O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Distrito: Terça-feira de sol garante diversão e agito na beira-mar

Depois de um domingo de intenso vento, que obrigou os banhistas a irem mais cedo para casa, o sol colaborou nesta terça-feira e muitas pessoas aproveitaram para curtir a beira-mar do Rincão.

Quem vai a praia é para curtir os dias ensolarados e foi isso que aconteceu nesta terça-feira. Um grande número de veranistas e moradores do Balneário Rincão lotaram a beira-mar do Balneário Rincão para curtir os últimos dias de férias.

A água do mar ainda continua suja, mas isso não impediu que os veranistas tomassem banho.
Para a gaúcha Sônia Sartori, que há 29 anos veraneia no Rincão, tudo está bom e pede que a subprefeitura coloque uma passarela de madeira em frente ao Edíficio Panorâmico, onde reside.

Já Paulo Trindade, que reside em Criciúma, alega que está faltando atividades de melhor qualidade para os banhistas. Para que os banhistas encontrem a praia limpa, todos os dias, de manhã, o servidor público, Fabiano Manoel dos Santos, passa o trator com grade para tirar as sujeiras, que são recolhidas por outra equipe de funcionários da sub-prefeitura.

Esportes: Criciúma está escalado para enfrentar o Avaí

O Criciúma, que anunciou, na tarde de ontem, a contratação de um atacante para o Catarinense e para as demais competições do ano, está esclado para o jogo de hoje contra o Leão da Ilha.

O técnico do Criciúma, Leandro Machado, deve definir na tarde desta quarta-feira a equipe que vai enfrentar o Avaí, às 20h30min, no Estádio Heriberto Hülse. A direção do Criciúma espera um bom público na noite de hoje.

Machado deverá manter a mesma formação que atuou em Timbó, na vitória de 3x2 sobre o Metropolitano. O que pode mudar diz respeito à zaga, da qual o zagueiro Leonardo poderá ficar de fora, desde que seja concretizada a negociação com o futebol de Israel. O treinador aproveitou as atividades de segunda-feira para testar opções para o lugar de Leonardo.

Recuperado de lesão, Anderson Kanu treinou entre os titulares. Na segunda parte do treinamento, a novidade foi Basílio na zaga. O lateral-esquerdo Evandro, que vem treinando como zagueiro, é outro jogador que pode atuar na função. "A gente espera fazer as contratações ainda essa semana", disse Rampinelli. Além de dois zagueiros, o Criciúma procura um lateral-direito, um meia e um atacante.

Exaltando as virtudes e citando algumas limitações, o atacante Paulo Matos foi apresentado nesta terça-feira como mais novo reforço do Criciúma. "Raça nunca vai faltar. A parte técnica pode falhar, afinal não sou nenhum craque, mas vou sempre honrar a camisa", afirmou o atleta. Paulo Gomes de Matos completou 25 anos no domingo, tem 1m70cm e 72 quilos.

Variedades: Diversão para quem não vai à praia: conheça opções de lazer em Içara

Temporada de verão leva grande parte dos içarenses ao Rincão. No entanto, os que ficam na cidade não se reprimem: barzinhos com música ao vivo durante a semana e boate nas sextas e domingos lotam.

Barzinhos à beira-mar, pegar sol de biquíni e viajar a lugares desconhecidos podem ser boas pedidas durante o verão, mas também não é tudo. Quem fica na cidade, por opção ou mesmo obrigação, também tem aonde ir e principalmente se divertir.

Hoje, com o estouro do sertanejo, os lugares mais procurados são bares onde há música ao vivo. No centro, o local mais visitado é o Taz Maluco, que além de ser procurado pela diversidade na gastronomia, já é tradição nas noites de sexta-feira. "As bandas tocam de tudo um pouco. Desde o sertanejo até o pop", conta o proprietário, Reginaldo Brígido. Esta semana, o bar recebe o grupo Amsterdã, que segue a linha diversificada.

Já o Manga Rosa, inaugurado há pouco tempo às margens da SC-444, em Içara, apresenta um estilo extrovertido e é um bom exemplo de entretenimento diversificado durante as férias na cidade. Coordenado pelo jovem Marcos Rossi, o bar abre as portas a diferentes tipos de música. Às quartas-feiras, violão e voz comandam o projeto "Quarta Acústica". Hoje quem sobe ao palco é Felipe Speck, ex-integrante da banda Vizinhos da Glória, de Içara. Já nesta sexta, o estabelecimento recebe um show de reggae, com a banda Sobrinhos do Tio Bob. "Cada sexta-feira é um som diferente. Depende da programação. Na semana que vem, será rock", conta Rossi.

Para quem gosta de dançar, nenhuma danceteria é mais procurada do que a Casa do Rock. Grande e imponente no centro de Içara, ela traz muitos jovens de outras cidades para as dependências. No verão, o movimento parece aumentar ainda mais. No último domingo, por exemplo, a boate ficou tão lotada que o estacionamento oficial não foi suficiente e as ruas próximas ao local começaram a ser tomadas por veículos. A danceteria abre nas sextas e domingos.

"Quem pensa que não há o que fazer em Içara está muito enganado", afirma a jovem Franciele Fernandes, que trabalha durante a semana e só vai para o Rincão no sábado. Portanto, nesta temporada, junte alguns amigos e explore a cidade. Afinal, ela pode ter muitas boas surpresas a oferecer.

