O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.237 - 24 de novembro/2011

FRAMBER JUNIOR/JI
GERAL: Moradores reclamam do estado do posto de saúde do Demboski
Presidente da associação de moradores reclama do descaso da Administração de Içara quanto precariedade da unidade.



DIVULGAÇÃO
POLÍTICA: Convenção do PMDB Mulher
Encontro será neste sábado no Centro de Eventos Castelo, no bairro Teresa Cristina, onde serão apresentadas as pré-candidatas da sigla





FRAMBER JUNIOR/JI
VARIEDADES: Exposição da cultura africana na Mineração


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

PMDB Mulher luta pela vitória de Gentil

O PMDB Mulher de Içara está se mobilizando para a Convenção Municipal do partido, que acontece neste sábado, das 13h às 17h, no Centro de Eventos Castelo, do bairro Tereza Cristina.
Segundo a presidente do PMDB Mulher, Vanusa Fernandes Mateus, os nomes das pré-candidatas a vereadoras para o pleito de 2012 foram discutidos e serão apresentados na convenção. Além disso, as comemorações dos 20 anos de fundação e atuação do PMDB Mulher de Içara também foram tratadas no encontro. O PMDB que fazer uma legenda forte para reeleger Gentil da Luz em 2012 e a união da sigla é fato, o que ajuda na mobilização da classe política.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PMDB Mulher de Içara organiza Convenção Municipal

DIVULGAÇÃO
O PMDB Mulher de Içara se reuniu, na noite desta terça-feira, dia 22, a fim de discutir e organizar a participação do segmento na Convenção Municipal do partido, que acontece neste sábado, dia 26, das 13h às 17h, no Centro de Eventos Castelo, do bairro Tereza Cristina.
Segundo a presidente do PMDB Mulher, Vanusa Fernandes Mateus, os nomes das pré-candidatas a vereadoras para o pleito de 2012 foram discutidos e serão apresentados na convenção. Além disso, as comemorações dos 20 anos de fundação e atuação do PMDB Mulher de Içara também foram tratadas no encontro.
“O PMDB Mulher é forte e atua desde 1992 no município. Mas, Içara ainda necessita da atuação feminina no cenário político. Por isso, queremos otimizar e fortalecer ainda mais a participação da mulher nas discussões sociais e também na elaboração de políticas públicas voltadas à população feminina ”, declara a presidente. Para a vice-presidente Eliana Jucoski, esta é, mais do que nunca, a hora da mulher na política içarense. Convidando para a Convenção Municipal, a presidente acrescentou: “Pretendemos ganhar representatividade na Câmara e reeleger o projeto de governo do PMDB nas próximas eleições. E, por isso, sábado, daremos mais um importante passo desta caminhada”.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

O processo foi dentro da normalidade e da democracia, pois a maioria dos filiados vestiu a camisa do partido e não a do interesse.” Presidente da Comissão Provisória do PP, Tarcísio Lima, sobre a vitória da Chapa 2 sobre a Chapa 1. Hoje, vai ter a eleição do Diretório, depois de 8 meses.

As mulheres
da Associação “Amigas do peito” - portadoras do câncer de mama de Içara - estiveram reunidas com a vereadora Edna Benedet da Silva (PC do B), para elaborar o projeto que cria "O Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama"no segundo sábado do mês de março de cada ano. Segundo Edna, a criação a data tem por objetivo, que na semana que antecede ao dia seja intensificada a conscientização e orientação para a comunidade no combate ao Câncer de Mama, tornando um compromisso do Poder Público com o público feminino, e contribuirá para o diagnostico precoce da doença, bem como, para conscientização sobre a importância do autoexame de mama e a mamografia, no diagnostico da doença, salvando vidas de várias mulheres.
Em Santa Catarina, são por ano 1.600, novos casos, sendo que 300 mulheres ao ano morrem de câncer de mama explica Edna. O câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2010, foram diagnosticados mais de 50 mil casos da doença no Brasil. Além disso, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no país. A taxa de mortalidade em 2008, data do último registro do INCA, foi de 11.860 óbitos, sendo 11.735 mulheres e 125 homens. Devido a essas estatísticas, o câncer de mama é considerado um grave problema de saúde pública mundial, não só pelo número crescente de casos diagnosticados a cada ano, mas também pelo investimento financeiro que é solicitado para equacionar as questões de diagnóstico e tratamento.
Na reunião, também foi elaborado projeto que cria o registro de câncer de base populacional do município. Esse registro prevê sistema de coleta permanente de todos os dados dos casos de neoplasias malignas de indivíduos residentes no Município.

