O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CAPA - Edição 1.899, Içara, 3 de julho de 2010

Nova diretoria do HSD realiza segunda reunião







Budny conquista Campeonato de Futsal Interfirmas de Içara

EDITORIAL - Brasil perde mas a vida continua

Que o brasileiro é fanático por futebol todo mundo já sabe mas que faz tempo que deixou de ser o templo do futebol só os brasileiros não sabiam. A derrota de ontem mostrou que o Brasil carece de craques como Pelé, Tostão, Gerson, Jairzinho, Falcão, Zico, Socrátes, Romário, entre outros e tem que fazer uma reciclagem total.
O Brasil perdeu uma partida de futebol mas a vida continua e os brasileiros devem levantar a cabeça, pois não desistem nunca. Agora é torcer para a Alemanha contra a Argentina, porque se os hermanos ganharem ningue´m aguenta o Maradona.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


O que é Dantonismo? (1)

Daltonismo é o nome comum que se atribui à alteração congênita, que impede a percepção de uma ou de todas as cores. Este nome foi atribuído em homenagem a John Dalton (Químico 1766 - 1844), que primeiro descreveu o fato como a incapacidade de distinção correta entre as cores vermelho e verde, deficiência que ele próprio portava. Embora também seja conhecida como cegueira para cores, o daltonismo não é exatamente uma cegueira.
As pessoas afetadas por esse distúrbio simplesmente não concordam com a maioria das pessoas em relação às cores. A maioria dos daltônicos não consegue distinguir entre tons de vermelho e verde quando há pouca luz; alguns não distinguem o azul do amarelo. Nestes dois casos, o tipo de daltonismo é chamado de dicromático, porque têm dois tipos de cones em vez de três. Um grupo muito pequeno apresenta uma condição chamada monocromatismo, ou seja, elas enxergam somente em preto e branco. Existem também os tricromáticos, que são os mais comuns, possuem três tipos de cones, mas percebem os tons das cores alterados. Tem defeitos similares aos dicromáticos, mas num grau inferior, mais atenuado.
As pessoas com visão normal são capazes de combinar as cores do espectro através da mistura das três cores. Os cones dos daltônicos não existem em número suficiente ou apresentam alguma alteração, impedindo o indivíduo de diferenciar as cores nas diversas tonalidades.
Qual a causa do daltonismo?
O daltonismo é causado pela falta de uma ou mais das substâncias sensíveis à luz encontradas na retina.
Como é transmitido o daltonismo?
O daltonismo é transmitido hereditariamente, sendo uma característica ligada ao sexo. As mulheres são geralmente protegidas da aquisição deste distúrbio, isto é, podem ser portadoras, mas normalmente não sofrem da doença (só será daltônica se o seu pai o for e a mãe transportar o gene da anormalidade e o transmitir). Os homens a-fetados transmitem o gene a todas as suas filhas, mas a nenhum dos seus filhos. Há 50% de chance da mãe portadora passar o gene afetado a um filho ou filha.
Como saber se você é daltônico?
Existem três métodos para verificar o grau de daltonismo:- Anomaloscópio de Nagel. Nesse aparelho, o indivíduo que vai ser examinado vê um campo dividido em duas partes. Continua na próxima edição.

POLÍTICA - Apenas três vereadores participam

Conforme relatam os vereadores que não participaram do encontro entre o Legislativo e o Hemosc, foram avisados por telefone na data, horas antes de ela acontecer, por isso não compareceram.

