O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.954 - Içara, 22 de setembro 2010

Librelatp depende da liberação do juiz para iniciar pagamento
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Cinco vereadores são candidatos a sucessão Costa
(Jhonatan Mota/Jornal Içarense)


Nibistro da Pesca elogia artesão de 11 anos
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITRIAL - Eleição da Mesa Diretora dividida

Após as eleições de 3 de outubro os vereadores de Içara começam a se mobi-lizar na sucessão de Acir-ton Costa (PMDB) junto a Mesa Diretora. A maioria dos legisladores tem interesse pela vaga e aquele que conseguir um apoio maior será eleito o novo presidente da Câmara de Içara.
Darlan Carpes (PP), Antônio de Mello (PMDB), Joaci Pereira (PP), Neuzi Silveira (DEM) e Diego Vitorassi (PDT) já manifestaram interesse e o novo presidente pode ser eleito com apenas três votos se cada edil votar em si.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas
em Crônicas (60)


Desde cedo acompanhei o desenrolar eletivo em meu município e, consequentemente em meu estado e país. Havia uma avaliação prévia dos discursos dos candidatos. Eram os discursos a base mais sólida para a escolha do candidato. Afinal na análise do discurso estava implícita a ideologia partidária. Não é difícil perceber a ideologia de um trabalhador assalariado e de um empresário, de um morador de zona rural e um morador de zona urbana, de um comerciante e de um funcionário público. O discurso, por possuir o poder do convencimento precisa ser muito bem apreciado e ana-lisado, mas é a arma principal da luta de um candidato.
Minha memória busca os primeiros discursos ouvidos e vejome aos cinco anos em nossa modesta casa de mineiro na localidade de Mineração, hoje Bairro Aurora ouvindo, na leitura de meu avô paterno, a carta testamento de Getúlio Vargas. Meu avô cheio de comoção falava do Pai dos Pobres com uma admiração sincera. Depois, da porta da casa eu ouço um comício e entrecortando o discurso, os aplausos das pessoas que acompanhavam, ou as vaias dos opositores.
Mineração de Içara era a localidade mais politizada. Ouvia sempre os nomes de destaque nacional na fala dos adultos: Francisco Brochard da Rocha, Abelardo Jurema, Leonel de Moura Brizola, João Belchior Marques Goulart. Havia toda uma linha ideológica traduzida por Darci Ribeiro, Anísio Teixeira, Florestan Fernandes, Paulo Freire. O Brasil respirava um halo de populismo desde o Governo Vargas, acentuando-se no Governo Goulart. A cultura popular ocupava um espaço privilegiado no cenário nacional. Içara tomava foros de município e tinha também os candidatos. Revejo os discursos idealistas de Jorge Feliciano e a vitória dos vereadores da Mineração: José João Rabelo e Nério Mello da Silveira. Mineração segurava o seu líder da classe operária. E foi nas eleições de Jorge Feliciano que eu ouvi, pela primeira vez, falar sobre manobras políticas. E foi a tal manobra política que ocasionou a perda do líder mineiro.
Estudava o curso ginasial quando ouvi falar novamente sobre as tais manobras com a derrota de Walmor Paulo De Luca. Vi meus pais receberem o costumeiro ramo de laranjeira para fazer o chá contra cabeça inchada. Minha mãe, tia Helena e dona Lola não aceitaram sem antes dizerem umas verdades que elas consideravam ser de seu direito. Meu pai e meus tios apenas sorriam e educadamente agradeciam. Afinal o resultado de uma urna é sempre uma incógnita para quem trabalha com honestidade, diziam eles. E porque muita gente chorou a derrota de Walmor, a sua vitória a deputado foi uma apoteose a nível municipal. Os votos para o deputado se desdobraram por gerações.
Meu primeiro voto foi para o mandado de 1973, e veio com um trabalho político denominado a ALA JOVEM. As urnas da localidade de Pedreiras mostraram o resultado do nosso trabalho jovem. A administração nos valorizou e vivemos uma época de ideal jovem. Depois me recolhi envolvida pela educação de meus filhos e meus afazeres. Hoje posso avaliar a trajetória política e as simpatias com os governantes de Içara, seja a qual partido ele pertença, pois não tenho comprometimento de minha atuação política que não seja com a verdade de minha avaliação de cidadã içarense.
Percebo que o prestígio de Walmor Paulo De Luca ainda angaria simpatizantes para o voto de Ada, sua esposa. Mas nós, herdeiros da ideologia de nossos pais, nos tornamos desconhecidos e anônimos nos pleitos eletivos. Ocupamos o espaço na família, temos os filhos que nos consultam e precisamos nos firmar, como nossos pais, com nomes e presenças que nos visitem, e que participem de nossos ideais.
Afinal temos ideais em nosso contexto social e já convidamos pessoas içarenses de destaque estadual para a participação da AILA, da ACAI, de nossas escolas, capelas e outras organizações de localidades içarenses, e elas não nos dão o ar de suas graças. Essas pessoas esquecem que, se estão ocupando um cargo ou uma vaga em Assembléias ou Senado, devem aos nossos votos.
Há uma memória política muito tênue com os políticos. Talvez porque pensem que pagando os cabos eleitorais já estão quites com a dívida social. Ledo engano... Pessoas como eu não esquecem nunca!!! Hoje não é necessariamente o marido que lidera o voto da mulher, o pai que lidera o voto da família, mas há todo um diálogo sobre quem votar e porque votar. E quando calam nossas vozes, há sempre uma maneira de falarmos nas diferentes formas de linguagem que o tempo atual nos presenteia. Amar Içara é primeiramente amar a nossa gente...
Até a próxima semana com mais um assunto.

