O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ESPAÇO LIVRE - Filhos melhores para o planeta

Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sutentável:

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”

Passe adiante! Precisamos começar já!

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo dos pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Ilustração: Chaunu
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Resultados fazem Caiçara cair na tabela do Regional

A equipe de Içara, que estava de folga neste fim-de-semana pelo Campeonato da Primeira Divisão da Larm, com os jogos do final de semana, caiu para a nona posição, com apenas 1 ponto.

O time Carbonífera Criciúma permanece líder isolado do Campeonato Regional da 1ª Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (Larm).

Depois de estar perdendo até os minutos finais de partida a Carbonífera Criciúma conseguiu empatar em 3 a 3 com o Metropolitano, com os gols de Anderson Butiá, Jair Bala e Bodão. Já, pela equipe de Nova Veneza marcaram Gilson, Chumbo e Rudnei.

No sábado, o içarense Jean Vittorassi abriu o placar para o Caravaggio. Em seguida, o União/Carbonífera Metropolitana empatou com André Premoli. Nos minutos finais, Murilo Sidney e Cleiton deram ao Caravaggio a segunda vitória na competição.

Ivanzinho marcou o único gol na vitória do Mãe Luzia sobre o Meleiro.

No domingo, de penúltimo colocado, o Itaúna avançou quatro posições, ao vencer o Cocal do Sul por 1 a 0, com gol de Buiu.

Com esse resultado o Caiçara caiu para a nona colocação.

Já o Rui Barbosa, que em outros campeonatos não passou da primeira fase, venceu o Grêmio Turvense, em Morro da Fumaça, e assumiu a segunda colocação na tabela com 6 pontos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Baile de Debutantes 2009, do Clube Ipiranga, promete...

Coquetéis, viagens, pool party e o esperado Baile prometem agitar as próximas semanas das 13 debutantes içarenses do Clube Ipiranga, no próximo mês, que tem como patronesse Eulália Borges.

Treze adolescentes são as estrelas do 23° Baile de Debutantes da Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga, que acontece no dia 12 de setembro, às 23h, no Centro de Içara. Mais uma vez a patronesse é Eulália Borges Geremias, que também é vice-presidente do clube.

O baile será abrilhantado pela Banda Pecado Capital e o cerimonial será regido pelo radialista Carlos Alberto Fiorenza.

O traje masculino para noite especial é smooking ou terno preto, enquanto o feminino é vestido longo.

O tema deste ano será surpresa, tanto para as debutantes, quanto para os convidados e imprensa.

Mas até a data especial, na noite do baile, as adolescentes terão uma programação a ser seguida. A começar pelo próximo sábado a tarde, dia 29 de agosto, quando participarão de uma Pool Party, isto é, uma Festa na Piscina do Clube Ipiranga. Haverá várias brincadeiras esportivas e, em seguida, será servido um coquetel às debutantes, às mães e às esposas dos diretores do clube, com a patronesse Eulália.

No dia 30, domingo, às 18h45min, haverá uma missa especial na Igreja Matriz São Donato para as debutantes, pais, padrinhos e diretoria do clube.

No fim-de-semana após, dias 5 ou 6 de setembro (data ainda a ser confirmada) novamente só as mulheres farão uma viagem para o Parque Multitemático Beto Carreiro World, em Penha, Santa Catarina.

No dia 9 de setembro, haverá mais um coquetel de confraternização, às 20h, na Sociedade Recreativa Ipiranga.

No dia 20 de agosto, as meninas-moças visitaram as dependências da Câmara de Vereadores de Içara, para conhecerem os trabalho dos Legislativo, a convite do presidente Acirton Costa.

Confira a relação das debutantes são: Beatriz Laureano Viana, Camila Réus Trevisol, Caroline da Rosa Vithe, Cristiane Máximo Corrêa, Eduarda Rosso Viana, Júlia Dagostim Viana, Katharine DalToé da Luz, Kerolin Zeferino Machado, Letícia Fernandes Calegari, Maria Serafim de Freitas, Páthilla Barreto Pizzetti, Renata Agostinho Morotskoski e Sabrina Bristot Hahn.

Os ingressos e reservas de mesas para o baile de 12 de setembro podem ser feitas na Secretaria do Clube ou pelo telefone (48) 3432-3003.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Traficantes tirados de circulação

Dois irmãos foram detidos no início da noite de domingo pelos investigadores da Central de Polícia de Criciúma.

