O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Edição 1746: EDITORIAL - Içara pode ficar com 10 vereadores

Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 58 (PEC dos Vereadores) na Câmara Federal no dia 23 de setembro de 2009, haverá um aumento de mais de 7 mil vereadores no país, sendo que em Içara, o Legis-lativo pode não aprovar o acréscimo de 3 a 5 vereadores, se depender da opinião da maioria dos parlamentares municipais. Como a PEC autoriza a redução dos valores dos repasses provenientes do Poder Executivo e com a possível ampliação do número de verea-dores, o cinto vai apertar e a presidência da Câmara pode provocar a demissão dos 10 assistentes parlamentares, contratados neste ano. Por outro lado, se o município quiser manter o quadro de 10 vereadores não há necessidade de alterar a redação da Lei Orgânica.
A PEC, de autoria do deputado Arnaldo Faria (PTB-SP) garantiu que a PEC valerá a partir do momento da promulgação enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já se manifestou dizendo que, é juridica-mente, impossível, que a PEC passe a valer imediat-amente e somente em 2012.
Em Içara, já é determinante, os suplentes desta legis-latura não vão assumir as vagas, somente, se caso , algum vereador se licenciar do cargo.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Hino Nacional Brasileiro é obrigatório em escolas do país

Lei que obriga as escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental a executar , uma vez por semana, Hino Nacional, existe em Içara deste junho do ano de 2000 para as séries iniciais.

A Lei N° 1.583 de 2 de junho de 2009, cuja autoria é do vereador da Câmara de Içara, Darlan Biten-court Carpes (PP), institui o Hasteamento das Bandeiras e o canto do Hino Nacional, Hino de Santa Catarina e o Hino do Município nas Escolas da Re-de Municipal de Ensino, uma vez por semana.
O vereador Osmar Ma-noel dos Santos (PP), o Marzinho do Pereira, indicou ao prefeito, Gentil Do-ry da Luz (PMDB), o cumprimento desta lei que não é conhecida pela maior parte dos içarenses.
“Há cerca de dois meses percebi a necessidade de fazer um projeto de lei sobre o assunto e quando fui elaborá-lo resolvi pesqui-sar e vi que já havia a regulamentação”, explicou Marzinho.
Uma legislação (Lei N° 12.031/09) semelhante fora sancionada pelo então presidente da República interino, José de Alencar, e obriga as escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental do país a e-xecutarem, uma vez por semana, o Hino Nacional.
“Temos que educar as crianças para verem a importância de se cantar os Hinos. É uma demonstração de carinho e amor pela pátria e terra em que se vive”, declarou Santos.
Ele comenta que vai visitar as escolas para conferir se a reinvindicação foi atendida. “O objetivo é resgatar o patriotismo”, defende e complementa que a lei municipal compreende as séries iniciais, até a quarta série, e que de-veria ser expandida até a oitava série. “Nem que se cante em sala de aula, o importante é fazê-lo uma vez por semana”, conclui o vereador progressista.

POLÍTICA - STF confirma suspensão de posse de vereadores da PEC

Nesta quarta-feira, 11 de novembro, o Supremo Tribunal Federal referendou a decisão da ministra Cármen Lúcia de inconstitucionalidade da posse imediata de vereadores pela PEC.

Com exceção do ministro Eros Grau, o Plenário do Supremo Tribunal Federal referendou a decisão da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha nas Ações Diretas de Inconstitucio-nalidade (ADI 4307 e ADI 4310) contra a “PEC dos Vereadores”.
Na sessão desta quarta-feira, 11 de novembro, ho-uve o referendo à liminar anteriormente concedida na ação ajuizada pela Procuradoria Geral da República (PGR) e a concessão de liminar idêntica no processo envolvendo o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A ministra suspendeu, em decisão monocrática, a posse, retroativa às eleiçõ-es de 2008, de vereadores suplentes. Ao votar pela manutenção da liminar, a ministra argumentou que o pleito foi encerrado em 2008 e que a posse de suplentes, agora, afrontaria a soberania popular, prevista na Constituição Federal.
Já Grau citou em seu vo-to, único contrário, as ADIs 3104, 3685 e 3741 que tratam da aplicação imediata. “Não vejo no caso nem violação ao processo eleitoral nem ao principio da segurança jurídica”, afirmou o desembargador.
O artigo citado dispõe que a lei que alterar o processo eleitoral deve entrar em vigor na data da publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência em vigor.
Polêmicas à parte, as mais de 7 mil vagas recriadas pela PEC dos Vereadores, só serão preenchidas no pleito de 2012.