Os vereadores
estiveram reunidos com o Prefeito Municipal Gentil da Luz e membros da Administração Pública, nesta quarta-feira, para explicar sobre projetos do Executivo, que estão em tramitação no Legislativo sobre pavimentação e cidade digital, para aderir a programas do Badesc. O Prefeito citou os nomes de ruas e os valores de cada obra de pavimentação que serão realizados através do programa Badesc Cidades. “São ruas importantes de vários bairros que receberão camada asfáltica ou lajotas”; comentou Gentil da Luz.
Sobre o projeto cidade digital um dos responsáveis pelos estudos para a implantação do projeto José Carlos Vieira explanou sobre o sistema há ser instalado no município. “Não estamos pensando apenas em internet gratuita, este projeto inclui uma integração em banda larga para as áreas do Poder Executivo, como saúde e educação”; salientou o engenheiro José Carlos Vieira. O projeto cidade digital compreende em instalação de antenas, computadores-servidores, software, mão de obra, lousas digitais, manutenção do sistema e treinamento no período de 24 meses. “Vamos criar uma infovia para a educação e saúde, e isso precisa um serviço de internet de alta qualidade, onde estas áreas da administração terão recursos que ajudarão na qualidade dos estudos e o atendimento a saúde”; exemplificou Vieira. Vamos aguardar!!!

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Posto de Saúde do Demboski corre risco de desabamento

A estrutura precária do prédio da Unidade de Saúde do Demboski foi denunciada pelo presidente da associação de moradores; o secretário de Obras informa que vai conferir o problema.
FRAMBER JUNIOR/JI
Os moradores do bairro Demboski, em Içara, estão preocupados com o estado do prédio da unidade de saúde da localidade.
De acordo com o presidente da associação de moradores, Adriano Cipriano Antônio, a estrutura está rachando e o telhado caindo. Na parte de baixo do local também funcionavam classes de catequese.
“Mesmo nestas condições, o posto ainda está em funcionamento, colocando em risco a vida de pessoas”, alerta Cipriano, que diz já ter procurado responsáveis pelas secretarias de Obras e Saúde, mas que só há promessa de construção de uma nova unidade no próximo ano.
“Enquanto não é construído o novo posto, precisamos de uma medida provisória. Já faz tempo que a estrutura está nesta situação. Não podemos esperar que desabe”, enfatiza.
O secretário de Obras, Wagner Pizzetti, informa que não tinha conhecimento da reclamação.
“Fui ao Demboski duas vezes, para reunião com a associação de moradores, e só compareceu o vice-presidente e mais duas pessoas. Então, as reuniões foram canceladas a pedido deles. Acho que estas eram oportunidades de o presidente ter apresentado o problema. Mas, agora que estou ciente, vou conversar com o secretário de Saúde para que possamos visitar a unidade e providenciar uma medida urgente”, explica Pizzetti.
Ainda de acordo com o secretário, está prevista para 2012, além da construção de uma nova unidade de saúde no bairro, a construção de uma creche.
Pizzetti, que assumiu a Secretaria de Obras recentemente, foi incumbido pelo prefeito Gentil Dory da Luz para fazer reuniões em todos os bairros.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Edna Benedet

