O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.961 - Içara, 1ª de outubro de 2010

Vagas abertas
(Bruna Soares/Jornal Içarense)


Moradores do Loteamento Dayane reclamam do descaso
(Daniela SOares/Jornal Içarense)


Equipe Sub-11 da FME/Içara segue invicto na LAC
(Jhonatan Mota/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Seja bairrista vote em candidato de Içara

Faltam apenas dois dias para as eleições e as ofertas de candidatos são diversos. Antes de depositar o voto nas urnas pesquise a vida do candidato e verifique o que ele fez por Içara.
Muitos “estrangeiros” aterrisam por aqui, recebem o voto e vão embora, retornando somente de quatro em quatro anos.
Por isso é importante votar em pessoas que morem em Içara, como é o caso de Adilor Guglielmi e Aldo Wagner Fernandes.
O voto é secreto, caro eleitor, mas não se deixe en-ganar. Seja bairrista e evite votor em estrangeiros.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane Mendes


Atraso na pensão pode inscrever nome no SPC

Crescem as decisões que determinam a inclusão do executado, em caso de Ação de Execução de Pensão Alimentícia, nos registros do SPC/Serasa.
O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco já utiliza essa medida desde 2008, e em São Paulo cresce o numero de pais devedores inscritos nos órgãos de proteção ao crédito diariamente, pela iniciativa da Defensoria Pública, representada pela juíza Cláudia Tannuri.
No entanto, ainda é uma medida inovadora e nem todo juiz aceita o pedido de restrição ao crédito. Já para o Desembargador Natan Zelinschi de Arruda, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a Lei permite uma medida coercitiva maior, que é a prisão civil do devedor, portanto, também permite o meio coercitivo menos gravoso, que é a inscrição nos registros do SPC/Serasa.
Trata-se de mais uma forma de coerção para que se cumpra a obrigação alimentar. Legalmente, o credor de alimentos pode se valer de penhora de bens ou de prisão civil do devedor de alimentos. Entretanto, alguns devedores se sentem mais ameaçados com a possibilidade de inscrição em órgãos de proteção ao crédito. Assim, mesmo não existindo previsão para a medida, também não existem óbices legais para a mesma.
Agora, com as crescentes decisões judiciais que determinam a inscrição em SPC/Serasa, o pai que tiver obrigação alimentícia e não cumprir com esta obrigação poderá ter limitações de crédito, não podendo tomar empréstimo em banco, comprar a prazo e participar de concurso público.
Desta forma, aquele que for inscrito por descumprir com a obrigação alimentar somente terá o nome retirado do cadastro de devedores após o pagamento da dívida ou acordo judicial. Além de ser um novo meio para forçar os devedores a pagar, essa medida não exclui a prisão ou a penhora de bens.
Até a semana que vem com mais uma informação de interesse público.

Susiane Formentin Mendes de Oliveira é advogada e escreve semanalmente neste espaço.

POLÍTICA - Candidatos à presidencia participam do último debate

A dois dias das eleições, Dilma Rousseff (PT) se empenha para garantir a vitória no 1º turno e José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) atacam para levar o pleito para o segundo turno.

(Mauro Pimenta/Terra/Divulgação)

Os quatro candidatos à Presidência da República com representação na Câmara Federal: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PS-OL), participara do debate realizado pela Rede Globo, na noite de ontem.
Foi o último encontro dos presidenciáveis antes das eleições.
Dilma, à frente nas pesquisas de intenção de voto, destacou durante todo o programa as ações do Governo Lula. Na primeira resposta, lembrou que foram criados 14 milhões de novos postos de trabalho até o momento.
O candidato do PSOL manteve a linha feita nos debates anteriores, atacando os três candidatos que, segundo ele, “fazem parte do sistema”. Sampaio fez críticas principalmente à candidata do PT e arrancou risos e aplausos da plateia pelo jeito irreverente de conduzir os temas.
Serra usou todas as oportunidades para lembrar as ações no governo de São Paulo e criticar o governo federal. Entre as propostas, disse que vai retirar o imposto dos alimentos da cesta básica e medicamentos, além de combater a sonegação. Sobre o tema, criticou o Governo Lula por aumentar o imposto da água e do esgoto.
Plínio falou que prestou conta do dinheiro arrecadado para a campanha. Em resposta, Dilma disse que todas as doações para a sua campanha foram oficiais, arrancando risos da plateia. “Lamento que esses risos tenham vindo de quem tem outras práticas”, disse a petista, recebendo aplausos.
Marina atacou Serra diversas vezes e, em suas considerações finais, falou que quer disputar o segundo turno com Dilma. Durante o debate, a candidata do PV falou sobre grandes reformas e no pensar a política de forma integrada.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Angela e Maneca no governo eles vão olhar para Içara, a nossa pesquisa vai ser nas urnas e a nossa coligação virá no segundo turno. Para o bem do Estado a vitória tem que ser de Ângela e Maneca ”. Ex-prefeito de Içara, Heitor Valvassori (PP) sobre as eleições em 3 de outubro.

