O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 13 de setembro de 2008

Geral: Ação Social une escola e comunidade no bairro Vila Nova

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o lugar onde vive. Mas, para os funcionários da Escola estadual Antônio Gugliemi Sobrinho, do bairro Vila Nova, e a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) é tempo suficiente para melhorar a vida de centenas de pessoas da comunidade.
A primeira Ação Social do colégio será realizada hoje e pretende unir os alunos e funcionários da escola à comunidade, ajudando no que for preciso. "Nós queremos oferecer serviços, além da e-ducação que já proporcionamos", conta a diretora da escola, Gisele de Freitas.
Um mutirão de solidariedade estará nas salas de aula do colégio para resgatar a cidadania de muitos içarenses que ainda estão à margem da sociedade. O evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber a-tendimento médico e estético. Tudo isso paralelamente a atividades de lazer, e educação. "Vai ajudar até os alunos que muitas vezes não tem os documentos que a escola pede", explica Gislaine Jucoski, assistente de educação da escola.
Haverá também curso de panificação, vacinação e demonstração de pinturas em tela, entre outros.
As atividades estarão sendo realizadas nas dependências do colégio das 8h às 12h e das 13h30min às 16h.
Para as crianças, haverá brincadeiras e cama elástica, no ginásio do colégio.

Esportes: Escolinhas entram em campo para a disputa da 8ª rodada

Acontece neste sábado, às 8h30min, a 8ª rodada do Cam-peonato Içarense de Escolinhas 2008 nas categorias Sub-12 e Sub-14.
Os garotos entram em cam-po a fim de fazerem bonito.
No campo do Barão, no Bairro Aurora (Mineração) jogam Bairro Aurora x Esplanada.
Já no Complexo Esportivo Dego Rocha acontece a partida entre Jardim Silvana x Praia do Rincão.
No estádio do Presidente Vargas se enfrentam o time local contra a Escolinha do Centro.
E para encerrar a rodada jogam Vila Nova x Caiçara, no campo do Vila Nova.
O professor de Educação Física e técnico do Caiçara, Flávio Felisbino, comentou que os atletas da duas cate-gorias estão cada vez mais motivados, sendo que a escolinha fez um ótimo jogo na última rodada, com direito a goleada de 10 gols, em ambas categorias. "Neste segundo ano os garotos estão com toda a raça, e querem ser campeões este ano", afirmou o professor.
Faltando apenas mais uma rodada para o término da primeira fase da competição a classificação deverá ser definida neste sábado.
Jogadores como Jean Coral tiveram passagem em escolinhas do município.

Variedades: Museus com intensa programações

Na semana de 15 a 21 de setembro os Museus de Içara, em parceria com DEMU e IPHAN do Governo Federal, está realizando intensa programação cultural e a entrega a comunidade das reformas físicas e da estruturação do espaço destinado a reserva técnica dos museus.
A programação abrange a palestras sobre " Arqueologia de Içara" com o doutorando içarense Jaison Teixeira Lino, dia 15, às 9:00h, no auditório do Mirante no Balneário Rincão e no dia 16, às 9h, na Casa da Cultura Bernardo Junkes. Exibição de Cinema Nacional e Italiano, com os filmes "A Retirada" no Rincão e Linha Anta, nos dias 17 e 19, e o "Cinema Paradiso" nos dias 20 e 21, na Praça do Imigrante, ao lado do Museu Ferroviário. Durante toda a semana os museus estarão abrindo os Espaços das Reservas Técnicas para visitação monitorada.
O projeto de "Adequação das Reservas Técnica" coloca os museus de Içara a nível dos grandes museus das capitais do país. Todas as peças antigas foram higienizadas, catalogadas e registra-das no tombo municipal pelos acadêmicos e especialistas em museologia da UNI-BAVE, contratadas pela Prefeitura Municipal e pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional , do Ministério da Cultura recebem o conjunto junto de equipamentos que garantirá o controle climático e a segurança das peças dos museus de Içara, assegurando a preservação da memória dos antepassados.
Termohigrografos, desumificadores, alarmes e a informatização dos espaços são algumas das aquisições dos museus, infra-estrutura pioneira entre todos os museus da Região Sul. O avanço técnico coloca Içara na vanguarda do desenvolvimento museológico.

