O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.199 - 27 de setembro de 2011

BRUNA BORGES/JI
Geral: Fiscais de Içara querem criar uma associação no Sul
O primeiro encontro para discutir o assunto será no próximo sábado, dia 1o, no auditório da Cooperaliança.


CALEBE BORGES/JI
Política: Onda 15 pretende filiar 500 pessoas até julho de 2012
Essa é a iniciativa do comando do Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Içara que já filiou 273 pessoas até dia 24 de setembro

FRAMBER JÚNIOR;JI
Polícia: Carros clonados e furtados são recuperados




NEKA DAL PONT
Esporte: Caiçara perde a quinta partida no Regional

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

PMDB cresce e PP continua dormindo


Faltando um pouco mais de um ano para as eleições municipais e de todos os partidos içarenses o PMDB é o que vem se reforçando ao contrário do adversário, PP, que continua na surdina, sem diretório e sem comando.
E isso vem prejudicando a sigla que vem perdendo filiados importantes como são os casos de Joaci Domingos Pereira, o Boca, e Daniel Fernandes, que agora vão reforçar o Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
Mas o PP é um partido forte, mesmo estando numa situação inversa de descontentes deve juntar os cacos e ressurgir com a força toda, pelo menos o espírito de luta os progressistas não perdem.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PMDB de Içara chega à marca de 273 novos filiados

O partido do Prefeito Gentil da Luz planeja o fortalecimento com a inclusão de 500 novos filiados até julho de 2012; para isto, encontros estão sendo realizados em diversos locais do município.


Com a meta de conseguir, até julho de 2012, 500 novos filiados, o PMDB de Içara está realizando uma série de eventos.
Na última sexta-feira, dia 23, e no sábado, dia 24, a sigla promoveu mais do-is encontros.
Na noite de sexta-feira, o partido fez o evento na comunidade de Esplanada. A reunião contabilizou a adesão de 68 pessoas.
De acordo com o Prefeito Gentil da Luz, o objetivo é mobilizar o partido buscando novas lideranças.
“Nesta terceira edição da Onda 15 chegamos à marca de 200 adesões. Acredito que vamos ultrapassar a meta. Não é mais uma onda, agora é uma tsunami”, brincou o prefeito.
Já no sábado à tarde, foi a vez das mulheres coordenarem mais um encontro.
A reunião aconteceu no Centro Comunitário do bairro Primeiro de Maio.
Na ocasião, mais 73 pessoas se filiaram, entre elas o suplente de vereador e presidente da Associação Beneficente Família Feliz, Daniel Fernandes; e os empresários Adalberto Pizzetti e Myla Cechinel.
Com isto, o número de novos militantes peemedebistas chegou a 273.
“Estou me filiando ao PMDB, pois acredito na força deste partido. Acompanho o bom mandato do prefeito Gentil e vamos trabalhar juntos para reeleger este projeto”, destacou Fernandes.
Para o prefeito, a mulher tem mostrado a força.
“O encontro do PMDB Mulher de Içara mostrou a força do segmento peemedebista e o prestígio das nossas guerreiras, que trabalham fortemente para agregar novas companheiras e companheiros para o partido”, enfatizou Gentil.
“Nosso encontro foi um sucesso. No ritmo que a Onda 15 vem crescendo, estou convicta de que iremos ultrapassar a meta de 500 novos militantes”, ressaltou a presidente do PMDB Mulher, Vanusa Fernandes Mateus.
A programação da sigla conta agora com mais seis encontros até julho do próximo ano.
Participaram dos dois encontros o deputado federal Ronaldo Benedet, o secretário de Estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, o presidente do PMDB de Içara, Adilton Tramontim, vereadores e Executiva peemedebista municipal.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

(...)Temos até o dia 30 para aguardar a definição do TSE. O deputado José Ascari e o presidente do partido Nelson Serpa, têm nos passado segurança de que tudo vai dar certo, que vamos obter o registro em tempo hábil”. José Zanolli, presidente da Comissão do PSD, que aguarda a decisão do TSE sobre o registro definitivo para disputar as eleições em 2012.

