O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

VARIEDADES - Acontece sábado a terceira edição do “The Planet Fest”

O evento que acontecerá no sábado, 5 de setembro, em Boa Vista terá desfile de moda com modelos gabaritados, baile com o Grupo Solto e a escolha da Garota Mara Brazil Fashion 2010.

A empresária Mara Brazil promoverá nesse sábado, 5 de setembro, a partir das 21h, a 3ª The Planet Fest. O palco da festa será no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Querência Praiana, no bairro Boa Vista, em Içara.

Mara promete bastante diversão e adianta que o público poderá prestigiar muita beleza, uma boa música, o melhor das tendências atuais do mundo da moda e, além disso, conferir a escolha da 1ª Garota Verão Mara Brazil Fashion 2010. “Esse ano inovamos e agregamos três eventos num só: baile, desfile de moda e concurso de beleza, dando mais opções ao público”, comenta a organizadora.

A animação da festa ficará a encargo do Grupo Solto, banda de estilo variado (toca os hits que fazem sucesso no momento), mas que tem as raízes voltadas à música tradicionalista.

Sucesso mesmo pretende fazer o vocalista do grupo musical, Valdiney Maya (Buiú), que entrará na passarela junto com “modelos conhecidos do Mundo Fashion na região”, revela Brazil.

Fará parte do desfile marcas de roupas consagradas e a empresária ainda quer ir mais além: “meu desejo é montar minha grife nos próximos anos e apresentá-la no The Planet Fest anualmente”, confessa.

É um empreendedorismo que pode dar certo. “Minha filha tem tudo para se tornar uma grande estilista e assim poderemos apresentar nossa própria marca no evento que já é um grande sucesso” projeta Mara Brasil.

Garantia de festividade para o calendário de eventos de moda e beleza do município içarense. A festa agrega ainda concurso que elegerá a mais bela das inscritas e representará o seguimento no quesito até o próximo ano, quanto a vencedora terá a oportunidade de passar a faixa para a Garota Verão Mara Brazil Fashion seguinte. “Meu objetivo é fazer com que minha loja fique famosa e contribua para o calendário fashion da cidade”, explica Mara.

A organização espera que cerca de 1500 pessoas prestigiem o evento, já que a segundo edição do The Planet Fest teve a presença de aproximadamente 900 pessoas abrilhantando a festa.

O Jornal Içarense participará da bancada de jurados do evento, sendo representado por Gisele Fernandes.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Cartório Eleitoral muda de endereço

O Cartório Eleitoral de Içara terá uma nova sede a partir do dia 10 de setembro. A instituição se instalará em espaço mais amplo e apropriado para as atividades, de acordo com o chefe do cartório, Marcos Antônio da Silva Moraes.

A sala, que vai receber as instalações do órgão, fica localizada na Rua Vitória, n° 201, próximo ao Abimar Supermercados. Devido à mudança de endereço não haverá atendimento ao público na terça e quarta-feira, dias 8 e 9 de setembro.

As razões para a transferência da instituição são: “necessidade de um local maior, adequação do espaço às atividades realizadas e proximidade às agências bancárias e aos Correios”, finaliza Moraes.

Outras informações através do telefone 3432-3174.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Aposentados exigem reajuste equivalente ao do salário mínimo

Quatro projetos circulam em Brasília em favor dos aposentados de todo o país. Um deles visa o reajuste salarial dos aposentados, a fim de ser igual ao reajuste do salário mínimo.

Em busca de melhorias salariais para a classe a Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), representante das associações de aposentados e pensionistas de todo país, está movendo quatro processos em Brasília.

O primeiro, objetiva que o benefício dos aposentados seja vinculado ao do salário mínimo, em termos de reajustes.

Em 2006, o governo federal reajustou o salário mínimo em 16,67%, mas o salário dos aposentados recebeu apenas em 5,01%.

A meta é que o reajuste seja o mesmo para ambos os salários.

O segundo visa resgatar o valores das perdas de reajustes anteriores, não vinculados ao salário mínimo. O terceiro requer o veto do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o quarto exige a derrubada do fator previdenciário.

