O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Esportes: Criciúma terá três desfalques contra o Fortaleza no sábado

O técnico Paulo Campos não poderá repetir contra o Fortaleza, no próximo sábado, a escalação do Criciúma que venceu o ABC po 2 a 0 na noite desta terça-feira, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
A equipe tem três jogadores suspensos: Everton, Luiz André e Luciano Bebê, que foi punido ontem pelo Superior Tribunal de Justiça Des-portiva (STJD) por duas partidas. Já Canindé foi suspenso por uma partida, mas cumpriu a pena contra o São Caetano e poderá ser aproveitado con-tra o Fortaleza. Eles foram expulsos contra a derrota para o América-RN.
O volante Luís André foi julgado na noite desta terça pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, e punido com duas partidas de suspensão pela expulsão na derrota para o Juventude. Como já cumpriu um jogo, o volante fica de fora do jogo no Ceará e aproveita para tratar uma torção no tornozelo direito sofrida no segundo tempo da partida contra o ABC.
O zagueiro Everton recebeu o terceiro cartão amarelo nesta terça e abre uma chance para Claúdio Luiz voltar à equipe.
Os jogadores que atuaram contra o ABC realizaram um trabalho regenerativo ontem orientado pelo preparador físico Adriano Lancetta, enquanto os demais atletas participaram de um treino coletivo contra o Próspera, no Centro de Treinamento (CT) Toca do Tigre.

Distrito: Destacamento da PM atende 24h no Distrito

Para dar mais segurança aos moradores do Distrito Balneário Rincão o Destacamento da Polícia Militar funciona 24 horas com 11 soldados e duas viaturas.
De acordo com o sargento Elias José Marques, responsável pelo destacamento, as blitzs de rotinas e as rondas diárias em pontos alternativos do Distrito reduziram as ocorrências de furtos e roubos, como também os trotes. "O índice reduziu desde junho, graças a participação das pes-soas do Conselho de Segurança (Conseg), que mantém contato direto com as viaturas através do celular", explica Marques, que convida para as reuniões do Conseg toda a terceira terça-feira de cada mês, no salão da Igreja.
O Balneário Barra Velha dispõem de um Posto com um policial militar e uma viatura.
Qualquer informação ou denúncia o cidadão pode ligar no 190, sem precisar se identificar. Outros telefones da Polícia Militar são 3468-1190 (Rincão) e 3467-0067 (Barra Velha).

Variedades: Museu Arqueológico dibulga cinema

O Museu Arqueológico Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes do Balneário Rincão comemora a Semana da Primavera com palestras e cinema dirigida à comunidade de estudantes, professores e publico em geral do Distrito
A programação teve início na segunda feira com palestra do arqueólogo Jaisson Teixeira Lino no auditório do Mirante da Caixa D’Água, e deu continuidade nesta quarta-feira com quatro exibições de Cinema Nacional e italiano com o filme histórico "A Retirada", que conta a passagem do italiano Giuseppe e da lagunense Anita Garibaldi, pelo litoral de Içara durante a Guerra dos Farrapos, que envolveu catarinenses e gaúchos contra o governo. A programação abrange exibição no dia 19, em Linha Anta, e o "Cinema Paradiso" nos dias 20 e 21, na Praça do Imigrante, ao lado do Museu Ferroviário, no Centro de Içara.
As sessões do Distrito contaram com a animação do grupo teatral da E. E. B. Melchíades Bonifácio Espindola, do Balneário Rincão, coordenado por Vagner dos Santos.
Na semana de 15 a 21 de setembro os Museus de Içara, em parceria com DEMU e IPHAN do Governo Federal, estará realizando intensa programação cultural e a entrega a comunidade das reformas físicas e da estruturação do espaço destinado a reserva técnica dos museus.
O projeto de "Adequação das Reservas Técnica" coloca os museus de Içara a nível dos grandes museus das capitais do país, que recebem apoio do Ministério da Cultura.