POLÍTICA - Vereadores manifestam desejo de presidir a câmara

O mandato da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara termina no fim deste ano e vereadores já se mobilizam para assumir a presidência, atualmente de Acirton Costa (PMDB).

(Arquivo/Jornal Içarense)

Faltando três meses para o término do mandato do presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Acirton Costa (PMDB), alguns vereadores da casa já começam a manifestar intenção de assumir o posto.
O primeiro a se pronunciar que está em campanha para conseguir votos dos demais parlamentares foi o vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP). Segundo ele, Acirton Costa (PMDB), André Jucoski, o Polaki-nho (PSDB); e Jurê Bortolon (PMDB) já manifestaram apoio a sua candidatura.
De acordo com Bortolon, o que há, ainda, são especulações. “Tudo vai ser resolvido depois das eleições para governador. Alguns colegas já manifestaram interesse em assumir a presidência como o Darlan, o Neuzi Silveira e o Joaci Pereira. Mas, só vou me pronunciar sobre minha vontade de ser candidato ou não depois das eleições. Posso dizer que tenho um acordo com o vereador Darlan”, explica.
Joaci Domingos Pereira, o Boca, confirmou a intenção de ser candidato. “Estou pensando em ser candidato à presidência. Porém, ainda preciso analisar, discutir a possibilidade”, conta o progressista.
Se depender do vereador peemedebista Antônio de Mello, o cargo permanecerá nas mãos do partido. “Sou candidato sim. Estamos começando a articular a possibilidade, porque a presidência da Câmara é uma construção. Se, por acaso, o meu nome não conseguir reunir o número de votos necessários, vamos indicar outro. Mas o PMBD tem sim um candidato à presidência da Câmara” ressalta.
Para o vereador Diego da Silva Vittorassi (PDT), todos os vereadores têm o desejo de alcançar a presidência. “Eu também tenho vontade de ser presidente, mas não fui atrás ainda disso, porque estamos envolvidos com as eleições agora”, explica.
Os vereadores Itamar da Silva (PP), Osmar Manoel dos Santos (PP), André Mazzuchello Jucoski (PS-DB) e Neuzi Berto Silveira (DEM) não atenderam as tentativas de contato telefônico feitas pela reportagem do Jornal Içarense.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“A administração dá a vocês a oportunidade, mas o esforço de vocês em buscar maior qualificação é vai fazer com que tenham um futuro ainda mais brilhante. Além de tudo esta oportunidade facilitará a busca e a conquista dos sonhos de cada um de vocêsa”. Declaração do vice-prefeito José Zanolli, segunda-feira, aos participantes do ProJovem Adolescente de Içara que receberam material para oficinas de música e de artes, kits escolares e ma-teriais para a prática esportiva.