Daniel Fernandes
dá o troco ao Partido Progressista, depois de participar de duas eleições a vereador sem ter apoio da sigla, se filiando ao PMDB, neste sábado, juntos com Adalberto Pizzetti e Mylla Cechinel. Esses dois, já tem ligações familiares com o partido, ao contrário de Fernandes, que, até então, era adversário político.
Com 569 votos nas eleições de 2008, Fernandes ficou na sexta suplência do PP, e vai trabalhar pela reeleição de Gentil da Luz.
Ele é servidor público licenciado e presidente da Associação Beneficente Família Feliz.
Deixando o processo de cassação de lado, que vem tirando o sono do prefeito, do comando do PMDB, e também do grupo do vice-José Zanolli, Gentil se transforma no grande articulador dos últimos anos, colocando no saco velhas raposas como Arnaldo Lodetti Júnior, Heitor Valvassori, entre outros. Em todos os partidos ele colocou um sal e a divisão in-terna nas siglas vai começar a ser mais clara a partir de 7 de outubro. Quem viver, verá.


André Jucoski
o Polakinho (PSDB), solicitou uma reunião com a direção do Expresso Coletivo Içarense, secretário de Obras, encarre-gado de Obras, secretário de Planejamento e pre-feito, na próxima quarta-feira, dia 28, às 19h, na parte de baixo do Salão Paroquial do Bairro Vila Nova, para discutirem o trajeto dos ônibus nas Ruas Miriam Guglielmi Pavei e Leontino Colodel.


Polakinho
também entrou com um pedido de informação para que o presidente do Samae, Paulo Preis Neto, informe ao Legislativo o faturamento da autarquia nos últimos 12 meses; os pagamentos realizados a empresas tercei-rizadas; a Casan; as compras realizadas neste período; e o que foi investido na estação de tratamento de esgoto até o momento em Içara.


Vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP)
já de volta ao cargo de presidente do Legislativo, aproveitou o Horário Político da sessão desta segunda-feira, dia 26, para agradecer o apoio recebido durante seu afastamento da função de presidente da mesa diretora. “É uma satisfação retornar à presidência. Agradeço especialmente às pessoas que demonstraram carinho e me deram um voto de confiança. Como políticos, temos alguns obstáculos na vida. Quem sabe estes obstáculos servem para que possamos nos policiar mais e também poder ver quem são aqueles que estão realmente do nosso lado”, discursou o vereador progressista.
Darlan Carpes disse ainda que se enganam aqueles que pensam que ele vai desistir da carreira política. “Vou ser candidato novamente e voltar com mais força”, lembrou o presidente da Câmara Municipal, aos seus opositores.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Fiscais municipais se mobilizam para formar associação no Sul

Está marcado para sábado, dia 1º de outubro, um encontro para todos os funcionários públicos ligados ao setor de fiscalização do Sul de Santa Catarina; o evento acontece em Içara.

BRUNA BORGES/JI
A exemplo de funcionários públicos ligados à área de fiscalização de outras regiões do Estado, os fiscais do Sul de Santa Catari-na começam a se mobilizar para formar uma associação. A ideia começou com a equipe do setor de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Içara, que já marcou uma data para reunir os profissionais a fim de explanar sobre o assunto.
O encontro será realizado no dia 1º de outubro, às 9h, no auditório da Cooperaliança, em Içara.
“Queremos formar uma associação ou sindicato para funcionários públicos em cargo de fiscalização, em todas as ênfases fiscais, das prefeituras da Amrec, Amurel e Amesc. A intenção é criar um ambiente para troca de informação, buscando a excelência no trabalho fiscal”, explica o gerente de Fiscalização da prefeitura de Içara, Aurélio Tadeu Dorschaidt.
Ainda de acordo com Dorschaidt, o coorporativismo pode melhorar as práticas fiscais nos municípios e evitar que os profissionais sofram algum ti-po de pressão.
“Todos juntos trocando ideias, podemos defender a categoria das diversas formas de assédio”, comentou, sobre problemas que os fiscais vêm enfrentando nas prefeituras.
Também integrante da equipe de fiscalização da prefeitura de Içara, o vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, já reclamou na tribuna da Câmara Municipal sobre o assédio moral que alguns fiscais sofrem no exercício da profissão. Por isso, para ele, é importante a formação desta associação ou sindicato, a fim de dar segurança e orientação para que os profissionais saibam como agir em algumas situações.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Uno furtado da Prefeitura de Criciúma é localizado em Içara

O veículo foi localizado no sábado à tarde em um terreno baldio na Linha Três Ribeirões, no Loteamento Marili, em Içara, e encaminhado ao Pátio Farol, em Vila Nova, para ser devolvido a Prefeitura de Criciúma.

