O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 4 de abril de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1597 - sábado, 4 de abril de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

Espaço Livre: Quem não tem competência, que não se estabeleça.

Clima: Fim-de-semana de tempo bom em SC.

Pedra Grandes: Banco do Brasil (BB) começa a ressarcir clientes.

Santa Catarina: Crise faz exército selecionar menos.

Criciúma: Motorista embriagado é preso.

Banido anúncio ofensivo ao Papa.

Desemprego nos EUA aumenta.

Japonês coloca fogo em hotel.

Ladrões roubam carga em Sombrio.

Justiça federal (JF) condena oito pessoas por fraude.

Dupla presa por receptação em Morro da Fumaça.

Criciúma quer surpreender o Avaí e sair com três pontos de Florianópolis.

Município de Içara recebe hoje Caminhão do Tigre.

Dois jogos finalizam primeira fase do Suiço.

Casagrande compara sua queda com a do Corinthians.

Barrichelo é punido e perderá cinco posições.

"Os técnicos acabaram com os grandes jogadores", critica Tostão.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

VARIEDADES - Igreja pretende salvar vidas através de doação de sangue

Passeata organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia acontece hoje em todo o país com o objetivo de divulgar a campanha de doação de sangue, conscientizar e informar a população.

Em Içara, a passeata começa a partir das 11h da manhã de hoje, com saída da esquina da Rua Marcos Rovaris com a Sete de Setembro, em direção aos trilhos, na Avenida Procópio Lima.

Batizado de “Vida por Vidas” e coordenado pelo grupo de jovens da Igreja Adventista do bairro Jardim Elizabeth, o projeto visa a conscientização da população para a importância da doação de sangue e de órgãos.

Participarão da caminhada quatro igrejas adventistas da região, as dos bairros Jardim Elizabeth e Pinheiro, de Içara, e dos bairros Próspera e Renascer, de Criciúma.

De acordo com a secretária geral da igreja, Valdete Costa, também é responsabilidade da igreja e cristãos, em geral, salvar vidas, não só no modo espiritual, mas também no modo físico e emocional.

“Há certas religiões que não permitem a doação de sangue. Entretanto, a Bíblia diz que devemos ajudar os doentes e necessitados, salvar vidas”, argumentou Valdete, informando ainda que todos os integrantes da passeata são doadores de sangue, desde que obedeçam aos pré-requisitos. E continua “se eu posso doar sangue e não faço, estou sendo omissa, isto é, uma pessoa que precisa está deixando de receber por minha causa. Isso sim a Bíblia é contra”.

Inclusive, a Igreja Adventista possui a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), responsável por ajudar várias famílias carentes, não só da igreja, mas da comunidade em geral.

“Vamos aproveitar a época de Páscoa, na qual a população está mais sensível às coisas espirituais, para estimular nelas a solidariedade”, explicou a secretária.

Através de panfletos e de conversa com os transeuntes, a equipe da passeata irá informar os detalhes de o que são e como são feitas as doações de sangue e de órgãos, segundo Valdete.

A duração do evento é de aproximadamente uma hora e termina na esquina das da Marcos Rovaris com a Procópio Lima.

As três ruas envolvidas serão fechadas das 11h ao meio-dia pela Prefeitura Municipal. A Polícia Militar estará auxiliando no trânsito neste período.

Mais informações no site http://www.vidaporvidas.com.br/.

Ilustração: Site Vida Por Vidas (Divulgação)
Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - SAMU abre 328 vagas para médicos

A Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Santa Catarina está com 328 vagas abertas para médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os profissionais serão contratados como prestadores de serviço com um salário mensal de R$ 4.200,00 mais auxílio-alimentação para 20 horas de trabalho semanais.

O SAMU abriu 27 vagas em Joinville, 13 em Lages, 45 em Florianópolis, 18 em São José, 27 em Blumenau, 27 em Balneário Camboriú, 27 em Criciúma, 18 em Joaçaba e 27 em Chapecó.