A reunião realizada na tarde de quinta-feira na Câmara Municipal com o diretor do Hemosc, Marcos da Rocha Zaccaron, e a gestora de saúde do município, Mira Dagostim, para tratarem a respeito da unidade móvel da entidade realizar coletas de sangue uma vez por mês, contou, apenas, com três representantes do Legislativo: André Jucoski, o Polakinho (PSDB), Itamar da Silva (PP) e Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP).
O vereador Darlan Carpes (PP), afirma que não pode comparecer ao evento porque estava “tratanto da documentação referente ao funeral da sogra, mas pediu para justifcar a ausência”. Contudo, durante a outra legislatura, ele afirmou ter realizado um requerimento que incentivava à doação de sangue.
Já Diego Vitorassi (PDT), relata que soube da reunião “uma hora antes por telefone, e estava em uma reunião de trabalho em Criciúma”, mas que ainda não se interou a respeito do assunto.
Jurê Carlos Bortollon (PMDB), afirmou que sabia da reunião, mas que não pode comparecer “devido a problemas pessoais. “Retornei de Florianópolis no momento da reunião”, finaliza o vereador peemedebista.
Quem também havia sido informado do encontro, mas não pode comparecer, foi Osmar Manoel dos Santos (PP). “Fiquei sabendo da reunião às 16h30, e tinha compromissos pessoais. Quando cheguei lá, a reunião já estava no fim. Mas conversei com a Mira depois do encontro e me coloquei à disposição do que ela precisasse”, finaliza o vereador progressista.
Até o fechamento da edição, não foi possível entrar em contato com o presidente do Legislativo, Acirton Costa e com Antônio de Mello, ambos do PMDB, pois estavam com os celulares desligados.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Sou contra, pois é uma instituição competente que tem lucros e é extremamente importante para Içara.”. Vereador Itamar da Silva(PP), sobre a gestão compartilhada entre Casan e Samae, no início do ano.

Rita de Cássia Vieira
coordenadora do Instituto Indesi apresentou aos vereadores, nesta quinta-feira, as atividades do Projovem Trabalhador realizadas em Içara.
O Projovem qualifica o jovem içarense para o mercado de trabalho, disponibilizando turmas nas áreas de assistente administrativo, secretariado, soldador, corte de cabelo, assistente de vendas e eletricista. Oferecendo aos estudantes ajuda de custo com vale transporte, alimentação e bolsa auxilio.
“Já foram qualificados 300 jovens, que estão prontos para entrar no mercado de trabalho”; falou Rita Vieira.
Ela solicitou apoio ao novo projeto para o período 2011/2012, que já se encontra na Secretaria de Assistência Social. “Precisamos deste apoio para continuar este projeto, que qualifica o jovem içarense”; pediu.
Para o vereador Darlan Bitencourt Carpes que presidiu a sessão, projetos desta natureza serão aprovados nesta Casa. “Precisamos dos jovens qualificados para o mercado de trabalho, que é muito exigente, este projeto é importante para a juventude”; comentou Carpes.

Foi uma falta
de respeito dos vereadores que não participaram da reunião com o Hemo-sc, com os dois profissionais de saúde.
É inaceitável as desculpas, pois eles tem assessores de bancadas e também assistentes, que não ganham mal.
Mas isso não é a primeira vez que acontece. Além de chegarem atrasados nas reuniões.

O mestre Dunga
tentou fazer o Brasil FELIZ, mas o jogador brasileiro ficou DENGOSO com o primeiro gol. Sendo assim, resolver tirar uma SONECA. Foi quando a a Holanda disse: ATCHIM Chega! Final da História: O Brasil todo ficou ZANGADO!
Colaboração de Vivi Maragno, pela derrota do Brasil, em um jogo que será difícil de esquecer.

Reclamação
De acordo com Afonso Sérgio Nunes, morador do bairro Pedreiras, a unidade de saúde da localidade, realizou uma chamada a cobrar para o seu celular nesta terça-feira, 29. O intuito da ligação seria avisar de uma consulta que o mesmo já havia cancelado. “É um vergonha um posto de saúde fazer ligações a cobrar. Dá a impressão que não tem verba para se manter”, disseNunes, irritado
A gestora municipal de Saúde, Mira Dagostim, diz desconher a informação e afirmou que fará averiguação. As unidades são mantidas pela Secretaria de Saúde, que segundo a gestora, não estariam passando por dificuldades financeiras. “Nenhuma unidade está autorizada a ligar para celulares. É obrigação do paciente ir ou ligar ao posto para saber das consultas”, finalizou.