O reajuste salarial é baseado na inflação e no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, mas, para o presidente do Conselho de Representantes de Santa Catarina, Antônio Novelli, que é presidente da Associação dos Aposentados de Içara, o governo federal se baseia na ideia de que a classe de aposentados é algo descartável, imprestável para o país. “Na época das eleições, o nosso voto não é velho, vencido. É tão importante quanto o de qualquer jovem”, critica.

A Cobap e as federações afiliadas farão uma manifestação em Brasília no dia 8, em frente ao Anexo 2, da Câmara dos Deputados, com apoio total do Fórum Sindical dos Trabalhadores, da Central dos Trabalhadores do Brasil e da Nova Central Sindical. Todas as entidades do Brasil foram convidadas.

"A Associação dos Aposentados de Içara, atualmente com 1.200 associados, aguarda o recebimento oficial do convite para ir a Brasília", conta Novelli.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Epagri incentiva estudo da atividade pesqueira no Rincão

O ponto de partida foi dado na noite desta quinta-feira, no Auditório Dona Noca, no Mirante da Caixa D’Água, com a participação da Epagri, Univale, e associados da Colônia de Pescadores Z-33.

Nesta quinta-feira dia 3 de setembro, no Auditório do Mirante, no Balneário Rincão, em Içara, a Epagri lançou o (projeto de monitoração participativa da pesca artesanal) pesquisa com as pessoas que trabalham e vivem da pesca artesanal no Distrito.

O projeto é desenvolvido em todo o litoral de Santa Catarina e tem o objetivo de mapear e criar políticas públicas para o setor da pesca artesanal.

A pesquisa vai realizar o levantamento estatístico de toda a atividade, fazer todas as anotações que vão dar característica à pesca artesanal, coletar dados junto aos pescadores, realizar controle de entrada e saída de embarcações artesanais, fazer entrevistas com produtores pesqueiros, recolher e repor mensalmente os cadernos de monitoramento, apoiar a organização de reuniões comunitárias, entregar os dados coletados nos escritórios da Epagri e elaborar relatório mensal de atividades.

O projeto faz parte de uma organização estadual, com o único objetivo de mapear os pescadores, fazendo assim um cadastro nacional da pesca.

O responsável da Epagri de Içara, o médico veterinário Marcelo Pedroso explica que o projeto é importante pois vai incentivar o setor a catalogar a quantia e o principal pescado, que será levando à um banco de dados, onde no futuro poderá se tornar projetos que irá beneficiar muitos pescadores.

O presidente da Z-33, João Picollo, avalia que o monitoramento vai ajudar na análise dos tipos de pesca no Rincão.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Avenida Diomício Freitas será pavimentada até 2010

Em reunião nesta quinta-feira, com lideranças do bairro Presidente Vargas, o prefeito Gentil Dory da Luz disse que a Avenida Diomício Freitas deverá ser pavimentada até o próximo ano.

O Café com o Prefeito desta quinta-feira, 3, com Gentil Dory da Luz (PMDB) recebeu a visita de lideranças do Bairro Presidente Vargas de Içara.

O gestor do município recebeu cerca de 20 pessoas que entregaram uma lista de solicitações. Pedidos que compreendem a revitalização do bairro, o portal de entrada, a rótula de acesso e calçadas.

Todos os representantes da localidade apresentaram a cobrança de agilidade na solução do problema que perdura há mais de três anos, que é a falta de pavimentação da Avenida Diomício Freitas.

O prefeito informou que a obra deverá ser inaugurada em 2010, sabendo-se que já existe uma emenda federal do deputado Acélio Casagrande (PMDB), no valor de R$ 200 mil, em favor dessa reinvindicação do PV.

Gentil da Luz se disponibilizou para atender os pedidos da comunidade e informou que uma nova reunião será agendada com os moradores da Avenida Diomício Freitas.

“Recebemos os pleitos da comunidade e entendemos as necessidades. Todos os esforços serão dispensados para que a solução seja dada o mais rápido possível”, explicou.

Dentre os participantes do encontro, estavam os suplentes de vereadores Arlindo Luciano e Adair Benjamin de Souza, o presidente da UACI, Vanildo Warmiling, e o pastor Zanardi (Assembleia de Deus).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gestão compartilhada gera opiniões divergentes em Içara

Desinformados a seis vereadores não tem posição formada sobre a gestão compartilhada enter Casan e Samae. Os outros quatro são contrários, além do representante do Samae.

