O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.054 - Içara, 25 de fevereiro de 2011

Gentil fica vice na Amarec
(Divulgação)


Içarense vende sapatos de bebê para todo o país
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Presos assaltantes que agiam em Içara e região
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Gentil assume Amrec em agosto

Depois de se declarar e-leito presidente da Asso-ciação dos Municípios da Região Carbonífera (Am-rec), oPrefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, não obteve os votos da maioria e teve que ficar como vice do Prefeito de Lauro Mül-ler, Hélio Bunn, que tam-bém é do PMDB.
Talvez, faltou uma me-lhor articulação de Gentil, o que não faltou ao adver-sário, que obteve a maioria dos 11 votos. Ficou acorda-do que o içarense assume a entidade em agosto, o que ameniza a derrota.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane MENDES



Consumidor deve ser ressarcido em dobro por cobranças indevidas

Várias são as cobranças que ocorrem diariamente nas relações de consumo, mas que são na verdade in-devidas. Apesar de o Código de Defesa do Consumidor já estar próximo de completar 20 anos, muitos são os casos de infração aos direitos do consumidor que ainda vem ocorrendo.
Um exemplo deste fato, entre muitas outras cobranças indevidas, são as taxas na hora de realizar um empréstimo ou financiamento, que são, entre outras, as tarifas para emissão de título de crédito; tarifa de emissão de boleto bancário e a mais comum, taxa de abertura de crédito, que é uma taxa de análise do crédito do consumidor, que são serviços realizados em prol do próprio banco ou financeira.
Ocorre que, segundo o ar-tigo 51, inciso IV, do CDC, são nulas as cláusulas contra-tuais relativas ao forneci-mento de serviços que esta-beleçam obrigações conside-radas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade.
Desta forma, consideran-do-se que as cláusulas que es-tabelecem a cobrança da ta-rifa emissão de título de cré-dito; tarifa de emissão de bo-leto bancário e taxa de aber-tura de crédito são conse-qüência da atividade econô-mica, devem ser suportada pela instituição financeira, u-ma vez que não são espécie de serviço prestado ao mutu-ário-consumidor.
Outrossim, se ainda forem tais tarifas cobradas do consumidor, por se tratarem de cobrança indevi-da, devem ser de-volvidas em do-bro ao consumi-dor, segundo o ar-tigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Con-sumidor, que pre-vê a devolução em dobro quando o consumidor for co-brado em excesso, salvo en-gano justificável.
Portanto, quando o consu-midor verificar a cobrança indevida de tarifas, deve pro-curar os meios judiciais cabí-veis, tendo em mãos os com-provantes de tais cobranças, para fazer valer seus direitos, garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

POLÍTICA - Gentil perde eleição para presidente da Amrec

Dos três representantes do PMDB na Região Carbonífera, Gentil da Luz, de Içara; Hélio Bunn, de Lauro Müller; e João Réus Rossi, de Treviso; o prefeito da serra foi eleito presidente da entidade.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Prefeito de Lauro Müller, Hélio Luiz Bunn, foi eleito e empossado como presidente da Associação dos Municípios da Região Car-bonífera (Amrec) durante assembléia geral da entidade realizada nesta quinta-feira(24). A escolha foi feita através de acordo entre os três prefeitos do PMDB, Hélio Bunn, Gentil Dory da Luz, de Içara, e João Ré-us Rossi, de Treviso.
O acordo prevê, ainda, que Bunn exerça o cargo durante metade do mandato, sendo que a partir de agosto deste ano Gentil Dory da Luz assuma a presidência da associação.
Além da eleição e posse, a assembleia serviu para assinatura do convênio entre a Amrec e a Faculdade SATC, viabilizando o projeto da Web rádio e Web TV Amrec, que servirão para transmitir todas as reuniões e encontros que acontecem na sede da entidade.
O prefeito de Nova Ve-neza, Rogério Frigo (PS-DB), que deixou o cargo, ressaltou que esta é uma iniciativa que visa democratizar ainda mais a informação. “Imaginem daqui a vinte anos uma criança pesquisando a história e poder acessar num site to-da a gravação de um evento”, enfatizou. A afirmação se deve ao fato de que todo conteúdo transmitido ao vivo, também será disponi-bilizado em forma de Pod Cast e poderá ser consultado a qualquer momento no site www.amrec.com.br.
Já, o novo presidente ressaltou que o primeiro desafio a ser enfrentado pelos prefeitos neste exercício será o problemas com os médicos do Plano de Saúde da Família (PSF). Segunda Bunn, todas as prefeituras hoje enfrentam problemas com este setor e que isso precisa ser resolvido com urgência.
Gentil não foi encontrado pela redação do JI.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Sou candidato e estou entendendo que já sou o presidente. Quando foi a-cordado que cada partido teria um no comando er perguntei ao prefeito de Treviso, João Reus, se ele tinha interesse na presidência, ele disse que não. O Hélio Bunn, estava a-fastado da Amrec, então sobrou a mim como representante do PMDB. (...) Há mais de 10 anos que nós não temos a presidência da Amrec, o último que assumiu foi Bado Pacheco ”. Prefeito de Içara, Gentil da Luz, em entrevista ao JM desta quinta-feira, mas na parte da tarde, houve uma reviravolta e Bunn foi escolhido presidente da Amrec. Gentil assume no segundo semestre

