O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1625 - quarta-feira, 20 de maio de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

Agricultura: Seca castiga 128 cidades no Estado.

Gripe Influenza A: Vacinação atinge a meta em SC.

Astronautas voltam à Terra.

Empresas alemãe de automóveis podem fazer fusão.

EUA já tem sétima morte por Gripe A.

Defesa quer impugnação do Ministério Público.

Mãe acusada de matar filho em MG.

Preso suspeito de matar prefeito.

Criciúma e Araranguá: Traficantes são tirados de circulação.

Criciúma: Criança é vítima de bala perdida.

Criciúma: Pastoral luta contra idade penal.

Preso acusado de estupro.

Internacional e Flamengo terá maior público do ano no Beira-Rio.

Criciúma contrata novo lateral-direito.

Coritiba vence a Macaca e segue na Copa do Brasil.

Equipe de futsal de Içara joga no sábado.

Próxima fase da Olesc será em Araranguá.

Equipe de basquete de Içara joga amistoso.

Assume a nova diretoria do Conseg do Rincão.

Convênio da ambulância ainda não saiu.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

DISTRITO - Começa a Temporada da Tainha no Balneário Rincão

Oficialmente começou no dia 15, sexta-feira, e o município içarense começa a se movimentar, tanto os pescadores da Colônia de Pesca Z-33 quanto os organizadores da Festa da Tainha.

Está aberta a Temporada da Tainha, que vai de 15 de maio até 15 de agosto.

Segundo a secretária da Colônia de Pesca Z-33, Cida Luciano, os peixes saem do Uruguai e da Lagoa dos Patos (RS) em direção à costa do Rio de Janeiro para a desova, na subida eles passam por Santa Catarina e, claro, pelo Balneário Rincão, onde 26 cabos de rede fixos já estão armados e mais 34 redes coloniadas estão em Jaguaruna.

Entretanto, a quantia de tainha pescada ainda não chega a 300kg, o que é considerado muito pouco, segundo Cida, mas ainda é esperado uma quantidade bem maior.

A época movimenta também o comércio, mais precisamente quando se trata da Festa da Tainha, evento anual que neste no ocorre nos dias de 10 a 14 de junho, no Distrito.

Segundo o organizador, Deobaldo Pacheco (o Bado, ex-prefeito de Içara), no dia 10, o evento começará às 22h, no centro comunitário, com um baile em escolha da “rainha da festa”, em seguida, um jantar.

No dia 11 de junho, um evento religioso católico e em seguida um almoço. No dia 12, um jantar e, por fim, no dia 14, domingo, um almoço encerrará a festa.

Pacheco conta que o espaço do restaurante, no centro comunitário, será ampliado, com um pavilhão de lona, para o buffet. “Antes tinhamos 800 lugares disponíveis, dessa vez teremos mais 350”, conta.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Campeonato Municipal de Bocha atinge 80 partidas

Nesta terça-feira, mais oito jogos movimentaram as canchas de bocha da cidade, pela sexta rodada do Campeonato Içarense 2009, que já teve 88 partidas realizadas até o momento.

Na noite desta terça-feira foi realizada a sexta rodada do Campeonato Municipal de Bocha com a disputa de mais oitos jogos nas canchas espalhadas pela cidade. Até o momento já foram totalizados 88 partidas.

Na classificação geral até a última rodada, os números levantados pela Fundação Municipal de Esporte (FME) Içara, apontaram as seguintes pontuações. Na Chave 1, o líder é a Santa Cruz com 15 pontos.

Já na Chave 2, o Barracão e o Ser Liri estão empatados com 12 pontos.

Pela Chave 3, quem se deu bem foi o Bar do Ageu que soma 12 pontos.

Na Chave 4, a equipe do Gonçalves Sport se mantém na liderança da competição com 12 pontos.

Pela Chave 5, duas equipes ostentam o primeiro lugar na classificação, Bar do Nori e o Bar Dida B, que fecharam a rodada com 9 pontos.

Fechando as tabelas, na Chave 6, o Bar do Teco, tem 12 pontos.