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), busca junto ao Governo do Estado a instalação da gestão compartilhada entre o Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e a Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento). No entanto até agora muitas hipóteses são cogitadas e as lideranças partidárias tem se posicionado favoráveis ou contrárias à questão. De consenso apenas a falta de informação e esclarecimento que todos reclamam.

Até o próprio Luz, confessa que o projeto formal não existe, ainda, e que é de responsabilidade do empresário Sandro Giassi Serafim. Ele informou que aguarda a elaboração sistemática da proposta para encaminhar a discussão para a comunidade.

Sobre as afirmações do presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, de que a gestão compartilhada atende a interesses particulares-financeiros do presidente da Casan, Walmor de Lucca, e de Serafin, o prefeito se resguarda em dizer que “o Arnaldo tem tradição e histórico familiar na política e na Administração de Içara e sei que quer o melhor para a cidade”. Ele garante que o PP participará da discussão assim que houver um projeto formalizado.

“Esse projeto é interesse do prefeito e não do LHS, porque Içara precisa da Casan e não o contrário”, afirma Gentil. Segundo ele o Samae possue aproximadamente R$ 2 milhões em caixa e capacidade de investimento mensal de cerca de R$ 200 mil. Valor insuficiente para implantar a rede de esgoto no município. Ele diz que “a gestão compartilhada é o melhor para a cidade, assim como fez o Salvaro e devemos analisar essa questão para o bem de Içara”.

“Está faltando água em muitos bairro do município. O Marili e o Silvana precisam de caixas d’água, mas os recursos do Samae não atendem a demanda de serviço” relatou.

O representante do Samae, Rodrigues Mendes, o Sapinho, reclama que até então não receberam notícias concretas sobre o processo. “Esperamos que o prefeito cumpra com a palavra mantendo nossos empregos e nos integrando nas discussões”, comenta. Ele se diz surpreso com a falta de posicionamento de seis vereadores e aprova os quatro que demonstraram desacordo com o compartilhamento de gestão entre as duas empresas de água. “Somos contra porque a arrecadação tem que ficar para o município”, desabafa o representante dos servidores do Samae.

A maioria dos legisladores do município, assim como a população, não conhece ou não se informou sobre o processo que integraria a administração das atividades relacionadas ao abastecimento de água e ao saneamento básico à Casan. Apenas quatro vereadores içarenses já possuem uma opinião formada e a emitem com convicção.

Confira o que eles dizem sobre o assunto:

Osmar Manoel dos Santos (PP) - “Sou contra porque estou do lado do Samae que é uma conquista içarense. Não faz sentido retroagir, voltar atrás no que já conseguimos”.

Acirton Costa (PMDB) - “Sou contra, algo que está dando certo na cidade, não tem necessidade de compartilhar gestão”.

Itamar da Silva (PP) - “Sou contra, pois é uma instituição competente que tem lucros e é extremamente importante para Içara”.

Joaci Domingos Pereira (PP) - “Sou contra porque foi uma grande conquista do município. Antes do Samae, o dinheiro que pagávamos pelo abastecimento de água ia para fora, agora os recursos ficam na cidade de Içara”.

Darlan Carpes (PP) - “Não tenho posicionamento porque não conheço a proposta, não conversei com ninguém. O Samae é muito bom, mas a Casan poderá apresentar um projeto futurista”.

Jurê Bortolon (PMDB) - “Não tenho opinião ainda. Quero ver os números, os rendimentos atuais do Samae e os benefícios que a Casan vai oferecer”.

Neuzi Berto Silveira (DEM) - “Não tenho posi-cionamento porque ninguém me falou nada, não estou a par da situação e nem parei para pensar no assunto. O Samae tem sido bem administrado, até agora, em Içara”.

Antônio de Mello (PMDB) - “Não tenho posição pois não foi apresentada proposta, não conheço benefícios ou prejuízos. No entanto acho estranho porque a Casan ficou muito tempo em Içara e nunca sobrava dinheiro. Agora tem recursos para implantar a rede de esgoto? É preciso ver se não é só embromação”.