Polícia: Polícia Militar reabre posto em Vila Nova

Para manter maior contato com a comunidade içarense, a Polícia Militar da cidade irá reinaugurar, nesta segunda-feira, o posto do bairro Vila Nova. "O local estava fechado, abandonado. Agora nós o pintamos por dentro e por fora e vamos manter um soldado no local para auxiliar à população", explica o comandante Segunda Companhia de Polícia Militar de Içara, Cristian Dimistri. "Um dos objetivos é que a comissão de segurança do bairro mantenha maior contato com o soldado militar", complementa o capitão.
O posto da PM está localizado às margens da SC-444, ao lado do Mercado Gabriel.
Quem fará expediente por lá é o soldado Deloir Ilíbio, o Beco. Ele estará no local todos os dias das 13h às 19h e,em alguns dias alternados, fará plantão 24h. "Eu quero estar perto da comunidade, ajudá-los no que for possível", relata Beco.
Além disso, o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) , terá o local como base. "Sempre que eles tiverem de se recolher, o farão lá", diz o comandante. Ele ainda enfatiza que no local, não serão registrados ocorrências. "Nós apenas auxiliamos, mas quem faz esse tipo de registro á a Polícia Civil", explica.
Apesar da reforma e reinauguração, o posto é provisório. Em pouco tempo, sairá o edital para a construção de um novo posto no bairro, que irá trabalhar em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual de Içara.

Política:Cartório eleitoral não envia e-mail que convoca mesários e sim carta

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) comunica que alguém está enviando e-mails falsos como se fosse o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convocando eleitores para serem mesários. O TSE informa que não convoca mesários. Também a Justiça Eleitoral não u-tiliza email para convocação de mesários, pois os juízos das zonas eleitorais é que são os órgãos competentes a procederem à convocação.
A convocação ‘verdadeira’ para atuar como mesário ocorre, necessariamente, por meio de uma carta convocatória, a qual é remitida ao eleitor por via postal ou entregue pessoalmente. Tal ‘convocação por e-mail’ é provavelmente mais um vírus. Aconselha-se, portanto, que em recebendo a referida mensagem, ela seja removida de imediato, pois não é válida, e pode danificar o computador de quem a abrir ou ainda propiciar o furto de dados pessoais do usuário.
O analista judiciário do Cartório Eleitoral de Içara, Marco Aurélio Fevereiro, informou que terminou a convocação, que não é feita por e-mail e nem por telefone, e sim através de carta.

Esportes: Criciúma enfrenta o Bahia e o técnico mantém olhar atento em atletas de base

Jogadores como Jael, Jean Coral e Uendel são exemplos de sucessos desta temporada que vieram da base tricolor. Outro e mais recente é Patric, que integra a Seleção Sub-20.
O técnico Paulo Campos sabe disso e vem mantendo olhar atendo na base do Criciúma. Em declaração ao Diário Catarinenses ele disse que são nas oportunidades em que se ganha experiência. E que os atletas futuramente, quando tiverem necessidade de entrar na equipe principal, já terão jogado, pelo menos feito coletivo e partidas amistosas com os profissionais. "Isso é importante na preparação do jovem atleta" afirmou.
Por isso, o treinador não descarta uma possível promoção de mais jogadores da base à equipe principal, e insiste nos treinamentos com os mais jovens. Enquanto isso, a subida dos atletas da ba-se proporciona uma motivação maior pela busca de outros talentos catarinenses.
Só neste ano, Jean Coral foi para o futebol português, Jael contratado pelo Atlético-MG e Uendel pelo Fluminense. Patric tem tudo para seguir o caminho e atuar nos considerados grandes clubes brasileiros, já que faz parte da Seleção Sub-20.
Neste sábado o Tigre enfrenta o Bahia, do técnico Roberto Cavalo, pelo confronto da 24ª rodada da Série B, às 16 horas, com transmissão pela RBS TV.

Variedades: Movimentos fortes sincornizados do Street Dance

Duas vezes por semana, uma batida forte perto da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes avisa: "o pessoal do Street Dance está dançando". Lá, 30 jovens, entre os grupos Junior e Sênior, movimentam os corpos através da expressão facial e corporal bem trabalhadas.
O grande benefício do Street Dance é o desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, equilíbrio e flexibilidade.
Edson Luis Ferreira está se formando em Pedagogia na Unesc,em Criciúma, onde participa de um grupo dessa categoria de dança. É ele que treina os jovens daqui, há cerca de três anos. Para o professor, o maior benefício para os jovens é a interação. "Aqui eles aprendem a conviver em grupo e respeitar as diferenças um do outro", explica.
Kaeyti Karen é uma das alunas mais antigas. Há cerca de dois anos ela começou a treinar. Hoje faz parte do grupo de apresentação. "O grupo nos dá coragem para enfrentar as coisas", afirma.
A última apresentação dos jovens foi na Festa das Etnias, no último domingo.
De acordo com o professor, o grupo de dança está atrás de patrocínio. "É o que nós precisamos no momento para que possamos levar o grupo para fora da cidade", conta.
As inscrições para a oficina de quinta-feira, às 9h, estão abertas. Quem tiver interesse deve deixar o nome na Casa da Cultura.

