O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Esportes: Projeto de Jiu de Jitsu espera apoio da nova administração

As modalidades esportivas estão se expandindo em Içara, com a ajuda do governo em projetos sociais o esporte está começando atingir todas as classes sociais da região. O projeto mais utilizado é o PETI que através do sistema bolsa família integra toda a sociedade não só através do esporte, mas de vários projetos sociais implantados pelo governo, que também envolvem a área educacional e de saúde público. Mas como todo projeto onde sempre acaba tendo problemas com mudança de governos locais e fica a dúvida da continuidade do grupo.
Os irmãos Luiz Gustavo e Jhonatan de 9 e 10 anos, respectivamente, estão realizados. Eles participam das aulas de Jiu Jitsu do programa Bolsa Família, de Içara todos os dias das 9 às 10h . Os meninos, moradores do bairro Jardim Elizabete, fazem parte do projeto desde março deste ano. "Eu sempre quis fazer, mas o meu pai não tinha dinheiro".
Quando o professor Sidnei dos Santos conseguiu colocar em prática o projeto, e levou 30 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) para o tatame.
O prefeito Heitor Valvassori doou os kimonos e uniformizados, com freqüência e participação nas aulas os alunos foram finalistas do projeto de práticas inovadoras do Bolsa Família. No mês passado o professor esteve em Brasília recebendo o prêmio, sendo que Içara foi a segunda cidade do Estado na final do prêmio, junto com Chapecó.

Variedades: Casa da Cultura de Içara é vitrine para exposição de trabalhos culturais

Com o objetivo de socializar a população por meio da arte e da cultura, Içara oferece diversos cursos que são desenvolvidos ao longo dos anos, e garante principalmente às mulheres, ocupação e qualificação em produtos confeccionados por matérias prima. Esses projetos têm parceria com o Núcleo de Ensino Profissional (NEP) e com a Secretaria de Educação.
Chinelos confeccionados por miçangas, tapetes, pinturas em tela, pinturas em tecido, bordados e até bijuterias, fizeram parte da exposição que estará disponível às visitas e também para compra. O encerramento acontecerá no dia 18 de dezembro, às 19h30min, data da formatura dos alunos, com a apresentação da banda street dance.
O show será aberto a toda comunidade içarense, também na Casa da Cultura. Os trabalhos estarão a disposição até a data da formatura, no horário das 9h às 13h.
Além do NEP e da Secretaria de Educação, os cursos de arte tem parceria com a Cedham, Afasi, Escola de Música, Sami e CDL.

Polícia: Salva-vidas no Rincão não tem mínimas condições de trabalho

Falta de banheiros, nenhum lugar para guardar os equipamentos, escadas improvisadas e nada de proteção contra o vento, chuva ou sol. São nessas condições que trabalham diariamente os 30 salva-vidas (27 civis e três militares) desta temporada no Balneário Rincão.
"Das 8h às 20h eles estão lá, faça chuva ou faça sol, não importa se há ou não banhistas, se é final de semana ou não", ressalta o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, capitão Alexandre Vieira, que é também responsável pelos salva-vidas da praia.
Mesmo trabalhando 12 horas por dia em prol dos veranistas, estes profissionais não recebem mínimas condições de trabalho, tendo que se adaptar ao que têm.
Sem banheiros
A falta de banheiros é um dos principais problemas da estrutura dos postos. Como cada salva-vida faz 12 horas por dia, a necessidade é grande e, muitas vezes, quando não encontram um estabelecimento para pedir favores, eles vão às dunas, ou lugares mais escondidos.
O capitão, que assumiu o comando em Içara há dois meses, acredita que Rincão tenha a pior estrutura de todas as praias do sul do Estado. "Tem muitas que são ruins, mas têm, pelo menos, um bom posto central. Nós, nem isso", afirma. Ele diz que teve muito pouco tempo antes da temporada, contudo acredita que até o próximo verão, pelo menos um bom posto seja construído. "A prefeitura até fez alguma coisa e nós conseguimos um patrocinador para pinturas este ano, mas é muito superficial. Precisaríamos destruir tudo e construir de novo", acredita.