André Jucoski (PSDB) - “Não tenho posição formada. Vou solicitar reunião sobre o assunto, analisar a questão para então ter posicionamento com fundamentação".

Geraldo Baldissera (PDT) - “Estou meio por fora, preciso me inteirar sobre o assunto, mas da maneira que vem sendo administrado está bom”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Aposentado por invalidez tem direito manutenção do plano de saúde empresarial

Uma questão que vem há muito sendo debatida no judiciário diz respeito a situação do empregado aposentado por invalidez, em relação ao empregador, quanto aos direitos aos planos de saúde empresariais.

Em decisão proferida em fevereiro de 2009, Recurso de Revista de n. 166/2006-461-05-00.5, o Tribunal Superior do Trabalho deu ganho de causa a um aposentado por invalidez quando condenou a Telemar Norte Leste S.A. a restabelecer o plano de saúde oferecido pela empresa.

No entendimento adotado pela Primeira Turma do TST, a aposentadoria por invalidez, seja doença, seja por acidente de trabalho, não põe fim ao contrato, apenas o suspende.

Depois de trabalhar por mais de 20 anos na Telemar, o empregado foi aposentado por invalidez causada por acidente de trabalho, em novembro de 2004. Como a empresa o excluiu do plano de saúde que mantém a os funcionários da ativa e as famílias, ele entrou com a ação na Justiça do Trabalho.

Na 1ª Vara do Trabalho de Itabuna (BA), o empregado alegou que a aposentadoria por invalidez suspende o contrato de trabalho, mas não o rescinde. A Telemar, por sua vez, sustentou que não havia lei que a obrigasse a manter assistência médica para empregados despedidos ou aposentados, e que o plano destinava-se aos trabalhadores em atividade e aos dependentes. Além disso, o empregado aposentado por invalidez já era assistido pela Previdência Social.

O juiz da Vara de Itabuna, no Estado da Bahia, concluiu que o empregado tinha razão e deveria continuar como usuário do plano de saúde da Telemar. A empresa não aceitou a sentença e recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA). Já para o TRT/BA, a Telemar estava correta: com a aposentadoria por invalidez, houve a suspensão do contrato de trabalho do empregado. Portanto, se o empregador não tinha mais o dever de pagar o salário do funcionário, também não deveria arcar com o plano de saúde.

Com base nessa nova decisão, o empregado interpôs recurso de revista ao TST para restabelecer o entendimento da primeira instância. O relator do processo, ministro Vieira de Mello Filho, explicou que o plano de saúde, ainda que concedido por liberalidade da empresa, era um benefício que se incorporara ao salário do empregado. Para o ministro, de fato, a aposentadoria por invalidez não é causa de extinção do contrato, como prevê o artigo 475 da CLT e por unanimidade, os ministros decidiram restabelecer o plano de saúde ao aposentado por invalidez sob o argumento de que como o empregado está aposentado por invalidez, é nessa hora que ele mais precisa do plano. Foi citada ainda na decisão a carência da assistência à saúde no setor público. Sendo que a manutenção do plano de saúde permitirá que o empregado readquira mais rapidamente a capacidade laborativa plena.

Trata-se de uma justa vitória aos aposentados e trabalhadores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Aposentados em Brasília

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1699: EDITORIAL - Gestão compatilhada não é unanimidade

Em 30 de agosto de 2005 foi o último dia dos serviços da Casan em Içara, pois no outro dia a Administração Municipal de Heitor Valvassori criou o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae), por achar que era viável.

De lá prá cá, o Samae passou a funcionar de forma amarrada, por falta de experiência, mas, conseguiu superar as dificuldades e os problemas passaram a ser resolvidos mais rapidamente.

Mudou a administração municipal e já começa a articulação de uma gestão compartilhada, com o objetivo de prestar um serviço de maior qualidade.

Da mesma forma que foi criada o Samae, a aprovação da gestão compartilhada depende da aprovação da Câmara Legislativa de Içara. Já os vereadores não são unanimidade, pois quatro já se posicionaram contrários e os demais estão analisando o projeto.

O assunto tem que ser discutido não, somente com os vereadores, mas, também, com a comunidade, que é a quem paga a conta e nem sempre é escutada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.