O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 11 de maio de 2010

CAPA: Edição1.860 - Içara, 11 de maio de 2010

Fundai dá prazo para Coposul retirar licença





Eleitor terá que mostrar documento com fotografia





Polícia Civil investiga assalto a mão armada ocorrido em Içara

POLÍTICA - Justiça determina novas leis para as eleições em 2010


Conforme determinação da Lei 12.034/09, além do título, o eleitor deverá levar, ao local da votação, algum documento que comprove a identificação e que contenha foto recente e oficial.

Após o término do prazo para a retirada do primeiro título de eleitor ou regularização no dia 5 de maio, novas determinações foram validadas pela Justiça Eleitoral.
Conforme a determinação da Lei 12.034/09, o e-leitor deverá apresentar, além do título, documento de identificação com fotografia, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e certificado de reservista. Entretanto, as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Se mesmo após a apresentação dos documentos, o presidente da mesa receptora ainda estiver com dúvidas sobre à identidade do eleitor, deverá interrogalo sobre os dados do título ou do documento oficial, além de confrontar assinatura constante desses documentos com a feita pelo eleitor na sua presença.
Segundo o chefe do cartório eleitoral de Içara, Marcos de Moraes, no período de 1o à 5 maio, aproximadamente 800 procedimentos, entre a regularização e primeira via, foram efetuados. “As pessoas que estiverem com o título cancelado não poderão votar em 3 de outubro deste ano”, relata Moraes, citando que os únicos procedimentos que o cartório pode realizar é a emissão da segunda via ou a guia para o pagamento das multas, que é gerada quando o cidadão deixa de votar e não emite a justificativa. Quando isso ocorre por mais de três vezes, o título é cancelado, e a pessoa impedida de votar. Os procedimentos poderão ser feitos a partir de novembro pela Justiça Eleitoral.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Eu sou içarense nato, nasci e me criei nesta terra, quero o melhor pra Içara, não importa o partido, seja PT, PMDB ou PP ou outro qualquer. A eleição terminou em outubro de 2008 e não interessa quem é o administrador, queremos o melhor para Içara”. Frase do vereador Osmar Manoel dos Santos (PP) na sessão de segunda-feira, criticando a Administração Municipal, que teve uma rejeição de 60% em pesquisa realizada na semana passada pela Rádio DIfusora, junto ao IPAT.

Diretoria do Sindserpi

se reuniu com os vereadores nesta segunda-feira para pedir apoio na negociação com a Administração Municipal de Içara, que junto com outros prefeitos da Amrec, fizerm um cartel e se propuseram dar um aumento de apenas 5,3 %, o que a classe e a direção da entidade não aceitam.
A presidente Vera Regina Vieira afirmou que a proposta da Administração Municipal está descartada.

O médico (1)
Lauro Nogueira esteve na quinta-feira na sessão da Câmara de Vereadores de Içara, pois segundo o vereador Diego Vitorassi, ele não foi avisado da mudança da data, do dia 6 para 20 de maio.
Darlan Carpes, presidente da mesa diretora na sessão de segunda-feira, afirmou que Nogueira foi avisado, segundo o funcionário Gildo Brígido. O pedetista pediu para ver o protocolo.

André Jucoski
vereador do PSDB solicitou que o ex-presidente do Hospital São Donato, Valmir Dagostim, e a diretora administrativa Morgana Zoche, fossem convidados a participar da reunião de esclarecimentos junto com Nogueira.
Vitorassi pediu que o encontro do dia 20 de maio seja gravado para depois não ter problema de disse que me disse.
Isso vai render.

Uma funcionária do Procon
registrou o Boletim de Ocorrência nº02283 contra o vereador Antônio de Mello relatando que ele utilizou durante o pronunciamento na Câmara Municipal de Içara (na sessão passada) as seguintes expressões: “sai uma, entra outra desqualificada... e que o Procon tem um péssimo atendimento e que não trabalha, só finge que trabalha”.
Mello, na sessão de ontem, disse que fez críticas ao Procon mas de forma construtiva e que as pessoas tem que estar preparadas para as críticas. “No momento que fui eleito me dá o poder de criticar os órgãos da Admnistração Municipal, sem receber qualquer tipo de repreensão. As pessoas devem estar preparados para receber críticas, e se não aceitam deveriam pegar o chapéu e ir embora”, finalizou.
O companheiro de bancada Jurê Bortolon acrescentou: “Toninho, quando terminar o nosso mandato vamos ter mais boletins de ocorrências na delegacia do que dinheiro pra comprar comida.
Darlan Carpes, do PP, foi solidário a Mello e afirmou que o vereador sofre para se eleger, muitas vezes leva na costas o prefeito e o vice para agradar os içarenses.