POLÍCIA - PMRv encerra atividades de Programa Cidadão do Trânsito

Programa “Cidadão do Trânsito”, da PMRv de Santa Catarina, conclui as fases neste ano, em Içara, com palestra de formação de agentes multiplicadores, objetivando a segurança no trânsito.



A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) do Posto do bairro Liri, em Içara, realizou quinta-feira, 12, as atividades finais do Programa Estadual “Cidadão do Trânsito”. A terceira fa-se do projeto aconteceu na Unisul (unidade do município), com palestras dos grupo da PMRv envolvido na ação e é denominada formação de multiplicadores.
De acordo com o coordenador do “Cidadão do Trânsito” no município, sargento Deoclécio Silvestre, “o objetivo do encontro é formar agentes multiplicadores, tomando-se consciência com relação a um comportamento seguro no trânsito para e-vitar que o maior número de pessoas possível deixem de ser vítimas ou vitimizadores da violência no tráfego”, explica o oficial da PMRv.
Segundo o sargento Silvestre, participaram do encontro cidadãos da comunidade, empresários, diretores e professores de escolas, policiais e pessoas ligadas, de uma forma ou de outra, ao trânsito, como despachantes e centros de formação de condutores. Depois da palestra educativa, os agentes multiplicadores fizeram a-bordagem de veículos na Rodovia SC-444 orientando-os quanto ao cumprimento das normas básicas de trânsito e a uma postura consciente, com entregua de folhetos informativos. “Queremos conscientizar as pessoas, pois alguém preparado para o trânsito irá difundir esses conhecimentos”, analisou o sargento
O programa retornará em 2010, retomando as quatro fases: trabalho de orientação nas escolas, ida dos alunos à PMRv para conhecer o trabalho, formação de agentes multiplicadores e campanhas realizadas pelos policiais. Este ano foram 39 palestras e 2.393 pessoas atingidas.

VARIEDADES - Produção cinematográfica incentiva cinema catarinense

longa-metragem “Segurança Nacional - A Ameaça”, dirigido pelo cineasta Roberto Carminati, teve apoio cultural do Governo do Estado e deverá estimular o cinema catarinense.

A pré-estreia do filme de longa-metragem “Segurança Nacional - A Ameaça”, dirigido pelo cineasta catarinense Roberto Car-minati, foi realizada nesta terça-feira (10), no Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado, em Flori-anópolis. Participaram do lançamento do filme brasileiro diversas autoridades civis e militares.
A produção, orçada em R$ 5 milhões, teve o apoio cultural do Governo do Es-tado e tem previsão de es-treia no circuito dos cinemas logo após o carnaval de 2010. O filme recebeu incentivo de R$ 500 mil do Governo do Estado através do Funcultural, aprovados em novembro de 2007 e captados junto à Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina. O restante do orçamento da produção foi captado junto a diversas empresas catari-nen-ses através da lei federal de incentivo à cultura.
Várias locações do filme foram realizadas em pontos turísticos conhecidos do Estado, como a Serra do Rio do Rastro e a Ponte Hercílio Luz, além de praias da Ilha.
O consultor de assuntos culturais da Secretaria de Articulação Internacional, Edson Busch Machado, a-companhou a sessão de estreia e gostou do que viu. "O filme tem tudo para agradar o grande público e fazer sucesso", avaliou, considerando que a produção vai contribuir para estimular o desenvolvimento do cinema e de Santa Catarina.
Conta-se a história de um agente da Agência Brasileira de Inteligência (A-bin) que atua junto às Forças Armadas e a polícia para defender as fronteiras do país contra a ameaça de um traficante de drogas, que coloca em risco toda uma nação.Foi produzido em parceria com o paulista Érico Ginez e é um filme de ação que retrata o trabalho do Exército, da Força Aérea e da Abin.
É estrelado e protagoni-zado por atores como Milton Gonçalves, no papel de presidente da República, Thiago Lacerda, como agente da Abin, Ângela Vieira, como diretora da Abin, Gracindo Júnior interpretando o senador Dauro, Aílton Graça como agente da Abin e Viviane Victorette no papel de namorada de Marcos, personagem de Thiago Lacerda, no filme.

