O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.958 - Içara, 28 de setembro de 2010

Incêndio destrói casa no Balneário Rincão
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Colombo e Moreira passam pelo Centro do Município
(Daniela Soares/Jornal Içarense)



PF sente falta de documentos de novembro do HSD
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Em quem votar?

Os eleitores brasileiros estão sem opção para votar sendo que muitos já cogitam anular os votos. O fato da ficha limpa estar sendo usada como moeda de troca, pelo menos é o que o TSF deu parecer na semana passada quando houve empate em 5 a 5 se o projeto de iniciativa popular seria válida para essas eleições.
Ora, se não fosse valer para 2010 nem precisaria ter entrado em pauta neste ano. Não é verdade?
Os jovens de hoje, cada vez mais alienados, estão longe dos caras-pintadas que 1992 foram importantes na cassação do presidente Fernando Collor de Mello, e não sabem o valor que tem nas urnas. Infelizmente a falta de maturidade vai ajudar na reeleição

CHARGE

POLÍTICA - “Dia de Colombar” reúne militância do DEM e PMDB

A coordenação da campanha da coligação “As Pessoas em Primeiro Lugar” intensifica ações para consolidar a liderança do candidato ao governo do Estado, Raimundo Colombo (DEM).

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Os militantes da coligação As Pessoas em Primeiro Lugar realizaram uma mo-bilização em apoio ao candidato ao governo de Santa Catarina, Raimundo Co-lombo e aos candidatos da Polialiança, em 293 municípios do Estado, neste sábado, dia 25.
As ações ganharam as ruas com carreatas, caminhadas, bandeiraços, distribuição de santinhos e fo-gos de artifícios.
Em Içara, foi realizado um bandeiraço, no Centro da cidade, em apoio ao candidato. “A mobilização foi muito boa. Estimamos que se reuniram quase 500 pessoas, durante a manhã do dia 25”, conta o vice-prefeito do município, José Zanolli (DEM).
Em Lages, cidade natal de Colombo, a carreata organizada pela coordenação regional reuniu mais de 5 mil pessoas.
O candidato participou de eventos em cidades do extremo oeste. “Estive em várias cidades no sábado. Também acompanhei notícias sobre a mobilização em todo o Estado”, disse Co-lombo, durante caminhada no comércio de Içara, na manhã de ontem.
Colombo (DEM) e o vice Eduardo Moreira (PMDB) estiveram, na manhã desta segunda-feira, dia 27, em Criciúma, para participar do debate da Rádio Som Maior e, em seguida, dirigiram-se para Içara, onde visitaram o comércio.
Acompanhados de lideranças locais, os candidatos chegaram ao Centro por volta das 11h30min e terminaram as visitas ao meio dia.
Moreira mostrava-se animado, fazendo brincadeiras com as comerciantes içarenses. Enquanto que Colombo estava nitidamente cansado, mas a-tendeu a todos que vieram lhe prestar apoio.
“Os candidatos Ada, Zé Nei, Tati, Dóia não podem ficar nessa briga. Eles, todos, têm que somar para o Raimundo”, disse Moreira ao prefeito de Içara, Gentil da Luz (PMDB), durante pausa para um cafezinho no Talismã Trade Center.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Eu sai do PMDB porque tinha um monte de amigos paneleiros, que só ficavam fazendo panelinha. Fiquei descontente, porque eles prometem mas não cumprem. Isso já vem de outros carnavais”. Antônio Tramontim, morador do Distrito Balneário Rincão, que é tio do presidente municipal do PMDB, Adilton Tramontim, e está apoiando a candidatura de Angela Amin (PP).

Adilor Dóia Guglielmi (PSDB)
candidato a deputado estadual e representante do município de Içara participou no último sábado do manifesto “VAMOS COLOMBAR” da Coligação As Pessoas em Primeiro Lugar.
Dóia, fez caminhada no comércio de Içara e participou do bandeiraço organizado pela coordenação de campanha de Raimundo Colombo.
Mas na segunda-feira foi sentida a ausência dele na visita que Raimundo e Moreira fizeram ao Centro. Ele estava fazendo visitas em outra cidade.
O coordenador da campanha de Dóia e ex-vice-prefeito de Içara, Henrique Guglielmi, está trabalhando pela vitória de Raimundo Colombo

Vereador (1)
Fábio Della Bruna entrou com o Pedido de informação nº 018/10, para que o Poder Executivo remeta a relação de todos os funcionários da Administração Municipal de Içara, com respectivos cargos e salários. Também quer a relação dos veículos da frota municipal.

