O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Esportes: Praia, PV, São José e Liri seguem em frente no Campeonato Içarense

Os jogos de volta da segunda fase do Campeonato Içarense de Futebol 2008, não teve muita surpresa e quatro equipes brigam em campo por duas vagas na final.
Disputam agora as quartas-de-final os times do Presidente Vargas, Praia, Liri e São José. As partidas acontecem no dia 3 de agosto quando se enfrentam Praia do Rincão x São José, Liri x Presidente Vargas.
O Vila Nova, que realizou uma boa campanha, mas foi desclassificado pelo saldo gols pelo Praia. Perdeu a primeira partida por 4 x 2 e ven-ceu o jogo de volta por 3 x 2.
Já o Atlético Içarense, que no jogo de ida sofreu uma goleada histórica de 10 a 1, perdeu novamente, mas desta vez de um placar apertado, de apenas de 1 a 0 para o Liri e também está fora da competição.
O União do Sul, que precisava vencer com diferença de três gols perdeu de 3 a 1 para o São José
O Jaqueline, não alcançou o resultado esperado, pois, também deveria vencer o Presidente Vargas com uma diferença de três gols e perdeu por 2 a 0.
Na categoria sub20, a disputa também foi marcada pelos jogos de ida da segunda fase. Garantiram vagas nas quartas-de-final Vila Nova, Liri, Barão e Jaqueline.
O Jaqueline venceu por 1 a 0 o time do União da Praia. Enquanto Vila Nova aplicou 2 a 0 no Praia. Já o Liri ga-nhou do Atlético Içarense por 2 a 1 e o Barão fez 1 a 0 em cima do São José.
Jogam na próxima semana, dia 3, Vila Nova x Barão e Liri x Jaqueline.
Marcos, atleta do Atlético Içarense é o goleador da categoria Sub-20, com nove gols, enquanto nos Titulares, o artilheiro é Marcelo Silva, do Vila Nova, que balançou a rede sete vezes durante a competição até agora.
Os jogos dosTitulares será às 15h10min e do Sub-20 às 13h30min.

Variedades: Advogado constrói casa de ponta para baixo

O advogado de Belo Horizonte, Eduardo José Lima, em uma noite de insônia, teve uma idéia inusitada: resolveu que queria construir uma casa de cabeça prá baixo. Literalmente.
"Primeiro tive a idéia de fazer um telhado invertido, e desse telhado surgiu a idéia da casa completa," explicou Lima, que fez a casa para um filho morar. "Mas ele está assustado, acha que não é adequado para uma residência. Se ele realmente não quiser, talvez ela vire um museu ou algo parecido que vou desenvolver".
Para quem passa na rua, a impressão é de que alguma coisa está errada na residência. As varandas, luminárias, caixa de correio e de água, tudo está invertido. As bicicletas e as árvores que enfeitam a pequena calçada que contorna a casa estão penduradas no teto. Já o telhado de um dos pavimentos está enterrado no chão.
A estudante Vitória Liza, 10 anos, é vizinha da construção. "É uma casa muito bonita. É uma criatividade que quase ninguém tem, a gente fica abismado em ver uma bicicleta no teto, nunca vi coisa igual."
A amiga Amanda Gomes, 12 anos, também gostou da idéia do advogado. "Muito interessante, ele tem uma criatividade ótima, as duas casas ficaram muito bonitas. Tudo de cabeça para baixo é muito legal mesmo."
A casa ao contrário fica no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha. E como está satisfeito com o resultado do trabalho, o advogado já está construindo outra, só que desta vez, não de cabeça para baixo, mas de lado.
Informação do Terra.