EDITORIAL - Içara se torna cidade sem lei

Somente neste ano ocorreram duas mortes e duas tentativas de homicídios no Distrito Balneário Rincão, em Içara, vários assaltos em outras partes da cidade, o último foi com um casal, que, junto com os filhos, ficou refém dos ladrões, elevando o índice de violência no município, o que é preocupante.
É importante ter uma participação mais ativa das Polícias Civil e Militar, para que Içara não se transforme em uma cidade sem lei.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - MP pede suspensão dos trabalhos da Coposul

Indústria não teria licença ambiental para exercício das atividades, já funcionária diz que empresa não parou de trabalhar e Fundai afirma que a licença já está em andamento.

O Ministério Público de Içara pediu a suspensão dos trabalhos realizados pela Indústria de Copos Plástico Coposul, por não possuir licença ambiental.
A ação civil pública foi proposta pelo Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Içara, Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa, que pediu liminar determinando interrupção dos trabalhos até que seja obtida Licença Ambiental de Operação. Foi requerido também o pagamento indenizatório de R$ 500 mil, por dano moral coletivo.
A secretária da Coposul, Gabrieli Ramos, afirmou que “tudo está certo” com a documentação da empresa, e que possuiam licença ambiental, mas não soube informar se não foi feita a renovação ou se houve alguma irregularidade. Segundo ela, os 340 trabalhadores não pararam as funções por nenhum dia.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara informou que a Coposul já está em processo de licenciamento. Segundo a engenheira ambiental da instituição, Luciane Crepaldi, os maiores problemas apresentados pela empresa são a produção de resíduos e ruídos que afetam a comunidade vizinha.
A engenheira disse que os resíduos estão sendo eliminados corretamente, é feita a coleta do lixo produzido que é destinado a um aterro. A renovação das licenças é relativa ao cronograma de cada empresa, mas varia de um a quatro anos. De acordo com Luciane, o ideal caberia a Fundai verificar a regulamentação das empresas, mas devido ao reduzido quadro de funcionários isso só acontece quando há denúncias de irregularidades ou quando Ministério Público solicita.
Para continuar com os trabalhos, a Coposul terá um prazo estabelecido pela Fundai para se adequar às normas ambientais. A engenheira acredita que o prazo poderá chegar a dois anos.
Até o fechamento da edição não foi possível fazer contato com o diretor da empresa de plásticos.

POLÍCIA - Cinco assaltantes fazem família de içarense de refém

Na madrugada de domingo, uma família residente em Içara sofreu um grande susto ao ser abordado por cinco ladrões, que após uma tentativa frustrada de roubo na Giassi.com assaltaram a casa.



Em menos de um ano, a Indústria de Confecção Giassi.com, localizada no Bairro Aurora, em Içara, voltou a ser foco de assaltantes. Mas diferente da ação ocorrida em julho de 2009, na madrugada deste domingo, dai 9 de maio, os criminosos não saíram sem bens materiais. Sem sucesso na operação criminosa eles mudaram de estratégia e abordaram uma família que reside ao lado da empresa.
Conforme depoimento à Polícia Civil do proprietário da casa, J.B., 51 anos, o grupo trancou ele, a esposa e os dois filhos num quarto sob a mira de uma pistola. Ele afirmou que os assaltantes não estavam encapuzados e aparentavam ter entre 30 e 35 anos. E, após vasculharem a casa, roubaram R$ 2 mil em dinheiro, computador, jóias, dois televisores e roupas masculinas.
Todo o material foi carregado no Corsa placas MDI-0072 do funcionário responsável pela vigilância da indústria de confecção. Mas, o veículo acabou atolando no pátio da casa. Por isso, transferiram os produtos do roubo para o Citroën da família, localizado pela manhã de domingo, na Vila Belmiro, em Criciúma.
A Polícia Militar realizou rondas por Içara e cidade vizinha, mas nenhum suspeito foi encontrado.
As investigações ficarão na responsabilidade da Polícia Civil de Criciúma, com o apoio da Civil de Içara.

