O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 29 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.222 - 29 de outubro/2011

DIVULGAÇÃO
Política: Pastoral da Esperança é homenageada na Câmara de Vereadores
O grupo foi reconhecido pelo Legislativo por fazer um trabalho social de grande importância no município.


CALEBE BORGES/JI
Geral: Para onde vão os animais?
Cerca de 80 cachorros deverão ficar abandonados, pois o Programa Minha Casa Minha Vida não permite animais de estimação nos apartamentos








Polícia: Mais efetivos na PM reforçam a segurança

DIVULGAÇÃO
Política: PT envia carta aberta sobre Décio Góes

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Cães buscam novo lar em Içara

A Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA - Amigo Bicho) foi procurada por famílias contempladas com apartamentos do Residencial Amanda Costa, no bairro Raichaski, preocupadas com o destino dos animais de estimação. Isto por que, com mudança marcada a partir do dia 1º de novembro, cerca de 80 cachorros e gatos poderão ficar sem lar.
Agora, é achar um lugar para que os animais não invadam as ruas de Içara.



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Vivi Maragno

A importância do exame preventivo Papanicolau

Pesquisa divulgada pelo Instituto nacional do Câncer (INCA), revela um fato muito grave: 20% das mulheres brasileiras não fazem o exame preventivo. O teste, que tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Também chamado de preventivo, o Papanicolau é um procedimento simples e barato. Primeiramente, o ginecologista ou outro profissional de saúde faz um exame externo da vulva. Em seguida, introduz o espéculo, também conhecido como bico de pato, pelo canal vaginal para permitir a visualização do colo do útero. O tamanho do instrumento varia de acordo com a idade e o número de filhos da paciente. Mulheres virgens também podem submeter-se ao exame. Ele coleta material da vagina e do colo uterino e envia para ser examinado em laboratório por um patologista.
O Papanicolau é um teste de triagem, logo, não define diagnósticos definitivos. Mas ele determina se há alterações nas células cervicais que, se não tratadas, podem evoluir para um câncer. Nesse caso, outros exames são necessários para a confirmação. Além disso, o exame genital periódico também pode detectar infecções viróticas como, por exemplo, verrugas genitais e herpes. As mulheres devem se conscientizar da importância do exame preventivo regular e o poder público disponibilizar a estrutura necessária para que todas tenham acesso a ele. Associando isso à vacinação contra o HPV em larga escala e que só é disponibilizada ainda em clínicas particulares, será possível reduzir as taxas de incidência de câncer do colo de útero no País, que em 2010 devem ultrapassar assustadores 18 mil novos casos.
O "Outubro Rosa", visa prevenir doenças através de exames para todas as mulheres.
A ESF Esplanada estará aberta neste sábado, 29, para receber com muito carinho e atenção, as mulheres da comunidade. A unidade estará aberta das 8h às 15h sem fechar ao meio-dia. Serão disponibilizados exames como: preventivo de câncer de colo uterino, requisições de mamografias para mulheres de 40 anos ou mais (e a partir dos 35 anos para aquelas que têm casos de câncer na família), consulta médica, consulta odontológica, exame de HGT (Glicemia), preenchimento dos dados para o fornecimento do Cartão Nacional de Saúde, distribuição de material educativo e no final do atendimento haverá sorteio de brindes. Não esqueça de levar os documentos!
Estamos esperando por vocês.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PT do Rincão se manifesta sobre domicílio eleitoral de Décio Góes

Interessados em concorrer nas Eleições 2012 deverão estar residindo na cidade em que desejam concorrer pelo menos desde 7 de outubro de 2011; o domicílio eleitoral de Décio Góes é questionado.