A Comissão de Serviços Públicos
da Câmara de Vereadores que acompanha as obras que estão em execução em Içara, esteve terça-feira conferindo a pavimentação asfaltica da Rua Luiza Barp, onde foi verificado que falta apenas a sinalização e a colocação de meiofio. Já no bairro Silvana foi realizada a vistoria das obras de colocação de lajotas da Rua Eleutério Joaquim Réus, onde já foram feitos 500 metros lineares de pavimentação. Na Rodovia ICR-353 e 358 trecho que liga Balneário Barra Velha com a Lagoa dos Esteves, os vereadores demonstraram preocupação com o estado que as obras se encontram. “Devido à proximidade com a temporada de verão e a difícil trafegabilidade da rodovia a comissão entrará com uma indicação na segunda-feira solicitando as melhorias necessárias na ICR”; explicou o presidente vereador Diego Vittorassi.
Os vereadores também foram fiscalizar as obras dos Postos de Saúde dos Bairros Jardim Elizabete, Balneário Barra Velha e Primeiro de Maio, a construção do Cras - Centro de Referência de Assistência Social, no Bairro Jaqueline e o CEI Zilda Arns Neumann, no Bairro Primeiro de Maio. “Podemos conferir que as obras de construção das unidades de saúde e creche estão sendo realizadas conforme o esperado”; co-mentou Vittorassi. Acompanharam a vistoria o se-cretário da comissão, André Mazzuchello Jucoski e os vereadores Joaci Domingos Pereira e Volnei João Lino. Faltou apenas o vereador Osmar dos Santos.
Agora sim pode se dizer que a comissão está funcionando, espero que continue assim, participativa.

Prefeito de Içara
Gentil Dory da Luz, que foi secretário Regional do governo de Luiz Henrique da Silveira, garantiu segunda-feira,durante o comício de Michel Temer, presidente nacional do PMDB, em São José, que continua em campanha pelo candidato ao senado pelo PT, Cláudio Vignatti e não poupou críticas ao ex-governador, que junto com Paulo Bauer (PSDB), é candidato ao Senado.

Militante do PMDB
Shirlei (Leda) Laurindo declarou que Gentil da Luz está botando os pés pela cabeça. “Não acredito que o Vignatti vá se eleger ao Senado e posso prever que o Prefeito de Içara pode se complicar no futuroe não se reeleger, pois está contrariando uma decisão da coligação em Santa Catarina encabeçada pelo DEM/PMDB e PSDB ao apoiar um candidato do PT”, comentou Leda.

Frase
“Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela”. (Bjornstjerne Bjornson - Es-critor norueguês - 1832-1910).

GERAL - Sindicato busca agilidade no processo de venda da Vectra

Sindicato dos Ceramistas e comprador do patrimônio da extinta Vectra solicitam providências junto à Justiça; que deve se posicionar sobre a sentença do bem nos próximos 15 dias.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Os antigos colaboradores da extinta empresa Vectra Revestimentos Cerâmicos (Coopervectra) aguardam com a ansiedade a quitação das dívidas trabalhistas.
Para buscar avanços neste processo, o Sindicato dos Ceramistas procurou interceder junto a Justiça. Para tal, foi realizada uma reunião no Fórum de Içara, nesta segunda-feira, 20.
Conforme o presidente sindical, Itaci de Sá, o obje-tivo do encontro foi solicitar ao juiz Fernando Rittler, mais atenção ao processo.
“As partes envolvidas estiveram presentes para dizer ao juiz que não há entraves, já que os bens são dos trabalhadores. Levamos inclusive o comprador, José Carlos Librelato, para mostrar que existe consenso na ação”, ressaltou De Sá.
Ele disse ainda que o juiz demonstrou compreensão, mas não estipulou prazo para expedição da carta de liberação. Para o advogado, o documento deverá ser entregue em aproximadamente duas semanas.
Conforme a parte aquisidora, José Carlos Librelatto, a negociação da venda do maquinário da massa falida já foi iniciada. Ele explicou que em função da suspeita de desvios de algumas peças, a empresa interessada em realizar a compra se dispôs a providenciar um vigia para trabalhar no local.
“Nada foi vendido ainda, até porque a compra não foi oficializada. A empresa interessada fez um acordo sem compromisso”, o futuro dono da Vectra.
Librelatto diz ainda que no momento da posse da propriedade avaliará se todo o maquinário está no local para isso realizará um inventário.
O pagamento das despesas dos outros quatro vigias, é proveniente de um montante disponível em conta judicial, correspondente aos trabalhadores.
O patrimônio foi leiloado no valor de R$ 4,8 milhões, sendo que R$ 1 milhão deverá ser pago no momento da efetivação da compra, seguida de outra parcela no prazo de 30 dias. O restante do valor será pago em 10 vezes de R$ 280 mil. A quantia será destinada a quitação das dívidas trabalhistas com o ex-funcionários da Vectra.