Polícia: Identificado homem que morreu eletrocutado ao furtar fios de cobre no Rincão

Carlos Roberto Padilha saiu de casa pensando que voltaria com uns quilos de cobre para ganhar algum dinheiro extra. Mas esta noite foi diferente. Ele não retornou. Foi encontrado pela Polícia Militar do Balneário Rincão na Zona Sul, por volta da meia noite de ontem. Quando chegaram ao local, na Rua Professora Joana da Rosa, os policiais encontraram o corpo do homem, com um alicate de corte no bolso de trás da calça jeans.
Com o rosto virado para o chão, não conseguiram identificá-lo. Só quando a Perícia chegou ao local, o corpo pode ser desvirado. Com queimaduras na face, na mãe e no peito, mesmo virado para cima, não foi reconhecido.
Perto dele, estava uma motocicleta de placa MAE 7100.
Segundo os policiais que trabalhavam no local, o homem provavelmente não estava sozinho. "Ele precisaria de alguém para segurar os fios. Quem estava junto com certeza se desesperou e fugiu".
Somente na manhã de ontem o corpo foi identificado por familiares, já no IML. Ele morava no bairro Próspera, em Criciúma. Com a descarga, sete casas ficaram sem energia elétrica até a manhã de ontem. De acordo com Júlio da Silva, supervisor operacional da Cooperaliança, o homem já tinha pego cerca de 100 metros de fio quando recebeu a descarga elétrica.
Silva afirma que desde o início do ano já foram roubados cerca de 3.000 quilos de cobre, um prejuízo de quase R$100 mil para a cooperativa.

Geral: Içara terá nova opção de telefonia fixa

Quanto mais concorrência, melhor para o cliente. Isso por que tendo com quem concorrer, as empresas baixam os preços e melhoram os serviços, visando conquistar o consumidor.
O sistema de telefonia fixo de Içara ganha mais uma opção a partir desta segunda-feira.
A TIM oferecerá o serviço de telefonia fixa em 28 cidades de Santa Catarina, incluindo Içara. O pacote de lançamento, de R$ 29,90 mensais, dá direito a 250 minutos de ligações locais para números fixos e serviços gratuitos de identificador de chamadas, conferência, chamada em es-pera e recebimento de torpedos (mensagens SMS). Não há taxa de habilitação no Tim Fixo. O cliente compra, ativa o número e utiliza-o logo em seguida. Os chips, que só funcionarão dentro de casa, poderão ser colocados em celulares comuns ou em aparelhos de mesa específicos (a empresa projeta três ou modelos no mercado) de tecnologia sem fio.
Caso o usuário estoure os minutos contratados, as ligações locais para telefones fixos custarão R$ 0,12 por minuto. O preço para as de longa distância nacional e internacional ainda não foram divulgados pela empresa.
E as chamadas para números de celular da própria Tim ganharão 30% de desconto na tarifa.

Edição 1.464 - Política: Cabo eleitoral denuncia que bomba foi jogada na residência dela

Mais um Boletim de Ocorrência de nº 3476 foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Içara, envolvendo pessoa com ligação política.
A dona de casa Santina Batista Mazuchelo, que reside na Rua Professora Cotinha, no bairro Barreira (Loteamento Jussara), relata que trabalha para um candidato a vereador do PP, e que, às 20h-30min de quarta-feira, escutou um estouro em frente a casa. "Fui ver o que tinha acontecido quando vi uma bomba caseira que havia sido jogada em cima de um carro, que só não pegou fogo porque a bomba explodiu no chão", comenta.
Santina acrescenta que é hipertensa e que teve que ir no hospital para medir a pressão. "Chamei a Polícia Militar, mas a guarnição não compareceu. Acho que isso possa ser uma ameaça política, porque trabalho para o PP", finaliza a dona de casa.