FRAMBER JÚNIOR/JI
Içara continua sendo u-sado como reduto de carros furtados.
Neste sábado, dia 24, o Fiat Uno placas MBU-2215, pertencente a Prefeitura Municipal de Criciúma, estava abandonado na cidade de Içara
O veículo com registro de furto foi localizado pela Polícia Militar por volta das 15h 30min no meio da vegetação de Linha Três Ribeirões, no Loteamento Marili. No mesmo local, um dia anterior, um outro Uno foi encontrado, contudo, sem as rodas.
Uma Parati de Laguna foi recolhida pela Polícia Militar de Içara no dia 22. O veículo estava abando-nado, próximo da Rodovia SC-444, em um dos acessos ao bairro Presidente Vargas pela Rua Diomício Freitas.
Conforme o sargento Alexandre Fontoura, da Central da Polícia Militar, populares informaram que o automóvel havia sido abandonado no dia anterior. Consultada a situação, não foi constatado registro de furto. Ainda assim, o carro foi recolhido.
Recentemente, um Gol branco foi furtado na Rua Anita Garibaldi, fundos da Igreja São Donato, e levando para uma oficina mecânica do Balneário Rincão para desmanche. As peças foram transferi-das para o Gol preto, placas CHT 3069 de Criciúma.
Os casos de furtos foram repassados pela Polícia Militar para investigação da Polícia Civil de Içara.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Grupo de Escoteiro de Içara com força renovada

O Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco tem como presidente Clair da Silva, que convocou uma força-tarefa para a reestruturação da instituição, que hoje possui 18 membros.

MASO NYETTO/JI
O desfile cívico do dia 11 de setembro mostrou para a população içarense que o Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco está vivo.
Depois da possibilidade de fechamento da instituição, devido à falta de apoio para manter-se aberta, algumas pessoas resolveram resgatar o grupo de escoteiros de Içara.
São 37 anos formando cidadãos para o futuro e levando valores para crianças e adolescentes de Içara.
Por estes motivos, a cidade não poderia continuar com os olhos fechados para a causa.
A instituição agora passa por uma reestruturação administrativa, reorganização documental, reavaliação de dívidas e negociações com credores, busca de apoio para reforma de de-terminados cômodos da se-de, localizada no bairro Jardim Silvana; para depois, sim, começar uma campanha maciça nas escolas do município e atrair integrantes juvenis para fazer parte do movimento.
A nova diretoria está pro-gramando a realização de uma paella beneficente, que deve ser realizada em novembro, mês em que é come-morado o aniversário do Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco.
Em breve a diretoria vai passar mais detalhes sobre este evento e a instituição precisará contar com o a-poio de todos para continu-ar forte nesta luta.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Júnior do Caiçara vence enquanto os titulares sofrem mais uma derrota

NEKA DAL PONT
Na estreia de Rodrigues Mendes, o Sapinho, no comando técnico, o time titular do Caiçara sofreu mais uma derrota no Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), Taça Empresas Rio Deserto, pela sexta rodada e ocupa a última posição, com apenas um ponto.
Já, a equipe júnior venceu e subiu para a sexta co-locação da Taça João Zanette, com sete pontos. A liderança é do Caravággio com 16 pontos.
Jogando no Estádio Val-mor Mário Guollo, em Co-cal do Sul, a equipe colora-da, mais uma vez pecou nas finalizações e perdeu por 1 a 0, gol de Nenén, para o time da casa.
Também no sábado, a Carbonífera Criciúma, jogando no Estádio da Associação Atlética Vila Nova, em Içara, não passou de um empate em 2 a 2 com Me-leiro, resultado que a manteve na liderança da tabela com 14 pontos, seguida de perto pela Mãe Luzia, que tem 13.
A equipe júnior, bem melhor na fita que a titular, não tomou conhecimento do Cocal e goleou por 4 a 1, com gols de Dedé (2), Jajá e Gui Leacina, descontando Ramíres.
Em cinco rodadas disputadas, o Caiçara, obteve duas vitórias, um empate e duas derrotas.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.