Polícia: Homem é esfaqueado em Vila Nova

Na fria tarde de domingo, a família Pires estava reunida em casa,com as portas fechadas. Por volta da 13h, depois de escutarem vozes alteradas, foram até o portão verificar o barulho.
Na frente da residência estava o vizinho, Josaildo Tomé de Lima, de 41 anos, agonizando. "Ele estava sangrando e pedia por ajuda", afirmou Jadna Pires. A família ligou para a emergência, que veio socorrer a vítima.
Ele teve o abdômen e tórax perfurados por uma faca. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, Lima foi encaminhado ao Hospital São Donato, onde levou pontos e recebeu alta no mesmo dia. De acordo com fonte do hospital, Lima disse que conhecia o agressor.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, ele estava consciente e ainda conseguiu dizer que depois de uma discussão o amigo lhe feriu com três golpes de faca. Quando os bombeiros chegaram ao local, o agressor já tinha fujido.
Apesar da gravidade do acontecimento, a vítima não quis prestar fazer um boletim de ocorrência. Segundo informações da Polícia Civil de Içara, nada foi registrado. "Nós estamos esperando que ele se apresente. Se não, nada podemos fazer".
Sem mais informações oficiais sobre o caso, os boatos ganham força. "Estão dizendo por aí que foi um tal de Tiãozinho, que mora aqui perto", afirma uma moradora.
Em Criciúma, na madrugada de domingo, um rapaz também foi esfaqueado. Rodinei de Assis, 24 anos, passou por uma cirurgia e está bem.

Geral: Primeiros estudantes do CEFET serão escolhidos por sorteio

Uma equipe da Secretaria de Educação está na antiga Escola Municipal Quintino Rizzieri (onde o Cefet vai funcionar) desde ontem para atender os novos alunos.
Os cursos oferecidos são os de modelagem, informáti-ca, costura e soldagem, sendo que até agora, os mais procurados foram os dois primeiros. "Para estes dois, se não fosse por sorteio, já não haveriam vagas", conta Glória Mariano, coordenadora do Centro Federal Educação Tecnológico (Cefet) de Içara.
Como o ano é de eleição, a seleção terá de ser realizada por sorteio. Segundo a equipe da Secretaria de Educação que está na escola, pessoas de todas as idades e de diferentes bairros da cidade estão se inscrevendo.
O processo de inscrição segue até sexta-feira, com atendimento das 8 às 17 horas. O candidato deve levar certidão de nascimento, comprovante do ensino fundamental e de residência dentro de Içara.
Reforma da escola
Para receber os novos alunos, a antiga Escola Municipal Quintino Rizzieri será toda reformada. "Temos que adequar a estrutura das salas para as aulas de soldagem, modelagem e costura", explica a co-ordenadora Glória Mariano.
De 48m2, algumas salas passarão a ter 96 m2. As obras já começaram e o prazo de entrega é de 15 de agosto, quando também serão divulgados os nomes dos sorteados.

Política: Vereadores aprovam novas concessões

Em primeira votação a Câmara Legislativa de Içara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº PE 052/08 que autoriza conceder o Direito Real de Uso de terra na Área Industrial do Poço Três, as empresas que se mostrarem interessadas em investir em Içara e com isso ajudem a promover e estimular a geração de empregos no município.
As empresas que solicitam concessão de uso são: A. Fernandes Comércio de Produtos Alimentícios (CNPJ 75.797.480/0001-62; New Col-lor Indústria e Comércio de Etiquetas (CNPJ 82.123.563/0001-31); Plasticopel Comércio de Embalagens Plásticas (CNPJ 86.974.631/0001-27); Forma Química Indústria e Comércio (CNPJ 09.568.573/0001-90) e Vidracer Vidros Ce-râmicos (CNPJ 02.115.838/0001-56)

Política: Candidata mais nova ao Legislativo vai lutar pela profissionalização dos jovens

O nome já mostra um diferencial. Louizzeh Kelly Espíndola tem 18 anos, natural de Rio do Sul e reside há 8 anos em Içara. Tem o Ensino Médio Completo e como é comum nos jovens, quer mudanças urgentes, pois mesma com pouca idade, tem mais maturidade que muitos adultos, que estão a cada dia levando o Brasil ao caos.
Louizzeh Kelly disse que resolveu disputar uma vaga a Câmara de Vereadores de Içara por não concordar com a forma que é tratada a Educação que não investe na juventude como deveria ser. "Tem muitos jovens que estudam em escolas públicas e quando terminam o Ensino Médio não tem recursos e oportunidades para entrar numa universidade paga e devido a falta de políticas públicas voltadas a educação é obrigado a parar de estudar".
Um dos projeto da candidata é pelo primeiro emprego, para isso deve buscar apoio nas empresas para que financiem estudos profissionalizantes aos jovens e com isso abra espaço no mercado de trabalho aos içarenses, que por não terem especializações são obrigados a ceder o lugar para pessoas de outras cidades. "Içara vem crescendo mas carece de profissionais qualificados", explica.
Ela diz que escolheu o PMDB por ser um partido voltado para a humanização e que prega mais igualdade, é equilibrado e "é disso que o Brasil precisa e Içara também", finalizou ela.
Juntamente com ela, Diego dos Santos, do PSL,de 19 anos, são os candidatos mais novos de Içara,que buscam