De acordo com as informações F.N.F. e D.N.F estavam retornando para casa, após efetuarem entrega de uma encomenda de droga para traficantes da baixadinha, na região dos trilhos.

Com os dois foram encontrados uma bucha de crack e mais R$ 4 mil em dinheiro.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Motoristas são detidos bêbados

Durante uma blitz realizada da noite de sexta-feira até a madrugada de sábado, na Rodovia SC-444, em Içara, pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), resultou na prisão de dois motoristas embriagados.

O primeiro a ser abordado sob efeito de álcool foi J.R.V., 34 anos. Momentos depois foi a vez de A.S.S, 51. Os dois foram encaminhados a Delegacia Civil de Içara e liberados após pagarem fiança.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Casal é torturado com choques

Um usuário de drogas, de 23 anos, e a esposa, foram vítimas de choques por conta de dívidas com traficantes no bairro Presidente Vargas, em Içara.

A Polícia Militar foi acionada, na noite de domingo, por um primo da vítima e deslocou-se até a residência do casal.

Apesar de ter confirmado a tortura o usuário não quis delatar o nome do mandante do crime e nem registrar o boletim ocorrência.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Homem armado é preso em Içara

Por volta das 11 horas de domingo, a Polícia Militar de Içara prendeu P.C.S., de 37 anos, por porte ilegal de arma.

O flagrante ocorreu numa rua do Bairro Pedreiras, em Içara, onde o homem estava com uma pistola presa à cintura.

O acusado foi encaminhado à Delegacia de Içara. Após o registro da ocorrência, ele foi levado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Desmanche de veículos é estourado em Içara

A Polícia Militar de Içara recebeu uma ligação anônima, no domingo, de que em uma oficina de chapeação, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, funcionava um desmanche de carros.

Na noite de domingo duas viaturas da Polícia Militar de Içara se deslocaram atá a Linha Três Ribeirões, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, devido uma denúncia anônima, de que uma oficina de chapeação, instalada em uma estufa de fumo, era na verdade um desmanche de carros.
No local foram encontrados os veículos Citroën Xsara Picasso, placas MGI-6699 (parcialmente desmanchado); o Audi A3, placa LXB 4127 (placa bate com a de um Chevette) totalmente desmanchado com as numerações do chassi destruído; uma motocicleta Honda Titan CG 125 placa LXE 6236, totalmente desmanchada, com registro de furto em Araranguá; uma Honda Today CG 125 placa LYD 9176.

Também foram encontradas peças de uma Honda CG 125 verde (tanque, painel, carenagem, vários acessórios), peças de um Peugeout (pára-brisa e frente dianteira), junto com outras peças de veículos não identificados. No local foram recolhidas as ferramentas, juntamente com um cilindro de oxigênio com maçarico. Todo o material foi conduzido à Delegacia de Polícia de Içara, com E.J.N,21.

A Polícia Civil investiga para descobrir quem está por trás desse desmanche em Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Centro de Triagem continua funcionando

Uma reunião realizada nesta segunda-feira, na Secretaria Municipal de Saúde de Içara, estabeleceu a continuação do funcionamento do Centro de Triagem de Içara por, pelo menos, mais uma semana.

Estavam presentes a gestora de Saúde de Içara, Valdemira Dagostin, a secretária adjunta, Mariléia Pacheco, a enfermeira Íria Lúcia Alexandre e a responsável pelo setor de compras da Administração Municipal de Içara, Roseane Horr Raupp, quem ajuda constantemente o setor da saúde, segundo a efermeira Íria.

Ela conta que o Centro tem chegado a 14 atendimentos por dia nesta última semana, o que é, relativamente muito baixo, comparado ao número de quase 200 casos por dia que o Centro atendeu na semana que foi instalado. O objetivo da reunião foi justamente decidir pela continuação ou não do funcionamento do Centro de Triagem, localizado atrás do Hospital São Donato, no Centro de Içara.

Os motivos pela decisão da permanência do Centro foram, segundo a enfermeira Íria, o fato de as montagens das tendas do Centro terem sido difíceis de realizar e que os profissionais que atuam ali foram constratados especificamente para o Centro de Triagem. Ou seja, “já que foi feito tudo isso só para o Centro de Triagem funcionar bem, então foi decidido que vai continuar por pelo menos uma semana. Não custa nada funcionar mais esse tempo”, conta Íria.

