O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.027 - Içara, 19 de janeiro de 2011

Moradores de Espigão cobram melhorias na marginal da BR-101
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Van bate em poste e capota
(Cristine Rodrigues/Divulgação)


Serafim lança chapa de oposição a Pedro Gabriel
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - PMDB apoia o PP na Cooperaliança

Cada dia que passa fica mais intensa a disputa pela presidência da Cooperali-ança, cuja eleição ocorre em março.
Pedro Deonísio Gabriel concorre a reeleição e a-guarda a definição do PM-DB, que vai definir no Dire-tório sexta-feira se o vice vai ser Jorge Rodrigues. Já Sandro Serafim, cansado da indefinição dos peeme-debistas lançou a candida-tura de oposição à Gabriel, tendo Márcio Realdo To-retti como vice.
A pesquisa realizada pe-lo Instituto Catarinense de Pesquisa (IPC), a pedido da Rádio Difusora, apontou Gabriel com 67,67%, en-quanto Serafim recebeu 10,67% da preferência das 600 pessoas que foram consultadas entre 11 e 14 de janeiro.

CHARGE

De olhovivo na Lei

MULHER TÊM DIREITO A INTERVALO EM
CASO DE TRABALHO EXTRAORDINÁRIO



De acordo com o artigo 384 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), constante do capítulo in-titulado “Da proteção do trabalho da mulher”, em caso de prorrogação do horário normal de trabalho, será obrigatória a concessão de um intervalo de, no mínimo, 15 minutos às trabalhadoras, antes de se ini-ciar o trabalho extraordinário (horas extras).
Em recente decisão, o TST decidiu que mesmo após a entrada em vigor da Constituição Federal de 1988 o artigo acima referido não perdeu a validade.
Caso concreto: o Sindicato dos Empregados em Es-tabelecimentos Bancários de Ponta Grossa e Região ajuizou reclamatória trabalhista contra a Caixa Econômica Federal pleiteando a condenação da CEF ao pagamento de 15 minutos de descanso, como horas extras, tanto para os trabalhadores do sexo feminino quanto masculino, com base no disposto no artigo 384, da CLT.
No Juízo de primeiro grau e no TRT do Paraná ambos os pedidos foram negados, sob o argumento de que a Constituição dispõe que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações (artigo 5º, inciso I), e que, portanto, a disposição do artigo 384 da CLT não teria sido recepcionada pela Constituição.
Em recurso ao TST o Sindicato saiu vencedor, tendo a CEF sido condenada a pagar, como horas extras, os períodos referentes ao intervalo do artigo 384, da CLT, não concedidos às empregadas da empresa.
Consta, ainda, da decisão que esse assunto já está superado no TST diante de decisão tomada em 17/11/2008, no sentido de que embora a Constituição declare que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, permanece em vigor a norma do artigo 384 da CLT. Foi decidido, contudo, que a norma que dispõe sobre proteção ao trabalho da mulher é apli-cável somente a ela, e não aos empregados do sexo masculino. Diante disso, aconselhamos que seja ob-servada pelas empresas a regra prevista no artigo 384, da CLT, em relação às trabalhadoras mulheres, sob pena de se estar criando um passivo trabalhista.

POLÍTICA - Serafim confirma candidatura com grupo de oposição

Depois de muita conversa com o PMDB, o empresário Sandro Serafim, filiado à sigla, confirmou ser candidato à presidência da Cooperaliança na oposição, com vice Márcio Toretti (PP).

(Arquivo/Jornal Içarense)