Pesquisa do Instituto Vox Populli
aponta empate técnico entre Angela Amin (PP) e Ideli Salvatti (PT) no segundo lugar da corrida pelo governo do Estado. O democrata Raimundo Colombo mantém a liderança, com 37% das intenções de voto.
Pela pesquisa, Angela Amin aparece com 21% da preferência do eleitorado, seguida de Ideli, que obteve 18% dos votos. Rogério Novaes, do PV, tem 1% e os demais candidatos não foram citados.
O instituto ainda apurou que 20% do eleitorado disse não saber em quem votar e 3% declararam votar em branco ou nulo. Como a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, progressistas e petistas registram um empate técnico, a apenas três dias das eleições.
No cenário espontâneo, a disputa por uma vaga no segundo turno parece estar ainda mais equilibrada. Colombo lidera com folga e registrou 30%, enquanto Angela obteve 16% e Ideli segue com um ponto atrás, com 15%. Neste cenário, os indecisos ainda somam 36% dos entrevistados e 3% disseram votar em branco ou nulo.
Em relação à primeira pesquisa do Instituto, divulgada no dia 4 de setembro, o candidato Raimundo Colombo apresentou um crescimento de 12 pontos (de 25% para 37%). Ideli saltou de 14 para 18 pontos percentuais e Angela, que marcava 29% há um mês, registrou queda de 8 pontos junto aos eleitores.
Encomendada pela Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina (Fecesc), a pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, com 1500 entrevistados em o todo Estado, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 32904/2010.


Profissionais
da área da saúde participam de capacitação sobre doenças sexualmente transmissíveis, hoje das 8h às 12h, no auditório da Cooperaliança. Para discutir temas como Sífilis, sífilis congênita, transmissão vertical do HIV foi convidada a ginecologista e obstetra Eunice Velloso - professora do curso de medicina da Unisul , consultora estadual sobre sífilis e medica do hospital Regional São Jose.

Pelo que parece
o secretário de Obras de Içara, José Eloir do Nascimento, não está levando a sério o cargo, e nem o prefeito Gentil da Luz.
Deu cano na repórter do JI e em várias pessoas que foram na Secretaria na tarde de quinta-feira.
Não é nada pessoal, mas tenho que concordar com os vereadores de que Nascimento não tem competência para o cargo e volto a citar o nome de Márcio Toretti.

Onde está o Ministério Público
que aceita criança fazendo declaração de voto para candidatos. Elas não votam mas podem influenciar na decisão dos pais. E como.

Frase
“Na tarefa política é necessário falar muito das coisas, pouco das pessoas e nada de si mesmo. “Juan Domingo Péron - Ex-presidente Argentino)

GERAL - Moradores de Pedreiras reclamam de abandono

Poças de água revelam dezenas de buracos nas ruas do Loteamento Dayane, na localidade de Pedreiras; comunidade reivindica melhorias na pavimentação e instalação da rede de esgoto.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Apesar do retorno do sol, a chuva ainda deixa suas marcas na localidade de Pedreiras. Em meio as ruas, as poças, revelam a péssima qualidade das ruas no Loteamento Dayane.
“Semana passada fiquei atolado. Essa foi a quinta vez que passo por essa situação aqui. As estradas estão em estado bem crítico”, comenta Reinaldo Cândido, que realiza entrega de botijão de gás em todo o município.
Para o morador Vilson Gilvêncio, as condições do bairro pioraram após as fortes chuvas do mês de maio, quando obras de pavimentação foram iniciadas em alguns pontos, mas não foram concluídas.
“Colocaram as máquinas para secar a água, depois patrolaram. Falaram que seria colocado areião, mas até hoje nada. Nos dias de chuva, não dá para tirar o carro de casa”, relata o aposentado.
Além dos buracos, outra reivindicação permeia a comunidade: a implantação da rede de esgoto. Com o excesso de chuva, as fos-sas orgânicas são entupidas se tornando impossibilitado o uso.
“Toda vez que chove demais, tenho que mandar fazer uma nova fossa. Não é justo pagarmos nossos impostos, com as condições de pavimentação e saneamento que temos”, disse Gilvêncio.
A nomeação das ruas é outra problemática que incomoda os moradores da localidade. Segundo eles, muitas pessoas se perdem em razão de a Rua Ana Maria Joaquina abranger um espaço muito grande. A falta de identificação em outros pontos também gera reclamação.
Até o fechamento desta edição não foi possível falar com o presidente do Samae, Paulo Preis Neto. Já o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, não compareceu à entrevista agendada com o JI na tarde de ontem, na Secretaria de Obras, onde tinha várias pessoas esperando por ele.