Esportes: Guerreiros e Içara Latitude buscam a liderança no futsal

O Ginásio Ergínio Januário Borges será palco nesta quinta-feira a noite da 5ª rodada do Campeonato Içarense de Futsal com a realização de três partidas.
A equipe do Mactel enfrenta a Vida Sports, enquanto o Içara latitude 28 joga com a Rittieri Jeans e finalizando a rodada o Guerreiros Cooperalinaça busca manter a liderança contra a CME Forquilinha.
Até o momento já foram marcados 119 gols em 12 jogos disputados na competição municipal. As equipes com maior número de gols são o Guerreiros Cooperaliança e Içara Latitude 28, am-bas marcaram 19 cada.

Polícia: Mulher assassina marido à facada no Balneário Rincão

Por volta das 4h da manhã de ontem, Fabiana Máximo, 33 anos, assassinou o companheiro, o pedreiro Juceli Goulart na Zona Sul do Balneário Rincão. O alvo foi certeiro, di-reto no peito.
Segundo Capitão Cristian Dimitri, o comandante da 2ª Cia. de Polícia Militar de Içara, a vítima afirmou, antes de falecer, que Fabiana havia o esfaqueado. O pedreiro ainda foi encaminhado ao Hospital São Donato, mas não resistiu e morreu no caminho. A homicida fugiu do local, mas foi encontrada horas depois no bairro Mirassol .
De acordo com as declarações de Fabiana, à Polícia Civil de Içara, o motivo do crime foi ciúmes de uma suposta relação homossexual de Juceli. "Três vezes eu peguei ele na cama com outro homem. Macho meu não dá para outro", confessa.
O casal estava junto há dois anos e segundo vizinhos, ele estaria recebendo ameaças há quase um ano. Conforme o delegado Nivaldo dos Reis, a vítima já havia registrado Boletim de Ocorrência contra Fabiana, em 2005, por Difamação, pois ela o acusava de ter um caso homossexual. Há cerca de três meses, ele registrou outro BO: por Lesão Corporal. Na ocasião, Juceli alegou que quando ela estava alcoolizada ou drogada, se tornava extremamente violenta. No entanto, a vítima continuou a relação.
A perícia esteve no local na manhã de ontem e recolheu uma faca para a análise.
Este foi o 21º homicídio registrado na região de Criciúma desde o início do ano.

Geral: Conciência ecológica: Supermercado Giassi vende mudas de árvores

Um antigo ditado popular diz que uma pessoa não deve morrer sem antes ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Uma ação ambiental do Supermercado Giassi pode ajudar na última questão: eles estão vendendo mudas de Ipê Amarelo, Pitangueira, Goiaba Rosa, Graviola e várias outras.
As futuras árvores estão sendo comercializadas no próprio supermercado, em um estande montado especialmente para a venda. O objetivo é valorizar a primavera e incentivar os clientes a plantarem árvores e a se tornarem mais próximos da natureza.
Além disso, a ação pretende ainda promover o reflorestamento de Içara com árvores nativas da Região Sul do Brasil. Segundo a engenheira ambiental do Giassi, Franciele Schomeller, o plantio destas mudas reduz, embora em pequena escala, o impacto negativo das emissões de carbono. "Além de contribuir com o paisagismo que embe-leza nossas cidades, deixando um clima mais agradável", destaca.
As mudas de árvores e flores estarão à venda até o dia 30 de setembro ao preço de R$ 1,50 e R$ 3,50.
A primeira vez é inesquecível
As vendas iniciaram na última sexta-feira, e em apenas seis dias já foram vendidas mais de duas mil mudas.
Carine Fernandes é uma das que está ajudando no reflorestamento de Içara. "Eu vi as mudinhas ali e resolvi levar. Afinal, estão muito baratas e esse ato só pode ajudar. Eu nunca havia plantado uma árvore antes", conta, orgulhosa da ação.
E ela está mais que certa: o plantio de árvores ajuda a amenizar os dramáticos efeitos do aquecimento global por meio da produção de mais oxigênio e da absorção do gás carbônico. Isso faz com que a qualidade de vida de toda comunidade aumente. "Ainda temos o fato de estas árvores contribuírem com a avifauna local, possibilitando a manutenção do equilíbrio natural de nosso meio. Os animais são responsáveis pela dispersão das sementes destas árvores", completa a engenheira ambiental.
Outro fator que serve de es-tímulo são as árvores produtoras de frutos, alimento altamente saudável ao organismo humano.
A comercialização ocorre até o dia 30 de setembro no Supermercado Giassi de Içara.
Ao todo são 18 espécies de árvores vendidas. As mudas de R$ 1,50 são: Aroeira vermelha, Gabiroba, Grumixama, Pitangueira, Ibixuna, Cássia Amarela, Cerejeira, Palmiteira e Camboim. Já as de R$ 3,50 são: Cana Pístola, Cereja do Mato, Ipê Amarelo, Loro Madeira, Tipuana, Araçá, Goiaba Rosa, Cereja Preta e Graviola.