O grupo de oposição à atual diretoria da Coopera-liança, formado por empresários e profissionais liberais de Içara, decidiu oficialmente o candidato à presidência da cooperativa, em reunião, na noite des-ta segunda-feira, dia 17.
O indicado é o empresário Sandro Serafim, filiado ao PMDB, que segundo boatos que circulam nos bastidores políticos da cidade, estava sendo influenciado por lideranças peemede-bistas a desistir de encabeçar a oposição, em prol da aliança entre PMDB e PP, com a indicação de Jorge Rodrigues (PMDB) a vice de Pedro Gabriel (PP).
Serafim, entretanto, resolveu formar chapa com o grupo de oposição, por entender que algumas reivindicações propostas pe-los descontentes devem ser consideradas na próxima administração da concessionária de energia.
“Estamos planejando o cronograma de reuniões nos bairros. A candidatura está na rua. Buscamos o apoio de mais partidos políticos. Estamos fechados com o Democratas, do vice-prefeito José Zanolli, e com o PDT, do Murialdo Canto Gastaldon. Algumas pessoas do PP e do PMDB também estão do nosso lado”, conta Serafim.
O vice da chapa é o encarregado de Obras da prefeitura de Içara, Márcio Re-aldo Toretti, filiado ao PP. Toretti faz parte da Executiva do partido, mas torna-se oposição ao candidato da sigla, Pedro Gabriel.
De acordo com o presidente do PMDB de Içara, Adilton Tramontim, a decisão de lançar Jorge Rodri-gues como vice de Gabriel, ou a entrada na disputa com chapa pura, deve ser levada à apreciação dos partidários em reunião na próxima sexta-feira, dia 21.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Vou levar só o meu voto mesmo, mas está bom. Será uma eleição tranquila, pois já está tudo acertado. O Darlan, deve receber no mínimo sete votos”. Vereador Antônio de Mello (PMDB), antes da eleição da Mesa Diretora da Câmara.

O empresário Sandro Serafim
afirmou à Már-cio Toretti que se reuniu com os ti-os Zefiro Giassi e Higinio Giassi e teve o aval deles para ser candida-to à presidente da Cooperaliança, fazendo chapa de oposição ao atual presidente Pedro Deonísio Gabriel. “Vamos entrar firme na disputa”, comen-tou Serafim a Toretti.
Essa informação mudou a estratégia do PMDB, que pretende indicar Jorge Rodrigues, mas, pelo que pare-ce, Gabriel, deve declinar por Serafim, para evitar choque com os dois tios dele.
O PMDB vai se reunir na sexta-feira para definir qual rumo tomar. Até lá, muita água vai rolar.

Já acompanho
as eleições da Coopera-liança há 17 anos e espero que as chapas de oposi-ção não sejam usadas co-mo moeda de troca, como ocorreu em anos passados. Que indepedente da situação, os grupos de descontentes mante-nham a postura de ser, realmente, oposição. Só assim, vão ter credibili-dade.
Pelo que parece a elei-ção vai ter três chapas.

A aproximação
entre PP e PMDB vai mu-dar os conceitos de algu-mas pessoas partidárias, que nasceram dentro dos duas siglas e mantinham uma relação de amor e odio. E claro, que isso não vai mudar do dia para a noite, mas, como o projeto político é maior, nada melhor que o tempo para que as arestas sejam cortadas e as indifrenças resolvidas.
Vamos esperar pra ver o que vai dar.

O Grupo de Oposição
à diretoria atual da Cooperaliança, encabeçado pelo suplente de vereador Fábio Della Bruna Vieira, afirma que em nenhum momento foi cogitado pleitear ne-nhum cargos e nem tão pouco a gerência da coopera-tiva.Ele acrescenta que são contrários essa união entre PMDB e PP e vão colocar a chapa de oposição na rua para mostrar a força dos descontentes.
O ex-vice-prefeito Naelti Vianna não faz parte deste grupo e apoia Pedro Gabriel.

Está dando
o que falar o reconheci-mento por parte da Administração Munici-pal da dívida da taxa do Cosip cobrada pela Cer-moful no valor de R$ 1,8 milhão que será pago em 180 meses de R$ 10 mil.
A Administração ante-rior não reconheceu a dívida, e estranhamente, o governo atual, aceitou o débito.

Paulo Preis Neto
presidente do Samae rebateu o comentário da coluna de ontem de que não tem condições de fa-zer a recapagem asfáltica dos buracos no Centro de Içara antes dos 10 dias, pois tem que ter o com-pactomento do chão para não ter deformidade na via. Ontem começaram a fazer o recapeamento da Rua Vitória, no Centro.

Frase
“Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela”. (Bjornstjerne Bjornson - Es-critor norueguês - 1832-1910).

