O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 19 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.234 - 19 de novembro/2011

CALEBE BORGES/JI
VARIEDADES: Ângelo Zanelatto completa 20 anos de educação






CALEBE BORGES/JI
POLÍTICA: Ronaldo Benedet estimula PMDB
A pré-convenção do PMDB ocorreu nesta sexta-feira no auditório da Cooperaliança sob o comando do presidente Adilton Tramontim


PÁGINA DOIS: Vivi Maragno fala sobre o Diabetes

CALEB BORGES/JI
ESPORTES: Caiçara enfrenta Grêmio Turvense pela LARM

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Secretário de Obras mostra trabalho

Moradores da Rua Melchiades Bonifácio Espindola, no bairro Tereza Cristina em Içara, tiveram a confirmação do secretário de Obras, Wagner Pizzetti, que o acesso vai ser patrolado e revestido com areão.
Desde que assumiu o cargo, há menos de um mês, Pizzetti tem se preocupado em atender os pedidos das comunidades e tem se desdobrado em dois.
Ele conta com o auxilio do encarregado de Obras Márcio Realdo Toretti, que conhece todos os problemas dos bairros, e apoio, incondicional, de Gentil da Luz.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Vivi Maragno

Diabetes Melitus tipo II

Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção.
Outras formas de Diabetes Mellitus:
Quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas.
Diabetes Gestacional:
Circunstância na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em paciente sem aumento prévio da glicose.
Como se desenvolve?
Conforme pode ser observado no item acima (formas clínicas), são várias as causas do DM. No DM tipo I, a causa básica é uma doença autoimune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Assim sendo, nos primeiros meses após o início da doença, são detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes o anticorpo antiilhota pancreática, o anticorpo contra enzimas das células beta (anticorpos anti-descarboxilase do ácido glutâmico - antiGAD, por exemplo) e anticorpos antiinsulina. No DM tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistência a ação da insulina, sendo o principal deles a obesidade, que está presente na maioria dos pacientes. Nos pacientes com outras formas de DM, o que ocorre em geral é uma lesão anatômica do pâncreas, decorrente de diversas agressões tóxicas seja por álcool, drogas, medicamentos ou infecções, entre outras.
O que se sente?
Os sintomas do DM são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem a longo prazo. Os sintomas do aumento da glicemia são: sede ex-cessiva; aumento do volume da urina; aumento do número de micções; surgimento do hábito de urinar à noite; fadiga; fraqueza; tonturas; visão borrada; aumento de apetite e perda de peso. Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas que são a cetoacidose diabética (no DM tipo I) e o coma hiperosmolar (no DM tipo II). Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas.
Como o médico faz o diagnóstico ?
Ele pode ser presumido em pacientes que apresentam os sintomas e sinais clássicos da doença, citados acima. Na medida em que um grande número de pessoas não chega a apresentar esses sintomas, durante um longo período de tempo, e já apresentam a doença, recomenda-se um diagnóstico precoce. O diagnóstico laboratorial do Diabetes Mellitus é estabelecido pela medida da glicemia no soro ou plasma, após um jejum de 8 a 12 horas. Em decorrência do fato de que uma grande percentagem de pacientes com DM tipo II descobre sua doença muito tardiamente, já com graves complicações crônicas, tem se recomendado o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença em várias situações. O rastreamento de toda a população é porém discutível.
Existem situações nas quais estão presentes fatores de risco para o Diabetes Mellitus, conforme apresentado a seguir:
Idade maior ou igual a 45 anos; história familiar de DM (pais, filhos e irmãos); sedentarismo; HDLc baixo ou triglicerídeos elevados; hipertensão arterial; doença coronariana; DM gestacional prévio; filhos com peso maior do que 4 kg, abortos de repetição ou morte de filhos nos primeiros dias de vida
Uso de medicamentos que aumentam a glicose ( cortisonas, diuréticos tiazídicos e betabloqueadores)
Como se previne?
A prevenção do DM só pode ser realizada no tipo II e nas formas associadas a outras alterações pancreáticas. No DM tipo I, na medida em que o mesmo se desenvolve a partir de alterações autoimunes, essas podem ser até mesmo identificadas antes do estado de aumento do açúcar no sangue. Esse diagnóstico precoce não pode ser confundido porém com prevenção, que ainda não é disponível.No DM tipo II, na medida em que uma série de fatores de risco são bem conhecidos, pacientes que sejam portadores dessas alterações podem ser rastreados periodicamente e orientados a adotarem comportamentos e medidas que os retire do grupo de risco.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção. Outras fo