Geral: Homenagens, comemorações e gastronomia marcam a 10ª Edição do Destaque Içarense

A noite de sábado foi de reconhecimento na Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga. Isso por que cerca de 100 troféus foram entregues aos que fazem a história do município de Içara. Na décima edição, o Destaque Içarense, promovido pelo Jornal Içarense, homenageou os responsáveis pelo crescimento da cidade no ano de 2008.
Entre destaques sociais, comerciais e políticos, o evento contou com aproximadamente 300 pessoas. Um dos mais aplaudidos da noite, vencedor do destaque cultural, foi Chico Poeta, que lançou, neste ano, o livro O Bagageiro. Para ele, o evento foi de grande importância, sendo que valoriza o trabalho como escritor. Na volta para casa, com o troféu em mãos, se emociona ao lembrar do momento em que teve nome chamado. "É muito emocionante ver que todos me conhecem e valorizam o meu trabalho", afirma.
Já entre os escolhidos da política, Adilor Gulielmi, conhecido por Dóia, foi eleito o Destaque Regional. "Para mim, o evento é uma forma de agradecimento. O Jornal Içarense está de parabéns", afirma.
Todos os 100 homenageados prestaram grandes serviços a Içara e seu povo.
O criador do evento, Vilmar Santos Nietto, se diz satisfeito com o resultado do evento e agradece aos participantes, que deram a sua contribuição e também aqueles que ajudaram na escolha.

Edição 1.526: Política: Gentil e Heitor fazem o primeiro encontro para discutir transição

De forma descontraida ocorreu na manhão de ontem o primeiro encontro entre o prefeito atual Heitor Valssori (PP) e o prefeito eleito Gentil Dory da Luz (PMDB) no Paço Municipal Angelo Lodetti.
E por incrível que pareça a colisão foi inteiramente amigável e até descontraída entre os representantes das coligações "Por Uma Içara Mais Forte" e "Por uma Içara Mais Humana".
. Quem acompanha diariamente o confronto de ambos os partidos, que inclui tentativa, até de novas eleições no município, se perderia ao assistir Heitor e Gentil, brincando e até fazendo piadas, passando uma aparência de bons e velhos amigos. E quando se questionou esse estranho tratamento, o atual prefeito foi claro e direto. "Os interesses pelo crescimento da comunidade são muito maiores do que qualquer divergência pessoal" avaliou Valvassori.
Já Da Luz lembrou que os dois foram os únicos vereadores da cidade que conseguiram chegar ao cargo de prefeito.
Insólida ou não, essa conversa esclareceu tópicos importantes e de ampla relevância no município.
Segundo o prefeito eleito, a futura equipe de transição estava tendo dificuldades em alcançar as reais situações de Içara. "Tivemos impedimentos na informação de vários pontos como, o parcelamento de dívida da iluminação pública, feito com a Cooperaliança, por exemplo, não foi repassado pela equipe de transição. Outro ponto foi o aumento do salário de dois funcionários efetivos. "Nós nem ficamos sabendo desse aumento", contestou da Luz.
Valvassori, por sua vez, ouvindo toda a reclamação, viu que não lhe restou alternativa. "É, o Gentil está certo quanto a essas reclamações", admitiu .
Outros assuntos fizeram parte do encontro, que tinha como principal objetivo, o entendimento das possíveis necessidades de Içara, para assim, o prefeito eleito, começar a estudar alternativas de solução. Uma dessas respostas foi a idéia do prefeito eleito, Gentil da Luz, em criar um Conselho de ex-prefeitos e vices, no município. "É importante que tenhamos esse conselho para promovermos uma troca de idéias e principalmente de experiências. Os ex-prefeitos falarão ao prefeito o que fariam e o que não fariam, caso estivessem ao cargo", explicou Gentil da Luz
Os maquinários também fo-ram discutidos. Segundo Valvassori, atualmente a região possui 4 retro-escavadeiras, 3 patrolas, 4 caminhões novos e 5 usados e um trator esteira. Da Luz propôs que, caso os maquinários sejam insuficientes, também faz partes dos planos, terceirizar o serviço e buscar parceria com algumas empresas. O objetivo é solicitar a Secreataria de Desenvolvimento Regional de Criciúma os serviços da patrulha mecanizada do Estado para fazer a limpeza do Balneário Rincão. Da Luz, assegurou que estará em contato com a secretário regional Édio Castanhel, nos próximos dias, para procurar possíveis soluções em prol da imediata limpeza do distrito.
Falando no Rincão, esse gancho prevaleceu na reunião. Em contrapartida, ambos concordaram que o Rincão precisa de atenção com urgência. Gentil ainda adiantou que assumirá a subpre-feitura. "A estrutura é pequena, mesmo assim, quem vai estar à frente dos projetos sou eu, vou designar uma pessoa apenas para cuidar disso e repassar as informações", revelou o prefeito eleito, citando o nome do servidor público José Eloir do Nascimento, para atuar no repasse das informações.