Polícia: Pai confessa assassinato depois que filho teve casa incediada

A residência mista tinha aproximadamente 45 metros quadrados e se localizava às margens da Rodovia Jorge Lacerda, no bairro Verdinho, em Criciúma. O Corpo de Bombeiros de Forquilhinha foi acionado por volta das 03h45min. Foram utilizados mais de 5 mil litros de água para conter as chamas na casa. O pai dele, H.A., 54 anos, confessou ontem ter assassinado Leonel da Silva, cujo corpo foi encontrado em Siderópolis, quarta-feira.
O aposentado apresentou-se nesta manhã na Central de Polícia. Segundo o delegado, H. efetuou um tiro que atingiu o peito de Paraná, como era conhecido Angelino.
O homicídio ocorreu no bairro Verdinho, em Criciúma. A. foi o responsável por ocultar o cadáver, na localidade de Rio Jordão. O corpo foi enterrado em uma área minerada.
O delegado André Milanese, adianta que a prisão preventiva do mineiro aposentado será pedida na próxima semana, quando acontece a reconstituição do crime.
O motivo do homicídio ainda não foi divulgado pela polícia, mas vizinhos do agricultor destacam que uma briga por demarcação de terras possivelmente motivou o crime bárbaro.
Ainda não se sabe quem é o culpado pelo incêndio. Segundo vizinhos, desde a prisão do proprietário, a residência estava fechada.
A. também é acusado de ser o principal suspeito de ter assassinado cruelmente Marcioni Elias, 40 anos. O homicídio ocorreu no dia 6 de setembro de 2002. O corpo de Marcioni foi encontrado, totalmente esquartejado, dois dias após o crime no interior de sua casa, no Rio Maina, em Criciúma.
Foi aberta uma investigação para averiguar a origem do incêndio.

Política: Campeonato Içarense entra na fase final do mata-mata

Acontece neste domingo o jogo de volta da segunda fase do Campeonato Içarense de Futebol 2008.
Os jogos agora são decisivos: somente quatro equipes seguem em frente na competição no esquema de mata-mata. Quem perder está fora da competição, menos o Liri, que tem uma gorda vantagem. Pode perder por até 10 gols.
Ontem saiu a escalação dos árbitros que apitam as partidas no Titular, ás 15h10min. No jogo Vila Nova x Praia do Rincão, a arbitragem fica por conta de Márcio Spindula, auxiliado por Nataliano Guimarães; Presidente Vargas x Jaqueline terá Emerson Cardoso e Fabriício Margoti; Liri x Atlético Içarense, Jacionir Gregório e Jorge Luiz Soares e o confronto entre União do Sul x São José fica por conta de Antônio Manuel dos Passos e Paulo César Souza.
Confira a arbitragem do Sub-20, às 13h10min. Vila No-va x Praia do Rincão, Gentil Ricardo e Blaudemir Felício; Jaqueline x União da Praia, Melchior Shimitz e Felipe Dagostim da Silva; Liri x Atlético Içarense, Alexandre Ricardo e Marco Aurélio da Silva Alves e no último jogo do fim de semana Barão x São José, será apitado por Arthur Diego C. Dagostim e Tiago Santos Oliveira.
Praia, Liri, Presidente Vargas e São José jogam pela vantagem do empate na categoria Titular.

Geral: Encontro do Caps reúne usuários e profissionais em dia de integração social

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Içara está voltado a assistir pessoas com problemas de saúde mental, individual e coletiva.
Nesta quarta-feira, dia 30, das 9h30min às 16h, a instituição vai se reunir com os demais centros da região. É o Intercaps, que tem por objetivo integrar os usuários e profissionais dos Caps da AMREC. No evento, serão realizadas diversas atividades, como futebol, bocha, dança, técnicas de relaxamento e sorteio de brindes, que os próprios usuários confeccionam. São chaveiros, cachecóis, vasos etc.
A comida é por conta de um senhor de Urussanga, que se ofereceu para fazer voluntariamente o almoço.
O encontro será na associação da Cooperaliança e, conforme a coordenadora Simone Della Bruna, deve reunir cerca de 400 pessoas. Segundo ela, os que mais se divertem são os usuários. "Eles aproveitam. Têm curiosidade para saber o que os outros Caps fazem e depois querem trazer para cá", relata Simone.