Marcelo Cardo, da equipe da Santa Cruz, afirmou que os companheiros não vão parar com a campanha que vêm fazendo desde inicio do campeonato. “Não iremos aliviar mesmo estando em primeiro na classificação, iremos continuar com o nosso jogo também nesta fase”, completou o pontuador.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Na semana do Gari, os de Içara comemoram data trabalhando

No Centro de Içara, são 6 garis efetivos, que contam como funciona a profissão, quais as curiosidades e quais os principais problemas encontrados na função, sempre com bom-humor.

O Dia do Gari aconteceu no dia 16, sábado, mas Maria das Dores de Souza e os cinco colegas celebraram a data trabalhando.

Eles prestam serviços como gari no município de Içara, todos os dias, das 5h às 11h. Maria das Dores é a única que trabalha até as 13h, pois é a responsável pela limpeza dos banheiros públicos da Praça da Igreja Matriz São Donato, no Centro de Içara.

Segundo ela, é muito bom trabalhar como gari no município, pois “o serviço é tranquilo, não se incomoda com ninguém e a gente ainda se diverte”.

Das Dores está na função há nove anos. Embora ache bom o serviço, a gari assume que as condições não são tão boas assim: ela e os colegas não têm uniforme para o trabalho; não recebem protetor solar para usar em dias de sol forte, quando vão limpar as ruas do Cento; as pessoas pelas ruas não respeitam seu trabalho, chegando a atrapalhar, algumas vezes. “Há casos de mulheres ignorantes que espalham de propósito com o pé a sujeira das ruas que a gente amontoa, quando varre. Se reclamamos, elas ainda dizem assim ‘vocês são pagas pra limpar mesmo’, sem a menor consideração”, conta a gari, que tem 52 anos.

Mas, com muito bom-humor, ela releva e conta que já teve casos engraçados como quando viu um corpo de manhã cedo estirado na praça e chamou a polícia, depois constataram que o sujeito estava apenas bêbado.

“Também quando vou limpar o banheiro e tem ‘cocô’ de gente, claro, no chão, na porta, tudo espalhado... Sobra para mim, né?”, conta ela com humor.

O colega dela, Alcebíades Pereira, que também presta serviço como gari há nove anos, conta que repreende muitos homens que espiam o banheiro público feminino. “Uma vez ainda encontrei um cara pelado no banheiro masculino”, conta.

Quando há festas no local, todos têm que trabalhar até mais tarde, mas recebem pelas horas extras. “Na Festa da Tainha, por exemplo, trabalhamos até as 17h”, informou Maria das Dores.

Inclusive, quando ocorrem brigas entre bêbados em festas no Centro da cidade, principalmente na parte da noite, os garis são os responsáveis por chamarem os segurança ou a polícia.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Presídio tem novo administrador

Assumiu ontem o novo gerente do presídio de Santa Augusta, em Criciúma.

Carlos Antônio Gonçalves Alves assumiu a instituição no lugar de Patrício Cardoso Patrício.

Segundo o antigo administrador, o pedido para a saída já foi feito há algum tempo. Na última segunda-feira, dia 18 de maio, Patrício sofreu uma queda e fraturou o braço, o que acelerou o processo para saída do presídio.

Alves esteve durante todo o dia na unidade. O novo gerente está se inteirando das condições e do trabalho, mas comenta que as atividades devem seguir da mesma forma.

Em contato com o secretário estadual de Justiça e Cidadania Justiniano Pedroso, Carlos ouviu que melhorias podem ser feitas no Santa Augusta.

Em relação ao crescente índice de prisões e da determinação de esvaziamento das delegacias, Carlos Antônio afirma que a pesar da superlotação, o trabalho será realizado para que se tenham condições de abrigo para todos.

Alves é natural de Araranguá, onde inicioua carreira na area de segurança. Desde 2007 trabalhava em unidades de Florianópolis. Ele já havia desempenhado outras funções também no Santa Augusta, em Criciúma.

As informações são do site Engeplus.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Termos Circunstanciados da Polícia Militar registram 85 casos

De janeiro á maio deste ano, a Polícia Militar de Içara registrou 85 Termos Circunstanciados, destacando-se casos de posse de entorpencentes e apreensões de caça-níqueis, entre outros.

