O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Edição 1.835 - EDITORIAL - Páscoa é perdão e não consumação

A Sexta-feira Santa é retratada como a ressur-reição de Cristo, depois de quarenta dias de tentação e dor. É momento das pessoas refletirem sobre os seus atos e pedirem perdão a Deus.
Evite abusar do álcool e da comida para não prejudicar o corpo, que é emprestado, e não sujar a alma, que é o pé drive da sua vida. Tudo está arquivado e nada pode ser deletado.
Faça da sua vida uma Páscoa, um Natal e esteja de bem com todos na maior harmonia.

CHARGE

COLUNISTA - Marion Silveira


Auxílio-Doença:
Carência não é obrigatória em alguns casos


A Previdência Social é responsável pelo pagamento de doze tipos de benefícios. Entre eles está o auxílio-doença, espécie de garantia de renda para o segurado que, pelo surgi-mento de alguma lesão ou perturbação funcional, tenha perdido ou reduzido a capacidade de trabalhar.
Para ter direito ao auxílio, o trabalhador precisa cumprir uma carência de 12 meses de contribuições mensais e obter resultado favorável no exame médico pericial que será realizado pelo INSS.
Porém, há dois casos em que o cumprimento desse prazo mínimo de recolhimento não é obrigatório, ou seja, para que o segurado obtenha o benefício basta estar inscrito na previdência social. O primeiro é quando ocorre um acidente de qualquer natureza com o contribuinte. O outro, quando ele é acometido de uma das doenças relacionadas no artigo 151 da Lei 8213/91, que são as seguintes: tuberculose ativa; hanseníase; alienação mental; neoplasia maligna; cegueira; paralisia irreversível e incapacitante; cardiopatia grave; doença de Parkinson; espondiloartro-se anquilosante; nefropatia grave; estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); síndrome da deficiência imunológica adquirida Aids; e contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.
É importante observar que nas duas situações, o benefício só será concedido se ficar comprovado que a enfermidade surgiu após a filiação do segurado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Para requerer o auxílio-doença, é fundamental apresentar – além do Número de Inscrição do Trabalhador (PIS/PASEP/NIT), a Carteira de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – um documento que justifique a necessidade de afastamento do trabalho. Podem ser atestados médicos, exames de laboratório, atestados de Internação Hospitalar ou atestados de Tratamento Ambulatorial.
Caso o segurado tenha o requerimento indeferido nestas condições pelo INSS, deve procurar um advogado especialista para ingressar com ação judicial para ver garantido o direito.
Até a próxima semana quando voltaremos com outro assunto de interesse dos içarenses.

POLITICA - PSDB de Içara revela expectativas sobre Pavan

Apesar de Leonel Pavan ficar no governo, por apenas nove meses, o presidente do PSDB de Içara e o representante da legenda, na Câmara de Vereadores, revelam as expectativas tucanas.







O vice-governador Leonel Pavan (PSDB), tomou posse oficial ao cargo de governador do Estado há uma semana, envolto em polêmicas de pensão vitalícia, final da tríplice aliança entre PSDB, PMDB e DEM e o processo de acusação de corrupção tramitando, mas ainda é cedo para fazer uma avaliação da forma de governar.
Contudo, para o presidente da legenda em Içara, Paulo Roberto Brígido, Pavan tem todas as condições para fazer um bom governo durante os nove meses de mandato. “Ele tem bagagem, experiência para governar. Na questão administrativa eu confio nele”, relata.
Ao ser perguntado se o fato de responder o processo teria alguma influência, ele acredita que não, e que somente o tribunal poderá julgar a questão. A respeito do cenário político, Brígido crê que a nível estadual, a tríplice aliança dificilmente será retomada como era antes, mas “que tem uma chance maior de ser reestruturada com os DEM e o PP”, assim como não há nenhuma definição à nível regional.
O vereador André Jucoski, o Polakinho (PSDB), diz que “sempre gostou da postura de Pavan, que mesmo estando com os recursos comprometidos, focará os trabalhos na população”. Sobre a tríplice, ele relata que em recente reunião com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, onde em recente pesquisa foi comprovado que 80% dos tucanos não querem mais a tríplice, já que o partido tem nomes fortes para candidaturas majoritárias e também para concorrerem aos cargos de vice.”Mas a nível estadual dependerá da decisão do comando nacional, já que temos de apoiar Serra”, finaliza Polakinho.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Pavam deve ser julgado e caso isso não ocorra, o mais rápido possível, a população poderá desconfiar que haja muita podridão envolvida”. Declarações de Joares Ponticelli, deputado e presidente estadual do PP, sobre a investigação da Polícia Federal contra o vice-governador Leonel Pavan (PSDB), que está sendo julgado por corrupção pelo Ministério Público.