Lixo: um problema mundial

O lixo tornou-se um problema a nível mundial. O volume de lixo produzido no mundo aumentou em três vezes mais do que a população nos últimos 30 anos. Os dados mostram que cada pessoa produz em média 300 quilos de lixo por ano, ou seja, ao todo, 30 bilhões de toneladas são produzidas anualmente. Somente o Brasil produz 240 mil toneladas por dia.
Esse aumento na quantidade da produção do lixo tem como causa dois fatores significativos.
O primeiro surge em decorrência do poder aquisitivo das pessoas, que passam a consumir mais. Em segundo, o mercado capitalista com aumento de produtos industrializados, contribui para produção dessa quantidade alarmante de lixo.
Portanto, esse problema é de todos nós, pois a falta de espaço para armazenar essa quantidade de lixo e os sérios riscos ambientais e à saúde pública, que ele causa, são problemas que tem que ser enfrentados e solucionados com responsabilidade, pois o desenvolvimento sustentável e com respeito ao meio ambiente é um questão de sobrevivência da própria humanidade. Assim, a solução viável para esse problema é reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido.
Muito do lixo que produzimos poderia ser reaproveitado através da coleta seletiva e da reciclagem, diminuindo consideravelmente a poluição do meio ambiente. Só para exemplificar, uma garrafa plástica leva em média 1 milhão de anos para decompor-se, uma lata de alumínio aproximadamente de 80 a 100 anos. Porém, todo material como papéis, plásticos e alumínios, podem ser reaproveitados ou invés de serem jogados no lixo, diminuindo consideravelmente o montante de lixo colocado nos aterros sanitários e preservando o meio ambiente.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Menino de 10 anos é atropelado no Primeiro de Maio

Um atropelamentos foi registrado no final da tarde desta terça-feira, na Rua Marcos Rovaris, no Bairro Primeiro de Maio, em Içara.
Um menino de 10 anos foi atingido pelo Gol placas MBS-3233, de Urussanga.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o menor consciente, mas com escoriações na perna direita e reclamando de dores no abdômen. Após ter recebido os primeiros socorros o garoto foi levado ao Hospital São Donato, e liberado logo em seguida.
A motorista do Gol, além do susto, nada sofreu


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Escola Maria da Glória faz 1ª Mostra da Cultura Africana

FRAMBER JUNIOR/JI
A E.E.B. Profª Maria da Glória, do bairro Aurora, realizou nesta quarta-feira, dia 23, a 1ª Mostra da Cultura Africana com o tema Rompendo os elos do preconceito. O evento mostrou a cultura afro através de apresentações artísticas, exposições, trabalhos manuais e literatura, tendo como objetivo a reflexão sobre a discriminação racial, ainda existente nos dias atuais.
A mostra foi coordenada pelos professores Saimon e Milena e contou com a colaboração da direção, funcionários e professores.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Pedreiras e Cristo Rei na final do Quarentão

CALEBE BORGES/JI
Rodada desta quarta-feira definiu os finalistas do Campeonato de Futebol Suíço Quarentão organizado pela Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC), no Campo do Jorge, no bairro Jaqueline, em Içara.
A final será dia 2 de dezembro, às 20h, entre União Pedreiras/Abimar Supermercados x Cristo Rei.
No primeiro jogo da semifinal, o União Pedreiras/Abimar Supermerca-os não passou de um empate em 1 a 1 com o Artemio Serafim/Marcelo Embalagens. Os gols foram marcados por Bigo (Pedreiras) e Manoel (Artêmio).
Na outra partida da noite, o Cristo Rei, com gols de Jorge (2), Betinho (2) e Deja, goleou o Jaqueline/Mercado Rossa por 5 a 2. Névio e Regi descontaram.
Até o momento foram realizados 17 jogos, marcados 82 gols, uma média de 4,8 por partida. O artilheiro da competição é Everaldo (Pedreiras), que balançou as redes sete vezes.
Na derrota do Laje Silva por 3 a 2 diante do Cristo Rei, o árbitro se equivocou e terminou a partida aos 14 minutos do segundo tempo, gerando protestos do Lage Silva, que preferiu não ir adiante com os protestos.
De acordo com Valdir Damiani Alves, presidente da LESC, a liga se posicionou favorável na realização dos 11 minutos de jogos restantes, mas a equipe prejudicada não achou interessante voltar a campo prevalecendo o resultado de 3 a 2 para a equipe do Cristo Rei.
A LESC realiza o congresso técnico do primeiro Campeonato Regional de Futsal no Balneário Rincão nesta sexta-feira, 25, às 20h, no Hotel Soratur, em Criciúma. As fichas de inscrições deverão ser entregues neste dia. Os times interessados devem fazer contato antecipado pelos telefones (48) 9916-7541/8403-2504/99081298, informa Alves.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.