Polícia: Prisão de delinquentes promete acalmar furtos no Balneário Rincão

Três jovens com menos de 20 anos de idade foram detidos por furtos a residências e a banhistas nos últimos três dias. Delegado acredita que, como um deles era bastante conhecido, os crimes durante a temporada devam diminuir.

Depois dos problemas com som alto, os pequenos furtos são os crimes mais cometidos no Balneário Rincão. Durante o inverno, eles são realizados nas casas de veraneio, que permanecem fechadas e sem proteção. Já na temporada de verão, quem mais sofre com os abusos são veranistas e banhistas.

Diego Machado é uma das vítimas do período. Morador de Criciúma, ele tira férias no balneário desde que nasceu e nunca tinha sofrido nenhum tipo de violência. No último final de semana, porém, teve o boné e a jaqueta levados por marginais. "Eles chegaram de bicicleta e exigiram as coisas. Como eu estava sozinho, fui obrigado a ceder", conta, frustrado.

Apesar de ter sido vítima de um crime, o garoto não quis registrar queixa. "A gente fica com medo de eles quererem se vingar", diz. Mesmo com os moradores deixando de prestar esclarecimentos à polícia, o trabalho deles está sendo feito. Nos últimos três dias, três jovens foram detidos, sendo que dois deles foram encaminhados ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

A.F. S., 19 anos, e um adolescente, 17 anos, tentavam roubar correntes e bonés quando foram autuados, na noite do último domingo. Já na segunda-feira, foi a vez de D.S.C., 19 anos, preso em flagrante ao levar uma bicicleta. Com ele, a polícia ainda encontrou outros objetos furtados de residências da Zona Sul do Rincão.

De acordo com o delegado Carlos Emílio da Silva, com as prisões, os crimes tendem a diminuir. "Um deles era muito conhecido por aqui. A prisão dele vai reduzir os furtos", afirma.

Geral: Fortes chuvas aliadas à crise financeira afetam o comércio

Segundo o presidente da CDL, Jader Ednei de Souza, a catástrofe climática que assolou Santa Catarina e a crise financeira enfrentada mundialmente, foram refletidas de forma negativa no comércio da região.

Antes de novembro de 2008, a expectativa para o aumento das vendas era de 6 a 7%. Contudo, conforme conta o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Içara (CDL), Jader Ednei de Souza, depois do comprometimento da região com as vítimas atingidas pelas fortes chuvas do estado e a difícil crise financeira enfrentada pelo mundo, o cenário mudou. "O mês de dezembro começou muito bem, mas foi diminuindo no decorrer dos dias", revelou o presidente. "Esperávamos crescimento. Porém, em meio a tantas dificuldades, consideramos positivas as vendas", completou.

De acordo com os dados registrados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), foram 3% de acréscimo nas vendas armazenadas em consultas ao SPC. Por enquanto, não se sabe a porcentagem das compras à vista. Isso significa que o aumento deve ter sido maior. Mesmo assim, alguns vendedores e proprietários de lojas do município de Içara se mantêm desmotivados em relação ao comércio.

De 15 lojas de confecções femininas, no centro de Içara, visitadas pelo Jornal Içarense, quase 80% afirmaram que esse foi o pior dos últimos quatro anos. "As pessoas estão preocupadas com a crise, ao mesmo tempo em que estão empenhadas em prestações de móveis, de carro... Isso acaba afetando o comércio com produtos de valor médio", avaliou a vendedora da Loja Marri modas, Vanessa Ronsani.

Edição 1551 - Política: Partido dos Trabalhadores de Içara se reúne para avaliação e planejamentos

A direção municipal esteve reunida no domingo, dia 25, onde realizaram uma avaliação de 2008 e também traçaram metas e projetos do partido que serão incluídos no ano de 2009.

"O PT fará oposição responsável, acompanhando os atos dos Poderes Legislativo e Executivo de Içara, visando o melhor para o povo içarense". Com essa a firmação, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Maria Canever, informou o que foi definido na primeira reunião de 2009 da executiva municipal.

Outro questionamento incluído na reunião foi em relação aos problemas de transição. "Entende-se que ainda é cedo para se fazer uma crítica à atual administração. Porém, não podemos admitir que a população deixe de ser atendida nos serviços essenciais, por causa de uma transição mal coordenada e irresponsável", protestou a presidente, referindo-se aos atuais problemas enfrentados pelos servidores públicos de Içara.

Além dos questionamentos, o partido petista debateu sobre algumas palavras mencionadas pelo atual prefeito, Gentil Dory da Luz, e que, segundo a direção do PT, não estão surtindo resultados. "Enquanto até há pouco tempo se pregava levar o governo para os bairros e ouvir os cidadãos, o que se vê é a concentração de poder", criticou a presidente petista.

Por fim, as propostas também foram discutidas. Entre elas está a possível "resolução" da situação da Afasi. "A proposta do Partido dos Trabalhadores para muitos dos problemas enfrentados com a entidade é a criação da Secretaria de Assistência Social e a reorganização dos programas sociais com responsabilidade, sem prejudicar o atendimento à população", propôs o partido.

"Também queremos deixar claro que a eleição acabou, o povo escolheu o que achava melhor e agora o nosso compromisso é com a melhoria da vida das pessoas", completaram.