Vereador Acirton Costa (PMDB)

foi eleito novo presidente do Hospital São Donato (HSD) de Içara, nesta quinta-feira, quando foi realizada a primeira reunião do novo Conselho Diretor. Dos oito conselheiros presentes, Acirton Costa levou sete votos e um em branco. O novo presidente comandará o São Donato pelos próximos dois anos. Julio Cechinel foi escolhido como secretário e o médico Osmar Bonazza continua como tesoureiro. O cargo de diretora admi-nistrativa permanece com Morgana Zock.
Antes de votação Cechinel afirmou que o presidente deveria ser escolhido como consenso para evitar divisões na administração.
O presidente eleito vai priorizar o pagamento da dívida com o INSS. “Não vamos medir esforços junto ao prefeito, vereadores e as bancadas dos deputados estaduais e federais”, afirmou. Ele também pediu empenho de todos os conselheiros para que os trabalhos sejam realizados em equipe.
Costa também vai brigar por melhorias no atendimento do pronto-socorro e quer mais empenho da prefeitura neste sentido. Outras obras prioritárias são a conclusão da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico.
O presidente da Câmara vai passar muito trabalho para humanizar o HSD, que é a parte mais carente da instituição. Penso que na parte administrativa poderia ser indicada outras pessoas, para evitar o continuismo e o comodismo.


Costa
indicado pelo PMDB, venceu Júlio Cechinel, que deve ter votado em branco, e Joaci Domingos Pereira, que pode ter votado em Costa, ambos do PP.

Espero
que Acirton Costa administre o hospital de forma clara e transparente e não por política, pois é esse o motivo que levou parte da instituição a leilão.

Os tucanos criciumenses

Lauro Pirolla (vereador) e Itamar da Silva (presidente do Criciúmaprev) fizeram as pazes depois de proporcionar uma baixaria em frente ao Paço Municipal de Criciúma que quase terminou em agressão.
O mal estar entre os dois vem desde as últimas eleições, quando Pirolla era chefe de gabinete de Silva, quando este era vereador, e decidiu disputar uma vaga no Legislativo e saiu vitorioso.
Eles fizeram as pazes por telefone, com a intervenção do prefeito Clésio Salvaro.
Mas que foi feio, isso foi, né Pirolla, né Silva.

GERAL - Içara quer se tornar uma Cidade Digital

O prefeito Gentil Dory da Luz já encaminhou o projeto para o Ministério das Cidades na quarta-feira, dia 31 de março, e o município entrará na fila para contar com Internet gratuita.



Dentre tantas cidades sul catarinenses que estão aguardando a implantação do projeto Cidade Digital, Içara é mais uma que se encontra na fila, desde a quarta-feira, dia 31 de março, quando o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), entregou o projeto ao Ministério das Comunicações. O objetivo do projeto é garantir que os serviços sejam mais eficientes, criando, por exemplo, criação de pontuários eletrônicos na Secretaria de Saúde, organizando os serviços.
Contudo, a segurança dos prédios públicos também poderá ser aumentada com o monitoramento por câmeras e também dispor de Internet gratuita para a população.
Segundo Da Luz, todo o levantamento técnico para a instalação das antenas que irão distribuir o sinal já foi realizado nas últimas semanas.
Um dos parceiros do projeto, era o então presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jader Ednei de Souza, que viajou com o prefeito à Campo Grande para conhecer o projeto vigente em Mato Grosso do Sul.“A Infovia Digital, que é a base para todos os serviços que podem ser disponibilizados, poderá permitir a interligação de todas as lojas da cidade em uma grande rede e facilitar o acesso aos serviços do SPC”, explica Jader.
Agora, a transformação de Içara em Cidade Digital depende da aprovação do Governo Federal. Ao todo, 300 cidades deverão receber o aval para a digitalização municipal, sendo oito de Santa Catarina.

POLÍCIA - Dois acidentes de moto na Rodovia SC-444

O Corpo de Bombeiro atendeu dois casos envolvendo acidente com motocicletas na SC-444 e no mais grave deles o condutor acabou sendo arrastado alguns quilômetros por um caminhão.