POLÍCIA - Conscientização é foco da Semana Nacional do Trânsito

Escolas e empresas da região recebem durante a semana orientações sobre a utilização do cinto de segurança e regulamentação do transporte infantil; e no município terá evento na quinta.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Com enfoque no respeito às leis do uso do cinto de segurança e da regulamentação do transporte infantil, a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara realiza palestras na região, em seguimento a programação da Semana Nacional de Trânsito.
Conforme o sargento Adilson de Oliveira, o principal objetivo é conscientizar sobre a importância da aplicação das normas de segurança. “Todos sabemos que é preciso usar o cinto, mas o uso das cadeirinhas precisa de uma orientação mais forte”, considerou.
Segundo o sargento, desde a vigoração da nova norma, no início do mês, foram poucos os casos de infração na rodovia. “As dúvidas mais frequentes são relativas à instalação do equipamento. Muitos motoristas nos procuram por não entender o manual”, explica.
Ontem, os militares estiveram nos municípios de São João do Sul e Praia Grande para realizar palestras educativas. Na segunda-feira, 20, eles estiveram presentes em empresas no município de Meleiro.
Já em Içara, as ações deverão ser realizadas a partir da quinta-feira, 23, com palestra na Escola de Educação Básica Antônio Colonetti, no bairro Jaqueline.
No próximo sábado, 25, a guarnição estará presente durante ação social na escola Escola Quintino Folhiarini Dajori, no bairro Presidente Vargas, em Içara.
A Semana Nacional do Trânsito teve início no último sábado, 18, e segue até dia 25. O tema desta edição, estipulado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), visa promover informações e desenvolver discussões sobre a relevância do uso do cinto de segurança e dos dispositivos ao transporte infantil .
De acordo com o órgão nacional, os acidentes de trânsito são as principais causas de morte de crianças de um a 14 anos no país.Em 2008, foram contabilizadas 22.472 vítimas não fatais, entre menores de um ano a 12 anos. Na mesma faixa etária, o número de óbitos registrados no trânsito foi de 802.

VARIEDADES - Rede Feminina de Combate ao Câncer há 19 anos servindo

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara trabalha para prevenir o câncer de colo de útero e mama, realizando exames e palestras de conscientização para mulheres do município.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)
A história da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Brasil começou em São Paulo, em 1946, através do médico cirurgião Antônio Prudente e da esposa, a jornalista Carmem Prudente.
A iniciativa se espalhou por todo o país e, em Içara, a rede foi fundada oficialmente em 25 de junho de 1991, pelo Grêmio de Domadoras do Lions Clube, junto com um grupo de senhoras da comunidade.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade assistencial, sem fins lucrativos, que sobrevive com recursos de convênio com a administração municipal, doações e promoção de eventos.
O ambulatório conta com o trabalho de duas técnicas de enfermagem e de uma médica, profissionais cedidas pela Administração Municipal. Além destas, a Rede conta com mais 45 voluntárias, que prestam serviços diversos.
De acordo com Inês Barrichello presidente da entidade, no cargo há um ano e três meses, tudo na Rede é focado na prevenção do câncer. “Nosso trabalho é mais preventivo. Participamos também de campanhas e palestras”.
São atendidas de 15 a 20 mulheres por dia. Em 2009, estiveram no local 4.063 pessoas. “As mulheres içarenses são bastante conscientes quanto à prevenção. Elas procuram o ambulatório regularmente e a maioria retorna para fazer o preventivo uma vez por ano”, conta Inês.
A presidente da entidade explica que o exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papa-nicolau) deve ser feito, uma vez por ano, a partir de quando a mulher inicia a vida sexual. Até mesmo aquelas que já retiraram o útero devem continuar fazendo o preventivo.
Além do exame de Papa-nicolau, a rede oferece requisição de mamografia, tudo realizado em conjunto com a Secretaria de Saúde de Içara. “Digo às mulheres que tenham cuidado com a saúde, porque todo problema que é detectado cedo, é mais fácil de tratar e curar”, reforça Inês.
A terça-feira é reservada para a entrega de exames e consultas com a médica ginecologista.
“Quando é detectado algum problemas no exame, as enfermeiras agendam um horário para a paciente ser atendida pela médica. Dependendo da gravidade, a mulher é encaminhada à Secretaria de Saúde, que providencia o tratamento adequado”, explica a presidente, que também é voluntária da instituição há 15 anos.
O ambulatório atende das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira, e está localizado na Rua João Menegaro, s/n, anexo ao Hospital São Donato. O espaço foi cedido pela instituição e as dependências construídas pelas voluntárias, com a ajuda da população do município.