GERAL - Oficinas e eventos da região movimentam Cultura em Içara

Secretaria de Educação de Içara, através do Departamento de Cultura, desenvolveu no ano de 2009 atividades artistico-culturais, com oficinas de artes e participação em eventos culturais.

O Departamento de Cultura oferece inúmeros cursos e tem marcado presença em festivais, além de promover espetáculos como o 8º Festival de Teatro Amador realizado na última semana com a participação de 24 grupos de Içara e região (dobrou-se o número em relação a edições anteriores).
Com sede na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, na Praça da Matriz São Donato, onde funciona o coração artístico cultural da cidade e são realizadas oficinas artísticas, exposições, eventos artísticos e culturais e também a coordenação dos museus do município que de acordo a coordenadora do depar-mento, Lílian Philippi, visa à educação preventiva e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.
As oficinas culturais ‘Fa-çart’, que iniciou em junho, tem cerca de trezentos alunos nas sete oficinas: street dance, ballet clássico, violão, bateria, desenho artístico, pintura em tela e teatro, distribuídos em quatro bairros e “com projeto de chegar a mais seis em 2010”, salientou Lílian. Há também a colaboração do Conselho Municipal de Cultura.
Com quatro números artísticos, três de ballet e um de street dance bailarinos do Projeto Façart participaram do Unesc em Dança; na avaliação dos jurados o grupo de street tem futuro, base e talento. “Eles estão juntos há apenas quatro meses e foram bastante elogiados. Esta foi a primeira experiência deles num festival onde havia profissionais julgando, não foi de caráter competitivo, mas o grupo ganhou troféu e certificados”, enfatizou Lilian.
“Os jurados disseram que os grupos uniram a responsabilidade com o prazer de dançar contagiando a todos. Uma das apresentações, ‘As Bailarinas’, tinha crianças de três anos e que acompanharam com muita graça a seqüência coreográfica e segundo os especialistas, de forma surpreendente. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, comemorou.
Acontece de 9 a 19 de no-vembro Exposição de Arte na Casa da Cultura. “A arte desempenha um importante papel na formação do ser humano e temos aqui na rede municipal de ensino de Içara profissionais extremamente comprometidos com o crescimento integral dos alunos”, salientou a Ges-tora Municipal de Educação, Giovana dos Santos. “Nossos professores são in-cansáveis na arte da pesquisa e concretização do objetivo de tornar seus alunos seres pensantes que intera-jam e apreciem a arte, tornando-os mais sensíveis no olhar e nas ações do cotidiano. Acredito na alegria, na responsabilidade, na energia, no dinamismo, na superação, na criatividade, na dedicação e na inovação para concretização de uma sociedade mais justa e desprovida de preconceitos”, sublinhou Lílian.
Oficinas oferecidas: Artes Plásticas - Desenho artístico, trabalhos manuais, desenho a mão livre, mangá masculino e feminino e A-nime, pintura em tela em a-crílico e óleo, história em quadrinhos.Participam 50 alunos; Dança Façart - Street Dance, Ballet (as oficinas acontecem com crianças entre 3 a 12 anos de idade divididas em seis turmas por faixa etária).
Cerca de 60 alunos; Música: Violão e bateria- com aproximadamente 85 alunos; Teatro - Tem 135 alunos e é reconhecido em âmbito regional, estadual e nacional através das exposiçõ-es em festivais e Aprendendo nos Museus - Trabalho de educação patrimonial para escolas de rede municipal, estadual e particular com crianças do ensino fundamental e médio.
Sob visita monitorada ao patrimônio do município as crianças têm a oportunidade de reconhecer, aprender e preservar lugares de memória histórica, os registros significados arqueológicos.