Ela conta que a redução no número de atendimentos se deve, além de a população estar se cuidando e estar mais orientada a respeito da Gripe A (principal motivo para criação do Centro de Triagem), ao fato de o clima ter ficado mais quente, o que favorece a eliminação do vírus. “Mas nada impede que haja uma nova frente fria e os sintomas voltem, para garantir, vamos deixar o Centro funcionando”, finaliza ela.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Recadastramento do bolsa-família vai até o fim do mês

A Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Assistência Social, informa que a atualização cadastral do Programa Bolsa-Família encerra na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto.

Para isso, os responsáveis legais das famílias cadastradas devem comparecer no Programa Bolsa Família, na Rua João Lodetti, n° 47, Centro de Içara (antiga Casa da Família), de segunda à sexta-feira no período matutino, das 8h às 12h, apresentando documentos atualizados de todos os membros da família.

De acordo com a Assistente Social, Ana Sílvia Simon, é importante ressaltar que as famílias que não realizarem a atualização cadastral terão os benefícios bloqueados “já na folha de pagamento de setembro de 2009. Lembra ainda as pessoas cadastradas que ainda estão à disposição, na agência da Caixa Econômica Federal de Içara, alguns cartões do Bolsa-Família. O cartão é necessário para que seja efetuado o saque do benefício.

“Os cartões que não forem retirados serão devolvidos para o Governo Federal”, destaca.

O Programa Bolsa-Família apoia as famílias mais pobres e garante a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde, visando a inclusão social, por meio da transferência de renda e garantia a serviços sociais. Mais de 11 milhões de famílias brasileiras são atendidas pelo programa federal do Bolsa-Família.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Projeto Cão Amigo visa reduzir número de animais soltos em Içara

O projeto tem como objetivo reduzir os números de animais soltos pelas ruas da cidade e também visa conscientizar as pessoas de quanto é importante a posse responsável.

Buscando conscientizar a população sobre zoonozes, posse responsável de animais domésticos, bem-estar animal e controle de procriação, a Administração Municipal de Içara lança o “Projeto Cão Amigo”, que também pretende promover atitudes positivas quanto aos cuidados com os animais e mudança cultural sobre o tema.

O projeto tem como objetivo principal, de acordo com a coordenadora, Mariah de Freitas Marques, estagiária do curso de veterinária, reduzir o número de animais soltos pelas ruas do município e o combate a zoonozes.

“Nos centros urbanos uma das principais questões em saúde pública refere-se ao controle de zoonozes. O cão é o principal transmissor de raiva ao homem e, além de doenças, animais soltos podem gerar agressões com mordeduras e acidentes automobilísticos. Este projeto vai levar mais informações à população, trabalhando principalmente a posse responsável”, explica.

Outro problema é a quantidade de animais soltos, que procriam livremente, aumentando a população canina e felina nas ruas da cidade. O projeto está divido em três etapas: realização de censo cadastramento de animais através de visitas das agentes comunitárias e dos prefeitos, vice-prefeitos e secretários mirins; junto a esta etapa acontece o trabalho de conscientização; a segunda etapa liga diretamente o Cão Amigo ao projeto Mesa do Prefeito nas Comunidades; e a terceira etapa está ligada a escolha da maneira adequada de lidar principalmente com o número de animais nas ruas (pode ser esterilização cirúrgica, canil municipal, onde os animais podem ser adotados), e/ou centro de zoonozes.

O prefeito Gentil da Luz afirma que a saúde é um dos principais focos da Administração, logo, este projeto vem auxiliar até mesmo na redução de doenças. Em outubro serão distribuídas nas escolas cartilhas sobre o projeto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Promotor e delegado sugerem melhorar lei para combater crimes

O tempo do horário político da sessão ordinária de segunda-feira, na Câmara Municipal de Içara, foi destinado ao Promotor de Justiça, Henrique da Rosa Ziesemer, e ao Delegado da Polícia Civil, Rafael Marin Iasco, que solicitaram apoio aos vereadores e ao Poder Executivo para a mudança da Lei Municipal 831/90, que trata das contravenções penais.