GERAL - Comunidade reivindica segurança em marginal

Moradores da localidade de Espigão Primeiro temem fragilidade no trânsito com conclusão da pavimentação da via de acesso à BR-101, entre solicitações está um recuo na saída da galeria.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

A via que há anos sedia-va jogos do futebol, hoje é acesso a empresas. O desenvolvimento trouxe as-falto, indústrias e preocupação aos que moram nas proximidades da marginal paralela à rodovia BR-101, na localidade de Espigão Primeiro, em Içara.
Conforme o morador, Nestor Rodrigues, a visão do motorista que cruza pe-la galeria é limitada em am-bas direções, além da falta de espaço. Para sanar a problemática, seria necessário um recuo de cerca de 1,5 metro na saída do túnel em direção à marginal.
Cerca de dez empresas, entre ceramista e minera-dora, estão instaladas na região. Para o aposentado, que reside na comunidade desde que nasceu, a industrialização tem ocasionado um tráfego intenso, incluindo veículos pesados. “Já presenciamos muitos acidentes por aqui. E se não houver nenhuma providência a tendência é aumentar”, comenta.
Para o morador, Joaci Calegari, a so-lução demandaria também a instalação de lombadas ao longo da marginal. “Tem um ponto onde as crianças se reúnem para pegar o ônibus escolar e temos receio que algo possa a-contecer”, relata.
Calegari diz ainda que em dias de chuva, a água acumula na galeria, dificultando a travessia de pedestres e motociclistas. “Seria preciso fazer a drenagem ou algum tipo de sistema de escoamento”, opina.
O receio dos moradores também permeia o tráfego da BR-101. Em busca de um fluxo mais fluente, muitos motoristas têm recorrido à marginal como rota alternativa.

Sob análise do DNIT

As reivindicações foram repassadas ao engenheiro do Departamento Nacional de Infraestru-tura de Transportes (D-NIT), Robson Oliveira. Segundo ele, para a problemática se tornar pauta é preciso um documento formal, como um abaixo-assinado.
“Não existe uma quantidade mínima de assinaturas. Mas, quanto maior representativida-de melhor para a comunidade”, pontua.
Apesar dos trâmites burocráticos, o engenheiro afirma que o procedimento não será demorado. No entanto, ele salienta aos usuários da marginal que atentem às normas de segurança no trânsito, enquanto não houver melho-rias no local.
O recapeamento asfáltico, serviço realizado atualmente na via, deverá ser concluído na próxima semana. Em seguida a sinalização deverá ser implantada.

Busca segue no Legislativo

A comunidade solicitou apoio do Poder Legislativo, através do vereador André Jucoski, o Polakinho.
Com a conclusão do abaixo-assinado, que já está sendo providenciado pelos moradores, o documento será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores na volta do recesso, em fevereiro. Se aprovado a solicitação deverá ser entregue ao DNIT.

POLÍCIA - Ambulância da prefeitura bate em poste na SC-444

Veículo da Secretaria de Saúde colidiu contra um poste na localidade de Lombas Pedreiras, o motorista e único ocupante foi encaminhado ao Hospital São Donato com ferimentos leves

(Coclaboração Cristine Rodrigues)

Um ambulância da Administração Municipal de Içara se envolveu em acidente na madrugada de ontem. Por volta das 5h-50min, a Van da Secretaria de Saúde, placas MEW-9278, de Içara, colidiu contra um poste.
Conforme o soldado E-lias, o condutor, K.G.C., 33 anos, teria perdido o controle do veículo, saindo da via e vindo a capotar.
O acidente aconteceu na Rodovia SC-444, na localidade de Lombas Pedreiras. O motorista foi encaminhado ao Hospital São Donato com escoriações leves. A Cooperaliança foi acionada para amenizar os danos causados ao poste, que ficou avariado.
Na tarde desta segunda-feira outro motorista foi encaminhado ao cuidados médicos após se acidentar. A.J.M., 55 a-nos, sentia dores no tórax e sofreu alguns cortes. Ele conduzia o Peugeot, placas MEX-9416, de Içara, quando colidiu contra um Megane, placas MFH-7297, de Or-leans, na SC-444, no Distrito Balneário Rincão.
Já pela manhã, um motociclista ficou ferido ao se acidentar na Estrada Geral, no bairro Segunda Linha. M.M.I., 41, perdeu o controle da Honda, placa MIA-5819, de Criciúma. Ele foi levado ao Hospital São Dona-to com dores pelo corpo.

VARIEDADES - Associação de Moradores do Bairro Jardim Silvana se destaca

Primeira entidade a ser registrada em Içara, tendo como primeiro presidente Dorcínio da Rosa, a Associação de Moradores do Bairro Jardim Silvana foi premiada no Destaque Içarense 2010.