Della Bruna (2)
também entrou com a Indicação nº 349/10 para que o Prefeito Gentil Dory da Luz crie um projeto implantando o consórcio de pavimentação com preço reduzido e parcelado em até 24 vezes para atender aos contribuintes de menor recurso.
Boa iniciativa.

Içarenses
passaram a receber ligações do Presidente Lula para que votem em Dilma Rousseff à presidente da República e Ideli Salvati à governadora de SC. A estratégia é boa, mas quem é que paga esse serviço? É claro que o eleitorado brasileiro.

A Ficha Limpa
não está intimidando os candidatos ficha suja que com a indecisão do TSE estão liberados para serem candidatos. No Distrito Federal, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), para se garantir registrou a candidatura da esposa, Weslian. Ele diz ter a ficha mais limpa que muitos juizes do STF.

E em SC
o deputado federal João Pizzolatti (PP), colocou em segundo plano a inscrição do filho João Alberto Pizzolatti Neto, de apenas 24 anos, enquanto tenta reverter a confirmação no TRE. Fica tudo em família. Isso é uma prova de que a política é uma cachaça, quanto a pessoa mais bebe mais quer.

Frase
“Tanto o Brasil como eu precisamos de uma reforma fiscal, pois vivemos em déficit”. (Arnaldo Jabor - Jornalista brasileiro).

GERAL - Ausência de documentos atrapalha investigação da PF

Delegado da Polícia Federal, Rafael Broeitti, diz que faltam cerca de 60 relatórios referente ao mês de novembro de 2009, e pente fino deverá ser realizado entre os documentos analisados.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Os trâmites usuais da auditoria que apura a fraude nos laudos do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital São Donato (HSD), em Içara, foi interrompido pela falta de documentos.
Conforme o delegado da Polícia Federal (PF), Rafael Broeitti, cada mês, ou competência, possui em média duas caixas de documentos. Mas, cerca de 60 relatórios referentes ao mês de novembro do ano passado não foram encontrados.
O delegado ressalta que todos os documentos que estavam na instituição foram apreendidos no mês de abril, chegando a encher duas carrocerias da PF. “Não se sabe o que houve. É impossível apontar se o material foi desviado”, comenta.
Para dar continuidade à investigação, uma busca “pente fino” será realizada entre os documentos que estão de posse da PF. Caso os formulários não forem encontrados, a análise será fundamentada nas informações existentes até agora, explica.
Broeitti aponta que após o desfecho da ausência dos documentos, a auditoria dos servidores regionais da Saúde e investigação do caso poderão ser concluídas. O delegado diz ainda que não é possível estimar um prazo.
Até o momento, as investigações apontaram a existência de 12 irregularidades nos procedimentos do SUS. Nos relatórios, constariam atendimentos mais caros do que os realizados.
Até o fechamento da edição não foi possível fazer contato com a diretora administrativa do HSD, Cleide Jeremias.

POLÍCIA - Incêndio consome residência no Distrito Balneário Rincão

Incêndio, na tarde do último sábado, destrói casa e atinge outras duas residências vizinhas na Rua Urupema; e bombeiros de Criciúma e de Içara utilizam 8 mil litros para conter o fogo.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Um incêndio de grande proporção, chegou a atingir três casas na tarde do último sábado, dia 24, na Rua Urupema, no Distrito Balneário Rincão, em Içara. A residência em que o fogo teve origem, foi totalmente destruída pelas chamas. As outras duas foram atingidas pelos estilhaços. Por estarem fechadas durante a temporada, nenhum morador ficou ferido.
A moradia de cerca de 100 metros quadradros, era de madeira, o que facilitou o alastramento das chamas. Para conter o incêndio, foram utilizados oito mil litros de água, com auxílio do Corpo de Bombeiros de Criciúma. Ainda não foi possível apontar a causa do incêndio.
Conforme populares que trabalham em frente às residências, um vizinho acionou o proprietário, mas quando ele chegou a casa já teria sido consumida pelo fogo.
Nos últimos meses, casos semelhantes têm sido recorrentes na localidade, seja por problemas elétricos ou criminosos.
Em Criciúma, no Cristo Redentor, uma casa foi consumida pelo fogo. Os bombeiros gastaram 2,5 mil litros dágua.
No mesmo dia, a Polícia Militar registrou ocorrência no Rincão. A guarnição recebeu informação de que um indivíduo estaria tentando comercializar um talão de cheques. M.B.F., 26 anos, foi abordado em um bar e confessou que havia furtado o talão da casa de P.A., 53. O homem teria invadido a casa pelo telhado.