VARIEDADES - Cantor criciumense planeja retornar da Europa em 2010

O músico Samuel de Bona, que está há dois anos morando na Europa, onde foi aprimorar as técnicas musicais, planeja o retorno para sua cidade natal ainda em 2010, a trabalho.

O criciumense Samuel de Bona, músico que há dois anos está residindo na Europa, onde foi em busca de novos conhecimentos sobre a profissão, estará retornando a terra natal ainda em 2010, para retomar as atividades musicais.
Ele exerceu os cargos de professor de música na Fundação Cultural de Criciúma entre 2001 e 2003 e desenvolveu vários projetos no Asilo São Vicente de Paula, no bairro Michel.
Depois de viver em Portugal, onde divulgou a música brasileira, atualmente mora no Norte da Espanha. ”Imigrar é sempre muito difícil. Tive que encarar a construção civil por um tempo e entregar material publicitário. Algumas pessoas acham que porque estamos na Europa estamos ricos, mas não é o que acontece”, desabafa.
O profissional lembra dos momentos difíceis que passou. “Cheguei em Paris em fevereiro de 2008. À tar-de já estava em Madri. Dias depois meu pai faleceu em Florianópolis, mas só fui saber 15 dias depois, quan-do já estava na cidade do Porto, em Portugal. Passei dificuldades, fiquei com 1 euro na carteira, dormi no aeroporto”, completa.
De forma ilegal no país, o músico chegou a ser detido. “Um dia estava tocando no Copacabana Café, em Lisboa, quando chegou o Serviço de Imigração e Fronteira, e fui preso por uma noite. Ganhei uma carta de expulsão do país. Fui então para a Ilha dos Açores tocar, mas também fui pego pela Imigração. Dessa vez, a inspetora chefe me deu uma chance e fui liberado”.
Em Lisboa conseguiu um contrato e foi legalizado. Na Espanha realizou o antigo sonho de tocar violão flamenco. MPB, rock nacional e internacional e flamenco fazem parte do repertório do músico de Santa Catarina.
Como forma de homenagem ao seu país de origem, o Brasil, ele inclui diversas canções em seu repertório, como as de Roberto Carlos, entre outros cantores.

ESPORTES - Figueirense e Avaí vencem na rodada

Na estreia da Copa Santa Catarina o Figueirense venceu o CFZ Imbituba, por 2 a 1, mas a liderança da competição ficou com o Avaí, que ganhou, de 3 a 0, do Juventus, de Jaraguá do Sul.

O Figueirense venceu o CFZ Imbituba por 2 a 1, de virada, na tarde de ontem, pela Copa Santa Catarina.
A partida marcou a estreia dosdois times na competição estadual.
Alan abriu o marcador para o Imbituba aos 25 minutos do primeiro tempo. Já Martin e Rafhael anotaram para o Alvinegro, aos 8 e aos 11 minutos da segunda etapa.
As duas equipes voltam a jogar pela Copa no próximo domingo, dia 16. O Figueira encara o Joinville, às 16h, na Arena. No mesmo horário, o CFZ recebe a Chapecoense, no Estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba.
No outro jogo da rodada desta segunda-feira, em Camboriú, o Avaí venceu o Juventus por 3 a 0, com gols de Gabriel, Medina e Rafael Costa, e assume a liderança do Grupoi A, com 6 pontos junto com o Brusque, ambos com 100% de aproveitamento.
A equipe brusquense confirmou o favoritismo ao ganhar do Metropolitano por 1 a 0 no Estádio Augusto Bauer, no domingo. O gol da vitória do Brusque foi anotado por Valdo aos 37min do primeiro tempo.
Na quinta, o Brusque enfrenta o Juventus, no Estádio João Marcatto, e no sábado recebe o Avaí.
Também no fim de semana o Joinville venceu a Chapecoense por 2 a 1.
O Criciúma enfrenta amanhã, em casa, o Metropolitano.