Um levantamento de dados das ocorrências diárias, feito pela Polícia Militar (PM) de Içara, revela que, entre janeiro e maio deste ano, 85 casos foram registrados, dos quais 16 foram por posses de entorpecentes e outros 16 foram apreensões de máquinas caça-níqueis, além de diversos outros.

Destes, segundo a nova sargento da PM, Maria Aparecida Tavares de Oliveira, em janeiro foram duas ocorrências de cada ca-so, em fevereiro foram três de posse, em março foram quatro registros de cada caso, em abril foram cinco casos de posse e 11 de apreensões de caça-níquel e em maio (até dia 19) mais duas pocorrências por posse de entorpecentes.

Depois vêm as ocorrências perturbação de sossego, somando ao todo 11 ocorrências.

Além de um acidente com vítima, em janeiro; dois casos de desobediência e obstrução do serviço da PM, um em janeiro e outro em maio; duas invasões de domicílio, uma em janeiro e outra em abril; dois casos de desacato à autoridade, em janeiro e março; três agressões; duas manobras perigosas de veículos; oito casos de ameaças; cinco de lesão corporal; três por porte de armas brancas; um caso por atrito verbal; dois por condução de veículos não-habilitados; e um por entregar a direção de veículo a pessoa não-autorizada.

Oito termos circunstanciados foram registrados pelo o que a PM chama “vias de fato”, que são as brigas entre duas pessoas. Quando envolvem-se nas brigas mais de duas pessoas, o termo é richa.

Segundo a sargento Aparecida, as vias de fato geralmente são brigas entre familiares e vizinhos e o controle não tem como ser feito pela PM. Entretanto, quanto às apreensões de drogas e caça-níqueis, os números são bem positivos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Saúde: Contratação de mais 4 médicos em Içara

A Secretaria de Saúde enviou um ofício para a promotoria pública de Içara solicitando um novo processo seletivo. O processo deverá selecionar dois médicos, um psiquiatra e um cardiologista.

Além desses quatro médicos o quadro de funcionários na área de saúde no município ainda não esta completo. O que parecida estar prestes a ser solucionado deve passar por mais burocracias.

De acordo com a gestora de saúde de Içara, Mira Dagostin, sete enfermeiros e 17 técnicos de enfermagem devem ser chamados nos próximos dias. Em relação aos médicos, três dos que foram contratados não quiseram assumir. O outro teve problemas na hora da contratação. “Já que não podemos simplesmente contratar estes profissionais teremos que lançar outro processo seletivo”, explicou Mira.

Os bairros que estão sem médicos são o Balneário Esplanada e a Zona Norte do Balneário Rincão, que dispõe de um profissional que atua quatro vezes por semana. “Queremos resolver a situação o mais breve possível e normalizar a questão da saúde em Içara”, garantiu a secretária de Saúde.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Comércios conveniados buscam solução

Representantes do comercio içarense (conveniados com o Sindiserpi – Sindicato dos Servidores Públicos de Içara) e da entidade sindical estiveram reunidos ontem, com o prefeito de Içara, Gentil da Luz, com a secretária de Finanças, Micelia Luiz, e com Procurador do Municipio, Walterney Réus, para negociar os cinco meses (agosto a dezembro/2008) de repasses atrasados, no valor de R$ 297.384,01. Os repasses de 2009 estão sendo pagos em dia.

Algumas possibilidades de negociação foram apresentadas ficando definido que no mês de agosto proximo os conveniados receberão o atrasado de dezembro de 2008.

De acordo com a secretária de Finanças para que a situação seja efetivamente resolvida um novo encontro está agendado para o dia 19 de junho quando outras possibilidades de negociação sejam apresentadas. “Vamos buscar a alternativa mais próxima do viável economicamente”, frisou.

O prefeito Gentil Dory da Luz enfatizou que o compromisso com os pagamentos em dia está valendo e assim será até o final do mandato. “Estamos fazendo gestão. Vocês vieram buscar a solução e nós vamos encontrar a melhor alternativa, mas deixamos claro que não se comete arbítrio”, declarou o prefeito.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Cobrança de lixo virá na fatura de água a partir do mês de junho

Decisão do Tribunal da Justiça de Santa Catarina determinou que a cobrança no serviço da coleta de lixo já está liberada e a primeira parcela poderá ser cobrada na fatura de junho.