Também foram abertas nove vagas para cada uma das seguintes cidades: Jaraguá do Sul, Canoinhas, Mafra, Rio do Sul, Itajaí, Tubarão, Araranguá, São Joaquim, Curitibanos, Xanxerê e São Miguel do Oeste. Os candidatos podem fazer a inscrição através do site http://www.saude.sc.gov.br/, no link Processos Seletivos Simplificados, até 8 de abril. Além disso, devem enviar, até esta data, a documentação exigida por correio ou através das sedes das gerências de saúde e do SAMU pelo Estado. Após a contratação, os profissionais passam por uma capacitação específica para a realização de atividades intervencionistas e reguladoras.

Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a oferecer cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Em 90 dias, foram 22 ocorrências referentes a Lei Maria da Penha

O agente da Delegacia Civil de Içara relatou o número de mulheres do município que registraram Boletim de Ocorrência por agressão dos maridos. Para ele, algumas já viraram freguesas da polícia.

“Foram 22 inquéritos de violência doméstica incluindo duas com prisão em flagrante”, informou o delegado de Içara, Rafael Marin Iasco.

Os dados levantados foram em relação a violência doméstica e familiar contra mulheres de Içara, decorridas desde janeiro até ontem. De acordo com informações registradas na Delegacia Civil da comarca de Içara os principais crimes relacionam ameaças, difamação e injúrias. “Neste ano não houve nenhum ca-so que possa ser considerado uma tragédia. Em relação a 2008 podemos dizer que diminuiu 50% das agressões contra mulheres”, informou Marin que relacionou a mudança com o funcionamento da Lei Maria da Penha. “Com essa diminuição podemos concluir que a lei está funcionando. Os homens estão vendo que a agressão contra as mulheres pode ter sérias consequências”, concluiu.

Ele ainda contou sobre fatos curiosos que ocorrem com frequência na delegacia. “Algumas mulheres aqui já viraram ‘freguesas’. Na hora da raiva elas vêm até agente e registram o Boletim de Ocorrência, passada uma semana elas voltam e dizem que desistiram da continuação do processo”, conta Rafael.

Ele concluiu a situação dizendo que o caso se da devido a algumas mulheres terem medo de perder a estabilidade financeira. “Se eles forem presos, consequentemente não irão mais trabalhar. Elas ficam recuadas e acabam pedindo Medida Protetiva para manter o marido afastado sem ter que se separar do mesmo.

A Lei Maria da Penha se estende também a namorados, que ao baterem nas companheiras podem ser enquadrados.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Mais uma edição da Feira do Peixe Vivo

Mais uma edição da Feira do Peixe Vivo será realizada em Içara. O evento acontece nos dias 8 e 9 de abril, na Praça Matriz São Donato, das 8 às 18 horas. Serão comercializadas as mais variadas espécies de peixes vivos, pescados na hora.

De acordo com Marcelo Pedroso, médico veterinário da Epagri e coordenador do evento, o restaurante dos pescadores estará aberto para que todos possam saborear delicias como tainha assada na taquara, tilápia frita, carpas assadas “entre outras maravilhas da culinária pesqueira de nossa região”, enaltece Pedroso.

Este ano acontece paralelo a Feira a Primeira Mostra da Agroindústria Familiar, onde serão expostos e comercializados queijos, ovos caipira, salames, o tradicional mel, artesanato entre outros produtos.

Pedroso afirma que esta é mais uma oportunidade para que o produtor comercialize direto ao consumidor agregando mais valor. “E o consumidor, consequentemente, adquire produtos mais frescos e com preço mais acessivel”.

A 5ª Edição da Feira do Peixe Vivo realizada em parceria pela Administração Municipal de Içara, Epagri e Coopafi contam com o apoio da Colônia de Pescadores Z-33 do Balneário Rincão; Piscicultura Recanto Coqueiros; Samae; Serviço de Inspeção Municipal; Vigilância Sanitária; Fundai; Cooperaliança e Cidasc.

Para o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, esta parceria entre poder público, piscicultores, agricultores e produtores de mel fortalece a manutenção da cultura do municipio além de gerar renda aos produtores. Eles querem transformar a Feira em uma grande marca Estadual e esta é a oportunidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Cooperaliança: cinco mil assinaturas são necessárias para nova Assembléia

Em virtude do aumento dos salários dos diretores e conselheiros da Cooperaliança uma parte dos associados emitiu um pedido de anulação do 4º item do edital sobre decisão em Assembléia.

