O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.196 - 22 de setembro de 2011

MASO NYETTO/JI
Polícia: Carro com registro de furto localizado no Cristo Rei




ADROALDO GAÚCHO/JI
Variedades: Preserve a natureza
Representantes de escolas e de entidades plantaram nesta quarta-feira diversas árvores nos quatro cantos do município de Içara





BRUNA BORGES/JI
Política: Juiz ouve testemunhas no caso das cédulas





Geral: Campanha contra sarampo vai até sexta-feira

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Plante uma árvore e salve o Mundo


Em comemoração ao Dia da Árvore, lembrado nesta quarta-feira, dia 21, o Lions Clube Içara Centro, junto com secretarias da Administração Municipal, fez a sua parte na campanha do Lions Internacional para a plantação de mais de um milhão de árvores em todo o mundo.
Quando alguém derruba uma árvore está destruindo uma fonte de vida no planeta. Nem todos sabem entender o significado de uma árvore. Ela é um ser vivo, e, portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego a vi-da, como as pessoas.
Por isso, seja um preservador do meio ambiente e fiscalize a natureza.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Juiz ouve doze testemunhas do caso das cédulas marcadas

A ação penal que tramita na 2ª Vara da Comarca de Içara, sobre o caso das cédulas marcadas na Câmara de Vereadores na votação do Projetos da APA, teve nova audiência nesta quarta.
BRUNA BORGES/JI
Em audiência sobre o caso das cédulas marcadas, ocorrida nesta quarta-feira, 21, na 2ª Vara da Comarca de Içara, o juiz Sérgio Renato Domingos ouviu 12 e dispensou nove das 21 testemunhas que haviam sido convocadas para prestar esclarecimentos. O julgamento do caso, entretanto, será feito posteriormente, em gabinete. Sem previsão de prazo para ser realizado. Com is-so, a decisão pode não ficar a cargo do atual juiz, pois o mesmo será transferido para outra comarca até o final da semana, devido à ascensão na carreira. Um novo magistrado deve assumir o caso.
O processo refere-se à ação penal que acusa de constrangimento ilegal, falsificação de documento público, prevaricação e advocacia administrativa os vereadores Acirton Costa (PMDB), Darlan Bitencourt Carpes (PP), Itamar da Silva (PP), e o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel (PP).
Costa e Silva, porém, já estão fora do processo, pois aceitaram, no dia 15 de agosto, um acordo de transação penal, u-ma vez que o crime a eles direcionado é tido co-mo de menor potencial ofensivo.
Foram ouvidos no início da tarde desta quarta-feira os integrantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV) Gilmar Bonifácio e Renato Brígido. Os depoimentos seguiram com o delegado Airton Ferreira, do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Criciúma; além de mais dois policiais; o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB); o diretor ge-ral da Câmara Paulo César Crescêncio; a assessora parlamentar Maricelda Casa-grande Bitencourt; o integrante do Conselho Fiscal da Cooperaliança, Gilson Possamai; e ainda da cooperativa, Tarcísio Lima. Os acusados, Carpes e Gabriel, ficaram durante toda a tarde dentro da sala de audiência, acompanhando a oitiva das testemunhas. Mas, não puderam se manifestar. Foi a partir das 17h30min que os dois começaram a ser interrogados. O primeiro a ser ouvido foi Carpes. Em seguida, Gabriel, que havia se retirado no momento em que o vereador começou a depor.
Foram dispensados pelos advogados de defesa e pelo juiz, no decorrer da tarde, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, José Dionísio Cardoso; o vereador Diego Vittorassi (PDT); o técnico legislativo Gildo Teixeira Brígido; e as testemunhas da Cooperaliança, Juscelino Dagostim, Severiano Antônio Valentim, Everaldo Rosso, Edison José Adriano, Antônio Mendes (Marreco) e Janaina Monaretto.
De acordo com Gabriel, a audiência foi bastante tranquila. Com a mesma opinião, a assessora parlamentar do PP revelou que o promotor a interrogou sobre o procedimento da fraude. “Ele perguntou se eu levei as cédulas para a cooperativa. Eu disse que não”, afirmou Maricelda.
Acompanharam a audiência, no Fórum de Içara, o promotor Henrique da Rosa Ziesemer e os advogados de defesa, Ivo Carminati, Leandro Alfredo da Rosa e Alessandro Abreu.
Após o juiz fazer a instrução criminal, com inquirição de testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa; os advogados de defesa pediram o retorno de Carpes e Gabriel aos cargos de presidente do Legislativo e da Cooperaliança, respectivamente. O pedido vai ser analisado.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Quem quiser ser presidente do PP de Içara terá que ganhar de mim no voto, pois não vou desistir da disputa. Sou homem de palavra e não desisto, pois o partido não pode ficar sem mando”. Empresário Júlio César de Lucca, que já foi presidente do PP e aguarda a definição da Comissão Provisória pela eleição do novo diretório, que deve ocorrer em 11 de outubro.

A suplente Edna Benedet da Silva (PCdoB)

pode assumir a cadeira do vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB) na Câmara Municipal. Pelo menos foi o que sinalizou o prefeito Gentil da Luz a respeito de uma reunião que teve com o presidente do PMDB, Adilton Tramontim, e o advogado Antônio Casagrande. Em seu perfil no Twitter, o prefeito informou que o encontro serviu para organização político-partidária. ''Pedi ao presidente Tramontin que ajudemos na articulação para que Edna seja vereadora'' ressaltou.
Falando em Gentil, ele que providencie urgente um telefone celular, pois não pode ficar atendendo no telefone do assessor Diego dos Santos, que, a maioria das vezes não atende. Pelo menos as minhas ligações, não atende e nem dá retorno. Fique ligado, prefeito.


É caro (1)
o aluguel de R$ 13 mil por mês das dependências da Câmara de Vereadores de Içara, que tem reajuste anual. Quem trocou de local foi o vereador Acirton Costa (PM-DB) e o dono do prédio é José Guessi (PP).


Já é hora (2)
de o Legislativo ter sede própria mas ainda não conheci um vereador com coragem de fazer isso. Es-pero que o Polakinho seja esse cara.
O terreno, o Executivo doa e as sobras podem ser aplicadas na obra.


Politicos e partidos velhacos
estão com os dias contados com a Lei da Ficha Limpa, que deve entrar em vigor nas próximas eleições em 2012. E em Içara, alguns deles devem ficar presos na rede, é só esperar pra ver. Essas pessoas que vendem a alma e a própria mãe para estar no poder, devem ficar bem longe da política pela força da lei. Vamos assistir de camarote e torcer para que isso venha a acontecer.


Itamar da Silva
avisa aos quatro cantos do município que é pré-candidato a prefeito ou a vice pelo Partido Progressista em 2012.


Jair D’Estefani
deve sair do PP e filiar-se no PSDB até 7 de outubro, data limite para quem quiser disputar as próximas eleições.


Faz nove dias
que o contabilista Gilmar Celoy Custódio nos deixou e muitas pessoas próximas ainda não conseguiram se aprumar. Um deles é vereador Jurê Bortolon e o sócio Eraldo Teixeira, que aos poucos retornam as atividades, mas ainda com um vazio. Outro, que está bem abatido é o irmão Jairo Celoy Custódio, que fez das tripas o coração para tentar salvá-lo. Merece o meu respeito.


Frase
“Político honesto é igual unicórnio, eu nunca vi, mas deve existir. (Autor desconhecido)


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Sarampo - Içara vacina até sexta

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Santa Catarina, que iniciou no dia 13 de agosto, com prazo de término para o dia 16 de setembro; foi prorrogada para a próxima sexta-feira, dia 23, com objetivo de imunizar o maior número de crianças.
O Estado superou a meta prevista, entretanto alguns municípios ainda não alcançaram o percentual.
Içara, que tinha a meta de 95%, ultrapassou este percentual, contabilizando até o momento 98,6% das crianças vacinadas, o que corresponde a 4.735 crianças. Apesar de já ter ultrapassado a meta, o município vai continuar vacinando até dia 23, a fim de garantir uma maior cobertura. Além do prazo ter sido aumentado pelo Governo do Estado, será realizado um monitoramento em todos os municípios, a partir do dia 19 de setembro, independente do alcance ou não da cobertura vacinal nos mesmos.
Todos os bairros de cada município serão visitados, sendo divididas áreas para as casas a serem visitadas.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Carro furtado é encontrado em residência no Cristo Rei

O dono da casa disse aos policiais que o carro apareceu no pátio e que não sabe quem é o dono do Gol, com placas de Criciúma, que tinha registro de roubo, e teve que se explicar na delegacia.