POLÍCIA - PM registra duas suspeitas de furto no Balneário Rincão

Ao ser abordado por popular, homem abandona objetos que carregava na Rua Antônio Pagani; e PM flagra adolescente, de 16 anos, dirigindo motocicleta sem placa com chassi raspado.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Polícia Militar (PM) de Içara foi acionada por duas vezes nesta quarta-feira, 29, no Distrito Balneário Rincão. Por volta das 8h-20min, o popular A.B., 54 anos, avistou um homem carregando objetos suspeitos na Rua Antônio Pagani, Zona Sul.
Ao questioná-lo sobre a procedência dos equipamentos, o mesmo saiu correndo deixando a mercadoria. O suspeito abandonou no local uma tarrafa, uma máquina de cortar grama e três redes de pesca. A PM realizou rondas, mas não encontrou o suspeito, que não foi identificado.
Já, às 21h30min, a guarnição militar avistou um motociclista em direção perigosa na Lagoa dos Freitas. Os policiais empreenderam perseguição ao condutor da moto, que chegou a cair em uma curva. Na a-bordagem a PM averiguou que se tratava de um adolescente de 16 anos.
E a motocicleta estava sem placa e apresentava o chassi raspado. O menor foi levado ao Hospital São Donato, em Içara, e em seguida à Delegacia Especializada. Conforme o sargento Fontoura, o veículo passa por perícia para que a o-rigem seja identificada.
Na manhã do mesmo dia, a Polícia Militar de Criciúma prendeu um jovem de 18 anos, com uma Honda CG, furtada na madrugada anterior no Rincão. O flagrante aconteceu no bairro Santa Luzia, no momento em que a guarnição realizava rondas.

VARIEDADES - Casa da Cultura oferece cursos artísticos gratuitos

Içarenses têm o privilégio de desenvolver habilidades artísticas através de oficinas oferecidas pela Secretaria de Educação e Cultura; e as aulas são ministradas em instituições do município.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)


A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Içara, oferece cursos artísticos gratuitos para a comunidade. Professores cedidos pela Administração Municipal ministram aulas de balé clássico, street dance (dança de rua) e violão.
“Para este ano as matrículas já encerraram. As próximas turmas começam ano que vem, quando inicia o ano letivo. Geralmente começamos no dia 1º de maio”, explica a coordenadora de museus, Sanete Monteiro Dagostin.
Para o próximo ano, a Casa da Cultura planeja iniciar aulas de teatro. “Antes nós tínhamos teatro, mas a demanda caiu. Então, a Secretaria resolveu suspender. Agora, voltou a procura”, conta Sanete.
Os alunos das oficinas de balé clássico e street dance se apresentarão no 10º Festival de Dança de Içara, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro.
“É sempre uma alegria vêlos se apresentar. É muito importante desenvolver um trabalho de preparação emocional nas crianças também”, explica a professora de balé clássico, Maiana Sampaio, que dá aulas há mais de 20 anos e é formada pelo método Royal Academy de Londres, que, além de formar bailarinos, forma também professores.
Entre o grupo repleto de meninas, dois meninos bailarinos se destacam. Maiana conta que ainda há muito preconceito, mas que as famílias dos alunos dão todo o apoio. “As pessoas confundem a leveza do balé com a feminilidade. Mas, muitos não sabem que o papel do homem no balé é diferente do papel da mulher. O homem usa a força na dança, e nós precisamos deles”, ressalta a professora.
As oficinas são oferecidas para pessoas de todas as idades. Ao todo, participam das aulas mais de 300 pessoas.
“Parabenizo a Administração Municipal pela iniciativa. Em nenhum outro lugar do país vi o apoio que é dado aqui. Aulas de balé costumam ser caríssimas”, ressalta a professora baiana, que mora em Içara há dois anos.

ESPORTE - Sub-11 de Futsal da FME segue invicto na Copa LAC

A equipe da Fundação Municipal de Esportes de Içara entrou em quadra ontem pela Copa LAC e teve um bom desempenho com os atletas do Sub-11 que venceram Colégio São Bento.

(Jhonatan Mota/Jornal Içarense)

Os atletas de futsal da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara entraram em quadra na noite de quarta-feira dia 29, no Ginásio Ergino Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rous-seng, em Içara, pela quarta rodada da Copa da Liga Amadora de Criciúma (LAC).
A competição, que tem como principal objetivo a integração entre atletas da região, teve jogos pelas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, entre Içara e Colégio São Bento/Criciúma.
A equipe Sub-11 de Içara continua invicta no Campeonato Regional. Os atletas içarenses, mostrando muito entrosamento, conquistaram mais uma vitória pelo placar de 6 a 1. Já os meninos do Sub13 não resistiram a pressão do Colégio São Bento e perderam pelo placar de 6 a 2. E, em jogo disputadíssimo, a equipe Sub-15 foi derrotada por 4 a 3.
Com o resultado a equipe içarense Sub-11 contabiliza, em quatro jogos, quatro vitórias, faltando apenas duas rodadas para o final da primeira fase, e é quase que garantida à classificação da equipe da FME de Içara. Os atletas da Fundação devem voltar às quadras já neste sábado dia 2, contra a CME /Caravággio, e a última partida será, fora de casa, contra a SATC.
A coordenação da FME de Içara admite que o desempenho esportivo dos jovens atletas do futsal está sendo muito significativo para a cidade. O novo alinhamento de treinos organizado pelos professores está dando muita motivação aos atletas.
O professor e treinador Gustavo Teixeira, afirmou: “Os jovens atletas da nossa cidade tem um grande potencial esportivo e é isso que queremos valorizar. uma equipe 100% municipal brigando por títulos importantes, sempre visando a e4sportividade”.