Para o presidente interino da Cooperaliança, Juscelino Dagostim, uma nova assembléia para discutir assuntos que já foram decididos e votados pelos associados é inviável.

Contudo de acordo com um dos representantes Jurídicos da Cooperaliança, Francisco Benetti, obedecendo ao Estatuto Social é possível sim a convocação de uma nova assembléia já que se trata de uma empresa privada. Porém, mudar uma decisão que foi já foi aprovada diante de uma assembléia e envolvendo a maioria dos associados, dependeria de decisão jurídica.

Um dos associados, Arnoldo Escaravaco, solicitou aos advogados da empresa de energia elétrica um documento que propõe a anulação do item 4º do Edital de Convocação da Assembléia Geral da Cooperaliança, realizado no dia 27 de março.

Escaravaco está recolhendo assinaturas a fim de instaurar um abaixo-assinado que prove que a maioria dos associados está de acordo com a solicitação.

Porém, de acordo com o Estatuto, seriam necessárias pelo menos cinco mil assinaturas para que ocorresse a nova assembléia. “A Assembléia Geral poderá também ser convocada pelo Conselho Fiscal se houver motivos graves, ou por 1/5 dos associados em pleno gozo de seus direitos, após uma solicitação não atendida”, prescreve o documento.

Os 17 conselheiros, entre efetivos, suplentes e delegados, recebiam um salário no valor de R$ 415. Na última Assembléia Geral da Cooperaliança foi votado e decidido que essas remunerações aumentariam para R$ 950 mensais, sendo 12% do salário do presidente que recebe R$ 8.5 mil. A proposta foi da diretoria.

De acordo com o presidente interino os salários aumentaram porque os diretores pretendem se aprofundar nos conhecimentos da empresa para melhor atender os associados. “Eles trabalham só uma vez por mês, mas ficam 24 horas à disposição das comunidades em tudo o que for preciso”, explicou Benetti.

Além disso, o conselho solicitou que aumentassem as reuniões, passando de uma para quatro mensais.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Câmara Federal dá aval à criação de novas vagas de vereador

Num retrocesso em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reduziu em 8,5 mil o número de vereadores nos municípios brasileiros em 2004, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou quinta-feira o parecer criando mais de 8 mil novas vagas em todo país. Se a medida for aprovada em plenário, o número de legisladores municipais no Brasil pode crescer cerca de 15,5%.

A decisão é um desfecho para o impasse criado no ano passado entre Câmara e Senado. Os deputados haviam aprovado uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) criando as vagas e, ao mesmo tempo, limitando os gastos das Câmaras de Vereadores. Os senadores, porém, aprovaram apenas a parte da proposta que se referia ao aumento do número de vereadores, deixando a limitação de gastos para o futuro.

O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PTSP), se recusou a promulgar a proposta, argumentando que ela foi alterada substancialmente pelos senadores. Como o atual presidente, Michel Temer (PMDB-SP), decidiu reiniciar a tramitação da PEC, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) ingressou com o recurso que foi aprovado pela CCJ.

O caminho agora é a votação desse recurso pelo plenário da Câmara. Caso seja aprovado, o presidente da Câmara deverá promulgar a emenda como o Senado aprovou. Para não caracterizar um recuo, porém, os deputados pretendem votar o projeto que aumenta o número de vereadores somente depois de o Senado aprovar a limitação dos gastos nos legislativos municipais – a parte do projeto inicial que ficou para trás.

A decisão de aprovar a proposta ampliando o número de vereadores, de 51.748 para 59.791, encontrou resistências nas bancadas do PT, DEM e PSDB.

O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), relator da matéria, disse defender ape-nas o princípio jurídico que permite o fatiamento das emendas à Constituição.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Juventude Progressista de Içara está de “cara nova”

Depois de elegerem Marcelo Goulart como presidente a JPP realizará reuniões para promover ações sociais que farão parte do partido durante 2009. A principal meta é a mudança da equipe.

