O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Esportes: Muitos gols no Coroa

O tempo bom permitiu que as competições a beira-mar fossem realizadas com sucesso.
E não poderia ser diferente na segunda rodada do Coroa Bom de Bola, Taça Cooperaliança 45 anos, que teve nove jogos no fim de semana.
No sábado, Dalbeli venceu o Master Mina por 2 x 1, enquanto o Flamengo perdeu de 1 x 0 para a Informática. Já o Sênior Caiçara carimbou a goleada da rodada vencendo a Imbralit por 4x1.
Na seqüência ainda teve mais três jogos: Cooperminas 1 x 0 Valsechi, Prospera 3 x 1 Jubaa e Mathesch 1 x 1 Master Junac.
No domingo, as três partidas foram realizadas todas pela manhã. A CPAI ganhou por 1 x 0 a Vila São Jorge, a Contabilidade Pierini venceu a Kripta Video por 3 x 0 e para encerrar a rodada a Engeterra venceu a Cabonífera Cri-ciúma pelo placar de 2x0.
Engeterra continua na liderança, seguido da Car-bonífera Metropolitana, na terceira colocação permanece a Cooperminas.
A terceira rodada ficará para o próximo fim de semana, que abrirá os jogos de 2009, e deve definir os líderes da competição de veteranos.

Esportes: Construtora Locks e Guerreiros lideram Suíço da Zona Sul

No fim de semana foi aberta a terceira rodada do Campeonato Suíço Diurno da Zona Sul, Taça Castelo Esporte.
No sábado, o Domus perdeu para o Jorginho Lanches por 2 x 1, já o Oriente venceu por 3 x 2 a Net-to Contabilidade, enquanto a MDS e Auto Posto empataram em 0 x 0.
Na seqüência, a Multicópias venceu por 2 x 0 os Irmãos Olivo e a equipe da Naspoline aplicou 3 x 1 no Posto Dário.
No domingo a Construtora Locks venceu por 2 x 1 a GF, Inimigos da Bola e Nostragamos empataram dem 3 x 3, e finalizando a rodada a Prematec goleou a Itanorte por 4 x 0.
Nesta segunda-feira foi disputada mais uma rodada do Noturno: Imbralit 2 x 3 Colina, Mercado Mez-zari 0 x 0 Inimigos da Bola e Decas 1 x 0 Medclan

Esportes: Rodada do Praião define três equipes na liderança

Após a finalização dos seis jogos da segunda rodada do Praião 2008/2009, 2 Taça Rádio Eldorado, realizados no fim de semana, a competição com três equipes na liderança com seis pontos: Espaço Alternativo, Ajax e Carbonífera Criciúma.
No primeiro confronto do sábado, o Ajax derrotou o Alô Você por 2 a 0, deixou o adversário na lanterna e alcançou a ponta da tabela. Na seqüência, o Comerciário chegou a quatro pontos ao derrotar o União da Praia por 3 a 0, que ainda não venceu.
Nos jogos de domingo, o Espaço Alternativo abriu a rodada batendo o Praia por 3 a 2, que divide a lanterna com Alô Você e União da Praia. No segundo compromisso do domingo, a Carbonífera Criciúma mostrou força ao obter a segunda vitória, goleando o Siderópolis por 4 a 0. À tarde, CPAI e Trilho empataram em 2 a 2 e Vila Nova e Palmeiras ficaram no 0 a 0.
O técnico Benício Spillere, do Vila Nova avaliou o crescimento da e-quipe, que marcou apenas um ponto, nas duas rodadas.
O treinador do Palmerinhas, Anélio Daltoé, afirmou que o goleiro do Vila Nova precisou fazer grandes defesas para manter o resultado.
A terceira rodada terá dois jogos no próximo sábado: Palmeiras x Siderópolis e Trilho x Espaço Alternativo. No domingo jogam Comerciário x Vila Nova, Alô Você x CPAI, Praia x União da Praia e Carbonífera Criciúma x Ajax.

Variedades: Içara comemora 47 anos

"Doce e querida Içara, princesinha do nosso mar. Quem te viu jamais esquece, quem te visitou deseja voltar...".
Assim descreveu o poeta Francisco de Souza em um dos trechos da poesia que produziu, inspirada nos 47 anos de história içarense. Seu Chico Poeta, não poderia deixar de ser citado já que foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento cultural da cidade.
Içara é um dos municípios que mais cresce em população e desenvolvimento econômico na região, segundo o IBGE. O aniversário será festejado com a realização da Içara Fest, marcada principalmente pelos shows nacionais que trarão o cantor Daniel, no dia 3 de janeiro, e a cantora Ivete Sangalo, no dia 5 de fevereiro.
A cidade foi emancipada em 1961. O primeiro prefeito foi Ascendino Pavei, nomeado pelo Governador Celso Ramos. Em 1962, é realizada a primeira eleição sendo eleito prefeito Ângelo Lodetti. A história da cidade é marcada pela construção da Ferrovia Dona Teresa Cristina em 1924 que corta a cidade, atualmente ainda transportando carvão de Criciúma a Tubarão.