O Corpo de Bombeiros de Içara atendeu a duas ocorrências de acidentes envolvendo motocicletas.
O primeiro deles foi na localidade de Pedreiras, quando L.S.L., 37 anos, que conduzia a moto CG125 placa MHB-5901, de Içara, fazia o percurso Içara/Balneário Rincão, acabou perdendo o controle no Km 18,200, próximo a lombada eletrônica,
De acordo com informações dos socorristas dos bombeiros, o homem foi encaminhado ao Hospital São Donato, em Içara, onde passou por exames médicos, sendo liberado em seguida, com alguns ferimentos nos braços.
O acidente mais grave foi na altura do viaduto do bairro Presidente Vargas, em Içara, no Km 2, que envolveu a moto CG125 placa MDA-9097, de Içara, dirigida por M.Z., 20 anos. Ele fazia o cruzamento do trevo por baixo do viaduto, quando perdeu o controle da motocicleta e caiu na estrada, e neste momento colidiu com um caminhão, que vinha logo atrás, sendo que a perna ficou presa no para-choque e o jovem foi arrastado por alguns metros. O motorista do caminhão não parou para prestar socorro e fugiu do local. Os bombeiros encaminharam a vítima ao Hospital São Donato, em Içara, com fraturas na perna e no abdômen, devido ao contato com o asfalto, de acordo com informações do plantão do Hospital São Donato, onde o motociclista recebeu atendimento e curativos, já que os cortes foram profundos. Depois de ficar em observação, foi liberado.

VARIEDADES - Passeata da Paz e Solidariedade levam alunos de Içara a reflexão

Os estudantes das escolas de Içara, através da Secretaria de Educação, participaram durante a manhã de quinta-feira de uma caminhada pela paz, cujo objetivo era promover a reflexão.



A Passeata da Solidariedade e da Paz, promovida pela Secretaria de Educação de Içara durante a manhã de quinta-feira, envolveu centenas de estudantes e chamou a atenção da comunidade para a reflexão de problemas do cotidiano. O evento contou com a participação de todas as escolas do município, e aquelas que não participaram do trajeto, realizaram a mesma reflexão na sede das unidades.
“Independente da religião de cada içarense, a proposta é convidar as pessoas a refletir sobre a participação em ações que ajudem a melhorar o ambiente onde vivemos”, destacou a gestora de Educação de Içara, Giovana dos Santos, acrescentando que nos Centros de Educação Infantil (CEIs), “a confraternização contou também com a presença do amigo coelhinho que fez entregas de lembrancinhas pela passagem da Páscoa”.
O roteiro da Caminhada da Solidariedade e da Paz seguiu a programação apresentada pela escola municipal Ângelo Zanelatto, do Centro da cidade. Desde as 8h, os estudantes percorreram um trajeto que iniciou nas dependências da escola, seguiu pela Rua João Menegaro, onde houve a primeira parada em frente a Secretaria de Educação. No local os estudantes promoveram uma reflexão sobre as políticas públicas de educação na construção de uma sociedade de valores de solidariedade, justiça e paz.
Em seguida os estudantes se dirigiram até o Paço Municipal Ângelo Lodetti, com a reflexão sobre desenvolvimento social.
A terceira reflexão foi feita em frente à Igreja Assembléia de Deus, no Centro, e o tema escolhido foi a importância das igrejas e das religiões para promoção da solidariedade entre os membros das congregações e da tolerância para as diferenças.
Depois de refletirem sobre religião, os estudantes seguiram para a unidade de saúde do bairro Primeiro de Maio, onde discutiram sobre o acesso a bens e serviços essenciais e a prioridade na sociedade.

ESPORTES - Jean comanda a goleada do Marlan no Suíço do Barracão

Ontem a noite foram disputadas duas partidas do Suíço Noturno, válidas pela segunda fase, e o Marlan Embalagens goleou o Primus por 7 a 5, enquanto a Farben venceu o Pedreiras por 1 a 0.



Dando prosseguimento ao Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, disputado no Centro Esportivo do Barracão, em Içara, foram realizadas duas partidas nesta quinta-feira, válidas pela segunda fase. Os jogos foram antecipados devido ao feriado de sexta-feira.
No primeiro confronto a Farben passou dificuldades para vencer o Pedreiras, com gol de Bicudinho. Com o resultado positivo a equipe do Bairro Aurora sai na frente com 3 pontos de vantagem sobre o adversário, dentro da competição municipal.
Já na partida de fundo a equipe do Marlan Embalagens venceu por 7 a 5 o Primus, numa partida bem disputada, para alegria dos torcedores, que vibravam a cada gol.
Jean Vitorassi, marcou três, Andinho, Cris, Fá e Tanaka completaram a vitória da Mar-lan, enquanto Leandrinho (2), Jacó, Fernandinho e Gil descontaram para o adversário.
Na quarta-feira, o Cebola ganhou do Praia por 3 a 0, enquanto o Ciclosul venceu o Tchê Comunicação por 3 a 1.
A próxima rodada do Campeonato Suíço ocorre segunda-feira entre Tchê Comunicação x Praia e Ciclosul x Cebola.
Aschuvas que cairam na semana passada no município fez com que a Liga Atlética Içarense cancelasse as duas primeiras rodadas que foram transferidas para o final da competição municipal.