Aos 29 anos, Marcelo Goulart tem muita história para contar. O ponto mais referente de sua vida foi a luta para defender as pessoas mais próximas, seja na universidade ou da comunidade em que reside.

Até no meio do ano passado, ele não era filiado a nenhuma sigla partidária. “Comecei a perceber os problemas sociais e o quanto a participação de um partido poderia ser fundamental em quase todas as situações, foi então que um pouco antes das eleições eu me filiei ao Partido Progressista”, contou.

Ele explica que a escolha pelos progressistas se deu quando percebeu o quanto algumas pessoas integrantes do partido eram honestas e confiáveis. “Eu nunca fui, e continuo não sendo, um fanático por política partidária. Meu interesse é unicamente pela política social, só que para defender isso eu sou obrigado a me filiar a algum partido”, contou.

A história contada acima é um pouco da trajetória do novo presidente da Juventude Progressista de Içara. Baseados no objetivo de promover mudança e trazer novas ideias ao partido a equipe da JPP, em consenso, elegeram o ex-estudante de Direito para presidir no comando dos trabalhos que serão realizados nos próximos dois anos. “Eu, o Rodrigo Gonçalves e o Rodrigo Lodetti queríamos estar na presidência”! Então decidimos que o partido precisava de “cara nova”, para trabalhar por Içara.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1597: COLUNISTA - Viviane Maragno: Catalepsia Projetiva

Na projeciologia e conscienciologia, a catalepsia projetiva ou catalepsia astral, também conhecida na medicina como paralisia do sono ou paralisia noturna e no Brasil como pisadeira, é um fenômeno natural, temporário e benigno do ser humano que ocorre durante o sono.

Importante, a catalepsia projetiva não deve ser confundida com a catalepsia patológica, que é uma doença rara. A chamada paralisia do sono acontece durante o sono, como forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É um fenomeno natural que ocorre todas as noites, embora seja raramente notado pela própria pessoa enquanto se dorme.

Momentos antes da mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desactivado, ocorre a consciência da paralisia do sono. Esta consciência pode ser muito perturbadora, pois o indivíduo dá por si mesmo completamente paralisado, incapaz de mover os membros. A mente ainda está atravessando um período de transição entre o estado de sono e o estado de vigilia (ou vice-versa) e nessa altura podem surgir alucinações hipnagógicas: presença de uma pessoa, ouvir vozes ou sons, sensação de flutuação ou de se sair do próprio corpo, imagens de pessoas, visualização de objetos, sensação de ver em redor mesmo tendo os olhos fechados, etc.

Tanto as alucinações como a própria paralisia são inofensivas, existindo quem aproveite esta fase para induzir sonhos lúcidos ou alucinações agradáveis, e acontecem ocasionalmente, como resultado de uma má alimentação, maus hábitos de sono, estresse, etc.

Ao fim de algum tempo (que pode variar de alguns segundos até cerca de três minutos), a paralisia cessa e o corpo readquire capacidade de se mover novamente. Um dos conselhos mais usuais é ficar parado a respirar lentamente e esperar que passe. Enquanto se concentra na respiração, a mente divaga e quando menos espera o corpo deixa de estar paralisado. Pode-se tentar mover um dedo e lentamente mover o resto da mão, do braço, etc até que todo o corpo se mova.

Outra técnica popular é piscar vaárias vezes, ou fechar os olhos fazendo um pouco de força. De qualquer dos modos, o corpo acabará por "desativar" a paralisia. Estima-se que até 60% da população mundial já tenha passado por essa experiência pelo menos uma vez na vida. Em algumas culturas, isso significava pré-disposição ao xamanismo e contato com o mundo dos espíritos.

Sintomas

Quando a pessoa despertar depois do sono e tentar:

• Abrir os olhos, mas eles não se movem.
• Mexer alguma parte do corpo, mas não conseguem.
• Gritar ou pedir ajuda, mas não consegue pronunciar palavras.

Podem ocorrer outros sintomas como:

• Enrijecimento dos membros
• Insensibilidade
• Alucinações

Formas de induzir o "despertar":

• Respirar lentamente durante alguns segundos seguido de um repentina aspiração profunda.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.