esportiva, pois a praia ainda não tem um ponto próprio, como no Centro de Içara, desta forma os jovens usam da criatividade, para prática do esporte.
Skaitistas de várias cidades da Região Sul realizaram várias manobras com obstáculos.
A Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara informou que existe projetos, junto a Subprefeitura do Balneário Rincão, para a construção de um,a pista de skate, próximo ao centro de eventos. Além dos projetos já criados, está sendo programado para o próximo semestre, depois do retorno as aulas, campeonatos de skate, nas pistas da Praça da Juventude.
O objetivo é difundir ainda mais o esporte na cidade e descobrir novos talentos, como já acontece nas cidades vizinhas onde muitos atletas já ganham a vida sobre quatro rodinhas.

DISTRITO - Banhistas sofrem queimaduras de águas-vivas na Praia do Rincão

Em apenas três dias foram registrados mais de 200 ocorrências no Balneário Rincão e o Corpo de Bombeiros faz uma alerta aos banhistas que tenham muito cuidado ao entrarem na água.



Não é só contra afogamentos que veranistas precisam se prevenir ao aproveitar os banhos de mar. Um grande perigo podem ser as águas-vivas, que provocaram 237 casos de queimaduras em banhistas em apenas três dias no Balneário Rincão, em Içara. A maioria das vítimas foram crianças.
Conforme o soldado Jucemar, do Corpo de Bombeiros de Içara, após sofrer uma queimadura, o ideal é passar um pouco de vinagre com a lâmina de uma faca. “Desse modo, o ferrão que foi colocado pelos tentáculos da água-viva será extraído”, ensina.
Para aqueles casos em que área afetada foi muito grande, causando uma vermelhidão muito forte, ou ainda a vítima apresenta quadro de febre, o conselho é encaminha-la ao hospital mais próximo. “Tem pessoas que são alérgicas ao ferrão, e por isso, devem ir ao médico imediatamente”.
A incidência aumenta quando a água do mar está quente, cujo período é mais perigoso. Em alguns países o ferrão da água-viva espele veneno tão forte que pode causar a morte.