Depois de um prejuízo de mais de um milhão no município, a taxa cobrada pelo serviço da coleta de lixo finalmente está normalizado.

Conforme a auxiliar de escritório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Bruna Cardoso, a administração tomou conhecimento da decisão judicial segunda-feira, dia 19. “Como ficamos sabendo recentemente ainda não temos informações completas”, disse. “Possivelmente a taxa já virá em junho para ser cobrada em julho. A cobrança será junto com a fatura de água”, completou.

De acordo com o presidente do Samae, José Zanolli, a administração passada cobrou apenas R$ 500 mil nestas faturas. O gasto real foi no valor de R$ 1,5 milhão.

No ano passado, o PMDB encabeçou um movimento contra a cobrança em uma única fatura e queria que o pagamento fosse efetuado pelo contribuinte em duas faturas.

O caso chegou na Promotoria Pública, se alastrou por quase um ano e somente agora o Ministério Público se posicionou sobre o assunto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Marzinho e Polakinho se reuniram com supervisor do Dnit

O Supervisor Geral do Dnit, João José dos Santos, de Florianópolis confirmou nesta terça-feira aos vereadores de Içara, Osmar Manoel dos Santos, o Mazinho (PP), e André Jucoski, o Polakinho (PSDB), que a obra de pavimentação para o contorno do Centro Comunitário do Barracão irá começar aproximadamente em 90 dias e que a passarela será discutida em outra ocasião.

“Na reunião com o Dnit ficou garantido a pavimentação e a drenagem ao lado do viaduto até o Centro Comunitário. O Dnit também garantiu a iluminação no viaduto da BR-101”, explicou Polakinho.

Segundo os vereadores, para a pavimentação asfáltica entre a BR-101 até a ponte do Olho D’Água, divisa com Jaguaruna sair do papel a Administração Municipal de Içara deverá refazer o projeto, para que depois o Dnit intermedie as negociações com a empreiteira Queiroz Galvão para asfaltar o acesso à Esplanada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Parecer do Ministério Público sobre Gentil gera polêmica no município

O Ministério Público deu parecer pela cassação do prefeito e do vice e o município teme por novas eleições. A situação agora depende da decisão da Justiça Eleitoral, mas reús podem recorrer ao TRE.

O processo encaminhado pelo Partido Progressista (PP) teve parecer positivo do promotor Márcio Rio Branco de Gouvêa à cassação do prefeito de Içara, Gentil da Luz (PMDB) e do vice José Zanolli (DEM-25). Porém, caso o prefeito seja afastado do cargo novas eleições devem ser realidade em Içara, já que Gentil da Luz recebeu mais de 50% de votos da população.

“Se o juiz também der parecer pela cassação com certeza a defesa do prefeito vai recorrer ao TRE - Tribunal Regional Eleitoral - e se possível até ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Caso estes também dêem parecer pela cassação caberá as autoridades definir qual serão os próximos passos, seguindo as leis de conhecimento dos próprios tribunais”, explicou o chefe da 79ª Zona Eleitoral de Içara, Marcos Morais.

Na ordem, o ex-prefeito de Içara, Heitor Valvassori, voltaria a se candidatar com grande chance de mais uma vez comandar Içara. Contudo, a situação de Valvassori não é diferente da de Gentil da Luz. Vale trazer à memória da população que vários processos tramitam na justiça contra o ex-gestor. Um deles, baseado em denúncias na Polícia Civil, Promotoria e Tribunal de Contas, é relacionado a “aquisição indevida” de seis terrenos da prefeitura de Içara que supostamente estariam no nome do ex-prefeito.

De acordo com o representante Judicial do PMDB, Paulo Preiss, que deu partida aos processos, além desta denúncia tramita na justiça duas ações de improbidade administrativa. “Se trata de mal uso de recurso público. O ex-prefeito gastou R$ 70 mil a mais do que deveria ter gasto”, contou Preiss. De acordo com ele, o resultado dos processos deve sair nos próximos dias. Dependendo das decisões judiciais, Valvassori pode não participar das possíveis eleições.