CALEBE BORGES/JI
Com o objetivo de mobilizar os peemedebistas para a convenção municipal do partido que acontece no dia 26, foi realizada nesta sexta-feira, dia 18, a pré-convenção da sigla, no auditório da Cooperaliança, às 19h30min.
O evento reuniu as principais lideranças do PMDB municipal e militantes.
O grupo prestigiou a palestra “Competência e Sucesso”, do deputado federal Ronaldo Benedet, e escolheu os membros que vão compor os grupos de trabalho. A convenção no dia 26 será feita no Centro de Eventos Castelo, no bairro Tereza Cristina.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Frase
As campanhas servem apenas para fazer um espetáculo e apresentar programas bonitos, com o objetivo de ganhar as eleições. No dia seguinte, os programas eleitorais são metidos na gaveta.” (Rui Rio - Economista português).

O empresário Olírio José Lino (PSD)
que de bobo não tem nada, promove uma festa de aniversário neste domingo no centro comunitário, no Distrito Balneário Rincão.
Lino, que já foi ex-vereador e subprefeito, é pré-candidato a prefeito pelo PSD do novo município, que deve se emancipar em outubro de 2012. Ele está confiante que vai vencer as eleições, seja junto com Jairo Celoy Custódio (PMDB) ou Naelti Vianna (PP).





Prefeito de Içara (1)
Gentil Dory da Luz, mais uma vez negou que tenha articulado apoio à chapa 1 do PP na convenção que o partido realizou no dia 8 de novembro. “Eu, como político, apenas observei. Eu não me envolvi, muito menos pedi voto para alguém. A convenção que tenho interesse é a do meu partido, que está marcada e será por consenso. O PP tem é que juntar os cacos”, alfineta o prefeito.

Chefe do Executivo
de Içara conseguiu nesta semana junto ao Governo do Estado a garantia de recursos para construír a ponte no limite entre Içara e Morro da Fumaça, na Linha Pascoalini, que foi levada pelas chuvas de março. Também recebeu recursos para iniciar as obras de quatro quadras em escolas da cidade e a garantia de instalação de 11 câmeras de segurança em janeiro.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Educação de Içara estabelece cronograma de matrículas

A matrícula para novos alunos da rede municipal de ensino começa na próxima segunda-feira, dia 21, e vai até sexta-feira, dia 25; é necessário apresentar cartão de vacina atualizado.
DIVULGAÇÃO
A Secretaria de Educação de Içara iniciou o cronograma de matriculas nas unidades escolares da rede municipal de ensino.
As matrículas para os alunos que já frequentam a rede estão acontecendo tanto nos Centros de Educação Infantil (CEIs), quanto nas escolas de Ensino Fundamental.
Para novos alunos, as matriculas iniciam na próxima segunda-feira, dia 21, e seguem até sexta-feira, dia 25, diretamente nas escolas e CEIs, nos bairros.
A coordenadora do Ensino Fundamental, Marlene Casagrande, destaca que para a matricula no primeiro ano os alunos devem completar seis anos até o dia 31 de março.
“Se a data de nascimento for após este período, as crianças estarão inseridas ainda na Educação Infantil”, explicou Marlene.
A coordenadora de Educação Infantil, Inslane Roussenq Felipe, informa que as matriculas podem ser feitas em todas as unidades escolares, no horário normal de aula, das 8h às 12h e das 13h às 17h, apresentado a documentação solicitada pelas escolas.
Entre os documentos necessários está o cartão de vacinas, atualizado para todos os alunos; sendo que este passará por avaliação de profissional da Secretaria de Saúde, nas Estratégias de Saúde da Famílias (ESFs). “Esta exigência se faz necessária para que doenças como caxumba, rubéola, sarampo entre outras que contam com distribuição gratuita de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde, não proliferem”, explicou o secretário de Saúde, Laudo Calegari.
São 56 unidades escolares em Içara. Sendo, 40 CEIs e 16 escolas de Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, atendendo mais de 5,5 mil crianças e adolescentes; destas, 555 crianças estão em tempo integral nos CEIs.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: PM abre 60 vagas para agentes temporários