Polícia: Homem morre afogado na Lagoa dos Freitas

Mesmo depois de tantos avisos por conta do Corpo de Bombeiros de Içara, um homem acabou morrendo por afogamento na Lagoa dos Freitas, no Distrito.
Aderaldo da Rocha tinha 38 anos e chegou a ser encaminhado ao Hospital São Donato com vida, mas não resistiu.O acidente aconteceu no dia 26. De acordo com informações dos bombeiros, o homem foi retirado da água por volta de 17h20min.

Polícia: Homem morre afogado na Lagoa dos Freitas

Mesmo depois de tantos avisos por conta do Corpo de Bombeiros de Içara, um homem acabou morrendo por afogamento na Lagoa dos Freitas, no Distrito.
Aderaldo da Rocha tinha 38 anos e chegou a ser encaminhado ao Hospital São Donato com vida, mas não resistiu.O acidente aconteceu no dia 26. De acordo com informações dos bombeiros, o homem foi retirado da água por volta de 17h20min.

Polícia: Homem morre afogado na Lagoa dos Freitas

Mesmo depois de tantos avisos por conta do Corpo de Bombeiros de Içara, um homem acabou morrendo por afogamento na Lagoa dos Freitas, no Distrito.
Aderaldo da Rocha tinha 38 anos e chegou a ser encaminhado ao Hospital São Donato com vida, mas não resistiu.O acidente aconteceu no dia 26. De acordo com informações dos bombeiros, o homem foi retirado da água por volta de 17h20min.

Polícia: Fogo destrói dois carros e uma casa

Um incêndio destruiu uma residência de aproximadamente 100 metros quadrados na zona sul do Balneário Rincão. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Içara, o fogo teria começado por um dos dois veículos que estavam na garagem e se alastrado até a casa. O Celta foi completamente destruído, enquanto que o Citroen foi parcialmente queimado.
Foram utilizados mais de seis mil litros de água para conter as chamas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros ficaram mais de quatro horas no local até controlar o incêndio que tomou conta da residência de veraneio localizada na Rua Lindalva Claudino Domingos. O Corpo de Bombeiros de Içara precisou da ajuda do ABT de Criciúma para conter as chamas.
Já em Criciúma, os bombeiros atenderam um princípio de incêndio no bairro Airton Senna. O ex-marido teria ateado fogo no quarto da ex-mulher. O fogo destruiu os 10 metros quadrados do quarto, mas não chegou a se espalhar pelos 40 metros quadrados restantes da casa. A Polícia Militar também foi acionada para atender a ocorrência.

Polícia: Depois das chamas, a solidariedade: família que perdeu casa pede doações

Reconstruir a parte da vida carregada pelas chamas é a principal meta de Lindaura Claudino, que teve a casa do bairro Mirassol, no Balneário Rincão, destruída por um incêndio na tarde do dia 25 de dezembro. Para tal, ela conta com doações de terceiros.
Com ajuda da Associação de Mulheres Voluntárias do Bairro Mirassol, a família já recebeu geladeira, fogão, roupas de cama e vestuários, mas agora tenta arrecadar material de construção para refazer, pelo menos, parte da casa. "Eles trabalham reciclando e tudo o que usavam para isso foi queimado. Eles tentam pelo menos reconstruir o local de trabalho e armazenagem para poder sustentar a família", explica a presidente da associação, Maria Albertina da Silva.
No momento do fogo, por volta de 16h, não havia ninguém na residência de cerca de 50 m2. Ela e o marido haviam ido almoçar na casa da filha. Já os dois filhos pequenos e o neto do casal brincavam com os presentes que havia recebido da Associação na manhã do mesmo dia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram gastos sete mil litros de água para conter o fogo, que acabou com a casa.
O laudo sobre a causa do incêndio ainda não foi divulgado, porém tanto os bombeiros quanto os moradores locais acreditam que ele teria iniciado na fiação elétrica, que já era bastante antiga e estava desencapada.
As doações estão sendo re-alizadas na própria sede da associação do bairro e os telefones para contato são (48) 34684377 ou 91245144.
Enquanto não consegue recomeçar a construír a casa, a família de Lindaura está morando com a filha.