Polícia: Mais registros de BOs por discussão política

Os casos de violência envolvendo cabos eleitorais e candidatos políticos chegam ao ápice em Içara. Há 17 dias das eleições, as denúncias de vandalismo e atentados são cada vez mais freqüentes.
Nesta quarta-feira Adão Magé denunciou uma agressão que teria sofrido injustamente na noite de terça-feira, no Balneário Rincão. Conforme o Boletim de Ocorrência n° 3572, registrado na Polícia Civil, ele levou pauladas nas mãos e na perna direita. Além disso, teve o Del Rey de placas LZX 8255, de Içara, depredado pelo mesmo pedaço de pau, usado para atacá-lo.
De acordo com Magé, o carro, estava estacionado em frente ao mercado Alves, no Balneário Rincão, enquanto ele participava de uma pequena carreata em apoio ao PP. Em declarações à Polícia Civil, disse que o agressor foi Maurici Batista, simpatizante do PMDB. "Ele veio para ci-ma de mim, junto de outras pessoas e me atacou", afirma.
Mas esta é apenas uma das versões do fato.
A versão do outro lado
Do outro lado, Batista afirma que Magé estava bêbado e invadiu a calçada, onde estavam vários pedestres e até um adolescente, que quase foram atropelados em frente a diretório do PMDB, no Rincão. "Na verdade, ele é meu primo e tentei protegê-lo, mas estava muito alterado, sendo que chegou a quebrar o vidro do carro, ao tentar me agredir. Quando ele saiu do lo-cal o carro dele estava em perfeitas condições. Mas se o carro dele foi destruído não foi por nós e sim pelo pes-soal do PP, pois é de praxe se fazer de vítima", finalizou Batista que também registrou no Boletim de Ocorrência, n° 765, acusando o funcionário da prefeitura Ayjalan Dionísio por agressão.
Além dele, Claudecir Serafim Püntel, Rosane Matos Pereira e Maria de Fátima Tomé Paulo, com os BOs números 767 e 768 confirmaram a versão de Batista. "Meu filho, de 13 anos, quase foi atingido", afirmou Claudecir.
A Polícia Militar esteve no local mas Adão Já havia saido.
Conforme informações da Polícia Civil, as investigações estão sendo feitas para saber quem está falando a verdade.

Geral: Lions Clube Içara Centro luta contra violência no trânsito

Prevenir acidentes de trânsito é o objetivo principal da campanha de conscientização do Lions Clube Içara Centro, que desde ontem mantém um carro batido e uma placa com os dizeres "Se beber, não dirija", expostos na praça Matriz São Donato, no Centro.
A campanha é do Lions estadual e aderida em Içara.
De acordo com a presidente Mara Modolon Lima, o grupo resolveu se juntar ao movimento pela necessidade do município. "Com o crescimento populacional, a cidade estava precisando de movimentos como estes, que eduquem o cidadão", ressalta.
O carro exposto foi destruído em um acidente no bairro Vila Nova, no qual o motorista encontrava-se embriagado. Ele ficará na praça até domingo, dia 21 de setembro. No sábado, o pessoal da associação estará no Centro distribuindo panfletos informativos. Nestes, conterão dicas de educação no trânsito para ciclistas, motociclistas, motoristas e pedestres.
A manifestação tem apoio da Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Içara, Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Edição 1.468 - Política: Pesquisa do Ipat aponta diferença eleitoral em Içara

A primeira pesquisa de intenções de votos realizada em Içara pela Ipat/Unesc, a pedido da Rádio Som Maior e Tribuna do Dia, demonstra um empate técnico entre Gentil da Luz (PMDB) da coligação "Por Uma Içara Mais Humana" e Heitor Valvassori (PP), da coligação "Por Uma Içara Mais Humana".
Levando em conta a margem de erro da consulta, que é de 4%, pois a diferença entre os candidatos é de 4,5%. Na estimulada, Da Luz recebeu 38,8%, enquanto Valvassori, 34,3%. O número de indecisos é de 21,7%, fatia que deve ser explorada pelos dois candidatos nestes 17 dias de campanha.
Gentil da Luz avalia os números e se diz contente pois em todas as três pesquisas realizadas em Içara se mantém na frente e se a eleição fosse hoje ganharia o pleito. "Vamos continuar trabalhando até 5 de outubro, pois sentimos nas ruas que o povo quer mudança e renovação e quer um estilo novo de governar a cidade", comenta.
O peemedebista questionou a responsável pela pesquisa que seguiu os caminhos inversos: primeiro se contrata empresa de pesquisa, faz o registro no Cartório Eleitoral, coleta os dados e depois divulga. "O mesmo instituto há três dias da eleição passada dava uma vantagem ao ad-versário de 7% e perdi com 0,45%, se a margem de erro é de 4%, quer dizer que temos 11,5% e está dentro dos números das outras duas pesquisas. Isso nos serve de estímulo para continuar trabalhando por entendermos que somos o instrumento de renovação neste projeto, no qual sairemos vitoriosos em 5 de outubro. Se tem indecisos e como a rejeição do meu adversário é maior que a minha, devemos continuar em crescimento e vamos vencer as eleições porque temos a melhor proposta", finaliza.
Valvassori comentou na Rádio Difusora. "Gostaríamos de dizer que para nós é animador. Motivo para conclamarmos ainda mais nossos militantes para que possamos vencer as eleições. Pesquisa não se questiona e se analisa. Estamos um pouco atrás, porque pecamos por não divulgar as obras que fizemos nesses três anos e sete meses. Agora, mostrando o que foi feito o povo vai nos dar a preferência", esclarece.