Esportes: Eberval Lodetti: atua há 15 anos como árbitro de futebol

Para os amantes do futebol entrar em campo e xingar os árbitros da partida tornou-se normal e até uma terapia para muitos amantes do esporte, os apelidos tornaram clássicos de carrasco a urubu.
Os árbitros brasileiros começam a se destacar como é o caso do gaúcho Carlos Eugênio Simon, um dos pré-selecionadas para a Copa de 2010 e um dos mais requisitados nos campeonatos nacionais pela CBF.
A cidade de Içara, assim como os outros municípios pequenos, tem pessoas de destaque no futebol, como é caso do árbitro Eberval Lodetti, natural do município, que há 15 anos atua nos campos de Içara e do país.
Ele é àrbitro oficial da Liga Atlética da Região Mineira (Larm), afiliado a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como assistente, de campo, atuando nas Séries A,B e C da competição nacional.
Lodetti afirmou que a uma grande diferença entre as disputas amadoras e profissional. "Nas disputas profissionais a CBF diz para seguir as regras como tem que ser e já no amador em caso de duvida em um impedimento deixa seguir, já que torna-se um jogo muito localizado".
Em relação às agressões ele afirmou, já ter sofrido várias. "É inevitável evitar agressões contra arbitragem, pois o esporte deixa as pessoas eufóricas e ninguém pensa em perder", afirma.
A extensão do currículo de Lodetti tornou-se destaque pois além de fazer várias finais do amador da região, já auxiliou em grandes jogos como do Fluminense, Goiás participando de jogos decisivos do Brasileirão. "Meu grande objetivo é poder estar em jogos no Maracanã ou Morumbi." comentou.

Variedades: Ex-alunos da turmar de 1978 da Satc realizam encontro

Ontem jovens e sonhadores. Hoje profissionais formados, que trazem na bagagem, conquistas realizadas com o esforço de muito trabalho, frutos do resultado, principalmente nas salas de aula. Para relembrar os tempos vividos, e compartilhar dessa absorção, os formandos dos cursos de Eletromecânica e Mecânica e Projetos, realizarão um encontro que promete reunir mais de cem pessoas, incluindo os ex-alunos junto com os famíliares.
A organização vem sendo feita no decorrer do ano, onde alguns desses ex-estudantes tomaram a iniciativa de procurar todos os colegas, para que nenhum ficasse de fora.
Os integrantes das turmas de 1978 se espalharam por toda região, atualmente alguns se encontram fora do país, estes serão os únicos que não comparecerão na cerimônia.
De Içara, os participantes são dois. O ex-aluno de eletromecânica, atualmente representante comercial, Jorge Alves 51, e o também eletro técnico, Miguel do Canto, que atualmente trabalha em Itapema, Norte de SC.

Polícia: Motoristas desrespeitam regras transitando na beira-mar do Rincão

Mesmo com placas avisando sobre a proibição de veículos na beira-mar do Balneário Rincão, não há um dia em que não se registre a passagem deles pelas areias.
Segundo o diretor de Operações da Fundação do Meio Ambiente (Fundai), as novas placas foram colocadas na orla há mais de uma semana e, desde então, o motorista que for pego dirigindo pelo local já pode ser multado.
Este trabalho de notificação deve ser realizado pela Polícia Militar do Balneário, contudo, segundo informações dos próprios policiais, não há estrutura para que haja a fiscalização. "Por enquanto, estamos com apenas uma viatura e temos que verificar outras ocorrências, não tendo tempo de ficar na areia", explicam.
Segundo policiais, só depois do dia 15 de dezembro, haverá estrutura para este tipo de fiscalização. "Após esta data, haverá reforços e só assim serão possíveis as notificações", contam.
No início do ano passado, um acidente foi registrado nas areias do balneário e chocou a cidade de Içara, sendo notícia nacional. Foi quando o garoto G.S.G. foi atropelado por um Fiat Uno em alta velocidade, diante dos olhos da família.
O motorista do automóvel saiu rapidamente do local sem prestar assistência alguma, deixando a criança morta. Mesmo tão violento, o crime não serviu de exemplo para os veranistas.