O ex-vereador José João Rabelo
lança nesta sexta-feira, às 19h30min, na Casa da Cultu-ra Padre Ber-nardo Junkes, o livro Sob a Luz do Amor, Vida e Memória de José João Rabello.
Os vereado-res atuais deve-riam se espelhar em Zé Rabelo, que trabalhou por Içara na época em que os representantes do Legislativo não ti-nham salário, ao contrário de agora que recebem mais de R$ 4 mil por mês. Deviam pedir conselhos para o Zé.
Hoje, serão empossados, às 18h, no Paço Municipal, a pedetista Rita de Cássia Vieira, na Secretaria de As-sistência Social, que era vinculado ao secretário de Saúde Laudo Calegari, e o ex-vereador Adelir Cabreira, como chefe de gabinete do prefeito.

Gentil da Luz
não conseguiu vencer o Hélio Bunn na eleição da Amrec porque não articulou junto com os demais dez prefeitos o suficiente para obter seis votos.
Para amenizar a derrota assume a entidade a partir de agosto.

Neste sábado
será inaugurada a unidade de saúde da Terceira Linha, às 9h30min, e depois será servido um almoço beneficente ao custo de R$ 12.
O valor será revertido ao Hospital São Donato, que está no vermelho.

Gilmar Fraga
presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Içara, que está completando idade nova nesta sexta-feira (25), visitou o prefeito Gentil Dory da Luz esta semana. Ele confidenciou ao chefe do Executivo e ao secretário de Administração, Anildo Zanardi, que aindaserá prefeito de Içara.
Tomara, Fraga, tomara, e torço que seja um prefeito presente e eficiente.

Centro Cultural
está tomado pelo mato e a Policilinica prometida pela Administração Municipal até o momento não saiu. Então, pelo menos, que o local seja mantido limpo. Os vizinhos estão reclamando e o visual está deixando a cidade feia, e isso não é nada “humano”.

O empresário
Aldo Wagner Fernan-des quer que a ACII reivindique aós órgãos competentes que sejam troca-das as placas de sinalizações na entrada da cidade pela BR-101 indicando Içarae não Criciúma, pois os motoristas passam por solo içarense antes de chegar à Criciúma.

Frase
“O amor é cego, mas o matrimônio devolve a visão“ (Anônimo).