(Foto axédivulgação)

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Associação de Mora-dores do Bairro Jardim Sil-vana foi fundada em 1984 e registrada em 1991. Desde então, tem nas atividades esportivas o principal meio de interação.
No campo de futebol são desenvolvidas atividades diárias como o Projeto Se-gundo Tempo (Convênio com os Governos Municipal e Federal), Campeonato In-terbairros, torneios locais e jogos amistosos.
Além das atividades es-portivas, a associação pro-move festas comunitárias, como a da Fogueira, das Cri-anças e de Natal.
Criada para reivindicar as necessidades de infra-es-trutura da comunidade, a-tualmente a associação vem desenvolvendo projetos co-mo a Rede de Assistência Social (projeto piloto), que reúne todas as entidades e igrejas da comunidade, na busca de formas de promo-ver a estruturação e inde-pendência das famílias ca-rentes; arvorização e urba-nização das áreas verdes do bairro, em trabalho de muti-rão e cooperação; e Silvana-Fest, em prol de todas as en-tidades da comunidade.
Recentemente, a associ-ação construiu o campo pa-ra futebol suíço e o vestiário. Além disso, a sede ganhou uma sala de reuniões e de e-ventos, bar e cozinha, tudo feito em mutirão.
De acordo com o atual presidente da associação, Rodrigues Mendes, duran-te o mandato, que vai com-pletar quatro anos em outu-bro, já foram conquistadas, através do trabalho da enti-dade, a pavimentação das Ruas Joaquim Réus e Lúcia de Lucca. Além da cons-trução de uma ponte na Rua Tiradentes, proporcionan-do aos moradores mais uma opção de saída na locali-dade, evitando congestiona-mentos.
Mendes destaca, ainda, a Festa da Fogueira, que vol-tou a ser realizada e, em 2011, já tem data marcada: 11 de julho.
Outra conquista do grupo foi a melhoria no abasteci-mento de água no bairro. A associação solicitou ao Ser-viço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Içara pro-vidências em setembro. O ór-gão, então, implantou uma rede de encanamento mais grossa, que aumentou a va-zão da água.
A cada dois meses a dire-toria da associação se reúne para tratar assuntos comunitários. A 10ª diretoria, gestão 2007/2009, é composta por Rodrigues Mendes, Paulo Rodrigues da Silva, Maria das Dores Matiola, Edson Bereta, Silésia Piz-zetti Augustinho, Jeferson Pavei, Luiz Fernando Au-gustinho, Silvino da Rosa, José Fernandes, Fátima Alves, Antônio Fernandes, José João Costa, Vamilson Manoel Pacheco, Abílio
Âmandio Filho, Gilmar Fer-nandes, Tiago dos Santos da Rosa, José Luiz Borges e Maria Aparecida Mendes.

ESPORTE - Clube dos 50 apresenta o seu calendário esportivo para 2011

Foi apresentado na noite desta segunda-feira dia 17, um calendário esportivo para as
atividades que serão realizadas com os sócios na temporada de 2011, e o foco está no futebol.


(Arquivo/Jornal Içarense)

Com a entrada de mais um ano as atividades esportivas do Clube dos 50, localizado no bairro Jaque-line, em Içara, serão centra-das em competições diver-sificadas (bocha, sinuca, canastra e futebol suíço).
Serão nove competições oferecidas pelo clube. A primeira delas deverá começar em 22 de fevereiro, com o Campeonato de Futebol Suíço Aberto. Em março, será disputado o Suíço A-dulto para sócios. Já, em abril, é a vez da bocha em equipes e um suíço escolar também está programado para os sábados.
Dando continuidade na programação, em maio, acontece a canastra em duplas, que foi um sucesso de participação no ano passado. Em junho, tem a sinuca, e em julho, será a vez da bocha em dupla. A diretoria projeta um campeonato de futebol suíço que iniciará em agosto. E, a partir de setembro , a bola vai rolar no torneio de futebol suíço para os filhos dos sócios
O objetivo do presidente Valmor da Silva, o Mô da Casa do Rock, é dar opções de lazer aos associados e com isso resgatar os sócios que estão afastados. “Queremos aumentar o número de sócios e temos a meta de chegar a 400 contribuintes, e para isso oferecemos sauna, piscina térmica e torneios de bocha, de sinuca e de canastra”, comenta o presidente do Clube dos 50.