Segundo Ziesemer uma alteração na lei ajudaria a combater o crime das máquinas caça-níqueis e a Administração Municipal poderia cassar os alvarás dos estabelecimentos comerciais e multar os proprietários que exploram os jogos de azar. “A iniciativa, se aprovada, pode trazer mais tranquilidade à cidade e teremos duas frentes, a administrativa e criminal combatendo o foco do problema”, explicou.

Para o delegado, a lei seria de vital importância para a polícia combater este tipo de crime. “Hoje, na legislação, não temos nenhum instrumento que possa cassar o alvará dos estabelecimentos que tem jogos de azar, assim com a lei temos a possibilidade da administração pública ou a polícia combater estes delitos”, falou Iasco.

O Presidente da Câmara, Acirton Costa, falou que irá se empenhar para aprovar as melhorias na lei. “É importante eliminar estes pontos de contravenção, que afetam muitas famílias e esta lei vai coibir estes jogos de azar no município”, completou.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - LHS confirma a Gentil recursos para pavimentação e creches

Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, vai a São Ludgero em audiência com o governador do estado Luís Henrique da Silveira, para negociar recursos para a realização de obras.

Nesta segunda-feira, 24, o prefeito de Içara Gentil Dory da Luz (PMDB), participou de audiência com o governador do Estado Luís Henrique da Silveira (PMDB), em São Ludgero, para tratar da aquisição de recursos para a a relização de obras importantes como pavimentação asfáltica, construção de unidades de saúde, gestão compartilhada entre Samae e Casan.

LHS garantiu a pavimentação do acesso a Praia da Esplanada, da Rua Diomício Freitas, no Bairro Presidente Vargas, as construções das unidades de saúde de Boa Vista, Primeiro de Maio e Raichaski, e mais recursos para construções de 22 pontes. “Estou esperando a visita do governador LHS à Içara”, confessa o prefeito.

A respeito da nomeação oficial do Secretariado Municipal, Luz afirma que a gestão segue em sintonia com o Partido Democrata (DEM) e demais partidos da coligação. “O Democrata tem muito mais do que a vaga de Secretaria Municipal: tem participação efetiva no governo”, relata o peemedebista.

Gentil argumenta que a demora na formação definitiva do quadro do secretariado se deve a tão difundida crise mundial e diminuição da arrecadação do municípios (menos repasse pelo Fundo de Participação dos Municípios - FPM).

Segundo o prefeito, Içara precisa conter despesas a exemplo de outro municípios.

A cerca do indicado para ocupar o cargo devido ao DEM, Luz confirma: “a indicação é do partido, a Executiva provisória vai deliberar sobre quem será o indicado e a administração acatará a escolha”.

Ainda não há data agenda nem está definida a Secretaria a ser ocupada pelo Democrata Émerson de Jesus, cuja indicação já foi definida pelo partido.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: Eu Posso Pagar

Li a notícia de que Ivete Sangalo vai fechar todo um andar de hospital para poder fazer o parto do filho. Que beleza! Num país com escassez de leitos, fechar um andar inteiro para uma pessoa fazer o parto do filho. Dirão uns: “Áh!!! Mas o hospital é privado, portanto não está afetando a demanda do SUS, da pobralhada”. Dirão outros: “Ela pode pagar, o dinheiro é dela, faz dele o que bem entender”. Dirão outros mais: “Ela não é uma pessoa comum. É uma celebridade. Precisa de privacidade, senão invadem o quarto.”

Aí é que está, minha cara leitora, meu caro leitor. A questão é mais essencial que a superficialidade de se poder pagar pelo que se quer, ou, de ser uma celebridade, ou ainda, de o hospital não atender SUS. A essência da questão está na grave inconsciência que a ação de Ivete reflete, posto que essas disparidades que se podem comprar, esses absurdos (porque se achar no direito de cerrar um andar inteiro para fazer um parto é de assustar pela pretensão de ventre grande PELAMORDEDEUS... é um filho... que por mais amado que seja – bom pra ele – não vai poder usar mais que uma cama, ainda que seja o primeiro berço king-size do mundo).

Isso é a mediocridade da grandiloqüência. Parece que já que nem a barriga, nem o nascituro podem ser mais do que as medidas impostas pela natureza, que o seja o gigantismo da chamada: Quero o andar todo.