Edição 1.463 - Política - Pesquisa deu mais ânimo ao PMDB e coligados

Os números da segunda pesquisa realizada pelo Instituto Catarinense de Pequisa (IPC) deram um ânimo a mais para que os militantes e candidatos nas chapas majoritária e proporcional da coligação "Por Uma Içara Mais Huma-na" (PMDB/DEM/PDT/PC-doB/PPS/PRB/PRP/PSC/PSDC/PSL/PTC/PTdoB/PR/PV) continuem trabalhando com afinco até 5 de outubro.
Para isso o PMDB e partidos coligados têm realizado, com sucesso e ótima receptividade do povo, visitas em todos os bairros de Içara.
A agenda da semana que iniciou com visitas, casa a casa, aos bairros Primeiro de Maio e Raichaski, segue nesta quinta-feira, quando os candidatos à prefeito, Gentil Dory da Luz, e à vice-prefeito, José Zanolli, visitam a comunidade de Esperança durante a tarde, e à noite, estarão presentes para uma grande reunião que acontece a partir das 19h30min. Na sexta-feira será a vez da comunidade do grande Liri, onde ocorrerão visitas a comunidade durante a tarde e noite acontece o comício.
Para o sábado a agenda dos candidatos reserva espaço para um bandeiraço no centro da cidade.

Distrito: Bovinos invadem rodovia e quase provocam acidentes

Nesta terça-feira de manhã dezenas de bovinos invadiram a rodovia Paulino Búrigo, na entrada ao Balneário Rincão, e por pouco, não provocaram uma tragédia.
Os motoristas tiveram que diminuir a velocidade dos veículos para evitar um acidente. Os animais corriam de um lado para o outro da rodovia, sem se preocupar com os carros e caminhões que circulavam pelo local.
Segundo populares os bovinos pertencem ao Dauro Martignago.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e os soldados Raimundo Antônio Loch e Tito Mai passaram trabalho para reunir o rebanho, juntamente com o capataz de Martignago.
De acordo com a Legislação Federal todo animal solto em rodovias são de responsabilidade do proprietário, caso ocorra um acidente ele tem que arcar com todas as despesas da vítima ou danos no veículo, explica Loch. "Ele pode ser preso em flagrante conforme a Lei 9099 ou assina um termo de compromisso no Fórum, e se for condenado fará pagamento de cestas básicas ou de serviços comunitários", finaliza.
Mais por sua vez lembra que a brincagem dos animais deve ser feita por todos os proprietários até dia 30 de setembro deste ano.

Esportes: Caiçara vence duas e está em primeiro no Regional da Larm

Foi disputado no fim de se-mana a segunda rodada do Campeonato da Liga Atlética da Região Mineira (Larm).
Pela Primeira Divisão, jogando no Estádio Diomício Freitas, em Içara, o Caiçara não tomou conhecimento do Mãe Luzia e venceu por 5 x 3, com gols Biá (3), Fabiano de Melo e Diego. Já Ulisses (2) e Gilliard descontaram para a equipe adversária.
O Caiçara, que já havia ganho do Rui Barbosa, por 3 x 1, conquista a segunda vitória, e está na primeira posição na tabela, com 6 pontos, a mesma quantidade de pontos que a Carbonífera Criciúma, que perde no saldo de gols.
Além da liderança a equipe içarense tem o artilheiro da competição: Biá já marcou 4 gols em dois jogos.
O próximo compromisso do Caiçara será fora de casa contra a Carbonífera Metropoli-tana/União, sábado, dia 13 de setembro.
Os demais jogos de sábado são: Meleiro x Caravággio e Mãe Luzia x Internacional.
No domingo, jogam Itaúna x Carbonífera Criciúma e Rui Barbosa x Metropolitano. Folga na rodada é Cocal do Sul
Pela Segunda Divisão o Vila Nova não esteve bem e perdeu por 1 x 0 para o São Sebastião, fora de casa, e volta a campo contra o Verdão.