GERAL - Prazo para confecção de carteira de transporte termina hoje

O acadêmico que não estiver com a carteirinha na próxima semana não vai poder utilizar o transporte gratuito e a Secretaria de Educação recomenda o cadastro nesta sexta-feira, dia 25.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os estudantes que não se cadastraram para uso do transporte escolar gratuito, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Içara, du-rante o período inicial, de 7 a 10 de fevereiro, tiveram ma-is uma semana para fazê-lo.
As carteirinhas de transporte começaram a ser confeccionadas novamente segunda-feira, dia 21, e o prazo termina nesta sexta-feira, dia 25.
De acordo com o coordenador de transportes da prefeitura, Sandro Francisco Motta, durante o prazo inicial, no começo do mês, 220 estudantes fizeram o cadastro. “Estamos disponibili-zando o transporte conforme o número de pessoas cadastradas. Como percebemos que foram poucas, reabrimos o processo”, explica.
A partir da próxima semana, quem não apresentar a carteirinha não poderá utilizar o transporte. “No início das aulas, deixamos liberado, por que a maioria dos alunos ainda não tinha o comprovante de matrícula. Mas, a semana que vem será obrigatório”, ressalta.
Até quarta-feira, dia 23, 515 pessoas se cadastraram. Mas, a expectativa é de que o número aumente e, ainda, na próxima semana, devido às universidades que ainda não iniciaram as aulas.
“Este prazo que estamos dando é o período em que ficará uma pessoa à disposição dos estudantes para fazer o cadastro. Porém, a partir da semana que vem ainda será possível fazer. A diferença é que o aluno poderá enfrentar filas”, diz o coordenador.
Para o transporte escolar estão sendo disponibiliza-dos cinco ônibus. “Dois dos veículos da prefeitura estavam muito velhos. Então, contratamos mais dois para atender à demanda”, enfati-za Sandro Motta.
A Administração Municipal comprou mais três ônibus, que deverão chegar em até 90 dias. “Por isso precisamos saber a quantidade certa de alunos que estão utilizando o transporte escolar, para poder fornecer os veículos”, observa.
Motta conta que os ônibus estão viajando lotados. Mas, que a situação é normal nos primeiros dias e deve melhorar.
Para fazer o cadastro é ne-cessário apresentar na Secretaria de Educação: com-provantes de residência e matrícula, duas fotos 3x4, números do RG e CPF.
Em 2010, no mesmo período, foram confeccionadas 664 carteirinhas.

POLÍCIA - PC e PM prendem assaltantes em Içara

A Polícias Civil de Içara e de Criciúma, juntamente com os soldados da PM de Içara prenderam dois assaltantes no bairro Raichaski, ambos eram procurados por diversos crimes na região.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A Delegacia de Polícia Civil de Içara, teve uma manhã movimentada com a ca-ptura de dois assaltantes que atuavam na região.
Em uma operação conjunta da Polícia Militar e das Polícias Civil de Içara e de Criciúma foram presos, na manhã de ontem, L.H.S., 21 anos, e M.D.G., 22.
Os dois são apontados co-mo responsáveis, por, pelo menos, sete assaltos em estabelecimentos da região. O mandado de busca e apreensão foi cumprido no Bairro Raichaski, em Içara.
“Só em Içara, eles foram reconhecidos por quatro assaltos a postos de combustíveis, fora o que ainda não confirmamos no Rincão. Em um dia, eles assaltaram dois postos em um espaço de tempo de 30 minutos”, conta o delegado de Içara, Fer-nando de Fáveri. Além disso, a polícia já confirmou que eles assaltaram um posto de combustíveis e duas lotéricas, em Criciúma e outra em Forquilhinha.
Na casa dos suspeitos foram apreendidas diversas peças de roupas, capacetes, porções de maconha, um re-vólver calibre 22, usado nos crimes, e munições. “Eram ações parecidas. Eles chegavam de motocicleta, um esperava no veículo e o outro realizava o crime com a ar-ma de fogo em punho”, relata De Fáveri.
“Acreditamos que essas prisões vão acabar com os assaltos na região”, aponta o delegado da Central de Cri-ciúma, Vítor Bianco Júnior. L., natural de Florianópolis, morava há um mês em Içara. Já M., era de Criciúma, por isso a facilidade nos crimes.