Geral: Seminário do Sindserpi capacita professores para a prática pedagógica

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi) está conseguindo despertar no professor a importância de estar sempre se atualizando, o que não é tarefa fácil. Em 2007 realizaram uma palestra de treinamento e logo foram questionados sobre quando seria a próxima. "Os professores vieram atrás de nós para que repetíssemos a dose. Eles estão bem interessados", conta Jaqueline Sorato, diretora sindical.
Assim surgiu o primeiro Seminário de Educação do Sindserpi, que contou com cerca de 70 pessoas, no auditório da Cooperaliança, no centro de Içara. Quinta e sexta-feira foram realizadas quatro diferentes palestras, com distribuição de material de apoio aos participantes.
Na manhã de quinta, o tema foi depressão de professores e alunos e quem ministrou foi o doutorando em educação, Bruno Piccinini.
Já a tarde, os assuntos foram as dificuldades de aprendizagem e a hiperatividade, com a psicopedagoga e especialista em educação, Sônia Trichez. No primeiro período de ontem, a pedagoga Marli Fabris falou sobre a competência para ensinar e a tarde Jairo Martins abordou motivação e vitória. "Achei muito interessante. Agora temos que levar esses ensinamentos para a sala de aula", diz uma professora primária de Sanga Funda, que participou nos dois dias do encontro.
"Foi o jeito que encontramos para estar ao lado do trabalhador", afirma Marli Fabris, que também é dirigente sindical.
O próximo passo do sindicato, que conta com cerca de 700 associados é levar seminários para as outras áreas.

Política: Gentil e Zanolli lançam candidatura

Coligação "Por uma Içara mais Humana" (PMDB, DEM, PDT, PC do B, PPS, PRB, PRP, PSC, PSDC, PSL, PTC, PT do B, PR e PV) realizou na noite de ontem no Centro Comunitário do Jardim Elizabete a candidatura de Gentil Dory Da Luz e José Zanolli, postulantes as vagas de prefeito e de vice de Içara nas eleições municipais que ocorrem em 5 de outubro
Diante de autoridades locais, regionais e estaduais, e dos eleitores, os candidatos deram início às explanações sobre as propostas e projetos a serem implantados na cidade e os benefícios que os mesmos trarão à comunidade.
"São quarenta e três candidatos a vereador, com idade entre 18 e 64 anos; fazem parte desta eclética coligação; com conhecimentos e experiências nas mais diversas áreas; são homens e mulheres engajados e dispostos a permitirem que a política pública não seja realizada, apenas, dentro de gabinetes fechados. São 14 partidos unindo forças para transformar Içara uma cidade mais humana", afirmou Gentil.

Variedades: Comemorado Dia das Avós

"Ela é minha amiga", afirma Vinícius Antunes, se referindo à avó, Maria das Graças, do bairro Jaqueline.
A senhora, de 55 anos, que junto da filha e do neto, fazia compras em um supermercados ontem, teve seu primeiro filho aos 18 anos e hoje tem quatro netos. Apesar de Maria não saber, hoje o dia é dela, da Avó.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação dos netos, com a sabedoria, experiências e um sentimento gostoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
A data é um reconhecimento aos que ensinam através da experiência de vida. "Quem é que não gosta dos avós?", questiona Sarita Antunes, mãe de Vinícius.
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos.
Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. "Acho que eu mimo mais ele do que fiz com meu primeiro filho", brinca Renílda Soares, do bairro Pedreiras.
Renílda está sentindo pela primeira vez a sensação de ser avó. "É meu primeiro neto e ele adora ir para a minha casa", afirma.
Caio, o mais novo membro da família tem apenas 2 anos, mas já demonstra o seu sentimento. "As vezes ele até arrisca um ‘te amo’", relata sorrindo.