O ex-prefeito Heitor Valvassori foi procurado para a confirmação dos dados apresentados por Preiss. “Não dou créditos a ‘malucos’. Paulo Preiss pode falar o que ele quiser eu estou tranquilo!”, afirmou Valvassori.

Sentença do promotor:
Conforme o parecer do promotor público, baseado no pedido de abertura de investigação judicial, a inexistência de recibos eleitorais e a apresentação destes fora do prazo estipulado confirmam a existência de “caixa dois”. Gouvêa ressalta no documento o fato do prefeito ter apresentando recibos que pertenciam a candidatos não-eleitos. “Só depois do parecer pela rejeição das contas surgiram 36 recibos eleitorais originalmente destinados a candidatos não-eleitos a vereador objetivando dar um ‘ar de regularidade’...”, descreveu o promotor concluindo que diante deste caso “não há como a Justiça Eleitoral efetuar qualquer controle sobre as contas do candidato”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: O 13 de Maio na História - Parte 2

Um relato histórico é o que dona Doralice Vicente dos Santos, conhecida como dona Deda, nos deixou.

Nascida em Jaguaruna, mais precisamente no Morro Bonito, ela era neta de Vicente, que veio como escravo da família Goulart.

No Morro Bonito tinha um porto, com uma casa e uma chácara enorme, com todas as variedades de frutas, propriedade do casal Manuel e Bernardina Marques. Sem filhos, eles criaram uma menina branca, e tinham um número de escravos considerados, ali viviam os irmãos da mãe da Dona Deda: Adão, Zé, Jacinta, Hilário e Eva. Construída em um lugar elevado, a casa era considerada uma mansão. Ali pousavam bispos e padres que visitavam Jaguaruna, num tempo em que não havia ainda a praça atual.

Dona Deda falou que Manuel e Bernardina fizeram um testamento em favor dos escravos, pois antes do falecimento já havia sido proclamado a Lei Áuréa. Mas o casal não havia se desfeito dos escravos, e tentavam deixá-los em segurança, e sem dividir as terras. Então um sobrinho que morava em Garopaba veio até a casa dos tios, pediu os documentos, no que foi atendido pelo ex-escravo de confiança, o Zé. Ele então e requereu para si todo o patrimônio. Houve uma questão que durou anos, passou de pai para filhos.

Os casais estavam já estabelecidos em suas casas, com sua família e serviram ao Manuel e a Bernardina mesmo depois de livres, baseado no documento. Mas depois de algum tempo a Justiça de Tubarão deu ganho de causa aos brancos. Os negros foram dispersos e procuraram outras casas para servir e outras terras para trabalharem de arrendatários. Outras gerações procuraram as minas, especialmente na cidade de Criciúma.

O pai de Dona Deda foi batizado como “ventre livre”, e ela chegou a conhecer o documento que ele guardava. Os outros irmãos continuaram como escravos. Mas segundo seu pai, continuou a viver e a servir os senhores Goulart que, segundo ele, eram muito bons, viviam com uma família. O pai visitava regularmente os filhos do seu senhor e também era visitado por eles.

Dona Deda foi casada com o músico da banda de Jaguaruna, e posteriormente de Araranguá, Ciro Bonifácio dos Santos, o qual faleceu jovem, aos 35 anos, deixando-a viúva e com cinco filhos pequenos. Ela trabalhou como costureira e lavadeira, numa fonte onde hoje está situado a Praça de Araranguá. Educou os filhos, inclusive as quatro meninas se formaram no colégio das Irmãs Madre Regina, um Colégio Normalalista, e depois fizeram faculdade em Tubarão, na UNISUL; enquanto o filho, que era o mais velho da família, só fez a quarta série do curso primário e foi trabalhar como arrimo da família.

Dona Deda, falando da consciência negra, diz que nunca teve problemas por ser uma senhora de cor. Sempre esteve entre brancos e pretos, pois a avó paterna era clara. Por outro lado, seu pai ensinou-lhes a entrar na casa dos patrões, ou de outras pessoas, sempre pela porta da frente, falar de igual para igual e a nunca mexer em nada que fosse de outras pessoas. Mesmo que a mãe fosse a ama de leite dos filhos dos patrões, elas nunca entravam pela porta dos fundos, mas como visitas, se precisassem falar com a mãe.