ESPORTE - Atlético Içarense quer passar para segunda fase

A equipe içarense quer aproveitar a vantagem de jogar em casa, na terceira rodada, contra a União Metropolitana, buscando mais três pontos visando a classificação na Segunda Divisão.



Até o momento foram realizadas duas rodadas do Campeonato Regional da Segunda Divisão organizado pela Liga Atlética da Região Mineira (LARM), que conta com oito times, divididos em duas chaves.
E o Atlético Içarense, depois de estreiar com derrota, venceu por 1 a 0 a equipe do Universo.
O presidente Lorival Medeiros, o Vá, informou que o desempenho da equipe está de acordo com a expectativa esperada pela comissão técnica. “Sofremos uma derrota no jogo de estreia, mas reconhecemos que a LARM é um dos campeonatos mais bem disputados da região”, explicou.
Em duas rodadas a competição já contabilizou 24 gols, com uma média de três gols por partida.
O Atlético Içarense ostenta o terceiro lugar no Grupo B, com três pontos, e precisa de mais cinco pontos para subir para a Primeira Divisão em 2011.
Faltando apenas duas rodadas para o término da primeira fase os içarenses terão que continuar o bom desempenho para ficar entre os primeiros colocados.
O Atlético só volta jogar em casa na última rodada, no dia 10 de outubro, contra a União Metropolitana, no Modulo Esportivo.

DISTRITO - Obras de artesão de 11 anos encantam visitantes do Rincão

Com apenas 11 anos, Daniel Floriano superou as dificuldades na escola e desenvolveu sozinho técnicas artesanais com conchas e escamas, cujos trabalhos são expostos em eventos da região.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Com conchas, escamas e cola quente, um menino de 11 anos encanta visitantes do Distrito Balneário Rincão, em Içara. Em uma cabana provisória, na localidade de Pedreira, Daniel Floriano, transforma materiais do mar em trabalhos artesanais. “As pessoas elogiam bastante. Acham bonito o que eu faço”, diz.
Mas, a realidade do adolescente nem sempre foi assim. A mãe, Ana Floriano, conta que ele tinha dificuldades de aprendizagem na escola, quando recorreu a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE). “Lá os profissionais usavam quebra-cabeça para fazer ele exercitar a mente. Então ele começou a fazer artesanato sozinho em ca-sa”, relata.
Hoje, na 5º série, mais do que bom aluno, Da-niel é motivo de grande alegria para a mãe.
“Tinha perdido um filho. Mas, Deus me enviou o Daniel. Ele é o orgulho da nossa família”, diz Ana.
Apesar da pouca idade, o menor faz planos de cursar uma faculdade e ter uma loja grande para comercializar o seu trabalho. “O que eu faço me deixa muito feliz. É legal e ainda ajudo a reciclar o que foi abandonado na praia pelo mar”, considera.
Os trabalhos artesanais, entre cachorrinhos, vasos e flores são comercializados em uma lojinha, em anexo a Casa da Família. Nesta época, segundo Daniel, as vendas estão fracas. Mas, a expectativa para o verão é grande. “No verão vende bem mais. Já cheguei a tirar R$ 25 em um dia”, comentou o pequeno artesão.
A mãe esclarece que a renda fica integralmente com o Daniel, que está economizando para garantir um auxílio para o futuro.
O jovem artesão já teve as obras expostas na Festa da Tainha, na Feira do Peixe Vivo e no último sábado recebeu elogios do Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim.