O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 25 de maio de 2010

CAPA: Edição1.870 - Içara, 25 de maio de 2010

Servidores aceitam proposta de 1,5% em três parcelas






Içara é contemplada com uma retro para uso na aqüicultura






Bombeiros gastam 1,5 mil litros d’água para conter incêndio

EDITORIAL - Hoje é dia de acareação

Nesta terça-feira, os vereadores vão escutar as versões do médico Lauro Nogueira, da ex-diretora Morgana Zock e do ex-presidente Valmir Dagostim. O que eles disserem estará gravado e qualquer contradição tem que ser esclarecido na hora. Nada para deixar para depois.
Afinal, o povo içarense e também de cidades vizinhas querem saber quem é que está faltando com a verdade. A Polícia Federal deve dar o veredito nesta semana.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Içara recebe equipamento para aqüicultura


O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), esteve durante a segunda-feira, dia 24, em Florianópolis, para receber, juntamente com o vice, José Zanolli (DEM), com o secretário municipal de Agricultura Silvio Viana, e com os presidentes da Coopafi e Colônia de Pescadores Z-33, José Rabello e João Picollo, através de uma ação realizada pela bancada parlamentar catarinense, advindo do Ministério da Pesca e Aqüicultura, uma retroescavadeira, modelo 75 HP, cujo destino é o de apoiar o desenvolvimento da aquicultura no município, que corresponde ao cultivo controlado de espécies aquáticas.
O evento foi realizado no Plenarinho Paulo Stuart Wright, da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, e a entrega foi realizada pelo ministro da pasta, Altemir Gregoli, que veio especialmente para o evento na Capital.
Para Gentil, a doação do equipamento representa o aumento de renda e diversificação do trabalho do homem do campo.

POLITICA - Vereadores fazem acareação entre Nogueira e Morgana

Reunião entre os vereadores e ex-administradora do HSD, juntamente com o ex e atual presidente, além do médico denunciante, foi agendada para prestar esclarecimentos sobre denúncias.

Após a denúncia de irregularidades no Hospital São Donato (HSD), realizadas pelo médico Lauro Nogueira ao Ministério Público (MP), cuja investigação foi assumida pela Polícia Federal (PF), e com o pedido de demissão da ex-administradora Morgana Zoch, os vereadores de Içara marcaram uma reunião na Câmara Municipal, na terça-feira, para esclarecimentos dos fatos, visto que o primeiro encontro foi adiado, devido Nogueira não ter comparecido.
O presidente da Câmara e também do HSD, Acirton Costa (PMDB), afirmou que irá a reunião e que sua opinião não mudará em nada. “Quem errou deverá pagar e não deverei abrir sindicância antes das conclusões do MP e da PF”, afirma Costa.
Já o ex-presidente, Valmir Dagostim, declara que antes da reunião irá conversar com Costa e Morgana. Sobre a denúcia, ele argumenta que não sabia de nada, mas o teto do HSD era de R$ 212 mil e não teria como esse valor ser ultrapassado, já que passavem pela avaliação do diretor e curador.
Até o fechamento da edição a equipe do Jornal Içarense não conseguiu entrar em contato com o médico Lauro Nogueira e, nem tampouco, com a ex-diretora Morgana Zoch.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Estou num momento da minha vida que, quanto mais mal de mim eles falam, melhor para mim, porque quando se mente demais as pessoas descobrem que é mentira ”. Declarações do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ontem, durante a transmissão internacional da TV Brasil, dos políticos de oposição que vivem fazendo criticas ao seu governo.

Sobre o comentário
na coluna de sábado, referente a Ponte do Torneiro, o ex-vereador Wagner Pizzetti, que também é assessor do deputado estadual Manoel Mota, afirmou que reuniu-se, há poucos dias com a comunidade e com o secretário de Obras de Jaguaruna e ficou definido que será feita uma nova licitação. “Estou trabalhando, junto com o povo do Torneiro, para que a ponte seja terminada, mas a morosidade está na Prefeitura de Jaguaruna, que tem que fazer uma nova licitação para que a obra seja retomada”.
Espero que a licitação sai antes do período eleitoral, caso contrário a obra só será retomada em novembro ou em 2011.

Para ampliar
atendimento da vacinação da Gripe Influenza (H1N1) em adultos de 20 a 39 anos, todas as quartas-feiras, a partir do dia 26, a Policlínica Central estará com horário estendido até as 20h.
Professores, funcionários de Centros de Educação Infantil, bombeiros e policiais militares e civis tem prioridades.
É obrigatório à apresentação da carteira de identificação. O prazo da campanha foi prorrogado até o dia 2 de junho.

Içara
foi contemplada com uma retroescavadeira com recurso do Ministério da Pesca, com apoio da bancada catarinense em Brasília. Até aí tudo bem.
Como é ano eleitoral todo candidato quer aproveitar uma casquinha.
De um lado a assessoria do pré-candidato à deputado estadual Acélio Casagrande, enviou um texto valorizando o peemedebista e do outro a Colônia de Pesca Z-33, exaltou o petista Claúdio Vignatti.

Rápidas
* Vereador Darlan Carpes afirmou que o Ministério da Pesca não têm lista do Defeso de Içara e agora vai enviar ao Ministério de Trabalho.
* O peemedebista Antônio de Mello comentou que as suas críticas foram escutadas e que a Administração contratou mais efetivos em órgãos deficitários.
* Grande é expectativa para a reunião de hoje, às 18h, entre o médico Lauro Nogueira, a ex-diretora administrativa Morgana Zoch com os vereadores.
*Joaci Domingos Pereira criticou o Setor de Trânsito de Içara que até o momento está perdido, ocupa um espaço e não sabe o que faz. Pede mudanças.
* Com a Ficha Limpa muitos políticos velhacos, que não colocarem as contas em dias, vão ficar de fora do próximo pleito municipal.
* Enquanto em Içara e Treviso servidores tem propostas atendidas em Criciúma a greve chega ao sexto dia e não têm data para terminar. É o choque de gestão.

Frase do dia
“São poucos os políticos que sabem fazer política. Mas, quando um intelectual tenta entrar nesse meio, então é o fim do mundo”. (Jorge Luis Borges - escritor argentino - 1899-1986).

GERAL - Impasse na recuperação do antigo Lixão do Poço Oito

Ação pública determina que Administração apresente licenças ambientais necessárias para recuperar o terreno mas procurador municipal diz que ainda não há consenso entre os responsáveis.

Na última quinta-feira, 20, o Ministério Público de Santa Catarina através do promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Içara, Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa, ajuizou ação civil pública em face do município de Içara em função da omissão na obtenção de licenças ambientais necessárias para ser cobrada da Santec Resíduos a realização do projeto de recuperação da área, onde, antigamente, era utilizada como depósito irregular de resíduos do município.
Após a desativação do depósito, conhecido como lixão do Poço Oito, um projeto de recuperação de áreas degradadas foi aprovado, mas a Administração Municipal alegou que a localidade havia sido valorizada com o decorrer dos anos e optou pela instalação de empresas no local. Para essa finalidade seria necessário a elaboração de um novo PRADE, elaborado pela FATMA, sendo que o adquirido inviabilizaria o uso do terreno para esta finalidade. Mas até hoje ao Governo Municipal ainda não elaborou um novo projeto.
Segundo Rio Branco, o mais importante é que se recupere a área logo, seja de uma forma ou de outra, desde que com a devida aprovação do órgão ambiental competente. Na ação, o promotor requeriu liminar determinando que sejam apresentados os pedidos das licenças ambientais, e com a obtenção, seja autorizado o início dos trabalhos de recuperação.
O procurador do município, Walterney Réus, disse que ocorre um impasse por haver vários responsáveis pelo terreno, sendo uma mineradora, a Santec e a própria prefeitura, o que dificultaria um consenso sobre as medidas a serem tomadas. Para resolver o impasse serão realizadas reuniões com os envolvidos nas próximas semanas. Réus não soube afirmar se o interesse da Administração Municipal ainda é de implantar empresas na localidade, mas ressaltou que a prioridade é pela recuperação da área.

GERAL - Servidores municipais aceitam proposta

Os servidores municipais de Içara, por unanimidade, aceitaram, em assembleia geral realizada nesta segunda-feira, a proposta da Administração Municipal que garante, além da inflação do ano que passou – 5,3% -, mais 1,5% de aumento real. O repasse do incremento dos salários se dará em três parcelas iguais de 0,5%, nos meses de setembro, outubro e novembro, desde que os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não sejam extrapolados. Se isso ocorrer, o aumento total, 1,5%, será repassado em janeiro e fevereiro de 2011, antes da próxima negociação salarial.
“Foi uma grande vitória da categoria por vários motivos, mas principalmente pela união dos companheiros em torno da luta e mobilização chamada pelo sindicato”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi), Vera Regina Vieira. Para ela, a relação de comprometimento da receita com a folha, perante os limites da LRF, foi o principal obstáculo a superar. “Construímos uma proposta que acabou resultado na disposição da administração em atender a reivindicação da categoria, reconhecendo a importância dos servidores ao governo e à comunidade”, acrescentou, concluindo, ainda, que a mobilização permitiu que o “pacto dos prefeitos”, firmando na Amrec, fosse derrubado em Içara.
Os vereadores Osmar dos Santos, Itamar da Silva, Joacir Pereira e Antônio de Melo, participaram da assembleia, em apoio aos servidores, garantindo voto favorável no projeto de lei com a proposta da Administração Municipal, que será encaminhado à Câmara para aprovação.

POLÍCIA - Caminhão bate em moto e condutor morre esmagado

Um carro com placas de Morro da Fumaça, bateu em uma moto ferindo os dois ocupantes, em Linha Anta, enquanto em outro acidente um caminhão esmagou a cabeça de um motociclista, Luiz Rosso.

Ocorreram três acidentes nos limites de Içara com Morro da Fumaça e Criciúma, provocando a morte de uma pessoa.
O motorista do Clio placa STC-1402, de Morro da Fumaça, se envolveu num acidente no domingo, e não parou o veículo para prestar socorro aos ocupantes de uma motocicleta. E, poderá se complicar por isso, pois testemunhas anotaram a placa do condutor omisso e o denunciaram aPolícia Militar Rodoviária (PMRv) de Içara.
O fato ocorreu em Linha Anta, na Rodovia SC-443, entre Içara, Morro da Fumaça e Criciúma. Conforme os socorristas do Corpo de Bombeiros de Içara, o motociclista E.B.V., 20 anos, apresentava sinais de que teria fraturado o braço. Enquanto a caroneira B.S.V., 16, sofreu algumas escoriações. Ambos foram levados ao Pronto Socorro do Hospital São Donato, em Içara.
Um caso semelhante aconteceu no acesso à Criciúma, na Rodovia Luiz Rosso, na Quarta Linha, só que neste caso o motorista foi preso, em Maracajá, após atropelar o motociclista Anderson Marcelino, 21, que conduzia a motocicleta placa MEN-2617, de Içara.
De acordo com a Central de Emergências da Polícia Militar, o motorista do caminhão de uma transportadora de Criciúma não prestou socorro e fugiu do local. A placa do veículo foi anotada por uma testemunha que repassaram aos policiaismilitares e ao Corpo de Bombeiros, que atenderam a ocorrência.
Após efetuar buscas a Polícia Militar de Criciúma encontrou o caminhão, estacionado nos fundos de um posto de combustível, em Maracajá. O caminhoneiro foi preso em flagrante por omissão de socorro e encaminhado a Central de Flagrantes, em Criciúma.
O motociclista teve a cabeça esmagada e o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma.
Na tarde desta segunda-feira, o motorista do caminhão placas BWS-0527, de Valinhos, São Paulo, perdeu o controle próximo a localidade de Barracão, em Içara, e caiu no barranco que divide a BR-101.
A Polícia Rodoviária Federal segurou o trânsito para que o caminhão fosse retirado do local.

POLÍCIA -Veículo furtado pega fogo

Graças a uma denúncia anônima, o Gol placas CEK 0304, de Içara, que havia sido furtado no sábado, foi encontrado pela Polícia Militar em chamas na Estrada Geral de Vila Alvorada, próximo a Vila Nova, no município, na madrugada de domingo.
Na parte da tarde, após o registro de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Içara, o veículo, totalmente destruído pelo fogo, foi levado ao Pátio do Farol Guinchos, na localidade de Barreiras, em Içara.
A recuperação de um Gol foi registrada na Delegacia da Polícia Civil de Içara por volta das 15h deste último domingo. Mas o veículo, abandonado na Estrada Geral de Vila Alvorada, próximo a Vila Nova, estava totalmente destruído pelo fogo.
A guarnição do Corpo de Bombeiros de Içara gastou cerca de 1,5 litros de água para conter o fogo, pois o carro entrou em combustão.
Os militares fizeram buscas nas proximidades e não encontrou pista dos ladrões. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

VARIEDADES - Congresso reúne evangélicos de SC

O 30º Congresso da Juadi, que aconteceu, em parceiria com o 2º Congresso da Umadescp, durante os dias 21 à 23 de maio, no Ginásio Ergino Januário Borges, trouxeram evangélicos de 30 cidades.