Das tias Jacinta e Eva, Içara tem seus descendentes, enquanto que tio Adão, muito considerado em Jaguaruna, tem filhas e netas como professoras na história de Criciúma, e outras atuando em Araranguá e Tubarão.

Até a próxima semana com mais um assunto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - A DITADURA TOGADA

Tenho observado com muita apreensão as notícias so-bre cassação de prefeitos e inclusive de governadores, largamente difundidas pela mídia. Trata-se de um movimento inédito na história brasileira, pois não lembro de haver presenciado atitudes como essas ao longo de nossa história republicana. E digo com apreensão, simplesmente porque fica muito difícil acreditar em atos moralizadores vindos do Judiciário que é, sem dúvida, o mais retrógrado dos poderes constituídos.

As atitudes exibicionistas do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marcos Aurélio de Mello, em pose constante para as câmaras da Rede Globo de Televisão, tecendo opiniões precipitadas de episódios, antes de serem julgados, ocorridos em época recente, numa atitude indevida e cheirando a golpe, as acusações do Ministro Joaquim Barbosa ao presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes, afirmando que o mesmo destrói a credibilidade do Judiciário e convidando-o para sai às ruas e ouvir o povo, bem como as decisões inaceitáveis da “justiça”, liberando notórios pilantras abastados e inatingíveis, prendendo apenas míseros ladrões de galinhas, o que me levam a pensar na possibilidade de que um golpe muito bem arquitetado pelos partidos conservadores, representantes da pretensa elite branca, com o apoio da mídia e referendado pelo judiciário, esteja dando seus primeiros passos...

Essa cassação de peixes pequenos não seria uma forma de justificar a futura cassação de um peixe maior? Não seria um ensaio para afastar do poder um futuro presidente da República, alegando para isso a teoria da equidade? Se podemos afastar um, podemos afastar o outro?

Concordo que é necessário cuidar para evitar abusos econômicos no processo eleitoral. Mas já não estaria havendo intervenção indevida, quando políticos são afastados pelo Judiciário devido a fatos não muito relevantes? Pode a caneta de um promotor ou juiz, que não passam pelo crivo das urnas, ter mais poder que o voto de uma população inteira? A cassação do ex-prefeito Décio Góes, em Criciúma, no passado e a provável cassação de Gentil Dory da Luz, em Içara, não seria uma falta de respeito a vontade popular oriunda das urnas? Se a vontade de um único homem se sobrepõe à vontade do povo, não seria o caso de jogarmos nossos títulos eleitorais no lixo? Não seria muita prepotência do Judiciário, achar que a opinião de um juiz ou promotor possa invalidar os votos do povo? Onde fica aquele princípio basilar da democracia: “governo do povo, para o povo e pelo povo”? A vontade expressa de uma população não pode ser substituída pela vontade de um único ou de uns poucos homens, por mais respeitáveis que sejam, sob pena de se transformar a democracia num mero e triste engodo, substituindo-se a ditadura das fardas pela ditadura das togas!

Mário César Serafim, advogado e contabilista

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1625: EDITORIAL - Prefeitos por um fio de navalha

Passados sete meses das eleições municipais no país, ainda se ouve falar em cassação de prefeitos por compra de votos, improbidade administrativa (desvios de recursos), caixa dois, vícios antigos de corrupção que os políticos ainda teimam em fazer de forma ilícita.

Com a mudança da lei, os políticos ainda não se adequaram e por esse motivo estão sendo colocados na parede pela Justiça Eleitoral, estão com os cargos por um fio de navalha.

Se, em Içara, o prefeito, Gentil Dory da Luz (PMDB), for cassado, o segundo colocado, Heitor Valvassori (PP), não poderá ser empossado, pois também tem processos na Justiça passivos de cassação. Neste caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é quem tem que marcar uma nova eleição no município. Mas a defesa de Gentil da Luz pode recorrer da ação no TRE e, caso seja necessário, no Tribunal Supremo Eleitoral.

Fatos distintos ocorreram com os prefeitos de Timbé do Sul e Maracajá.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.