Polícia: Construção da nova sede da PM deve ocorrer em 2009

A nova sede da Polícia Militar (PM) de Içara será ao lado do Escritório Central do Giassi, na SC 444. "Será como um cartão de visita, já que é logo na entrada da cidade, muito bem localizada. Todo mundo que passar por alí vai ver, principalmente os meliantes", afirma o comandante da 2a Cia, Capitão Cristian Dimitri, que acredita que a atual sede, no Primeiro de Maio seja muito mal localizada. "É escondida da população", explica.
De acordo com o comandante, até meados de outubro a Assembléia Legislativa deve aprovar o projeto de lei. Depois disso, provavelmente em novembro, sai o edital da concorrência pública para que a execução do quartel seja lançada. Em janeiro deve ser definido o vencedor da concorrência,ou seja, a empresa que irá realizar a obra. Será aberto um prazo de contestação. Em seguida, no mês de fevereiro, deve ser fechado o contrato com a empresa vencedora, que já deve iniciar as obras em março. "Se tudo correr bem, em novembro do ano que vem a nova sede estará pronta", afirma o capitão da 2ª Companhia da PM.
O projeto está sendo executado pelo setor de engenharia da Polícia Militar de Santa Catarina. A nova edificação terá dois pavimentos com uma medida aproximada de 400m2. A sede atual tem apenas 150m2. "A sede foi construida para sete, mas hoje são 70 os policiais que atuam aqui", explica o ex-comandante, Major Márcio José Cabral. O terreno da antiga sede era de 400m2 e o novo será de 3.0002.
A obra está orçada em R$ 450mil. Conforme Capitão Dimitri, com a nova sede, poderá ser possível que Içara ganhe uma central de câmeras de segurança.

Geral: CNH fica mais cara em Içara a partir de outubro

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Içara vai ficar mais cara a partir de 1º de outubro deste ano.
Segundo Júlio César Ribeiro, gerente da auto-escola Objetivo de Içara, isso acontecerá por que a cidade é uma das que estão atrasadas com relação à nova tabela do De-tran. "Vamos igualar os preços daqui aos cobrados em todo o Estado", conta.
Ribeiro afirma que a auto-escola, na qual trabalha, realiza cerca de 40 CNH’s mensalmente, mas que o número tende a aumentar com o aviso dos aumentos de preço. "Nós já sentimos um pouco de diferença", afirma. O reajuste será de aproximadamente R$ 100. A categoria B (carro) que hoje custa R$ 800 vai passar para cerca de R$ 900 no mês que vem. Já a categoria AB (carro e moto) passará de R$ 900 para R$ 1.000.
O dono de outra auto-escola, Hélio Giassi, compara Criciúma e Içara com Meleiro. "Para tirar a CNH em Meleiro, o motorista desembolsa para a categoria B, R$ 1.000. Sem contar que muitas pessoas de fora tiram a habilitação por aqui por causa do preço mais barato", diz.
Em janeiro de2009, haverá outro aumento, mas desta vez, não só nos preços, mas no tempo necessário de aulas práticas e teóricas.
Os cursos teóricos, atualmente com 30 horas aula, passará a ter carga horária de 45 horas aula. Já o curso de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, vai ter carga horária de 20.
Além disso, a estrutura curricular terá mudanças, passando a enfatizar motocicletas e a Lei Seca.

Edição 1.462 - Política: Pesquisa do IPC obriga PP e coligados a reforçar trabalho

A pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) não influenciou nada na coligação "Por Uma Içara Mais Forte" e deu um impulso a mais aos militantes que dobraram os trabalhando no intuíto de reeleger Heitor Valvassori e conseguir uma maior quantidade de vereadores.
De acordo com o coordenador da coligação, Arnaldo Lodetti Júnior, a campanha está muito boa e receptividade do povo tem sido grande, mas o trabalho continua focado no corpo-a-corpo com o objetivo de chegar vitorioso no dia 5 de outubro. "Ao apresentarmos o Plano de Governo Mais Pela Vida para os próximos quatro anos e também ao prestarmos contas da administração de Heitor, estamos sentindo que o povo vai nos escolher, porque temos obras e propostas concretas e não propostas aventureiras", diz.
Sobre a pesquisa, Lodetti afirma que ela trata a realidade do momento mas que tem a certeza que a verdadeira pesquisa vai ocorrer no dia 5 de outubro. "Até lá vamos trabalhar nos bairros em que estamos perdendo, e para isso temos militantes e candidatos vereadores na coligação que tem muitos serviços prestados nas comunidades", finaliza o coordenador.
Os candidatos da coligação se reuniram ontem no Rai-chaski, hoje estarão na Boa Vista e quinta-feira visitam no Bairro Aurora. Na sexta-feira realizam comício no Balneário Rincão.