Geral: Médicos do HSD podem entrar em greve

A Administração Municipal de Içara ainda não repassou o que deve aos médicos que atendem no pronto-socorro e ficam de sobreaviso no Hospital São Donato (HSD). Com isso, o anúncio de greve continua em pé.
De acordo com Morgana Zoch, diretora administrativa do hospital, o único repasse dos meses atrasados foi de apenas R$ 20 mil, feito há uma semana. Com este valor, Secretaria de Finanças da Prefeitura apenas terminou de pagar o mês de setembro. Contudo ainda faltam outubro e novembro, uma soma de R$ 92 mil. "Infelizmente, não houve nenhum repasse ou posicionamento de pagamento ou não até o último dia do ano", conta.
Caso o pagamento não seja feito, os médicos iniciam a paralisação no dia 5 de janeiro. Todos já assinaram e enviaram um ofício sobre intenção de greve ao Conselho regional dos Médicos (CRM) e ao Ministério Público.
Hoje, cerca de 4.500 pessoas são atendidas mensalmente no pronto-socorro do São Donato. Caso ocorra a greve, os pacientes que chegarem ao hospital precisando de serviços de obstetria, pediatria, anestesia e cirurgias de emergência deverão ser encaminhados a outro hospital.

Geral: Cresce em 200 % atendimento na Cooperaliança do Balneário Rincão

O aumento da população na alta temporada no Balneário Rincão é sinônimo de mais atendimentos na unidade do Rincão da Cooperaliança.
De acordo com a gerente comercial, Janaina Moneretto, o número cresceu uma média de 200% só no mês de dezembro. "Enquanto no mês de novembro nós realizamos 5 mil atendimentos, no mês de dezembro, até o dia 26, nós já realizamos 12 mil atendimentos. É um número que surpreende bastante", declara.
Os serviços mais procurados pelo associado e consumidor são de manutenção, iluminação pública, segunda via de faturas e parcelamentos.
Para poder atender a essa de-manda, a cooperativa está trabalhando em um esquema especial, que dependendo da demanda, pode durar toda a temporada de verão.
O novo horário vai das 7h 45min às 17h30min, de segunda a sábado.
Para o final do ano, um esquema de plantão também foi montado. Duas equipes que realizam os serviços externos já estão instaladas na unidade do Balneário Rincão para garantir mais agilidade no serviço prestado ao associado e consumidor daquela região.
No dia 31, a unidade estará com as portas abertas, realizando atendimentos das 7h45min às 17h30min. Ficará fechada no dia 1° de janeiro, mas reabrirá, em horário normal no dia 2.

Geral: Furto e depredação no novo Centro de Educação Infantil do bairro Pedreiras

A falta de respeito de alguns não poupa nem instituições que servem de apoio a crianças carentes. Foi o caso do que aconteceu em Içara na noite de domingo, quando vândalos invadiram, furtaram e depredaram o Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro Pedreiras, que atende meninos e meninas com idades de de três a seis anos.
De acordo com Boletim de Ocorrência (BO) registrado por uma das professoras da escola, Célia Maria, os invasores teriam entrado por uma janela basculante direto na sala da diretoria. Lá, já começaram a depredação, espalhando documentos pedagógicos e administrativos pelo chão. Depois disso, furtaram bolas e outros materiais de educação física, que eram utilizados nas aulas com as crianças.
Não contentes com o trabalho realizado, os depredadores ainda quebraram alguns vidros das janelas e picharam paredes com tinta preta.
O centro conta com duas salas de aula, cozinha, sala da diretoria e três banheiros.
Segundo a professora, nenhum dos vizinhos da instituição viu ou escutou algo. "Não fazemos idéia de quem possa ter praticado esse ato de vandalismo", afirma a educadora.
O CEI havia sido inaugurado há cerca de 15 dias e atualmente atende 90 crianças da localidade.
Outros casos de vandalismo estão sendo registrados no Balneário Rincão, como espalhamento de lixo, depredação de placas públicas etc.

Política: Eleição à presidência da Câmara acontecerá depois da posse do prefeito

Paralela a diplomação dos vereadores, a disputa pela presidência da Câmara também deverá ocorrer no dia 1º, depois da posse do prefeito
As coligações ainda não apresentaram definitivamente os representantes, porém já existem algumas especulações por parte dos meios de comunicação.
Tais considerações apontariam os candidatos Joaci Pereira, Osmar dos Santos e Darlan Carpes, ambos do PP e pertencentes à coligação "Por Uma Içara Mais Forte" e que concorreriam ao cargo de presidente da Casa. Porém, Carpes, "desmentiu" esse envolvimento. "Eu nunca falei que queria ser presidente da Câmara, a imprensa que vem divulgando", contestou o vereador reeleito.
Já a coligação "Por Uma Içara Mais Humana", deverá fazer uma reunião para definir o representante até quarta-feira. Por enquanto, sabe-se que os candidatos que aspiram pelo cargo são os eleitos, Acirton Costa (PMDB) e Neuzi Berto da Silveira (DEM). Costa (foto) garantiu que não abrirá mão de ser candidato e trabalha para isso.