VARIEDADES - Susiane Formentin inaugura escritório de advocacia em Içara

A advogada Susiane Formentin Mendes de Oliveira, 32 anos, realizou o desejo de atender em escritório próprio e recebe os clientes, agora, em novas instalações, no Centro de Içara.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Ter escritório próprio é o desejo da maioria daqueles que se formam em Direito. Esta também era a vontade da advogada Susiane For-mentin Mendes de Oliveira. Ela já atuava na área jurídica desde 2003, como estagiária. Formou-se em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em 2008, e exerce a profissão de advogada desde o início de 2009, tendo trabalhado no Escritório Marion Silveira Ad-vocacia, localizado no Talismã Trade Center, Centro de Içara.
Neste mês, Susiane inaugurou escritório próprio, que está localizado na Rua Vitória, 392, sala 5, no Centro da cidade.
“O escritório busca prestar serviços jurídicos de qualidade, pautado no trabalho, confiança e qualificação profissional”, ressalta a advogada.
Além de Susiane, trabalha também no escritório a advogada Jadiani Brovdan Kupinski, 25 anos, que, assim como Susi, é formada em Direito pela Unesc.
Susiane está concluindo especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade Anhanguera, de São Paulo.
“Escolhemos Içara para instalar o escritório porque é uma cidade que está em pleno desenvolvimento. A demanda por serviços de advocacia está crescendo, principalmente nas área de direito do consumidor, previdenciário e trabalhista”, explica Susiane.
A advogada conta, ainda, que a procura por orientações sobre direito trabalhista está em expansão. As pessoas estão mudando a visão com relação ao assunto, passando a entender que possuem direitos e que devem exigílos. Agora, com escritório próprio, tenho uma relação mais direta com os clientes e isso é muito bom”, conta.
Susiane recebeu o prêmio Destaque Içarense em 2009, que premia as 100 empresas, entidades ou pessoas que mais se destacaram na cidade durante o ano, em suas respectivas áreas de atuação.
Susiane nasceu em Criciúma. É filha de Valter Mendes e Terezinha Formentin Mendes, e casada com Anderson Galdino Torres de Oliveira.

ESPORTE - Caiçara perde a primeira partida dentro de casa

A derrota diante da torcida para o Caravággio pode prejudicar a classificação do Caiçara para a próxima fase do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

As rodadas do Regional da Liga Atlética da Região Mineira LARM estão cada vez mais quentes. Com o encerramento da oitava rodada neste fim de semana as equipes classificadas para a próxima fase começam a serem identificadas.
Jogando no Estádio Diomício Freitas, o Caiçara não soube aproveitar o apoio da torcida e sofreu a primeira derrota em casa ao perder por 3 a 0 para o Caravággio, de Nova Veneza.
Desfalcados de alguns atletas ( zagueiro Wilsão, volante Dieguinho e atacante Giovani Gonçalves) o Caiçara não conseguiu praticar os jogos anteriores e foi dominado pelo adversário que marcou na primeira etapa com Marcelo Silva, aos 19 minutos, e Juninho, aos 32.
Sem muitas opções no banco de reservaso técnico colorado Dilnei da Silva, o Pintinho, na segunda etapa não conseguiu melhorar a equipe, que acabou sendo envolvida e sofrendo o terceiro gol, aos 39 minutos, com Marcelo Silva.
Agora, o Caiçara tem a obrigação de vencer o Rui Barbosa, em Morro da Fumaça, dia 9 de outubro, para garantir vaga na próxima fase do Regional.
O mesmo acontece com a equipe júnior que perdeu por 3 a 0 e está com apenas 7 pontos na tabela de classificação da Taça Gabriel Zanette.