A Polícia Militar de Santa Catarina oferece mais de 60 vagas para Agentes Temporários de Serviço Administrativo no Sul do Estado.
Estão abertas 45 vagas para Criciúma, 11 vagas para a guarnição de Içara, duas vagas para Urussanga, quatro vagas para Araranguá, duas vagas para Sombrio e mais duas vagas para a cidade de Turvo.
A taxa de inscrição é de R$ 40 e pode ser feita no quartel da Polícia Militar do município onde o candidato deseja trabalhar.
As inscrições para o concurso público estão abertas até o dia 6 de dezembro. O salário é de R$ 765 e os requisitos são: ter concluído o Ensino Médio, ter no mínimo 18 anos e no máximo 23 anos. Todas as documentações e prazos estão disponíveis no site da PM (www.pm.sc.gov.br).
O agente temporário terá direito a seguro de acidentes pessoais destinado a cobrir os riscos do exercício das respectivas atividades. A prestação de Serviço Auxiliar Temporário será de um ano, prorrogável por igual período, desde que haja manifestação expressa do agente temporário e interesse da Polícia Militar de Santa Catarina.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Escola Ângelo Zanellato festeja 20 anos de fundação

Uma grande festa foi realizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Zanellato, do bairro 1º de Maio, para comemorar os 20 anos de fundação da entidade içarense.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Zanellato, de Içara, realizou na noite desta sexta-feira, dia 18, uma grande festa para comemorar os 20 anos de fundação e atuação junto à comunidade içarense.
Segundo a diretora, professora Dalva de Mello Martignago, toda a escola esteve envolvida nesse segundo semestre no projeto pedagógico “Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Zanellato: Duas décadas de Escola nos Cinquenta anos de Içara”. “Tínhamos como objetivo refletir como a escola, nesses seus 20 anos de existência, contribuiu para a construção do município de Içara, que completa 50 anos de emancipação político-administrativa”, ressalta Dalva.
Nos 20 anos, entre alu-nos que já passaram e que ainda estudam na escola, é possível contabilizar o total de cerca de dois mil estudantes e mais de uma centena de professores, envolvidos em fazer valer a missão da instituição: “promover o desenvolvimento integral do ser humano”.
A festa contou com a presença de diversas autoridades do município, professores, alunos, pais e comunidade de maneira geral. O evento ainda teve apresentações e o “parabéns a você”, com o bolo comemorativo.
A escola está situada na Rua João Menegaro, s/n, no bairro Primeiro de Maio. Foi criada em 20 de novembro de 1991.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Caiçara enfrenta Grêmio Turvense pela LARM

Júnior do Caiçara volta a campo neste domingo, dia 20 de novembro, quando enfrenta o Grêmio Turvense, pela semifinal do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), Taça João Gabriel. O outro confronto será entre Carbonífera Criciúma x Caravággio. Já, nos titulares as disputas ficarão entre Caravággio x Internacional e Mãe Luzia x Metropolitano.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.