MASO NYETTO/JI
Após levantamento da Agência de Inteligência da Polícia Militar de Içara, na guarnição descobriu que havia um veículo com registro de furto estacionado no pátio de uma residência no Bairro Cristo Rei.
Ao fazer a abordagem na residência, os policiais constataram que o VW Gol placas LBE-8833, de Criciúma, estava estacionado no pátio, escondido atrás de um Ford Belina, de mo-do que não era possível quem passasse em frente a casa de ver a placa do Gol.
Após verificação da placa, foi constatado que realmente se tratava de veículo furtado em Criciúma. Desta forma, o Gol juntamente com o proprietário da casa, M.S.R.O., 48 anos, que alegou o veículo pertencer ao filho L.M., 23, que não estava em casa, foram conduzidos à Delegacia de Policia para as providências cabíveis.
No final da tarde de terça-feira, a Central de Emergência da Polícia Militar re-passou a guarnição a informação de que a Parati de cor prata, placas LXG-0948, de Içara, havia sido furtado no estacionamento do lado de fora do Shopping Criciúma, no bairro Próspera. Imediatamente, as guarnições de Içara iniciaram as rondas nos locais conhecidos por abandonos de veículos e 10 minutos após o registro de furto na Central, uma guarnição da Polícia Militar, em rondas pelo bairro Presidente Vargas, na Rua Antônio Shiminski, encontrou um veículo na via em estado de abandono. Verificando a placa, constatou-se o registro de furto/roubo e o carro foi guinchado e recolhido a Delegacia de Içara, para ser entregue ao dono.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Lions Clube de Içara planta 500 mudas na Praça da Juventude

O Dia da Árvore foi lembrado com a plantação de 500 mudas de palmeiras na Praça da Juventude, em Içara, e mais 50 mudas na Área de Preservação Permanente da Lagoa do Jacaré, no Rincão.

ADROALDO GAÚCHO/JI
Em comemoração ao Dia da Árvore, lembrado nesta quarta-feira, dia 21, o Lions Clube Içara Centro fez a sua parte na campanha do Li-ons Internacional para a plantação de mais de um milhão de árvores em todo o mundo.
Em parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), o Lions plantou, na manhã de ontem, 500 mudas de palmeiras na Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco, na Avenida Procópio Lima e na Praça do Demboski.
“A participação de cada clube do Lions na plantação de mudas, neste Dia da Árvore, foi muito importante”, destacou o presidente do Lions de Içara Centro, Pedro Piazza.
O ato refletiu uma iniciativa que ocorreu há 56 anos, quando o pai do presidente, Evaristo Piazza acompanhado da filha Dilma Piazza, plantaram uma figueira na Praça da Igreja Matriz São Donato, que perdura até hoje.
“Espera-se que a comunidade apoie essa iniciativa, preservando as árvores plantadas para que também possam fazer parte da história do nosso município no futuro”, enfatizou Pedro Piazza.
Na parte da tarde, outras 50 mudas de árvores nativas foram plantadas pelos alunos da E.M.E.F. Melchíades Bonifácio Espíndola, na Lagoa do Jacaré, reflorestando uma parcela da Área de Preservação Perma-nente da Lagoa do Jacaré. O reflorestamento é uma iniciativa da Fundai, junto à escola e à Colônia de Pescadores Z-33.
Os alunos E.M.E.F. Angelo Zanelatto, do bairro Primeiro de Maio, participaram de uma palestra de conscientização e educação ambiental e conheceram o maior remanescente florestal de vegetação nativa da Mata Atlântica de Içara. O remanescente possui aproximadamente 190 hectares de mata e fica na Fazenda Esperança.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Joesinho prossegue com vitórias

DIVULGAÇÃO
O Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, que está sediando a décima edição dos Joguinhos Estudantis de Içara – Joesinho foi palco de mais duas equipe vitoriosa nesta quarta-feira, ambas no handebol masculino e feminino.
Os premiados foram os estudantes da Escola Estadual Maria da Glória Silva (Bairro Aurora), que se mantém na frente com oito medalhas de ouro. O segundo lugar, feminino, ficou com a Escola Municipal Tranquilo Pizzetti (Nossa Senhora de Fátima) enquanto no masculino, a vencedora foi a Escola Municipal Paulo Rizzieri (Boa Vista), e a terceira posição em ambos naipes ficaram com a Escola Maria Arlete Lodetti.
As disputas iniciaram nesta segunda-feira, já com premiações no atletismo, na terça-feira foram realizados os duelos no basquete e no vôlei feminino. Hoje, serão disputado mais duas modalidades, de xadrez e de futsal feminino. Já, na sexta-feira, será a vez do futsal masculino participar do primeiro duelo.
Mais de 600 estudantes com idade entre 10 e 12 anos, de 10 escolas disputam os jogos que acontecerão até o dia 23 de setembro, das 9h às 16h, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.