Edição 1.538: Política: Gentil reúne equipe que vai coordenar as pastas da Administração Municipal

Para acertar os últimos detalhes com a equipe que coordena, a partir de primeiro de janeiro, as Secretarias Municipais de Içara o prefeito eleito, Gentil Dory da Luz (PM-DB), reuniu-se com o professor e economista Murialdo Gastaldon (PDT), que foi o coordenador de elaboração do Plano de Governo; o ex-reitor Edson Rodrigues, também envolvido na elaboração do Plano de Governo; o professor Jairo Martins que será responsável pela coordenação de planejamento estratégico, e com os gestores já confirmados: Giovana dos Santos, na Educação; Fabrício Possamai, na Saúde; Valterney Réus, na Procuradoria; e José Eloir do Nascimento, na Subprefeitura do Balneário Rincão.
Em pauta além do anúncio do convênio entre UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense - e a administração municipal que assume em 2009, onde inicialmente devem fazer parte do projeto os cursos de economia - projetos para o desenvolvimento econômico da cidade; arquitetura e urbanismo - visando a urbanização de Içara e do Distrito do Balneário Rincão; também o planejamento estratégico como ferramenta de gestão bem sucedida; o grande projeto para Içara 50 anos; e o trabalho a ser realizado para tirar o município da "vergonhosa", segundo Gentil, posição que ocupa no Estado e entre os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), quanto ao (IDH) Índice de Desenvolvimento Humano. Entre as 293 cidades catarinenses Içara amarga a 193ª posição, colocação que fica ainda pior quando analisados os números entre as cidades da Amrec: 11º entre os 11.
A posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos acontece no dia 1º de janeiro, às 19 horas. No primeiro momento a cerimônia será realizada nas dependências da Câmara de Vereadores, seguindo para a Prefeitura Municipal para a entrega oficial das chaves.

Polícia: Filha identifica corpo de mulher encontrado no Rincão

Foi identificado na manhã de ontem o corpo que havia sido encontrado a 100 metros da Plataforma Entremares, na Zona Sul do Balneário Rincão. Desde último domingo o corpo seguia sem identificação e ontem pela manhã a filha da mulher compareceu ao Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma.
Trata-se de Maria do Rosário Ripardo de Souza, de 47 anos. Segundo o perito do IML Almir Fernandes, ela havia feito o último contato com a filha cerca de uma hora antes da morte, que acredita-se que foi causada por ela mesma. "Ela tinha sintomas de depressão e já havia demonstrado a intenção de acabar com a própria vida algumas vezes", conta Fernandes.
O IML constatou a causa da morte por afogamento. Não foram encontradas marcas de violência no corpo. Próximo ao local onde estava o corpo, a bolsa com documentos e demais objetos foram encontradas, incluindo um diário. Maria era moradora do Bairro Colonial, em Criciúma.

Edição 1.537: Polícia: Novo comandante da PM pretende estreitar relação com comunidade

A filosofia da aproximação com a comunidade é o pensamento que segue Major Jorge Luiz Silva, o novo comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Içara.
Ele afirma querer mudar a percepção que as pessoas têm da PM, já que este é um órgão que presta serviços à população. "Existe uma idéia errada do nosso trabalho. Estamos aqui para ajudar e, estando ao lado do povo, nosso trabalho pode ser muito mais eficientes", acredita o oficial.
O fato de na maioria das vezes o povo pensar que a polícia é algo não acessível incomoda o novo comandante. "Não somos melhores nem piores que ninguém. Quem precisar de algo (como reforço po-licial devido a um evento) pode vir falar diretamente conosco. Afinal, somos parceiros e precisamos ter esse contato mais estreito", afirma.
Ao ser questionado sobre os principais problemas de Içara, não hesitou em afirmar que a cidade é tranqüila quanto a crimes graves. "O índice de ocorrências é baixo. O que incomoda mais a população são perturbações do sossego e os pequenos furtos na praia", diz.
O representante do povo tem 42 anos de idade, sendo que desses, 57% passados servindo como policial.
Natural de Capivari de Baixo, Silva já passou por diversas cidades do sul, atuando inclusive como comandante da Polícia de Choque de Tubarão. Para ele, um bom policial deve ser acessível, imparcial e também firme "quando é preciso", finaliza.