Atenção
homens públicos, evitem andar fora da linha, pois se você faz parte de administração política está exposto na vitrine e sujeito a levar pedrada.
Fiquem ligados.

É impressinante
como tem pessoas que mudam de personalidade quando tem um cargo, público. Mas o cargo político é de quatro em quatro anos e um profissional trabalha uma vida inteira.

GERAL - Conselho Diretor do HSD discute financeiro em reunião

Contas de 2010 serão avaliadas e digitalizadas; dívida de cerca de R$ 2 milhões com o INSS será parcelada; instituição agora economiza verbas e busca meios de capacitação de recursos.

Em reunião do Conselho Diretor do Hospital do São Donato (HSD), realizada na noite de quinta-feira, 1º, estiveram em pauta questões financeiras da instituição.
No entanto, o levantamento financeiro de 2010 previsto para ser divulgado, não foi apresentado.
De acordo com a diretora administrativa do HSD, Cleide Geremias, mais de uma pessoa faria os registros financeiros, além de serem realizados de maneira manual e digital.
Cleide apontou que o contabilista fará avaliação e digitalização de todos os dados, e que as informaçõ-es de entrada e saída serão realizadas no mesmo local.
“Existem valores camuflados. As notas serão todas checadas para se obter um valor fidedigno”, ressaltou ela.
A diretoria do HSD estipulou uma semana para realizar avaliação do financeiro e a posterior divulgação. Já o levantamento financeiro de 2009, foi encaminhado ao Ministério da Saúde na última semana. Também foi abordado em reunião o parcela-mento da dívida de cerca de R$ 2 milhões com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), cujo pedido foi realizado e aceito este mês. Mas, o hospital mantém processo judicial para se abster de uma parcela da dívida que correspondia a época em que era filantrópico.
O setor de radiologia também passa por impasse. Por não se adequar às resoluções da Anvisa, as plantas do setor terão que ser refeitas seguindo os padrões. Segundo a diretora, quando são requeridos exames de ultrassom ou sonografia, os pacientes são encaminhados a Criciúma e o hospital efetua o pagamento.
A diretora destacou meios de poupar despesas e captar recursos, dentre eles medidas como a redução de linhas telefônicas, que já está apresentando resultados. “Em 20 dias já economizamos R$ 800. Parece pouco, mas é uma despesa a menos”, disse.
E com o intuito de arrecadar fundos, será realizada durante o dia 10 de julho, uma Festa Julina, na Praça São Donato.

POLÍCIA - Auto-escolas e despachantes reclamam da demora da Ciretran

Funcionando há três meses em Içara a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), já começa a causar pôlemica entre as auto-escolas da cidade, principalmente, devido atrasos de documentos.

Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Içara está funcionando a cerca de três meses na cidade e já está gerando muita polêmica.
Centros de Formação de Condutores(CFCs) e despachantes do município prometem organizar uma mobilização caso a morosidade nos trabalhos realizados pela Circunscrição Regional de Trânsito continue em Içara. O serviço está funcionando com quadro de funcionários reduzido. São apenas três servidores enquanto seriam necessários mais três para suprir a demanda.
Os proprietários de auto-escolas do município, afirmam que documentos para retirada de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só podem ser entregues nas terças e quintas-feiras.
O atendimento para exame médico e foto para a CNH, que integram o processo para retirada da carteira, são realizados apenas nas segundas e quartas-feiras.
Em Criciúma, era rápida a entrega, aqui a acontece de uma semana para a outra, gerando atrasos. Para os testes de volante e legislação são abertas apenas 12 vagas por semana. Já a demanda das escolas é de 40 alunos.
O Delegado Regional de Polícia, Jorge Koch, reconhece a dificuldade encontrada no órgão. E garante que o problema será solucionado. Segundo ele, nesta semana um policial foi transferido de São Joaquim para assumir o serviço.

VARIEDADES - EJA proporciona mudar

O projeto Educação de Jovens e Adultso (EJA), mantido pela Administração Municipal, através da Secretaria da Educação, tem as aulas no período noturno na modalidade de Supletivo.