DIVULGAÇÃO
Através de Carta Aberta à imprensa, o PT do Balneário Rincão se manifestou sobre a transferência de domicílio eleitoral do ex-prefeito de Criciúma e ex-deputado estadual Décio Góes (PT).
Após transferir-se para o Balneário Rincão, Góes passou a ser alvo de especulações sobre possível candidatura à majoritária.
O advogado Gabriel Schonfelder de Souza foi contratado, por pessoas ligadas a outros partidos, a fim de questionar o domicílio eleitoral de Góes, requisito para ser candidato nas eleições 2012.
Segue trechos da carta, assinada pelo presidente do PT do Balnerário Rincão, João Picollo.
“Décio Góes transferiu o domicílio eleitoral por nossa solicitação, sem nenhum compromisso de ser candidato, dando uma demonstração concreta de que acredita no potencial do Balneário Rincão e no projeto que estamos construindo; com subsídios colhidos em nossas reuniões nas comunidades e que iremos submeter à aprovação população no próximo pleito. Góes tem frequentado o Rincão por toda a vida e em todas as épocas, tanto que sua residência fica permanentemente aberta e bem cuidada. Ele assessora e acompanha o desenvolvimento do partido desde a fundação do primeiro núcleo, em 2000, quando ainda era prefeito de Criciúma. Como deputado, propôs e coordenou a Audiência Pública e, posteriormente, a Comissão da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que atuou para arquivar os processos que impediam a instalação do nosso município desde 2003, no Supremo Tribunal Federal e na Procuradoria Geral da República, com apoio da Procuradoria Jurídica da Alesc e dos demais deputados do sul catarinense, bem como de lideranças e da Comissão de Emancipação. A partir dessa ação, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina regulamentou as eleições que vão acontecer em 7 de outubro de 2012 e a consequente instalação do município em 1o de janeiro de 2013. Nosso Plano de Governo, que vem sendo construído com a participação de todos os mais de 400 filiados e, todos eles, sem exceção, candidatos em potencial, busca a valorização da vida em todos os seus aspectos [...]. No tempo certo, o partido saberá escolher os aliados e os candidatos a prefeito, vice e vereadores; comprometidos com políticas sérias e construtivas”.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Frase
“Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a política ou se vive da política. Nessa oposição não há nada de exclusivo. Muito ao contrário, em geral se fazem uma e outra coisa ao mesmo tempo, tanto idealmente quanto na prática.” (Max Weber - Político alemão - 1864-1918).


Vice-Prefeito José Zanolli
que também é presidente do PSD disse que o partido veio para ser um diferencial na política de Içara, com um projeto novo. “Vejo com bons olhos este crescimento rápido do partido. Mostra que está vindo com credibilidade”, observou Zanolli, que teve passagens pelo PP e Democratas. A sintonia entre ele e Gentil da Luz, não é das melhores, basta ver a distância entre os dois. Ele juram que o casamento está bem. Será?

“Quero (2)
Zé Zanolli como o meu vice novamente. O Lula (presidente) teve o José Alencar como vice em duas oportunidades Defendo a reeleição de Raimundo e Eduardo para Santa Catarina, e acredito que eles vão querer manter esse projeto também em Içara,” comentário do Prefeito de Içara, na edição de quinta-feira.

Zanolli
falou que é vice-prefeito até 31 de dezembro de 20-12 e até lá vai trabalhar pelo crescimento de Içara.
Já, sobre coligações disse o seguinte: “Estou trabalhando para fortalecer o partido e sobre eleições só comento em 2012. Com quem ou qual partido estarei coligado, só vamos saber no ano que vem”, finalizou Zanolli.



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Famílias do Amanda Costa temem deixar animais sem lar

O programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ não permite animais nos apartamentos; os futuros moradores do Residencial Amanda Costa estão preocupados com o destino dos bichos de estimação.

CALEBE BORGES/JI
A Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA - Amigo Bicho) foi procurada por famílias contempladas com apartamentos do Residencial Amanda Costa, no bairro Raichaski, preocupadas com o destino dos animais de estimação.
Isto por que, com mudança marcada a partir do dia 1º de novembro, os bichos poderão ficar sem lar.
O Programa “Minha Casa, Minha Vida”, da Caixa Econômica Federal, mantém regras que não permitem animais nos apartamentos.
Segundo estimado pela AIPA - Amigo Bicho, 80 bichos de estimação correm o risco de serem abandonados. “As famílias estão apavoradas por não saberem o que fazer com seus companheiros. Elas nos procuraram e queremos ajudar, mas não temos estrutura física e nem financeira para cuidar de tantos bichinhos”, explica a presidente da AIPA, Juliana Cavalcanti.
Ela ressalta que a entidade não tem condições de abrigar e alimentar os animais, por isso está buscando o apoio da sociedade e do Poder Público “para que estes animais não sejam despejados nas ruas como se fossem lixo. Pois, estão acostumados a ganhar carinho e ter uma casa”, avalia.
A entidade programou uma reunião, na próxima segunda-feira, dia 31, com o secretário de Administração, Anildo Zanardi, a fim de pedir apoio e buscar uma solução.
A AIPA - Amigo Bicho já divulga que bichos estarão disponíveis para adoção.
Interessados em oferecer um lar podem entrar em contato com a associação através dos telefones 9991-1820 ou 9129-6100, falar com Juliana, ou 9660-8223, com o secretário geral Max Amaral.
As 188 famílias beneficiadas com apartamentos no Residencial Amanda Costa receberam as chaves no dia 24. Assim, o cronograma de mudanças já começou a ser feito.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Mais uma viatura e novos efetivo da PM no município