O 2º Congresso da União de Mocidade das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (Umadescp) do Extremo Sul Catarinense e o 30º Congresso da Juventude Unida das Assembléias de Deus de Içara (Juadi), que aconteceram entre os dias 21 e 23 de maio, (sexta-feira à domingo), trouxeram mais de quatro mil pessoas para Içara, em aproximadamente 30 caravanas que vieram de vários municípios do Sul do Estado e também do Paraná, para as celebrações realizadas no Ginásio Ergino Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, bairro Primeiro de Maio, em Içara.
Entre as atrações do Congresso Regional esteve pregando a palavra de Deus o Pastor Elias Torralbo, do Rio de Janeiro.
Já os louvores foram entoados pelas componentes do Trio Brise de Paraná. A Orquestra Sinfônica Celebração da Igreja de Içara fez uma participação especial nos louvores, juntamente com o grande coral de jovens presentes no evento evangélico.
A celebração contou com a presença de pastores,de presidentes e coordenadores de jovens de várias igrejas Assembleias do Sul de Santa Catarina, assim como a atual diretoria da Umadescp.
Autoridades políticas também marcaram presença, como os deputados estaduais Ismael do Santos (DEM) e Kennedy Nunes (PP), o Prefeito Municipal de Içara, Gentil da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM).
Além dos municípios vizinhos, pessoas vieram de outras cidades, como Urubici, Barra Velha, Joinville e Itajaí. Ao longo das noites jovens foram impactados pelo poder de Deus. Pessoas retornaram à igreja e outras se converteram a Jesus Cristo.
Para visualizar mais fotos do evento e saber os detalhes sobre novos encontros, basta acessar o site da Assembléia de Deus, que é: www.addicara.com.br .

ESPORTES - Criciúma vence Joinville e joga por um empate na 5ª

Tigre, pressionado pela direção e pela torcida, conseguiu a terceira vitória na Copa Santa Catarina, a segunda no Estádio Heriberto Hülse, desta vez contra o Joinville, o carrasco do Estadual.

O Criciúma venceu o Joinville (JEC) por 2 a 0 nesta segunda-feira, dia 24, no Estádio Heriberto Hülse, na primeira partida da semifinal do Turno da Copa Santa Catarina.
Mika, aos 11 do segundo tempo, e Roni, aos 37, marcaram os gols da vitória do Tigre.
O segundo jogo será na próxima quinta-feira, dia 27, na Arena, em Joinville. O Criciúma jogará por um empate ou até por uma derrota por um gol de diferença. O JEC precisa vencer por dois gols de diferença.
Primeiro tempo
Criciúma e Joinville começaram a partida em ritmo de Copa do Mundo, correndo muito e buscando logo um gol. O Tigre teve a primeira chance com um minuto a meio. O zagueiro Rodrigo cabeceou com perigo e quase Fernando Gaúcho consegue completar para o gol. O JEC conseguiu uma chance clara aos 26, quando Cris foi derrubado na área pelo zagueiro Galego. A cobrança ficou com o maior artilheiro da Arena, o camisa nove Lima. O goleiro Agenor não se mexeu nas duas paradinhas e defendeu o pênalti, no rebote o próprio Lima chutou e novamente o camisa um do Tigre evitou o gol. Após a cobrança, muita discussão, empurrões e duas expulsões. O árbitro José Acácio da Rocha mandou Júlio César, do Criciúma, e Carlinhos Santos, do Joinville, mais cedo para o chuveiro.
Segunda etapa
O segundo tempo começou com a mesma correria do primeiro, só que com mais espaço para as duas equipes trabalharem melhor a bola. O Tigre foi pra cima e por ser mais preciso abriu o placar com Mika, aos 11 minutos, e depois foi a vez do Roni, aos 37min.
A Chapecoense venceu o Brusque por 4 a 1, domingo, em Chapecó, e agora pode até perder por dois gols de diferença no jogo de volta da semifinal da Copa Santa Catarina 2010. O zagueiro Cris foi expulso aos 28min da primeira etapa.