O projeto para Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantido pela Administração Municipal de Içara através da Secretaria de Educação, tem como meta possibilitar uma educação possível, com aulas no período noturno na modalidade de Supletivo.
Atualmente existem cinco núcleos em funcionamento, três de séries iniciais, localizadas no Mirrasol (Balneário Rincão), Jardim Elisabete, na Escola Quintino Rizzieri, e no Primeiro de Maio na Escola Ângelo Zanelato.
O núcleo de 7ª e 8º séries funciona na Escola Estadual Augusta Scotti Bacis, no Cristo Rei, e por ultimo o núcleo de 5ª e 6ª series em Lombas Pedreiras, sendo as aulas ministradas no centro comunitário.
Segundo a professora Gabriela Cardoso Biella, que ministra a disciplina de Ciências, “a Educação de Jovens e Adultos é muito mais que reunir pessoas numa sala de aula e transmitirlhes conhecimentos prontos, ensinar é desenvolver potencialidades, habilidades e confirmar competências”.
Para aprimorar as aulas os alunos de Lombas Pedreiras foram no dia 26 de junho visitar o Museu ao Ar Livre de Orleans, um passeio de estudos que serviu para consolidar o aprendizado em sala da disciplina de história. Com o firme propósito de oportunizar melhores condições de aprendizado, as turmas do EJA têm viagens agendadas para Laguna e São Joaquim.
Elisângela da Silva, professora de Historia e Geografia, relata: “Observar a evolução dos alunos é muito especial, eles estão estudando por vontade, pessoas de todas as idades, mas com um objetivo em comum, aprender.”.
A coordenadora do EJA, Dorís Iolanda Dagostin dos Santos confirma ”que o principal objetivo da EJA é auxiliar cada individuo a tornar-se tudo aquilo que ele tem capacidade de ser”, finaliza a professora sobre a questão.

ESPORTES - Budny é campeão do Interfirmas


Um bom público compareceu no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, prestigiou a final do Campeonato de Futsal Interfirmas de Içara que teve como campeão a equipe do Budny ao vencer a Chromo Embalagens por 4 a 3. No tempo normal houve empate em 3 a 3, e na prorrogação a Budny venceu por 1 a 0.
Em terceiro lugar ficou o Giassi.com que ganhou da Smalticeram por 3 a 1.
A Fundação Municipal de Esportes premiou como a equipe mais disciplinada o Giassi.com, Já o artilheiro foi André Santiago, do Chromo com 13 gols. E o goleiro menos vazado foi Fabrício, do Chromo, que sofreu 9 gols.

ESPORTES - Com a eliminação do Brasil a atenção se volta ao Içarense

Domingo será realizada a quarta rodada do Municipal, que tem na liderança dos titulares Vila Nova e Barão, com 7 pontos, enquanto o União do Sul , lidera os aspirantes, com 9 pontos.

Com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo, na África do Sul, as atenções no município se voltam para as disputas da quarta rodada do Campeonato Içarense, que tem seis partidas neste domingo.
A competição é em turno único, classificando das 12 as oito melhores colocadas independente de chave. Até o momento já foram realizados 18 jogos e estão faltando duas rodadas para o término da primeira fase.
Devido a agressão ao árbitro Márcio Espíndola, conforme relato na súmula, por jogadores do Barra Velha na derrota para o União da Praia, por 1 a 0, a Liga Atlética Içarense, decidiu não punir a equipe. Os jogadores deverão ser julgados pal Junta de Justiça Desportiva.
O Barra Velha, em busca da Primeira vitória, encara o União do Sul, fora de casa.
Já o União da Praia vem até o Estádio do Caiçara enfrentar o Atlético Içarense.
O Vila Nova joga com o São José, visando se manter na liderança, mas o adversário tem a mesma meta.
No outro confronto, o Barão quer aproveitar o momento negativo do Barracão e vencer o jogo.
As partidas dos aspirantes iniciam às 13h30min, enquanto as equipes dos titulares entram em campo às 15h15min.