GERAL - Leilão em 17 de dezembro é esperança da massa falida

Com a anulação dos leilões anteriores, os ex-funcionários da Vectra contam com a venda da massa falida da empresa, no dia 17 de dezembro, para receberem os direitos trabalhistas.



O Sindicato dos Ceramistas de Criciúma e Região se reuniram nesta quarta-feira, 11 de novembro, com os ex-trabalhadores da Vectra Revestimentos Cerâmicos para explicar-lhes o andamento do processo de venda do patrimônio da empresa.
De acordo com o presidente do sindicato, Itací de Sá, houve a anulação dos leilões já realizados porque o Ministério Público (MP) não teve vistas no processo. Desta forma a Justiça determinou que novas datas fossem marcadas.
Acontecerá, pois, o primeiro leilão no dia 7 de dezembro, às 17h30min. O arremate exige pagamento integral a vista.
Os bens estão orçados em cerca de R$ 8,8 milhões e com as devidas correções monetárias se aproximariam de R$ 9,2 milhões.
Já no dia 17 de dezembro, o patrimônio da empresa poderá ser leiloado por qualquer preço que não seja vil, o que significa um percentual de pelo menos 50% do total: aproximadamente R$ 4,5 milhões. O pagamento tem que ser a vista, sem parcelamentos.
“A expectativa é que a Vectra seja vendida neste segundo leilão e que, já, no início de 2010 os trabalhadores recebam seus direitos trabalhistas. Contudo, não havendo compradores os bens passam para os ex-funcionários, pelos créditos trabalhistas, e serão vendidos para fazermos dinheiro”, declarou Sá.
O administrador judicial da empresa, Agenor Daufenbach, também acredita nesta possibilidade de venda e acrescenta que deverá ter disputa entre interessados.

ESPORTES - Campeonato Suíço do PV entra na reta final no neste sábado

Os classificados para as semifinais das categorias Sub-12 e Sub-15 se enfrentam neste sábado e quem vencer a partida garante passaporte para a final da competição no dia 21 de novembro.

A Terceira Edição do Campeonato de Futebol Suíço do Presidente Vargas nas categorias Sub-12 e Sub-15, que contou com 18 times e 180 atletas, chega a semifinal neste sábado.
Pelo Sub-12, o primeiro confronto será às 14h30-min, entre Presidente Var-gas x Vida Nova, e depois entram em campo Katrak x Tigres.
Já na categoria Sub-15, a partir das 16h, jogam Vida Nova x Tigre e Argentina x Katrak.
Os jogos das finais dos dois grupos já estão marcados para o próximo sábado, dia 21 de novembro, e os organizadores aguardam um grande público, pois, a cada jogo, o número de pessoas que vem pres-tigiando a garotada, vem aumentando.
Conforme Antônio José da Silva (Toninho) um dos organizadores da competição, a participação da comunidade superou a expectativa e o principal objetivo, a-pós o término do Campeonato de Futebol Suíço, é o de organizar outra competição, no mesmo molde, em 2010. “Queremos continuar essa in-teração entre os jovens de todas as localidades, já que a competição reúne atletas de todos os bairros do município e de cidades vizinhas e não somente do Presidente Var-gas”, fianalizou.
Ele acrescentou que o foco principal continuará sendo as categorias Sub-12 e Sub-15, já que esses jovens atletas têm muito potencial.
Durante toda a semana foram realizadas seis partidas nas duas modalidades, sendo que os últimos jogos foram disputados na noite desta quarta-feira, dia 11, válidos pelo grupo Sub-15. O Tigres venceram os jovens do Presidente Vargas pelo placar de 4 a 2, enquanto o Ktrak aplicou 5 a 2 em cima do Unidos.
A equipe da Katrak garan-tiu a última vaga que ainda restava para as semifinais da competição.
Os artilheiros do Campeonato de Futebol Suíço do Presidente Vargas são Guilherme Medeiros, do Ka-trak, com 12 gols (Sub-12), e Lucas Alexandrino, do Argentina, que balançou as redes 18 vezes no certame (Sub-15).