VARIEDADES - Artesã içarense vende sapatinhos para todo Brasil

A pequena empresa Maria Flor Sapatinhos, da içarense Marlene de Souza Correia, expandiu o negócio recentemente através da venda pela internet, e ela exporta o produto para todo o país.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O gosto pelo artesanato e artigos para crianças fez com que a içarense Marlene de Souza Correia experimentasse a confecção de sapatinhos de bebê.
Há 18 anos, enquanto as-sistia ao programa da apresentadora Ana Maria Bra-ga, na época ainda na TV Record, Marlene observou uma aula de artesanato. “A moça estava ensinando como fazer sapatinhos. En-quanto ela explicava, a-prendi o passo-a-passo e fui tentar fazer. Saiu torto, mas fiz”, conta.
Marlene tomou gosto pe-lo trabalho e por diversas vezes costurou e desmanchou os sapatinhos, até que ficassem bons.
Inicialmente, a dona de casa fazia os calçados de bebê para presentear as amigas e, com o tempo, começaram a surgir as encomendas. “As mães gostaram tanto que começaram a pedir para que eu fizesse mais. Tenho vendido muito bem, tanto para amigas, quanto para lojistas”, ressalta Marlene.
O trabalho, que era exclusivo da dona de casa, começou, então, a envolver toda a família, que ajuda sempre quando o número de encomendas cresce.
Há cinco meses, com a ajuda da filha, Marlene começou a vender o produto pela internet.
“Com a necessidade de conhecer mais modelos, passei a usar a internet. En-tão, comprava sapatinhos e recebia pelo correio. Foi ai que tive a ideia de fazer o mesmo”, relata a empreendedora.
A filha de Marlene, Dai-ane de Souza Correia, cri-ou um perfil no site de relacionamentos Orkut e divulgou fotos dos modelos. A partir daí, os pedidos começaram a vir do país to-do. “No perfil do Orkut coloquei os modelos, os preços e o procedimento que deve ser adotado durante a compra”, explica Daiane.
A pequena fábrica de Marlene, batizada de Maria Flor Sapatinhos, conquistou até mesmo reven-dedoras em outros estados, como São Paulo e Rio de Ja-neiro. “A maioria dos compradores agora são de outros estados brasileiros. Há alguns dias, enviamos encomenda para Roraima. Antes do uso da internet, vendíamos apenas na região”, comenta Daiane.
Quem admira a qualidade da confecção dos sapati-nhos imagina que são feitos em uma fábrica. Porém, é dentro do próprio quarto, com uma máquina de costura simples, que Marlene cria os artigos.
“Com certeza penso em expandir o negócio, abrindo uma empresa e contratando alguém para trabalhar comigo”, planeja a empreendedora.
Os modelos são vendidos de R$ 10 a R$ 20.
“Os sapatinhos femininos são os mais vendidos. Para 100 femininos, vendemos um masculino”, compara Marlene.
A içarense se diz satisfeita com o reconhecimento do trabalho. “As clientes deixam depoimento no Orkut agradecendo e elogiando muito. Isto me deixa bastante feliz”, declara.
Para conferir os modelos no Orkut, basta procurar pelo perfil: Maria Flor Sapatinhos e fazer a compra pela internet.

ESPORTE - Criciúma não terá mudanças para partida contra o Figueira

O Tigre realizou ontem um treino para definir os últimos preparativos antes do jogo contra o Figueirens, domingo, em Florianópolis, e a equipe será a mesma que atuou contra a Chapecoense.

(Divulgação)

O técnico do Criciúma, Guilherme Macuglia, orientou um treinamento no CT do bairro Cristo Redentor, na tarde de ontem. Foram dois tempos de 35 minutos com novidades no time reserva. Os quatro reforços que vieram do Internacional foram escalados na equipe suplente e tiveram um bom desempenho no coletivo que terminou empatado em 2 a 2.
O time principal atuou com Andrey; Fábio Santa-na, Rogélio, Toninho e Pi-rão; Carlinhos Santos, Mi-ka, Roni e Carmona/ Val-do e Scwenck. A equipe reserva treinou com Bruno; Kléber, Nirley, Rodrigo e Mineiro; Henik, Diego Fe-lipe, Georginho e Wágner Libano; Talles Cunha e Lincom.
De acordo com o super-visor Giuliano Bitencourt os reforços que vieram do colorado estarão em condições de jogo, domingo, no Orlando Scarpelli diante do Figueirense.
Ontem, os trabalhos a-conteceram no período da tarde. No sábado pela manhã tem ainda um treino leve e no início da tarde, a delegação do Criciúma inicia viagem para a capital.
As torcidas do Criciúma se mobilizam para acompanhar, no próximo domingo, a decisão do turno do Campeonato Catarinen-se, contra o Figueirense, em Florianópolis. Tanto a Guerrilha Jovem quanto a Os Tigres estão promovendo excursões para o jogo.
Os ingressos para a final do primeiro turno do Cata-rinense passaram a ser co-mercializados nesta quinta-feira, dia 24, nas bilheterias do Estádio Orlando Scar-pelli, nos postos de venda e no site do Futebol Card.
O meia Roni deve ser observado por empresários que se interessam em contratar o jogador do Tigre.