Além do efetivo de seis soldados a mais para a Polícia Militar de Içara, será viabilizado, também, uma viatura, que servirá de apoio nas ocorrências em todas as localidades do município.
MASO NYETTO/JI
O efetivo da Polícia Militar de Içara será ampliada a partir da próxima semana. E por isso, mais uma viatura entrará em funcionamento para o atendimento nas ruas do município.
O acréscimo de seis policiais representará o trabalho simultâneo de até cinco guarnições. A apresentação dos efetivos acontecerá no 3o Pelotão da Polícia Militar de Içara, nesta segunda-feira, dia 31.
A dificuldade agora é com a manutenção do número de policiais. É que já está calculado a aposentadoria de dois a três militares ainda este ano. Em 2012, outras três baixas deverão ocorrer também.
Isto significa que mais soldados precisarão ser remanejados para Içara. Do contrário, a cidade terá um policial a menos do que a soma atual do Pelotão.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Festival de Dança de Içara encerra em grande estilo

Mais de 1,2 mil estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Içara foram prestigiados em dois dias de festival; as crianças mostraram que se prepararam para o evento.

CALEBE BORGES/JI
O 11º Festival de Dança de Içara, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, encerrou na noite desta quinta-feira, dia 28.
Como no primeiro dia, o Ginásio Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, que sediou o espetáculo, ficou lotado.
Pais, professores, familiares, gestores e secretários municipais, prestigiaram os mais de 1,2 mil alunos que participaram dos dois dias do evento.
Na quinta-feira, os alunos participantes, do Ensino Fundamental das redes municipais, estaduais e privadas, da Escola de Dança Jessica Santos e também das oficinas da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, realizaram 12 apresentações.
Coreografias que misturaram ritmos, relembraram momentos e remeteram à dança das décadas passadas. Outras ainda contaram a história do município, da colonização e comemoraram os 50 anos.
“O objetivo do evento é despertar nos alunos, desde cedo, o interesse pela arte e pela cultura e promover a integração das escolas”, explicou o secretário de Educação e Cultura Antônio de Melo.
O Prefeito Gentil da Luz e o Vice José Zanolli parabenizaram os dançarinos e também a equipe da organização. “É um espetáculo lindo que reúne as famílias e promove lazer e cultura. Estão todos de parabéns”, destacou o prefeito.
Todos os grupos receberam troféus e certificados de participação. O festival não é competitivo.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Blissari e Pavei decidem na bocha

CALEBE BORGES/JI
A decisão do Campeonato Interno de Bocha do Clube do 50 , Taça Casa dos Esportes San Remo/Bebidas Fernandes, será no dia 3 de novembro, entre as equipes Cláudio Blissari x José Adilor Pavei.
Para chegar a final, Blissari e Pavei venceram por 2 a 0 as equipes Noedir Benfato e Paulo Fernandes, respectivamente.
Já, no dia 1o, acontece a decisão do Torneio de Canastra entre as duplas Mô/Biela e Tuca/Agnaldo.
E para encerrar a programação esportiva de 2011 a diretoria promove um Campeonato de Futebol Suíço Sênior. Os sócios interessados podem ter mais informações na secretaria do clube ou pelo telefone 3432-3550.
De acordo com Cláudio Blissari, diretor esportivo do Clube do 50, a competição interna deve começar na segunda quinzena de novembro.
O presidente Valmor da Silva assumiu o clube neste ano e, junto com a diretoria, deu uma melhorada na estrutura da sede campestre, visando os sócios.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.