Seguindo na mesma linha de atender egos descontrolados, tem uma publicidade do Banco Real rolando na mídia que destaca o chamado “Cliente Van Gogh”. Num comercial, uma voz masculina narra que durante o dia fez esta e aquela atividade, participou desta e daquela reunião e, ao fim do dia foi para casa e, após um banho reconfortante, um jantar agradável, teve tempo de ser o príncipe encantado da filha, antes de a colocar para dormir. A cena que corre é de um homem com boa aparência em uma bela casa, apagando a luz do quarto da filha. Então, ele arremata dizendo, mais ou menos assim: “Depois de tudo isso, tive tempo de ligar para o gerente de meu banco e trocar informações sobre ações, compras, vendas, etc... Então, percebi o valor de ser um cliente Van Gogh”. Peraí, Cara pálida!!! E o gerente?!?!? Não é pai, não tem filho, filha para contar estórias, não tem hora para jantar? Não!!! Porque ele está recebendo para não ter hora, para ficar à disposição do cliente preferencial, porque o cliente preferencial pode pagar!!! Ou seja, criaram o Eunuco.com.

A lógica desnaturada é esta: eu posso pagar!!! Não há mais reflexão sobre a hierarquia das coisas, dos valores, das prioridades. Podendo pagar, pode comprar, pode perverter, pode desconstruir.

Andei vendo uns dois jogos do Flamengo, contra o Corinthians e contra o Grêmio (este só o primeiro tempo... graças a Deus). Nos dois jogos o Adriano, que, salvo engano, ganha mais de R$ 180 mil por mês (ou seja, ele ganha por mês o que milhares e milhares de torcedores do Flamengo não vão ter de patrimônio, trabalhando a vida inteira), enfim, o Adriano andou perdendo os chamados gols feitos (expressão errada, se eram feitos, não podiam ser perdidos).

Mas, o pior não era um jogador que ganha cento e oitenta mil reais por mês (um escândalo, uma absurdidade) perder gols que, por ofício, deveria fazer, o pior era ouvir o comentarista dizer assim: “Olha! A defesa tá marcando bobeira, porque o Adriano é um cara que perde um, dois, três gols, mas na quarta tentativa ele marca”. PELAMORDEDEUS... na quarta tentativa até eu marco. Foi aí que percebi que estamos tão anestesiados, tão sem noção, que manchetes como essa da Ivete Sangalo fechando andar de hospital para ganhar o filho; de banco fazendo comercial de que mantém um gerente eunuco a disposição de cliente preferencial para atender ligações no varar da noite, ou, de um jogador de futebol que ganha tubos de dinheiro ter o direito de errar três, quatro vezes naquilo que, em tese, ele ganha os tubos por não errar nenhuma, enfim, atitudes, publicidades, erros assim, não nos dizem nada. E, por não dizerem nada, estão desconstruindo valores que nos dizem muito... muito mesmo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Cães nas ruas de Içara? Onde?

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1691: EDITORIAL - Não se pode servir a dois senhores

É muito comum nos dias atuais as pessoas tentarem se beneficiar, seja na política, na religião, no esporte ou em outras atividades. Não se pode servir a dois senhores, nem a Deus e nem ao diabo, mas, ainda, tem lobo que teima em se vestir de cordeiro. A quem eles pensam que enganam? Bem provável que a si mesmo.

Se a Igreja Católica não quer perder fiéis para outras religiões, vai ter que mudar alguns costumes. Por exemplo, está na hora de acabar com a venda de bebida alcóolicas em festas religiosas, principalmente as que são preparadas na base do aguardente, como a vodka, que é usada nos coquetéis de frutas, mais conhecido por capeta, que na pregação bíblica é um dos apelidos do “demônio”.

A Igreja Católica, que é composta de homens pecadores, como qualquer outra, ao mesmo tempo que estende uma mão em apoio aos alcóolicos anônimos (AA), ela usa a outra para incentivar o vício, com a venda de bebidas nas festas religiosas, por uns míseros trocados, como ocorreu na Festa de São Donato.

A Diocese São José de Criciúma havia se posicionado favorável à proibição, mas parece que a iniciativa “ficou no esquecimento”.

Edição 1680: EDITORIAL - Não se pode servir a Deus e ao diabo

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.